BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

O que o Pro Tools 10 tem a mais que o Pro Tools 9




·       Aumento da quantidade de canais para 768 (versões HD 10 e 10 expandida com o pacote Complete Production Toolkit 2 em 48kHz)*
·       Aumento para 512 possíveis canais auxiliares
·       Ajuste Maximum para Compensação automatica de atraso (até 65534 samples em 176.4/192kHz)
·       Monitoração de baixa latência para Core Audio e ASIO
·       Novo formato de sessão (.ptx)
·       Novo arquivo de grupos de clipes (.cgrp)
·       Compatibilidade com arquivos em 32Bits (ponto flutuante)
·       Compatibilidade com arquivos de vários formatos e resoluções na mesma sessão
·       Compatibilidade com arquivos interleaved (unidos, como por exemplo arquivos estéreos)
·       Compatibilidade com arquivos WAVE Extensible
·       Compatibilidade com arquivos RF64
·       Habilidade de mudança dos ajustes da sessão na janela Session Setup para arquivos novos gravados, processados e importados.
·       Mudanças nas nomenclaturas dos termos e rebranding (mudança de uso da marca Digidesign para Avid) Sumiu a pasta principal Digidesign, mas a pasta de plug-ins ficou para que o formato antigo (RTAS) ainda seja passível de uso.
·       Browser de internet interno para acesso direto a contas de usuário, compra de plug-ins, etc.
·       Exportação de canais selecionados como uma nova sessão.
·       Opções adicionais na janela Save Session Copy
·       Opções de importação de dados de Sessões
·       Comando para adicionar o Bounce à biblioteca do iTunes
·       Comandos para publicação no site do SoundCloud (Via Bounce ou exportação de arquivos)
·       Fades em tempo real
·       Visualização da sobreposição das ondas nos crossfades
·       Clip Gain (ajuste de ganho individual para cada clip)
·       Comando de botão direito para exibir no Finder ou Explorer a Clip List
·       Timeline de 24 Horas
·       Indicadores globais de Solo e Mute na Edit Window
·       Botão Automation Follows Edit na Edit Window.
·       Indicador de sincronismo (Pro Tools HD com periférico SYNC conectado apenas)
·       Interrogação de BUS
·       Suporte para até 12 sistemas com Satellite Link (Pro Tools HD ou HD Native)
·       Funcionalidade Multimode para a D-Command (Pro Tools HD ou expandido com o pacote CPT2)
·       Melhoria no protocolo EUCON com inclusão de praticamente todos os comandos de menus e funcionalidades
·       Novo formato de plug-ins AAX
·       Novas categorias de plug-ins (Native ou DSP)
·       Novo plug-in AAX Channel Strip, baseado no channel strip da console Euphonix System 5
·       Novo plug-in Downmixer
·       Novo plug-in Mod Delay III
·       Habilidadde de abertura de várias janelas de plug-ins AudioSuite simultâneas (agora eslas possuem o botão Target)
·       Metadata preservada com a renderização de plug-ins AudioSuite
·       AudioSuite handles (espaços criados além do tamanho do clip sendo renderizado)
·       Comando Reverse para os plug-ins Delay e Reverb (AudioSuite)
·       Novo sistema de gerenciamento de disco (Disk Engine)
·       Novo ajuste de cache de disco (Disk Cache) que permite carregar os arquivos da sessão na memória RAM para ultra-performance de playback e gravação.**
·       Compatibilidade a discos de ethernet
·       Compatibilidade com os produtos Avid Unity MediaNetwork  e ISIS
·       Novas funções de importação e exportação de AAF e OMF
·       Melhorias no Avid Interplay (HD apenas)
·       Nova guia Avid Marketplace, de onde pode-se comprar plug-ins adicionais.

 * Somente com o uso das placas HDX é possível atingir todas as 768 vozes ativas, ou seja: 768 canais simultâneos.
** Esse item é genial, mas só para quem tem o HD ou o CPT2, mas dá para ter a sessão arquivada em um pendrive e tocá-la da RAM, perfeito para Notebooks!

11 comentários:

  1. Complicado! Na $ituação que e$tão a$ coisa$, antes de conseguir adquirir o 9 já lançaram o 10!!! Estou com um "POBREma" pra acompanhar isso!!!

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  2. Ola Daniel...primeiro parabens pelo BLOG! Amigo..acabei de comprar da Quanta uma Apogee Symphony e tbm ja tenho uma DUET2 q adoro...quero saber se é poissivel usar o agregate device com as duas somando os 2 otimos prés da Duet para entradas da Symphpny...tendo a symphpny como principal no Pro Tools 10...resumindo... usando todos os canais disponiveis da Symphony + os 2 da Duet2... é possivel? Obrigado

    http://www.youtube.com/watch?v=eCXMZwJEKdc

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  3. Olá Will, sim é possível. Para ver como fazer isso veja meu post abaixo, Abs.

    http://danielraizer.blogspot.com/2011/06/como-fazer-aggregate-device-mac-os-x.html

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  4. Daniel, me dá uma força aqui? Quero dar um up no meu velho TDM para um PT HD bem basicão. Minha duvida é com relação a lista de compra.
    Vou precisar basicamente do que para alcançar 16 canais in/out já tendo o Mac e um Ada8000?

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    1. Olá Toninho, o mais báscio que tem é o HD Native (PCIe ou Thunderbolt) com a interface OMNI IO, mas este conjunto só vai lhe dar 12 pistas simultâneas. Depois disso só o HD Native (PCIe ou Thunderbolt) com a HD IO, que já vem com 16 conectores analógicos prontos, só vai precisar de mais 8 prés, mas sugiro vc passar adiante seu ADA8000 e pegar uma mesinha com 16 direct out, tipo uma TLAudio ou uma Mackie. Abs.

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  5. Excelente Blog,virou atalho na minha barra de favoritos.
    Por favor,tenho uma dúvida.Tenho o protools 11 e um amigo quer meu iLok emprestado para utilizar um PT trial enquanto não chega o soft dele.
    Essa autorização dele irá atrapalhar a que ja tenho?
    Tenho a impressão que usa-se apenas uma conta por iLok.
    Muito obrigado
    (desculpe-me se postei 2 vezes)

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    1. Olá Sidnei, obrigado! A licença permite que seu amigo rode o PT como se fosse original, mas o iLok terá que ficar com ele e você não vai poder usar o seu, pois só roda em uma máquina por vez. Abs.

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  6. Olá Daniel MT top seu blog ... Me tira uma dúvida. Tenho um sistema HD pci-x rodando em G5 adoro o som...Só q estou querendo fazer um up... Comprei um macpro 1.1 e a dúvida e: compro uma placa pci-e Native ou compro duas placas pci-e HD. Ah uso uma io 192. Grande abraço. Salatiel silva

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    1. Obrigado. A Native não tem DSP, então eu iria de HD mesmo. Abs.

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