Aquele provérbio infinitamente adaptado sobre alguma coisa que tarda, mas não falha é verídico em algumas de suas variantes.
Saldo negativo é certeza.
Precisar de óculos para perto também. Multifocais, no meu caso.
Falha na bateria do carro na hora de ir para o trabalho é certeira.
Carteira vazia, amanhã.
O TEC Award de 2013 para o Pro Tools 11.
Agora, a justiça desse país, que vigora ocasionalmente como opção
nesse provérbio eu já não tenho muita animação de chancelar.
Ajuda de Deus é certa! Todos esperam...
Cá na Terra, em nosso mundo obsessivo-tecnológico-musical-nerd,
sabemos que recentemente a Universal Audio lançou a sua plataforma de plug-ins
no novo protocolo AAX de 64 Bits, compatibilizando-os com o igualmente novo Pro
Tools 11. Isso significa que, a partir de então, os usuários de produtos
Universal Audio, como a Apollo, Apollo 16 e a caçulinha Apollo Twin, além dos
DSPs disponíveis em separado das interfaces, podem instalar tranquilamente o
Pro Tools 11 em suas máquinas para trabalhar ou se divertirem com seus plug-ins
UAD-2; no Mac.
Eu mesmo já tive que usar o Pro Tools 10 para fazer algumas coisas (nada
relacionado à pirataria, diga-se de passagem) e o 11 para outras, para não fazer
um bounce online de 2 horas, por exemplo, mas algumas coisas me prendiam ao Pro
Tools 10, não posso negar. Enfim, com a saída desse novo protocolo, minha
estação pode tranquilamente migrar para o onze e o dez ficou definitivamente no
passado, enraizado em detalhes dentro de um livro intitulado "Como Fazer
Música com o Pro Tools 2a. Edição", aliás, falando disso, meu livro é perfeitamente funcional para o
Pro Tools 11, pois o workflow estilo Pro Tools não mudou quase nada nessas
últimas edições e as mudanças drásticas ficaram a cargo da arquitetura de
processamento apenas. Alguns outros detalhes importantes abordo no capítulo
especial sobre o Pro Tools 11, portanto você está coberto desde o Pro Tools 8
até o atual e, muito provavelmente em algum dos próximos.
A Universal Audio tecnicamente chamou seu update para o protocolo
AAX de 64 Bits de versão 7.4.1, mas infelizmente aquele provérbio adaptado ainda
não se cumpriu em sua plenitude, pois apenas os usuários do sistema Apple foram
contemplados. Pelo menos o update é
grátis. Só faltava não ser. O pessoal do Windows ainda precisa de mais
paciência, coisa que estão acostumados, se me permitem a colocação jocosa.
Uma coisa interessante é a seguinte: Se o protocolo dos plug-ins AAX
de 64Bits da UA funciona agora no PT, significa que dá para fazer o Bounce
offline com eles. AHA! Mas há um detalhe: será que o processamento direcionado
aos DSPs da UA quando revertidos ao processamento offline não fica mais lento
do que o próprio Bounce online? Descobri a resposta para essa pergunta e
desvendo-a aqui nas próximas linhas, mas antes disso um pouco de background pseudo-técnico.
Os plug-ins da plataforma UAD-2 rodam no seu DSP proprietário, isso
significa que o seu computador fica livre para fazer outras coisas. Todavia,
quando é chegada a hora do Bounce acontecer, se for do tipo Online, o DSP
continua processando o sinal como se estivéssemos gravando ou mixando, mas ao gravar o Bounce no modelo Offline o que
acontece é o seguinte: O processamento não migra para a máquina e permanece no
DSP, que, por sua vez e até o presente momento, é muito menos potente do que as
CPUs que temos dentro dos computadores, então a velocidade de processamento do
Bounce Offline diminui e, em alguns casos, dependendo da quantidade de plug-ins
ou da sua complexidade, acaba atrasando tanto o Bounce que este fica mais lento
do que o modo Online. Há um teste fácil para você sacar o quanto o DSP da Universal
está segurando o processamento:
Abra o Painel da UAD e uma sessão pesada repleta de reverbs e outras
coisas massudas, na falta faça uma. Mande fazer um Bounce Offline e fique de
olho no medidor de evolução. No meio do Bounce, desclique o botão de ativação
da UAD no painel de controle, inativando o processamento dos plug-ins UAD. Note
que o Bounce começa a ir mais rápido. Isso mostra como o DSP está segurando o
processamento, mas não é nada científico. Isso é apenas uma amostra de como
vivemos no limiar tecnológico que ainda não pode ser ultrapassado devido à
tecnologia vigente ou custo, mas se você não precisa renderizar áudio de longa
duração com plug-ins UAD isso não vai ser um drama.
FIGURA 1
O medidor de tempo do
Bounce Offline ganha vida depois que os plug-ins UAD-2 foram desligados.
Fora isso, todos os testes não científicos que realizei tentando
abarrotar o processamento do DSP correram conforme esperado. Nesse mundo de DSPs,
os da Avid inclusive, há um limite bem definido por um marcador na janela de
controle. Tente chegar perto e os problemas começam a acontecer. Tente passar e
o trabalho fica inviável. Daí temos que recorrer ao pseudo-Freeze via
"Bounce To Track" e outras técnicas salvadoras.
Mesmo assim devo admitir que sou fã da plataforma UAD. Seus plug-ins
têm sonoridade incrível e sempre rodaram muito bem, inclusive no Pro Tools 11 e
disso não podemos contra-argumentar.
Com essa interface nova da UA, a Twin, surge também uma nova
tecnologia, que batizaram por lá de "Unison. Esta permite que você aplique
a resposta sonora de diferentes pré-amplificadores ao sinal sendo
pré-amplificado, logo após o estágio analógico, processo este também calculado
pelo DSP interno. Isso significa que você pode usar o pré limpo da Twin, mas também
aplicar uma resposta ao sinal imediatamente após e ouvir seu som por um Neve, por
um API e por outros modelos fantásticos que ainda não existem nessa tecnologia,
que virão oportunamente, basta esperar. Já existe um, o channel strip da 610
que acompanha o novo pacote de plug-ins da UAD-2 para a Twin, Adoro o som do
610 real e costumo usar um destes em carne e osso eventualmente, ou melhor, em
válvulas e capacitores, com um M 149 para gravar locução, mas ainda não tive
oportunidade de comparar o real com o virtual, pois acabou de ser lançado e
ainda não chegou por aqui. Na maioria da vezes uso um John Hardy mesmo, meu
preferido, quem sabe um dia sua alma virtual apareça na plataforma Unison... Essa
tecnologia inclusive "imita" a variação de impedância que os diferentes
microfones geram no circuito de pré-amplificação, portanto a cada microfone
diferente conectado, um som diferente irá sair. Parece ser muito interessante.
FIGURA 2
A Apollo Twin é pura
música para meus ouvidos. Olha que coisa mais linda...
Aliás, essa luta entre o virtual e o real é meio complicada, acho
melhor não entrar em detalhes. É o mesmo que discutir a relação válvula e
transístor, marido e mulher, vinil e CD.
Voltando: eu adoro fazer testes de limite. Tentar acelerar o Sanderinho mil com
o ar condicionado ligado para passar um caminhão na estrada ou entupir uma
sessão de plug-ins UAD para ver até onde ela vai. Veja abaixo a minha tabela de
comparação entre duas situações com alguns números hilários.
TABELA
Música com 24 pistas e 3:35
de duração
DSP
|
PGM
|
MEM
|
FWB
|
Bounce Offline
|
Obs
|
84%
Muitos plug-ins
UAD-2
|
78%
|
16%
|
65%
|
0.5x
|
Mais lento que o Bounce
Online
|
21%
Poucos Plug-ins UAD-2
|
34%
|
4%
|
65%
|
1.3x
|
Um pouco mais rápido que o Bounce Online
|
FIGURA 3
O Bounce Offline mais
lento que o Online
A conclusão é que não importa se a plataforma UAD-2 vai demorar
alguns instantes a mais para processar a sessão no modo Offline, pois funcionou
redonda e não obtive um problema sequer, dado à incrível estabilidade do Pro
Tools 11 e o bom trabalho do pessoal da Universal Audio. Agora, o som dos
plug-ins é que é o verdadeiro negócio. Posso até dizer sem medo que a Universal
Audio realmente está chegando, se já não chegou, à mesma qualidade dos
equipamentos analógico, tornando indistinguível o sinal processado por um
equipamento real ou virtual, mas insisto, não vou entrar nessa conversa, quem
sabe um dia a gente se encontra e a gente pode conversar mais sobre isso... Não
tem preço poder colocar um Shadow Hills no caminho ou então um 1073 na voz sem
ter que vender um rim e um pulmão no mercado negro. Enfim, falei, falei, falei
e de Pro Tools, propriamente dito, quase nada. Pelo menos confesso. Mas, para
não fica chato então, dou uma dica:
No Pro Tools 11 agora é possível arquivar a
sua pasta de preferências em um local igualmente pessoal, para poder então
acessá-la de todas as suas estações. Com isso em mente, fica claro que o melhor
local para armazenar sua pasta de preferências é em algum serviço de cloud,
tipo o dropbox, mas nada impede que você use um pendrive ou um cartão SD e
leve-o consigo.
Vá ao menu Setup, escolha a opção
Preferences, clique na aba Operation e no campo User Library clique no botão Change...
Escolha o local que você quiser e use todas as suas estações do mesmo jeito. Garanto
que você vai gostar.
FIGURA
4
As
preferências do usuário do Pro Tools (eu) direcionadas ao Dropbox.
PS: Não se esqueça de encomendar meu livro novo!
*O desenho da Justiça é de um dos meus cartunistas preferidos, o Angeli.
*O desenho da Justiça é de um dos meus cartunistas preferidos, o Angeli.
Fantástico, muito legal Daniel!!!! Agora so falta a quanta entregar a minha Apollo depois de 2 meses...
ResponderExcluirOi Daniel tudo bem, aproveitando que vc testou, o sistema PT 11- Apollo é compatível com o Maverick? A Apple esta mandando online atualização, mas para o Maverick... E ai vai rodar? Nao vi nada no site a UA e nem da Avid falando sobre isso. Obrigado
ResponderExcluirOi Renato, a Apollo é compatível sim. Para ela funcionar vc tem que instalar a versão UAD 7.4.2 ou superior. Abs
ExcluirBom dia! Cara eu comprei uma licença do PT 10 tem como eu registar na avid ?
ResponderExcluirOlá Rubao, tem sim. Acesse www.avid.com/register. Se for uma licença já usada você tem que pedir à pessoa que lhe vendeu o nome da conta onde ela foi registrada ou pedir para ela transferir a licença para sua conta. Abs.
ExcluirDaniel sabes informar se consigo rodar esses plugins piratas da universal audio?
ResponderExcluirEvite! Abs.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirI am very impressed with your post because this post is very beneficial for me and provide a new knowledge to me
ResponderExcluiryou can get it here:universal audio crack