Ouço, logo existo.
Se Descartes fosse músico teria dito essa frase.
Talvez, se realmente músico fosse, teria pensado:
Toco, logo existo; mais apropriado seria.
Todavia, como não existe o tocar sem o ouvir, ambas
são verdadeiras e ainda sem dono, portanto faço-as minhas.
Ouvir, para nós músicos e técnicos da arte do áudio
tem um nome técnico: Monitorar. Por isso que chamamos aquelas caixinhas de som simpáticas
nos estúdios de monitor, assim como aquelas nas frentes dos palcos voltadas
para os músicos, que aliás, estão cada vez mais raras, perdendo espaço para a
monitoração in-ear. Algumas vezes essas caixinhas de palco recebem também nome
vernacular: retorno, similar ao foldback
em inglês. Os DJs preferem usar o termo Cue, para designar o que ouvem
particularmente seus fones. Fato é que esse "ouvir" é tudo a mesma
coisa.
Para nós, músicos e técnicos, monitorar é ouvir. Com
discernimento, acrescento.
Durante edições, em toda performance musical e
principalmente durante sessões de gravação precisamos ouvir o que estamos executando
(gravando). Há dois jeitos de ouvirmos o nosso "retorno": antes de
passar pelo Pro Tools ou depois. A vantagem de usar a monitoração antes de
passar pelo Pro Tools é que não há atraso (latência), pois estamos ouvido o
sinal de áudio que não passa pela conversão AD-DA nem pelo sistema e trafega
livre pelo "ar" daí que vem o termo monitoração via ar. Por outro
lado, fazer a monitoração passando pelo Pro Tools nos dá a oportunidade de
colocar um efeito, como um reverb, por exemplo. Muito comum nos estúdios menos
abastados, sem periféricos.
A monitoração direta (via ar) que estávamos falando
primeiro também é conhecida como Direct
Monitoring. Essa é mais comum nos estúdios de médio para grande porte,
especialmente naqueles que têm ao centro um console de mixagem. Se você tem uma
destas mesas maravilhosas você provavelmente já está ouvindo o som antes que
ele chegue no Pro Tools, monitorando-o ela própria mesa. Nesse caso, ao criar-se
uma pista no Pro Tools (para que receba o som que se está gravando), essa obrigatoriamente
deve ser mutada, para que não seja dobrada a volta da monitoração, criando um
efeito do tipo Chorus/Franger, devido ao artifício tipo filtro pente criado por
causa do atraso referente à latência que é aplicada ao sinal que passa pelo Pro
Tools que soma aquele que não passou.
Sendo assim, um recurso profissional é desacoplar o
fader de input do fader de mixagem abaixando-o totalmente, cortando a monitoração.
Vou explicar melhor: Quando ativamos uma pista para gravar no Pro Tools
automaticamente o fader da pista deixa de ser o controle do volume de mixagem e
passa a ser o controle do ganho de monitoração, mas nem percebemos isso porque
ambos esses faders estão acoplados, movendo-se juntos, mas podemos desacoplá-los.
Basta visitar o menu Setup > Preferences, clicar na guia Operation e, no
campo Record, desabilitar a função Link Record and Play Faders. Desse jeito, ao
habilitar uma pista para monitoração você entra em modo de controle de
monitoração e pode abaixar o fader totalmente, quando desligar o botão de
gravação da pista o fader pula de volta para o controle de mixagem. Voilá!
FIG 1 -
Houston, preparar desacoplamento de faders...
Quem tem estúdio de pequeno porte geralmente usa a
monitoração via software, passando o sinal de entrada pelo Pro Tools,
processando-o e mandando-o para as caixas - monitores, devo dizer. Essa rota
permite o uso de plug-ins insertados diretamente nas pistas ou em canais
auxiliares, principalmente reverbs para os vocalistas. É muito mais confortável
para o vocalista cantar com se estivesse na Sacre Coeur. Principalmente na
década de 1980!
Bom, nesse caso, primeiro há de se verificar se o
botãozinho da interface de áudio de mixagem de sinal (caso exista) está
totalmente em software. Botãozinho
este presente em muitas interfaces do mercado, como a ultra tradicional e
candidata à interface cult do ano (de 2007): M-Audio Fast Track Pro.
FIG 2-
Detalhe do botão MIX da M-Audio Fast Track Pro. Quando na posição IN o sinal de
entrada passa diretamente para as saídas (Direct
Monitoring); quando em PB (Playback)
o sinal de entrada passa antes pelo software, depois segue às saídas (Software Monitoring).
A condição para usarmos a monitoração via software é
passar o sinal pelos conversores AD e DA e pelo software, incluindo nesse
processo a latência do sistema, que pode ser regulada para que o sinal de
entrada seja ouvido o mais rápido possivel, de preferência instantaneamente.
Vamos fazer isso agora:
Vá ao menu Setup > Playback engine. O campo H/W
buffer Size cuida da latência do sistema. Quanto menor esse número for mais
rápido o sinal passa pelo computador e a sensação de atraso some. Valores bons
são em torno de 128. Abaixo disso podem ocorrer estalinhos no áudio, indicando
que o buffer está pequeno demais. Se isso acontecer suba para o próximo valor.
A Track 16 da MOTU que estou usando ra essa matéria suporta até 32, rápido como
o raio, mas o computador tem que ser bom. A contrapartida disso é que quanto
menor é o buffer, mais computador você precisa, então sessões muito grandes de
mixagem não conseguem rodar direito com buffersizes muito baixos. E daí?
Latência não faz sentido na mixagem, portano ao gravar use o menor buffersize
possível e para mixar o maior possível, pois latência pouco importará nessa
hora e vai liberar ricos recursos para mais plug-ins.
FIG 3 -
Buffersize de 32 na MOTU, duvido que alguém consiga perceber a latência. Se
alguém disser que percebe, é mentira ou é um osciloscópio.
Se você é do tipo cricri sobre latência fique feliz,
pois existe a opção low latency monitoring. que a reduz ao mínimom porém com
algumas condições: Vá ao menu Options e cique a opção Low Latency Monitoring
para ativá-la. Essa funcionalidade só estão presentes para alguns sistemas com
interfaces da Avid ou aquelas que tem mixer DSP, como as RME Fireface, por
exemplo. Somente pistas com saídas físicas podem se beneficiar da Monitoração
de baixa latência, sendo assim plug-ins isertados nestas e mandadas auxiliares
não funcionam. Pontanto, use esse recurso apenas em situações extremas.
Já que estamos agora monitorando via software que tal
criar uma pista e insertar um reverb nela?
Ótima ideia!
Use o atalho Shift + Command + N (OSX) ou Shift + CTRL
+ N (Win) e crie uma pista de áudio, simplesmente aperte Return (ou enter).
Na Mix Window, em um slot de insert (Caixas Insert
A-E) clique, escolha Plug-in > Reverb > Air Reverb. A janela do Plug-in
abre. Clique o botão de habilitação de gravação da pista e fale ao microfone: -
Alôoooooooooooooo, alôoooooooooooo, testandoooooooooooooooooo.
Perceba que esse reverb está insertado no canal, mas
não deveria, melhor seria insertar em um canal auxiliar, mas daí estaríamos
vendo a próxima aula, sobre mandadas auxiliares. Isso é verdade, pois o ajuste
de dry/wet do reverb está totalmente em WET, posição normal de efeitos
insertados em mandadas, então, como insertamos no canal, vá até a janela de
plug-in e mova o botão MIX para uma posição mais confortável (para à esquerda),
deixando passar mais som direto do que processado.
FIG 4 -
Plug-in de reverb insertado em uma pista. Não faça isso, mas se fizer ajuste o
botão MIX.
Agora uma das chatices do Pro Tools: O Pro Tools tem
duas maneiras "oficiais" de acomodar a monitoração via software, a Input
Monitoring e a Input Only Monitoring, definíveis no menu Track.
Para que a opção Input Monitoring esteja habilitada,
no Menu Track aparece a opção Input Only Monitoring. Economia besta de espaço
em menu, mas tudo bem, a gente acostuma. Felizmente, para ajudar a compreensão,
um LED verde aparece aceso ao lado do botão de gravação na janela de transporte
quando a opção Input Only Monitoring está ativa.
Até aqui tudo bem, mas na funcionalidade Auto Input
Monitoring o Pro Tools permite passar o sinal de entrada da pista habilitada
para gravação enquanto o botão de gravação da pista estiver ativado e a sessão
parada. Ao dar play ouve-se apenas a monitoração, mesmo que haja sinal de áudio
já na pista. Não é necessário desabilitar o botão de gravação da pista para ouvir
o que foi gravado na pista durante o play.
Já na opção Input Only Monitoring o Pro Tools sempre
monitora o sinal de entrada e apenas torna possível ouvir o sinal que está na
pista quando deselecionamos o botão de Rec desta.
Graças aos bons engenheiros da AVID, podemos fazer a
Monitoração via auxiliar para resolver o dilema de como gravar na mesma pista
ouvindo a monitoração e o que está na pista ao mesmo tempo, funcionalidade
comum em outros softwares. Como esses dois modos "oficiais" inviabilizam
gravar e escutar na mesma pista usamos a técnica da monitoração em pista
auxiliar. Vamulá:
Crie uma pista auxiliar.
Nesta defina a mesma entrada da pista na qual queremos
gravar. Só isso!
Ao fazer esse procedimento a pista auxiliar passa a
monitorar o mesmo sinal da pista onde a gravação irá ficar. Que tal colocar o
reverb nessa pista? Pense bem...O que acontece ao dar play?
FIG 5 - Monitoração
auxiliar. Detalhe para a mesma definição de entrada, tanto na pista auxiliar quanto
na pista de áudio.
Na próxima aula, conforme eu já deixei passar, vamos estudar
as mandadas auxiliares; com elas vamos fazer o roteamento de sinal de forma
mais apropriada para plug-ins, subgrupos e usá-la para fazer mixagem de fone de
ouvido com vias independentes.
Um abração e até lá!
Olá Daniel, espero que vc possa me ajudar. Trabalho com Pro Tools 11, minha interface é uma Digi 003 Console e uso Windows 7. Vez ou outra, quando habilito uma track pra gravar, o som fica rachado. É um ruído junto com o sinal do instrumento que pretendo gravar. Isso acontece independente da entrada da interface que eu esteja usando. Estranho é que sem explicação pára, normalmente quando reinicio o software, a interface e computador. Tem alguma dica pra mim? Obrigado
ResponderExcluirOi Claudio, rachado como? tipo saturado ou com estalinhos? Se for esse último deve ser buffersize pequeno, se for o primeiro pode ser um monte de coisas, como: ganho excessivo, disco local cheio demais, pouca memória RAM, particionamento de HD, etc...abs.
ExcluirÉ uma espécie de zumbido junto do áudio, mesmo quando gravo com sinal baixo. Mandei um e-mail pra Quanta hoje com um trecho de áudio junto e já me responderam. Disseram que possivelmente o motivo é porque meu processador é AMD. Chato que é um problema intermitente. Ontem entrei na parte de hardware do Pro Tools, desmarquei e marquei de volta as opções que tinham lá e o ruído parou. Sobre o buffer size, o meu está travado em 256 e só consigo gravar em 44.1. Cheguei a entrar no painel de controle e tirar a Digi da reprodução padrão mas nada mudou. Obrigado pela ajuda. Abs
ExcluirOi Cláudio, pode ser também um loop de aterramento inadequado ou variação de tensão. Você percebe o ruído quando está conectado em tomadas onde tem motores, ventiladores e ar condicionado? Tente usar uma tomada fora do disjuntos onde essas coisas estão ligadas. Tente também só na bateria sem ligar nada à parede. Verifique também se há coisas USB na tomada, como teclados, eles costumam dar ruído também.
ExcluirA Digi tá travada or causa do Windows. Tire ela do padrão de reprodução e use outra interface de áudio (a interna) Abs.
Boa noite Daniel,
ResponderExcluirEu tenho o Pro Tools 12 junto com uma Digi 003 console. Tenho percebido que quando habilito pra gravar, no headphone ouço dois sinais, como se ouvisse input e output simultaneamente. Provavelmente é isso que vc narra no seu texto. Estou ouvindo a entrada antes do conversor e depois do conversor juntas. A 003 não tem botão de mix como a Fast Track e outras. Tem alguma dica pra me dar? Obrigado
Oi Claudio, você está monitorando o in e o out ao mesmo tempo. Você pode mutar o canal do Pro Tools em gravaçã ou Vá nas preferência do Pro Tools e desacople os faders de monitoração de gravação, desligue a opção Link record and play faders do campo Record na aba Operation, daí quando você habilitar o canal para gravar abaixe o fader que fica vermelho (monitoração). Ao desabilitar o fader pula para o ponto de mixagem (play). Abs.
ExcluirObrigado Daniel, farei isso.
ExcluirEngraçado que em minha antiga interface (Delta 1010 LT) isso não acontecia.
Seguindo essa idéia de desligar a opção Link record and Play faders, no caso de uma gravação de voz, se o cantor pedir mais voz no fone terei que fazer isso via canal aux, correto?
Isso mesmo, use uma sa[ida dedicada para fazer uma via de fone especial. Abs.
Excluirtoda vez que eu inicio o meu pro tools essential 8 eu nao consigo ouvir o som a nao ser pelo fone tambem uso uma placa de som M Audio fast track pro que tambem o programa não reconhece a placa o que eu faço alguem pode me dar uma dica agradeço desde ja a intenção
ResponderExcluirOi Márcio, coloque o botão MIX na metade para passar som direto e do computador. Coloque esse botão em PB para passar só o som do computador. Deve ser isso. Abs.
ExcluirEntão Daniel quando eu ligo o meu pro tools ele não está reconhecendo minha placa de som , já tentei de várias formas mas continua como se não estivesse conectada , será que é algum driver ,ou sei lá... Me dê uma luz será de boa ajuda,a propósito aquelas dicas que vc me deu anteriormente não mudou absolutamente nada só consigo ouvir pelo fone....o que eu faço?
ResponderExcluirOi Márcio, instale o driver mais atual do site da m-audio www.m-audio.com. verifique também os cabos da saída de som para suas caixas. Abs.
Excluirbom dia daniel raizer, vc pode me ajudar a mudar a mudar liguagem do pro tools para portugues?
ResponderExcluirOi Toninho, vá em Setup / Preferences / Display / Languages e escolha uma língua. Abs
Excluirolá Daniel, estou com um problema. espero que possa me ajudar;
ResponderExcluiruso o pro tools 10 e ele esta dando retorno ao gravar. uso no meu notebook. com desligo esse retorno.?
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ResponderExcluirDANIEL UM AMIGO MEU COMPROU UM PC AQUI COMIGO DA HP UMA Z 600 TEM PROCESSADOR XEON 6GB HD SSD PRO SISTEMA ASSIM A MAQUINA É BOA. INSTALAMOS O WIND 7 PRO PARA ELE, ELE USA UMA PLACA DE SOM EXTERNA LA UMA MINI BOX ,ESTA ME RECLAMANDO DE CHIADO NO SOM ,NAO SEI TE DIZER QUAL A VERSAO CERTINHA DO PRO TOOLS MAS ACHO QUE É A 10.3.2 QUE VC ME DIZ...
ResponderExcluirboa noite alguem pode me ajuda??? eu instalei tudo direitinho mas no pro tolls 10 o som sai mas com latencia muito grande ... ja intalei o all ja alguem para ajuda ?????
ResponderExcluirola daniel td bem ? parabens pelo seu blog
ResponderExcluirtrabalho com protools 10 e gostaria de saber se minhas mandada atravez do bus tem como aumentar sento que possui 32 ou 33 saidas porai nao me llembro tem como aumentar ?