BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Reason Real Time Vocoder

Especialmente para os blogueiros!



Se você é que nem eu e adora os tecladinhos da Korg que tem Vocoder, mas até agora ainda não deu para comprar um, eu vou lhe apresentar a solução perfeita para criar vocais "A La Giorgio Moroder e Laurie Anderson" caso você tenha o Reason 5 instalado na máquina e déficit na conta bancária. Só fique esperto com o surgimento de um bigode esquisito...deixa para lá!
O Reason 5 tem entrada de áudio. Input físico. Então basta ligá-lo diretamente no Vocoder (BV 512) e sair usando no palco, na festa, na produção ou em qualquer outro lugar. Você só vai precisar de uma interface de áudio (que provavelmente você já tem), um microfone, um teclado MIDI e obviamente o Reason 5.
Vamulá:
1. Vire o rack (aperte TAB) e verifique no periférico AUDIO I/O se a entrada do microfone (a entrada física da interface onde o mic está ligado e que provavelmente é a 1) do campo AUDIO INPUT está ligada a entrada SAMPLING INPUT.
Figura 1

2. Vire o Rack de novo (TAB), aperte o botão de monitoração e ajuste o ganho se precisar. Você tem que estar ouvindo o som do microfone agora. Desligue o botão. Pronto, o teste de sinal foi feito e concluído com êxito.
Figura 2

3. Vire o rack de novo (TAB para não esquerecer mais). Segure a tecla SHIFT apertada e clique em um lugar vazio do rack com o botão direito e crie um Vocoder, escolhendo a opção BV512 Digital Vocoder do menu flutuante. Perceba que ele é criado sem conexão. Desligue os cabos e ligue um cabo do conector AUDIO INPUT 1 (onde está o Mic) no conector MODULATOR INPUT do Vocoder.
Figura 3

4. Vire o rack de novo (TAB, certo?). Olhe no Vocoder e fale ao microfone. Veja os indicadores de nível de modulação se mexerem. Coloque o botão vermelho do lado direito em FFT (512), mas ainda não sai som. Porque?

Figura 4
5. Boa! Vire o rack mais uma vez e ligue dois cabos dos conectores OUTPUT LEFT e RIGHT do Vocoder na mesinha de som. Ah....

Figura 5
6. Clique sobre o Vocoder com o botão direito e escolha a opção CREATE e em seguida Thor Polyphonic Sinthesizer. Automaticamente o Reason liga as saídas deste na entrada CARRIER INPUT do Vocoder. Se não fizer, conecte-as manualmente. Vire o rack para conferir. Escolha um preset mais legal do que o batido EPIC POLY, fale ao microfone e toque seu teclado. Se precisar, ajuste o botão HF EMPH para que o som saia com mais definição. Atenção: o track do Thor tem que estar selecionado.

Figura 6
Figura 7
VOILÁ! 
Real Time Vocoder! 
Giorgio in the House!
Vá agora tirar "O Superman" da Laurie Anderson.
Abraços e bom Vocoding.

Dica: Troque o Thor por um NN-XT, NN-19, Subtractor, Malström ou qualquer outro módulo de som que quiser.

4 comentários: