BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Como fazer Aggregate Device


(Mac OS X apenas)
Atendendo a pedidos...

O Pro Tools 9 permite que se use a funcionalidade Aggregate Device (Nativo do Mac OS X) para somar canais de entrada e de saída de múltiplas interfaces de áudio conectadas ao computador, faça assim: 

  1. Conecte mais de uma interface de áudio ao computador ou use uma interface de áudio externa e a built-in. Neste exemplo vamos ver como se faz esta última opção. 
  2. Vá em Applications > Utilities e abra o aplicativo Audio MIDI Setup. 
  3. Clique o botão + que aparece no canto inferior da tela, aparece uma nova Aggregate Device. 
  4. No campo direito da janela selecione as entradas e saídas que deseja utilizar, clicando sobre seus respectivos botões Use (Usar). Automaticamente o botão Resample acende para as entradas e saídas que terão seus clock sincronizados. Alternativamente você pode ajustar o clock individualmente abrindo esta nova Aggregate Device no painel da esquerda através de seu ícone de triângulo. 
  5. Clique sobre seu nome no campo da esquerda e digite outro para facilitar sua seleção no Pro Tools.

Update (20/06/11) - Achei na "papelada" virtual da Avid que apenas o Aggregate Device feito por eles (o Pro Tools Aggregate Device) é oficialmente testado e homologado. Qualquer outro é por conta e risco do usuário.) Uma que eu uso sem "xabu" é a built-in com Duet e funciona legal. Veja esse link para mais esclarecimentos.

15 comentários:

  1. Aqui ta funcionando perfeito Duet2 + Symphony...so q para editar o I/o no Pro Tools fica bem lento...mas depois fica tudo ok... vlw!

    ResponderExcluir
  2. Oi Will, super setup heim! Ótimo que tudo está funcionando. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ola Daniel, tudo bem??? Cara eu tentei fazer isso mas não apareceu a minha interface eu uso uma Tascan US-1800 e e uma Duet, a duet aparece pra agregar mas a minha Tascan nao, vc poderia me ajudar vc sabe o que pode ser, isso acontece no mac mesmo, antes de chegar no pro tools !!!!???

    Desde ja agradeço abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, pode ser que a Tascam esteja mal instalada, com driver desatualizado ou que não seja compatível. O aggregate device deve ser feito antes de se utilizar o Pro Tools. Abs.

      Excluir
  4. OI daniel... queira saber como syncar uma mbox pro com uma saffire focusrite usando protools hd 8... isso é possivel? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, que tipo de sincronismo você quer fazer? Se for um aggregate device basta seguir os passos aqui descritos unindo as duas no painel de controle de áudio do sistema (mac apenas). Agora se você quer fazer o sincronismo de Clock, daí você vai ter que utilizar um cabo BNC para conectar o word clock In de uma no word clock out da outra e definir que a interface que está com o wordclock In será a Slave e ouvirá o clock que está sendo gerado pela outra interface, definida como master e com wordclock em internal. Abs.

      Excluir
  5. Cara! Dá pra utilizar todos INs de uma MOTU 896 e todos os INs de uma MBOX 2 ou outra interface, juntas no Protools ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto, acredito que sim, mas é melhor dar uma testada antes caso esteja pensando em adquiri esses produtos com esta única finalidade. Abs.

      Excluir
  6. boa noite, tenho uma studio live 16.4.2,e uma placa m-audio 2626 como fasso pra usar o 16 canais da mesa e os 26 da placa de audio, simutanio no pro tool 9 HD ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,

      No Pro Tools só é permitido o máximo de 32 canais simultâneos. O processo está descrito acima. Atente que isto só funciona em computadores rodando o sistema Mac OS X, no Windows não é possível.

      Abs.

      Excluir
  7. Fala Daniel, ajudou muito seu post....só uma duvida, estou utilizando 2 placas pequenas, 2 canais cada, mas ficou um pouco bagunçado o I/O do Protools, todas entradas ficaram fora de ordem. Sabe me dizer se é normal? ABC Chrys

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado. assimque você abrir o Setup IO clique em Defaut e tudo fica em ordem. se não ficar desmembre as entradas clicando nos triângulos e acerte manualmente. Abs.

      Excluir
  8. Olá Daniel, estou com uma RME HDSP de 18 in /out e quero agregar com uma Mackie 1640i 16 in/out. Na verdade, já agreguei, esta tudo ok. Porém só posso utilizar até a soma de 32, o que acaba fazendo com que os canais 15 e 16 da mackie não sejam utilizados no pro tools (apesar de aparecerem disponíveis).

    O ponto é, essa HDSP tem a I/O Box Multiface II, ela tem 8 canais in/out próprios e a opção de utilizar mais 8 in/out em um ADAT e mais o SPDIF (o que soma os 36 18 in/out). Agora vem o problema, mesmo eu desabilitando esses canais no painel Matrix da RME (ADAT e SPDIF) eles aparecem disponíveis no menu do Pro Tools Aggregate. Então vejo que eu não posso por exemplo, usar 3 canais de uma interface, 2 da outra e etc... é apenas a leitura padrão da placa? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gobi, o Pro Tools limita em Core Audio até 32 canais. Mais que isso só com a versão HD e o hardware da Avid. Abs.

      Excluir
  9. ola daniel no caso do WINDOWS tem como usar duas interaces juntas tipo a TASCAM US1800 e a FOCUSRITE 212 por exemplo?

    ResponderExcluir