BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Pro Tools 10

AGORA É OFICIAL, saiu o Pro Tools 10!
Primeira pergunta: é 64 Bits?
Primeira resposta: Não.

O Mix Bus é 64Bits (floating Point), mas o software ainda é 32Bits. Porque? Para ser compatível ainda com sistemas Legacy (antigos).

A novidade para formato de plug-ins são os do tipo AAX DSP ou AAX Native, que usam recursos de DSP ou do computador, assim dá para usar o Reverb One, por exemplo, sem placa com DSP.
Falando nisso, que tal as novas placas HDX?

Logo mais, mais.

Abs.

68 comentários:

  1. como assim o mix bus é 64 bits, o que quer dizer????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo17/4/22

      Blog Do Daniel Raizer: Pro Tools 10 >>>>> Download Now

      >>>>> Download Full

      Blog Do Daniel Raizer: Pro Tools 10 >>>>> Download LINK

      >>>>> Download Now

      Blog Do Daniel Raizer: Pro Tools 10 >>>>> Download Full

      >>>>> Download LINK gY

      Excluir
  2. Olá, o mix bus é o local onde os diferentes sinais digitalizados nas diferentes pistas virtuais do mixer são acomodadas. De modo geral o termo Mix Bus não é totalmente correto, o certo seria Summing Mixer, mas deixarei esta conversa para outra oportunidade. O que isso quer dizer? Significa que um sinal que entra em 24Bits no Pro Tools vai para uma área que acomoda 64Bits, portanto sobra bastante espaço acima e abaixo da informação para que seja possível abaixar o volume da pista, por exemplo, sem perder bit algum e também não saturar o master. Falei sobre isso na AM&T a algumas edições atrás. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. OLa Daniel, Parabéns e obrigado por ajudar os protulzeiros com suas dicas e esclarecimentos.
    Eu queria saber umsa coisa : existe diferença na conversão das interfaces Avid/Digidesing que não são do Pro tools Hd,etc? Por exemplo: tenho uma 002rack, há uma semana adquiri a mbox pro ,atualizei o pro tools 10, maravilhoso por sinal, mas ainda não percebi diferenças na qualidade do áudio. Existe mesmo?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Olá colega, existe uma diferença muito grande sim entre a sua interface e o pro tools HD e uma diferença ainda maior para o novo PT HDX. Entretanto, o preço é compatível com a diferença. Se você quer dar uma melhorada no sinal você pode passá-lo por um estágio analógico, tipo por um avalon VT-747-SP e usar um pré para uma captura melhor, tipo um avalon VT-737-SP, um Universal Audio 610, etc...Abs.

    ResponderExcluir
  5. Olá Daniel
    Fiz o download do Pro tools 10 Trial para teste no site da Avid, instalou perfeitamente em meu desktop, porém não consigo abri-lo pois aparece uma janela me dizendo " Error missing iLok authorization for "Pro Tools 10". Please insert the necessary and restart Pro tools.

    Já instalei o Driver e Client que está no site da iLok porém aparece essa janela toda vez.
    Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Oi Estação 3D, você precisa de um ilok conectado à máquina e com a autorização do PT Trial nela. Muito provavelmente você não preencheu o campo com o iLok ID no formulário para download do Pro Tools Trial ou ainda não sincronizou sua chave no site da Pace. Abs.

    ResponderExcluir
  7. boa tarde daniel uso o protools 8 MP original com ilok eu consigo fazer o up grade do protools 10 MP?

    ResponderExcluir
  8. Oi Francisco, não existe Pro Tools MP10 ainda, pararam no MP9, entretanto há o Pro Tools 10 e você consegue fazer o upgrade para esta versão, que, alías, é melhor do que o MP10, caso existisse. Entre so site da Quanta Store e compre por lá. www.quanta.com.br. Abs.

    ResponderExcluir
  9. Ola!

    Estou eu aqui com uma duvida, se puder me ajudar fico muito grato.

    Tenho pro tools 10 e uma profire 2626.
    posso gravar em 32bits floating mesmo minha placa sendo 24bits?

    ResponderExcluir
  10. Oi Ivanildo, pode sim, o processo em 32Bits é flutuante, ou seja, ele acontece dentro do software e independe do conversor analógico digital. Abs.

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo tenho o imac com a nova versão 10.8.0 e não abre o protoos,aparece uma mensagem assim Error missing iLok authorization for "Pro Tools 10". Please insert the necessary and restart Pro tools.
    Como sincronizar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, isso quer dizer que não há nenhuma autorização disponível para rodar o Pro Tools. Essa autorização fica em uma chave USB (chamada ilok) e que deve estar conectada o tempo todo no computador enquanto o PT estiver rodando. Abs.

      Excluir
    2. então devo instalar o ilok dentro de um pendrive???

      Excluir
    3. Olá, a autorização fica no ilok, que é tipo um pendrive especial que só armazena licenças. Para isso é necessário comprar um ilok caso você não tenha um, depois criar uma conta no site do ilok (www.ilok.com) depois registrar o Pro Tools no site da avid informando o nome de sua conta, daí a avid deposita a licença lá para você e manda um e-mail. Daí você entra na sua conta do ilok e sincroniza sua chave com a licença lá assim fica pronto para uso. Abs.

      Excluir
  12. Anônimo3/3/13

    Olá Daniel!!! Tudo bem?
    O que faço quando aparece a mensagem:
    "Installation folder is not writable. Please select a folder now"
    no meu Pro Tools 10 ???

    Desde já agradeço!!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso significa que o HD no qual você está tentando escrever está bloqueado para leitura apenas ou transferência. Uma solução é escolher outro HD ou ir na janela Workspace, selecionar a coluna de seu HD e ativar um modo diferente para ele selecionando a letra R no campo A e V (R para Record). Se T ou P pode dar esse erro. (T = Transfer e P = Playback). Abs.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. BOA TARDE DANIEL!BAIXEI O PRO-TOOLS 10 TRIAL , MESMO SENDO TRIAL PRECISO COMPRAR UM ILOK??QUAL VERSÕES DO PRO-TOOLS NÃO PRECISAM DE ILOK?ONDE POSSO BAIXAR?

    DESDE JA AGRADEÇO!

    ResponderExcluir
  16. OLA DANIEL BOM DIA!
    INSTALEI O PRO-TOOLS 10 TRIAL,MAS ESTA PEDINDO ILOK,MESMO SENDO TRIAL É NECESSÁRIO COMPRAR UM ILOK?QUAL VERSÃO NÃO PRECISA DE ILOK?ONDE POSSO BAIXAR?

    DESDE JA AGRADEÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz, você precisa de um ilok para testar o PT 10. As únicas versões que funcionam sem iLok são as SE e Express, que acompanham alguns produtos da Avid, como a Fast Track II, mas não há nenhum lugar para baixá-los. Outra coisa, estas versões não funcionam com qualquer interface de áudio, apenas com aquelas que vem junto. Abs.

      Excluir
  17. Olá Daniel,comprei o pro tools 10 e a mensagem " Error missing iLok authorization for "Pro Tools 10". Please insert the necessary and restart Pro tools ...Comprei com o ILOK ,funcionou por alguns dias e depois ,quando solicitado o registro ,recebi uma mensagem dizendo que o numero de ID Já havia sido usado .Não entendi .Chegou funcionado depois parou .O vendedor pode, mesmo sem o ILOK TER RETIRADO A LICENSA ? O QUE PODE TER ACONTECIDO? DESDE Já OBRIGADO pela atenção .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zé, é impossível alguém retirar a licença do ilok, pois somente com o ilok conectado e com a conta aberta é que é possível fazer alguma transferência. Normalmente isso é algum problema de atualização do driver do iLokc. Vá no site da Pace (www.ilok.com) e faça o download do novo driver e programinha de conectividade do iLok, deve resolver. Se seu ilok não aparecer no programinha verifique se ele está acendendo, se não estiver já era, mas se estiver pode ser que esteja com defeito. Entre em contato com a assistência técnica da Quanta nesse caso. Abs.

      Excluir
  18. Daniel, uma canção, com várias pistas, gravada em pro tools 10 ao ser convertida para rodar em outro estúdio que tem pro tools 9 perde qualidade de áudio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não há perda de qualidade de áudio digital, os arquivos permanecem intactos. Abs.

      Excluir
    2. Grato, Daniel. Muito bom o blog.

      Excluir
  19. cara afinal , essas versoes mais novas do pro tools nao podem ser usadas com qualquer interface ou ateh mesmo com o som onbord do note? vi vc falando q precisam de interfaces especificas. q eu sabia depois do pro tools hd 8 parece q caiu essa parada.. nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Murilo, sim, a partir do Pro Tools 9 é possível utilizar o programa com qualquer interface de áudio que seja compatível com o driver ASIO (PC) ou CoreAudio (Mac), agora a interface interna do note só funciona "direito" em computadores da Apple, mas já vi gente usando o "ASIO for All" bem tranquilamente. Abração.

      Excluir
  20. Ola quantos que vc esta vendendo pro tools 10?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega, eu não vendo Pro Tools, apenas o livro que escrevi sobre ele. Para maiores detalhes sobre a compra do livro visite a home do meu blog. Abração!

      Excluir
  21. Ola Daniel. antes de mais nada li acabei de ler o seu livro "Como fazer música com o Pro Tools" muuuuuito bom, está sendo meu manual na hora do probleminha, mas o que me trais hoje aqui é que vc me dê uma luz: Um amigo quer me vende uma licença do pro tools 10.3 com o setup avid instrument+ Ilok 1 usb....bem, minha duvida é se posso mudar a senha na Avid (onde só eu possa comprar e baixar as atualizações plugins e afins) e se eu posso obter com essa licença a atulização do pro tools 11? Dês de já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas, a transferência de licença é possível sim, são duas etapas, a transferência da conta da Avid e da conta do iLok também, você pode fazer isso direto dos sites dos fabricantes. Se precisar de ajuda entre em contato com o suporte técnico da Quanta. Abs.

      Excluir
  22. olá Daniel! é possível copiar para um backup o ilok? ou so é possível ter as licenças em um um único ilok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristian, é possível sincronizar as suas licenças em sua conta pessoal apenas, tanto na internet como no próprio computador através do iLok License Manager. Inclusive isso é obrigatório para você poder redimir suas licenças caso seu ilok seja quebrado ou furtado. Todavia, não é possível fazer uma cópia de licenças em outro ilok, apenas a transferência é permitida. Abs.

      Excluir
    2. Ok Daniel! Obrigado! Uso o MTC video slave para sinc do meu mac com um pc, vc conhece alguma outra opção ou software pra isso? grato!

      Excluir
    3. Olá Cristian, Você pode usar MIDI Time Code direto sem software, mas você vai precisar de uma interface MIDI em um computador e outra no outro. Daí o próprio software de edição que você estiver usando já se encarrega de emitir o clock e o outro escutar. Abs.

      Excluir
  23. Anônimo7/5/15

    Olá Daniel, tenho um ilok, posso registrar mais de um programa nele, está registrado apenas o MP9; abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleiton, pode sim. O ilok novo (preto) pode segurar até 500 licenças...abs.

      Excluir
  24. Boa tarde Daniel! É possível transferir o registro do iLok para outro nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco, sim é possível. Você vai tr que entrar em contato com o pessoal da Pace direto pelo iLok.com. Abs.

      Excluir
  25. Pois ocorreu um problema ao instalar o Protools! A conta do iLok é uma e a ativação do Protools foi feita em outra conta da Avid! Ou seja, não posso ativar a licença pq diz que o iLok pertence à outro usuário! E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco, independentemente de qual conta está sincronizada a autorização ela deve ser transferida para o iLok. Se a autorização está no iLok não importa quem é o dono da autorização, mas sim que está usando o iLok naquele momento. De qualquer forma para transferir a licença para o iLok é necessário logar na conta e fazer a transferência, por isso você precisa do nome de login e senha. Se você não tiver é necessário pedir a transferência da autorização para outra conta, que se não me engano é um processo pago, ou transferir a icença de um iLok para outro, para isso ambos precisam estar conectados na máquina. Transferênias de usuários só direto pela iLok.com. Abração!

      Excluir
  26. Obrigado Daniel! Então é possível mudar o registro de propriedade do iLok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim. Entre em contato direto com o pessoal do ilok.com. Abs.

      Excluir
  27. Olá Daniel Raizer.
    Sou de Angola. Há 3 semanas atrás, eu tinha acabado de instalar o Pro Tools 10 no meu MacBook Pro. Mas como outros já comentaram, eu também tenho o mesmo problema que eles; que é em relação ao iLok.
    Cá no meu país, não existe uma representante oficial da Avid ou mesmo da iLok. Nas lojas de equipamentos audio existentes cá em Angola, não encontrei nenhuma que vendesse produtos da Avid, nem produtos iLok.
    A importação de produtos para Angola não está fácil por causa da crise. E nessa ordem de ideias, pergunto:
    Existe alguma outra maneira de obter o iLok, que não seja por um pendrive especial de licenças? O seu conteúdo encontra-se na internet?
    Por exemplo; posso baixar o iLok (aplicativo; dados) da internet e usa-lo num pendrive comum, como se de um pendrive de instalação se tratasse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o iLok é uma parte física da autorização do Pro Tools, sem ele não é possível utilizar o Pro Tools. Você pode optar por usar o Pro Tools first que vai ser gratuito e poderá fazer o download dele pela internet, mas ainda não está disponível, portanto você terá que aguardar alguns dias ainda, não sei ao certo quantos. Outra opção é achar algum Pro Tools LE usado, pois ele não requer iLok, mas vai até a versão 8 apenas, todavia ele necessita que uma interface de áudio da Digidesign esteja conectada ao computador, como a linha Mbox azul (2), Mbox 3 ou 002 ou 003. Abs.

      Excluir
  28. Olá tenho licensa para o pro tools 10 e trabalho normalmente...quis conhecer o pro tools 11 e baixei o trial veio tambem o trial do 10 e o meu pro tools nao abre mais... quero tirar esse trial do meu iLok ..como faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, abra o aplicativo do ilok (ilok Licence Manager) e arraste a licença do iLok para a janela da esquerda, removendo-a. Abs.

      Excluir
  29. Daniel raizer o que faço quando esto em meio a gravaçao aparece meis ou menos isso document because violation: unable read ou writhe as vezes : access 0x0000034 as outros numeros e isso tem haver com o task manenger acho ki da pra entender o que quis dizer e as vezes nem consigo criar uma nova track so se eu criar uma nova sessao o que faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel, excluí suas outras perguntas que apareceram duplicadas. Seguinte: Crie um novo usuário no computador com privilégios de administrador, faça logoff e login por este e veja se resolve o problema. Se não abra a Workspace e defina os seus HDs como Read e Write, devem estar transfer. Se nada funcionar resinstale o Pro Tools e instale novamente. Abs.

      Excluir
  30. Obs: trabalho uma digidesignin_&003

    ResponderExcluir
  31. esse usuario é onde se encontra audio files ou do pc como usuario mesmo ? Obrigado Daniel so Deus p retribuir seu compartilhamento desse conhecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samuel, é usuário do sistema, uma nova conta de login. Obrigado! Abs.

      Excluir
    2. Abraço chegando em casa vo tentar ja resolver isso obrigado mesmo

      Excluir
  32. ola daniel.. cara comprei um pro tools 10 e 11 usado de uma cara no mercado livre. e gostaria de saber como fazer o procedimento para transferir a liceca do pro tools. criei uma conta na avid. tem como transferir mesmo ou terei que ficar usando o pro tools no nome dele ? o obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vc precisa pedir para ele transferir para você. Abs.

      Excluir
  33. É possivel transferir a licença de um ilok pra outro,por exempo eu perco meu ilok ou ele estraga de tanto colocar e tirar da usb,eu poso comprar um novo ilok e transferir minhas licenças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, É possível transferir sim, basta os dois iloks estarem na mesma conta. Abs.

      Excluir
  34. meu email officinadamusica@terra.com.br,grande abraço

    ResponderExcluir
  35. Olá Daniel, tudo bom?
    Me ajuda por favor! kkk

    Depois de ficar +/- 1 mês sem abrir o Pro Tools, abri e deu isso:

    "This software requires a new version of the InterLok(R) device drivers and a reboot before running. If you have not updated the drivers, please download the latest installer from www.paceap.com, run the installer, and reboot your system. If you have updated the drivers, then you must reboot before you can run this software."

    Do nada deu isso.
    Obrigado, abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinícius, esse é o programinha que ativa a licença do Pro Tools no ilok, instale a versão mais nova para o Pro Tools poder funcionar. Abs.

      Excluir
  36. Bom Dia Daniel... tbm me chamo Daniel e quero ver a possibilidade de me enviar o código de ativação do Pro Tools estou tentando a 2 dias já instalar e não consigo.... fiz um cadastro no iLok mais não consegui baixar a license... Na verdade baixei as do site mais não me geraram a chave.... pode me ajudar mano

    meu email.min.danestevao@gmail.com

    Grato.

    ResponderExcluir
  37. Boa noite Daniel, gostaria que me ajudasses a resolver uma questão, perdi a minha chave do Pro Tools 9, quero saber como faço para transferir o mesmo Pro Tools para uma chave nova

    ResponderExcluir
  38. Anônimo8/2/17

    Daniel, boa tarde. Obrigada por existir!!! Estou iniciando nessa parada de protools, comprei um protools 9 original já com ilok, o ilok funcionou alguns dias e agora não quer ser reconhecido. Eu tenho login e senha e tudo mais. Comprei um ilok 3. Será que pode me ensinar a como transferir a licença do ilok que eu tinha para o ilok 3 que eu comprei? Abraços!

    ResponderExcluir
  39. WindowsUtilities and ToolsScreen CaptureSoft4Boost Screen Recorder
    Soft4Boost Screen Recorder is a helpful application that enables clients to catch and record any on-screen activities. It is hence very like different bundles, for example, Nimbus Screen Capture. This can be an exceptionally valuable apparatus when sharing recordings, sending out pictures or notwithstanding investigating particular framework issues. It is greatly simplified to work with and because of easy to use controls, taking in its essential capacities is straightforward. The whole package is 44.2 megabytes in size.Soft4Boost Screen [url=https://crackedlicense.com/soft4boost-screen-recorder-crack-serial-key /] Soft4boost Screen Recorder Keygen] convenient application that enables clients to catch and record any on-screen activities. It is in this manner very like different bundles, for example, Nimbus Screen Capture. This can be an exceptionally helpful device when sharing recordings, trading pictures or notwithstanding investigating particular framework issues. It is amazingly simple to work with and because of easy to use controls, taking in its essential
    [url=https://crackedlicense.com/soft4boost-screen-recorder-crack-serial-key /]Soft4boost Screen Recorder Serial key Edit] is straightforward. The whole package is 44.2 megabytes in size. Essential Functions and Tools Soft4Boost Screen Recorder can be utilized to catch a whole screen or just a chose zone. Clients can control this parameter from a brought together the board. Not at all like some other programming bundles that offer screen captures, this framework enables clients to record recordings also. Along these lines, it tends to be an extremely helpful device when live gushing a particular occasion, for example, a football coordinate. Clients can likewise record films that can be played back at a later time. Different Features Soft4Boost Screen Recorder offers completely adaptable settings, for example, a convenient[url=https://crackedlicense.com/soft4boost-screen-recorder-crack-serial-key /]Soft4boost Screen Recorder Keygen] mode when wanted. A last favorable position is that it is additionally conceivable to catch sound and video at the same time. Thus, clients will never again need to make utilization of befuddling outsider applications and comparable specialized programming.

    ResponderExcluir
  40. Olá Daniel. Comprei o Melodyne instalei no PC_A e acidentalmente, dirigi a chave ilok para o mesmo Pc. Agora só consigo abrir o Melodyne no PC_A. Tem como transferir no ilok a licença do PC_A para o PC_B?

    ResponderExcluir