BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Verde

Como hoje é o dia do músico, resolvi colocar uma música online. Uma música simples. Tocada de forma simples. Com uma chuva simples.
Usei um Tascam DR-3 em estéreo, Pro Tools 10 e Ozone 3.

PS. Se você é músico, DJ ou faz música ocasionalmente , fique à vontade para fazer o download e colaborar.

Abração.

19 comentários:

  1. Caro Daniel Raizer,

    primeiramente parabéns pela iniciativa desse seu Bloger super eficiente!

    Rapaz, estou passando por um problema técnico com a M-Audio ProFire 610. Tenho um iMac 3.06 GHz Intel Core 2 Duo / Memória 4GB 1067 MHZ DDR3 ... Sistema Leopard 10.6.8. Não estou conseguindo instalar essa placa no meu sistema e os drivers disponíveis no site da M-Audio não funcionam ... eles indicam que o sistema operacional deveria ser 10.4 ou anteriores ... você poderia me ajudar nisso? Já tentei falar com o pessoal da M_AUdio no forum de lá e ainda não resolveram a minha situração. Será que eu deveria colocar meu sistema no Lion e testar os Drivers para Lion? Eu uso aqui o Live 7 (original) e Logic Studio original, tudo completo ...

    ResponderExcluir
  2. Oi Siqueira, Obrigado. Seu problema é simplesmente uma incompatibilidade de versão de driver. Vá no site da M-Audio e pegue o driver para ela, faz assim:
    1. Vá em www.m-audio.com
    2. Clica no link Drivers/updates
    3. Na tabela da esquerda escolha FireWire Series
    4. Na tabela do meio escolha ProFire 610
    5. Na tabela da direita escolha MAC OS 10.6.8 32 Bits ou 64Bits (dependo do que vc está usando.
    6. clique no link do driver (arquivo ProFire Series OSX 2.3.2.dmg
    7. faz o download e roda ele.
    8. Foi.

    Se não funcionar, troca o cabo Firewire ou verifique se a porta Firewire do mac ou da placa não estão queimadas. Não use a fonte de alimentação.

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Caro Daniel,

    primeiramente muito obrigado pela atenção!

    Vou tentar o procedimento do Cabo, pois já entrei no site da M-Audio e peguei os drivers de lá e nada aconteceu. Ontem resolvi testar a placa no iBook da minha esposa que tem o sistema 10.5 e rodou perfeito!

    Sinceramente eu não sei verificar esses detalhes da porta Firewire. Vou pesquisar sobre isso e depois te digo, ok?

    Um grande abraço,

    Marcus

    ResponderExcluir
  4. Caro Daniel,

    quando ligo no iMac o cabo Firewire aparece a luz azul indicando que há corrente elétrica, certo? Com este mesmo cabo, liguei no MacBook na minha esposa e, como já disse, tudo funcionou corretamente. Um detalhe interessante é que quando ligo a placa no MacBook rapidamente piscam duas luzes verdes (Clip), coisa que não ocorre aqui no iMac27.

    Realmente eu não sei configurar as portas de acesso Firewire, enfim.

    P.S.: Existe alguma forma simples para eu saber se estou com a porta Firewire queimada? Detalhe, estou usando um adaptador da Sonnet (FireWire 400-to-800).

    Lamento estar te importunando com tudo isso.

    Um abraço,

    Marcus

    ResponderExcluir
  5. Oi Siqueira, imagina, é um prazer.
    Tá complicado heim! A luz da 610 (azul) se ficar piscando significa que não está havendo conexão, tem que ficar acesa direto quando acende os leds clip no ibook é apenas o fluxo de sinal que passou pelo pré e acusou nível, pois não há rampa no circuito. Há uma certa incompatibilidade de iMac com drivers M-Audio mais evidente quando a placa de vídeo é ATI, mas como a sua é NVidia não deve ser isso. O adaptador pode ser o problema ou o cabo. Se funciona no ibook a porta firewire da placa está ok, precisa achar algum periférico firewire (tipo um HD) e ver se funciona no iMac, se não funciona é porque a porta tá ruim. Essas portas são cheias de onda para queimar por causa de hot swapping (conectar e desconectar as coisas ligadas). Pode ser que haja algum problema de software também. Se for possível formate a máquina e instale o snow de novo. atualize para o 10.6.8 v1.1 nesse link:

    http://support.apple.com/kb/DL1400

    Depois pega o driver da m-audio e tenta de novo.
    Me avisa o que aconteceu. Abs!

    ResponderExcluir
  6. Caro Daniel,

    hoje levei a placa 610 para um outro iMac 10.6.6 e tudo funcionou, ou seja, meu adaptador de firewire 800 para 400 está funcionando bem.

    Quando ligo aqui em casa a placa de som, a luz azul fica estável. A única coisa que não ocorre é com relação as outras luzes que normalmente piscam nos outro computadores que liguei. Luzes verdes que ficam bem ao lado do (CLIP) 1 e 2.

    Acho que a última coisa que terei que fazer para ter certeza de que meu computador está ok, será ligar um HD que tenha saída Firewire ... eu mesmo não tenho nenhum HD assim.

    De resto, fico me perguntando se não seria um BUG do sistema 10.8.8 e do Lion ... eu instalei o Lion em um partição do HD e lá também a coisa não rola.

    Enfim, preciso agora arrumar uma forma de testar essa porta Firewire.

    Um grande abraço e muito obrigado.

    Marcus

    ResponderExcluir
  7. Oi Siqueira,

    Então: Partição nem sempre é adequado para computadores que rodam áudio, mas se o sistema e a gravação é feita na mesma partição até fica melhor a performance. Bom, no Lion é o mesmo driver (2.6.2), teria que funcionar. Você tentou resetar a PRAM? Faz assim: Desliga o iMac, ligue-o e rapidamente mantenha pressionadas as teclas Command + Option + P + R até ouvir o segundo "Tcham". Outra coisa: Pode ser que o chipset da controladora Firewire desse mac seja incompatível com a M-Audio, deveria ser Texas, Lucent ou Agere. Se for outro pode ser isso também. Caso raro. Melhor jogar na mega-sena essa semana!

    ResponderExcluir
  8. caro Daniel,

    que novela essa a minha heim?

    Fiz o procedimento de resetar a PRAM e nada aconteceu.

    Depois desliguei o iMac e teclei command + S e verifiquei que a informação contida da FireWire é a seguinte:

    FireWire (OHCI) TI ID 823F Built-in now active, GUID d49a20fffebec58;Max Speed s800

    Enfim, não consigo saber qual é a marca desse chipset ...

    Acho que terei que levar o computador para uma autorizada!

    Você indica alguma? Moro em SP (capital) Perdizes.

    Um super abração,

    Marcus

    ResponderExcluir
  9. Olá Siqueira! Novela, comercial e tela quenta na sequência. O TI da descrição é Texas Instruments, deveria funcionar então, pois esse chipset é compatível. Agora só resta ver se a porta funciona mesmo. Não conheço nenhuma autorizada em SP para indicar. Você tentou usar a Profire ligada à tomada, pode ser que o fluxo de alimentação via buspower está sendo insuficiente. Uma hora a resposta aparece. Talvez seja tão simples que a gente vai dar umas risadas...Abs.

    ResponderExcluir
  10. Caro Daniel,

    Sem ligar a fonte, como já disse anteriormente, a luz azul do Power fica estável, a luz do Phanton Power quando ligo acende, quando plugo cabos P10 a luz verde acende quando coloco o dedo na ponta do plug ... enfim, liguei a placa agora na tomada e infelizmente nada aconteceu ... quarta-feira vou ligar um HD com saída para firewire 800 vamos se funciona.

    Já estou perdendo as esperanças em usar essa placa aqui.

    Um grande abraço e tenha uma ótima semana!

    Marcus

    ResponderExcluir
  11. Olá Daniel , tudo bem ? espero que sim, cara sou apaixonado por audio, produção musical, mixagem etc, estou começando no ramo, meu equipamento, é um simples Duocor, com placa de video geforce, 2 gigas de ram, 500hd, e a interface é audiophile 2496 da m-audio, comprei algumas video aulas de sonar,sound forge, plugin da waves, ja até faço algumas produções e mixagens, tendo como base o livro guia de mixagem, e algumas video aulas de internet, pretendo me especializar em Protools e Reason, inclusive tenho ja instalado no meu pc o ProTools 7 mpowred e o reason 5.
    Cara qual o procedimento para eu fazer um curso com vc???, outra pergunta, vc tem alguma video aula, do Reason disponivel para comprar, onde acho? valeu a atenção obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Oi Siqueira, que coisa heim...Vamos ver o ue dá com o HD. Abs.

    ResponderExcluir
  13. Oi R.O.D,

    Por enquanto não estou ministrando cursos, pois estou ultra ocupado com meu trabalho. Eu tenho duas videoaulas, uma do Reason e outra do Pro Tools que você pode encomendar no site da Quanta store : www.quanta.com.br. Fora isso tem o meu livro do Pro Tools que ajuda bastante também, você pode ir na página principal do meu blog e clicar na capa do livro que vai te mandar para os links para comprar. Bom caminho! Abs.

    ResponderExcluir
  14. Valeu a dica, então estou produzindo meu cd de hip hop, com um cara que foi seu aluno, o léo souza, put's, o cara é bom de mais, e ele me falou que aprendeu com vc, eu perguntei se vc estava ministrando porque gostaria de chegar de chegar aquele nivel, e pra tudo nessa vida existe um bom professor, irei sim correr atrás das suas video aulas, e comprar seu livro, agora, e se caso vc pensar em ministrar cursos eu estarei lá, vc é um grande espelho para mim. Só uma pergunta vc acha que eu irei consseguir bons resutados aprendendo atraves de video aulas? Qual o caminho para eu me profissionalizar e talves arrumar um trampo em algum studio, ser um fera na arte de produção e mixagem? Valeu Daniel pela atenção, valeu mesmo, fiquei muito feliz com o rapido retorno...Abraço

    ResponderExcluir
  15. Fala R.O.D, cara, vai fundo que não existe ninguém nem nada para te segurar. A vontade é a melhor aliada. Para virar profissional nesse nosso mundo o negócio é fuçar e estudar. Chega uma hora que fica natural. Par aprender a mixar legal eu sugiro que você dê uma olhada nos livros do Fábio Henriques, além de divertidos são cheios de boas informações. Nesse era de YouTube tem muita gente que esquece que os livros ainda são um dos melhores professores: portátil e disponível quando você quiser. Videoaula nada mais é do que um livro com imagem. Qualquer fonte de aprendizado é valida. Dica: teste tudo que aprender, para ver se na real acontece. Abs e boa estrada!

    ResponderExcluir
  16. bom dia amigo, venho através deste pedir uma luz, pois está ocorrendo um problemas com a placa firewire 610 que nunca tive desde 2010, quando adquiri a placa. estava mixando com ela normalmente até que começou a travar, a luz piscava com ela ligada no note. Até que resolvi desinstalar o driver, e agora, mesmo com a placa desconectada aparece um erro na instalação: M-audio profire driver 6.0.9 setup wizard ended prematurely because of an error. Your system has not been modified.... Reinstalei o netframework mas não adiantou.
    Teria alguma dica sobre o que está causando o problema?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, pelo jeito o seu driver está errado. Pegue a versão correta no site da M-Audio. Se não funcionar mesmo assim tente mudar o cabo. Pode ser que uma atualização de firmware interrompida tenha danificado a EPROM da sua interface. Se foi esse o caso entre em contato com a assistência técnica da Quanta para regravar a memória da sua interface. Abs.

      Excluir
  17. Oi, daniel. Tenho uma profire 610. Estava usando a interface normalmente, num dado momento, a luz do power piscou duas vezes e estabilizou. Desde entao, ela funciona no modo standalone, mas nao é reconhecida pelo pc. Já reinstalei os drivers e a placa. Teria alguma dica do que fazer?
    Abraços,
    Bruno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, esquisito, melhor levar ela em uma assistência técnica.

      Excluir