BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Rewire de Reason e Pro Tools

Olá, me perguntaram aqui no blog com que se faz Rewire do Reason com o Pro Tools. Achei melhor fazer um post para todo mundo. Abs.

Rewire é um cabeamento invisível entre o Pro Tools e o Reason. Os dois software ficam unidos e tocam em sincronismo. Com o áudio do Reason chegando no Pro Tools podemos processá-lo com seus plug-ins e também gravar o sinal.


A dica é fazer Rewire de áudio e de MIDI, veja como fazer:

Rewire de áudio:

1. Abra o Pro Tools.

2. Crie um canal Auxiliar estéreo para receber o som do Reason e em um slot de insert escolha a seguinte opção: Multichannel plug-in > Instrument > Reason. A tela do plug-in abre com a opção Mix L - Mix R (estas são as saídas 1 e 2 da Hardware interface do Reason. 

3. Abra o Reason caso ele não abra automaticamente. Pronto! O som do Reason sai pelo Pro Tools e ambos ficam sincronizados. Se você quiser mandar sinais de áudio individual para o Pro Tools conecte os periféricos na Hardware interface e abra quantos canais Auxiliares quiser no Pro Tools, daí em cada um abra o plug-in de rewire conforme descrito acima e escolha a entrada no seletor. Baba.


Obs: Se desejar que os diferente módulos do Reason enviem som individualmente para o Pro Tools, crie a quantidade necessária de canais Auxiliares (a mesma quantidade de módulos) e em cada canal crie um Plug-in de Rewire diferente sendo que cada um com um ajuste de canal diferente na caixa Rewire. (cada canal disponível reflete um canal da Hardware Interface do Reason. No Reason ligue os diferente módulos diretamente na Hardware Interface.



Rewire de MIDI:

1. Crie no Pro Tools a quantidade de canais MIDI que seja compatível com a quantidade de módulos presente no Rack do Reason.


2. Em cada canal MIDI, na caixa de seleção de saída, selecione o módulo do Reason que este canal MIDI irá controlar. Todos os módulos do Reason presentes no rack aparecem como opção na lista.

3. Arme o canal do MIDI e toque o módulo do Reason via ProTools. Grave o MIDI no Pro Tools.

Importante: Se o Reason estiver configurado para receber informação MIDI os módulos irão ser disparados simultaneamente pelo Pro Tools e pelo Reason também, duplicando a informação MIDI e criando um efeito tipo Chorus por conta das diferentes latências. Para evitar isso desabilite o recebimento de informações MIDI no Reason através de seu painel de controle.

28 comentários:

  1. Boa tarde Daniel!
    Estou com um problema aqui no meu protools 8 M-powered;estão sumindo auguns áudios das seções exemplo: abri uma musica hoje e os violões não estão carregando (eles sumiram da pasta áudio da seção"sozinho")isso esta acontecendo direto em todas as musicas,isso é um problema do meu pc?
    Grato!

    ResponderExcluir
  2. Olá Francisco, pode ser um monte de coisas. Se você estava usando um outro HD para gravar verifique se o HD está visível no sistema. Se você apagou os arquivos em outra sessão que os usavam, eles podem ter sido apagados em definitivo. Pode ser também que eles tenham sido movidos e o Pro Tools não está encontrando. Dificilmente é um problema de PC ou software. Abs.

    ResponderExcluir
  3. pow meu brother estou com algums problemas aqui tambem o meu reason mão aparece no pro tools porque ?
    estou usando a versão do reason 6.5 e o pro tools 10.3.0

    ResponderExcluir
  4. Olá EM Studio, ambas as versões que você têm são compatíveis umas com as outras, portanto se o Pro Tools não está vendo o Reason é porque algum fluxo de trabalho está equivocado. O Rewire não pode ser instalado a parte, ele simplesmente está lá. Abra o PT pimeiro, crie um canal de instrumento estéreo, em um slot de insert escolha Multichannel Plug-in > Instrument > Reason. Se o Reason não abrir automaticamente, abra-o manualmente. Na janela do Plug-in de Rewire do Reason escolha as entradas 1 e 2. No reason direcione todos os módulos para a hardware device. O som do Reason agora chega no canal de Instrumento do Pro Tools. É isso. Abs.

    ResponderExcluir
  5. Olá Daniel, ´não consigo gravar nada Rewire no meu PT HD10. Eu até consigo tirar som ponho p gravar mas o programa não registra nada que eu toco. POde me ajudar????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcio, você quer gravar MIDI no Pro Tools, no Reason ou quer gravar o áudio direto? Se for MIDI cada canal MIDI no Pro Tools tem que direcionar a saída MIDI para um periférico no reason via Rewire. Se for gravar no Reason, basta ligar o botão de gravação. Se você for gravar áudio no Pro Tools, faça uma mandada auxiliar da pista auxiliar onde chega o som do rewire para uma pista de áudio estéreo e grave o som nesta última. Abs.

      Excluir
    2. Minha dúvida e sobre gravar Com timbres do reason no pro tools. Obrigado pela ajuda agora já consigo registrar as ondas sonoras na pista do Pro tools. mas n consigo ouvir o que gravei.

      Excluir
  6. Oi Daniel, fui aluno do IATEC no curso de Pro Tools, onde seu livro foi a referência. Seguindo os passos que você mencionou aqui, eu consegui sincar o Reason com o Pro Tools, mas não consigo tirar som do controler. Fiz o mesmo processo através do Reaper, e deu certo. Você tem alguma pista do que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, como assim? você toca o controlador MIDI e não sai som? Lembre-se que é necessário fazer Rewire de MIDI além do Rewire de áudio. Se você habilitar o controlador no Reason você só consegue gravar MIDI no Reason e áudio no Pro Tools, por outro lado, se você habilitar uma pista de instrumento ou MIDI no Pro Tools e direcioná-lo para o Reason você consegue gravar MIDI no Pro Tools com o som do Reason vindo via Rewire em uma pista de áudio, é isso? Abs.

      Excluir
  7. olá! 1º vez aqui meu problema é o seguinte meu protools esta funcionando com mesa 01v96 como placa de audio o som do protools sai na boa mais o som não entra nele eu ponho p/ gravar ele grava o click dele mesmo,oque fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre, A 01V96 não é interface de áudio, como você está fazendo para mandar e receber sinal do Pro Tools por ela? Você deve estar usando alguma interface de áudio externa ou interna. Provavelmente é uma questão de cabeamento (ADAT ou analógico) ou roteamento de Setup I/O no Pro Tools. Abs.

      Excluir
  8. oi, daniel!
    estou usando o pro tools hd 10 com interface HDXOMNI no windows 7 e reason 7 - todos originais - inclusive windows - os softwares foram instalados recentemente - é uma máquina novíssima da HP.
    no entanto ao abrir o pro tools, o reason não aparece na lista de instruments- vc sabe por que ocorre isso e como corrigir?
    obrigado
    igor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor, Muito provavelmente você está com a versão 64Bits do Reason instalada e essa o Pro Tools não conseguirá enxergar. Instale a versão de 32Bits. Caso ainda persista o erro, procure o arquivo Rewire.dll que deve estar em C:/Program Files(x86)/Common Files/Propellerheads/Rewire e copie-o para a pasta C:/Windows/sysWOW64, reinicie. Assim deve resolver. Abs.

      Excluir
    2. OI, DANIEL! MUITO GRATO PELO ESCLARECIMENTO!
      outra coisa, vc já usou a mesa C24 com pro tools hd ligado a uma interface OMNI HDX? nao consigo de forma alguma usar as entradas de áudio da C24 - vc sabe se existe alguma forma específica? pois quem predomina no software são as entradas da omni ke se limitam só as 8

      abs

      Excluir
    3. Olá Igor, A C24 não é uma interface de áudio, portanto ela não poderá aparecer no Pro Tools. Pense na C24 como sendo duas coisas: uma superfície de controle e uma mesa de som analógica comum com entradas e saídas analógicas com controle simples de roteamento. O potencial da C24 (além de controlar o Pro Tools) está em prover pré-amplificação aos canais de linha das interfaces que não tem pré, como a HDIO, por exemplo. Toda a conectividade de áudio dela é analógica e deve ser feita através de cabos comuns. Abração.

      Excluir
  9. Olá Daniel, pode me tirar uma dúvida? Estou usando o reason 5 no pro tools 10 com um controlador m audio e interface m audio. A questão é que conecto o controlador via usb e não midi, na hora de gravar no usando o reason no protools o sinal chega até o pro tools, porém não é possivel gravar. tem a ver com o uso do usb e não midi? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaigo, No Pro Tools vá em Setup > MIDI > Input devices e ligue todas as portas por onde chega o sinal MIDI. Abração.

      Excluir
    2. Valeu Daniel,liquidou essa dúvida! Só continuo tendo problema na hora de gravar algum loop do reason no pro tools, no caso de eu não acionar as teclas do controlador, apenas disparar o loop, o pro tools recebe o audio mas não recebe o midi, o que pode ser?
      Muito obrigado e parabéns pelo blog! Abração

      Excluir
    3. Oi Thiago,

      Loops de áudio devem ser gravados em pistas de áudio e as informações MIDI em pistas de instrumento. Se você criar um plug-in do Reason em uma pista de áudio com esta recebendo o sinal direto do Reason é possível gravar o áudio de até 64 vias independentes no Pro Tools, dependendo do Pro Tools, obviamente. Abração.

      Excluir
  10. fala daniel blz
    fiz o rewire do reason mas quanto dou o play no reason o pro tools acusa um erro DAE 720 o q será q ta acontecendo?
    valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique, significa que não há espaço de processamento para o Reason, pois o Pro Tools está alocando tudo para ele. Vá no menu Playback Engine e no campo CPU Usage coloque 90% ou menos, para liberar um pouco para o Reason. Abs.

      Excluir
  11. Boa tarde, Daniel!
    meu nome é Samuel, tenho um problema no pro tools, tenho uma plaquinha simples so para me divertir em casa, que é a UCA222 da Behringer, consigo abrir o PT 10 hd e gravar tudo so não consigo ouvir o que eu gravo, ja fiz de tudo ate o pai nosso ja orei e nada, voce pode me da um auxilio?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel, UCA 222 e Pro Tools 10 HD, está estranho esse setup! Bom, se for o Pro Tools pirata pode ser esse o problema. Caso contrário vá no menu Setup > IO e clique na aba Output. Selecione todos os itens e clique em Delete Path e depois em OK. Clique o botão Default. Deve resolver. Abs.

      Excluir
  12. Fala Daniel...
    Tudo bem? Irmão, se o Reason não entrar em modo Slave é um mal sinal? No rack Hardware Interface o nome de minha placa e não a mensagem "Slave Mode". Tu poderia me ajudar? Queria usar ele com o Pro Tools e com o Live, mas em ambos nunca entra em Rewire. Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zeca, abra sempre a DAW principal para que ela seja a Master. Ao chama ro reason no insert do Pro Tools ele abre o programa automaticamente, no Live ele tem que ser aberto manualmente. Abs.

      Excluir
  13. Daniel, estou com um problema no pro tools.
    Os todos os pluguins instalados nao aparecem no insert apenas
    la em cima no audio suite.
    Tenho pluguins da waves e alguns instrumentos virtuais. pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso provavelmente foi instalada a extensão AudioSuite, lembre de instalar também as versões RTAS (até o 9) ou AAX (do 10 em diante). Abs.

      Excluir
  14. óla Daniel boa tarde,olha estou usando pro tools versão 10 mais estou com um probleminha aqui sera que vc pode me ajudar?olha gravo ou violão mais ai na hora de gravar outro não tem como esta atrasando muito,ja mexi em todas funções aqui tirei latencia mais nada adiantou.por favor vc pode me ajudar??obrigado.

    ResponderExcluir