BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Daniel na AVID

Mês passado estive em Boston (mais precisamente em Burlington) junto com meu colega de Quanta, o Renato, para um treinamento de certificação na Avid sobre armazenamento de mídia via rede para usuários de Pro Tools enquanto nevava do lado de fora.

Figura 1 - O prédio da AVID.

Figura 2 - O logo da AVID recebendo os gentis flocos de neve.

Esse curso foi sobre o ISIS 5000, um servidor de mídia (dados) focado nos usuários de Media Composer e Pro Tools.

Figura 3 - O pessoal do curso.

Oficialmente o ISIS 5000 traz o título de Ethernet-based Shared Storage Network, ou seja, armazenamento compartilhado baseado em ethernet e é o acrônimo de Infinitely Scalable Intelligent Storage, que, por sua vez significa Armazenamento Inteligente Infinitamente escalonável. Este curso que fizemos tem o esotérico nome UN425-ACSR-ISIS 5000, e certificou-nos para instalar, configurar e fazer troubleshooting de sistemas ISIS 5000 de qualquer magnitude.

O ISIS 5000 vem na forma de um gabinete (carinhosamente chamado de Engine), composto por 16 HDs de 1 ou 2 TB, mas podemos juntar até seis ISIS 5000, permitindo o acesso ao total máximo de 192TB (Tera Bytes) de espaço para dados. Tá bom para você?

Pense comigo: Imaginando que um arquivo de áudio de um minuto em 16Bits / 44kHz no formato .wav tem aproximadamente 10MB, percebemos que o ISIS 5000 em configuração total (6 unidades com HDs de 2TB) nos permite gravar 19 milhões e duzentos mil minutos, que são o mesmo que 320.000 horas ou 13.333 dias ou 444,4 meses ou 37 anos de forma contínua, sem parar, até que ao final desse período ele atinja o máximo de sua capacidade. KKKK!

Esse incrível equipamento é especialmente útil para substituir todos os sistemas de armazenamento local em empresas (armazenamento feito no próprio computador) e também todas aquelas rotinas complexas de gerenciamento de dados e de backup.

Figura 4 - O painel frontal do ISIS 5000.

No ISIS 5000 todos os dados podem ser acessados simultaneamente por diversos usuários (clientes) sejam eles baseados na plataforma Windows ou Macintosh e que estejam conectados via cabo de rede diretamente ao ISIS 5000, ou via switch, seja o cabo feito de cobre ou óptico (com conectividade de 1Gb/s (gigabit) ou 10Gb/s respectivamente). Sem um switch, o ISIS 5000 permite até nove clientes conectados ao sistema acessando dados simultaneamente, ao passo que com a inclusão de um switch pode-se ampliar este valor para até noventa clientes simultâneos.

No coração do ISIS 5000 pulsa um computador com duplo processador fluindo pelo Windows 2008 Storage Server com Service Pack 2. O sistema próprio de gerenciamento de todo o Engine atualmente está na versão 4 e é o mais seguro e robusto de todos até agora. O disco de sistema é protegido por redundância e espelhamento (RAID 1) e conta também com funcionalidade Hot Swap, ou seja, pode ser trocado fisicamente por outro sem a necessidade de se desligar ou parar o sistema. Os dados são protegidos por RAID 5, onde toda informação é dividida em blocos e escrita em cinco HD diferentes, sendo um deles o reserva (spare), dando ao conjunto uma incrível resiliência. Todos os HDs de armazenamento tem detecção automática de erro e falha e são autorreparáveis e autorreconstruíveis, se é que existem esses termos. Pense que eles são irmãos do Wolverine. Além disso, a fonte e também os ventiladores são redundantes, estando suas sombras prontas para entrar em cena na eventualidade de uma falha de seu par. Nada pára no ISIS 5000 e nunca se perde dados. Nunca! Caso um disco apresente defeito, toda a informação que foi prejudicada imediatamente é recuperada automaticamente um aviso aparece no painel de controle.

O ISIS 5000 é um equipamento muito valioso para empresas que trabalham com vídeo, justamente por permitir o armazenamento seguro e resiliente de dados em grande quantidade e também o fato deste permitir o fluxo rápido de dados com enorme largura de banda (bandwidth) entre o storage e o cliente, que pode chegar a ordem efetiva de até 1.8GB (gigabyte) por segundo, mas também é super indicado para empresas que trabalham com áudio, mesmo necessitarem de fluxo de dados bem mais modesto.

Como o ISIS 5000 é compatível com conectividade via fibra óptica os clientes que o acessam podem estar até 300m distantes, permitindo que instalações complexas se beneficiem do sistema sem complicações com cabeamento. Muito prático para estúdios onde há diversas salas técnicas aliadas a uma grande sala de gravação e outras salas menores e possivelmente outra dedicada à masterização. Neste cenário todos podem acessar o storage central simultanteamente com bandwidth garantido e total segurança de proteção de dados.

Figura 5 - O painel traseiro do ISIS 5000.

Para usar o ISIS 5000 em versão 4.0 com o Pro Tools é necessário utilizar a funcionalidade disk cache, portanto este sistema está indicado para usuários de Pro Tools HD, especialmente HDX, a partir da edição 10 ou àqueles na versão expandida com o Complete Production Toolkit 2. Ambos estes sistemas devem estar instalados no ambiente Windows 7 ou Mac OS X. 

Nesse formato de Pro Tools acima descrito, com o disk cache ativo os dados são armazenados na RAM e depois são comunicados diretamente com o ISIS 5000, ganhando-se performance. Para usuários de versões anteriores é necessário utilizar o sistema Push/Pull, onde os dados devem ser escritos localmente em cada máquina de cliente antes de passarem ao ISIS 5000, onde incorre um decréscimo na velocidade de comunicação.

Definitivamente o ISIS 5000 não é o seu HD externo corriqueiro, nem a sua intranet normal, é de longe a melhor e mais completa solução para armazenamento e sharing de dados para sistemas complexos que utilizam o Pro Tools, Media Composer ou outros softwares similares compatíveis e que pode salvar seu dia e todo seu trabalho no evento de uma pane geral; não do ISIS 5000 entretanto. 

Excetuando-se a instalação que é bem complexa, onde devem ser alocadas os grupos e workspaces de acesso dos usuários e os limites de banda para cada um deles, seu uso no dia-a- dia é muito simples, bastando idealmente uma “ronda” ao menos 2 vezes ao dia dentro do ISIS 5000, para garantir que haja espaço suficiente disponível para todos os clientes e verificar se houve algum problema que provavelmente foi corrigido automaticamente, tranquilo.

Como o ISIS 5000 tem uma probabilidade de falha incrivelmente reduzida e a perda irreparável de dados é praticamente nula, se você precisa de espaço, velocidade de acesso, segurança e rotinas simples de gerenciamento para seus dados esse é definitivamente o caminho a seguir.

Retificando: Pensando bem acho que o ISIS 5000 está mais com cara de uma companhia de seguros gerenciada por um técnico ultra competente de TI do que de uma despensa.

Figura 6 - Tentativa de armazenamento de mídia em sistema paralelo ao ISIS 5000.

Para os usuários domésticos e os de pequena proporção não cabe usar um ISIS 5000, pois neste outro mundo normalmente dados são gravados e lidos localmente e pronto. Ao mínimo, estes usuários costumam usar o mesmo disco do sistema (apesar de não ser oficialmente recomendado), mas atentam para que seja um de 7200RPM ou sólido (SSD), sem mencionarmos do fato de ter muito notebook com HD de 5400RPM sendo suficiente por aí. O ideal mesmo, todo mundo sabe, é ter um outro disco rígido além do utilizado pelo sistema, bem rápido e só para dados, seja interno ou externo, sendo que deste último tipo é mister serem de conectividade USB 2.0 ou superior para sistemas Windows ou Firewire para Mac OS X. Thunderbolt também é uma opção viável para Macs.

Figura 7 - HD externo Avastos SDX 400.

Em uma visão mais econômica, não há nada de errado em gravar sua sessão em um DVD, pendrive ou HD externo, desconectá-lo e levá-lo fisicamente e pessoalmente a outro estúdio ou sala e dizer para o outro técnico amigo: - Tá aqui a sessão, pode mixar agora! Nada errado também em enviá-la via e-mail ou FTP; zipada de preferênica. Todavia, mesmo sem o ISIS 5000, a partir do Pro Tools 10 é possível utilizar a funcionalidade disk cache (versões HD ou expandida com o CPT2) para fazer o direcionamento final dos dados à uma unidade de armazenamento coletiva que está na rede, mas dificilmente haverá controle de largura de banda, um bom protocolo de segurança e provavelmente nada ou ninguém irá garantir que seu áudio vai ficar ali direitinho.

Texto extraído em parte do original publicado na revista AM&T 255.

Nenhum comentário:

Postar um comentário