BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Como abrir a janela Playback Engine no Pro Tools, quando ele mesmo não abre.

Seu Pro Tools 10 não abre mais porque aquele driver esquisito ou aquela interface de áudio duvidosa que você instalou corrompeu tudo? 

Calma! tem um jeito legal de resolver isso!

Às vezes o Pro Tools não abre por conta de problemas com sua interface de áudio, muitas vezes relacionada ao driver, mas também pode não abrir porque o Buffer Size está ajustado em um valor não compatível e a mensagem de erro indica que a janela Playback Engine deve ser visitada para que se ajuste as suas configurações, mas como é possível acessar a janela Playback Engine nestas situações se ela fica esmaecida e a única opção é fechar o Pro Tools e o erro fica aparecendo toda vez que o Pro Tools abre? 

Fácil, faça assim:

1. Feche o Pro Tools.
2. Clique no ícone de Pro Tools para ele abrir.
3. Enquanto o Pro Tools vai carregando, exibindo aquela caixa com a barra de status, mantenha pressionada a tecla "N" do teclado do computador.
4. Quando o inicializador do Pro Tools chegar no estágio de carregamento da DAE (Digidesign Audio Engine) ele irá parar e abrirá a janela Playback Engine para você poder fazer ajustes!
5. Pronto! Ajuste o campo que está corrompendo a inicialização do Pro Tools trocando a interface de áudio ou seu driver na primeira caixa ou ajustando o Buffer Size para um valor válido na caixa H/W Buffer Size.
6. Pressione OK. Seu Pro Tools continua a inicialização e abre.

7. Seja feliz!


13 comentários:

  1. Oi Daniel tudo bem amigo?

    Um amigo me pediu pra ajuda lo com seu pro tools 11 original instalado com uma presonus 1818 no bendito windows ultimate, ele demora muito a responder na hora em que você manda gravar e manda parar de gravar, já troquei drive, reinstalei o PT fiz otimização da maquina um i7 2.66 6G de memória HD 1.5 T windows ultimate nada deu certo, instalei a 1818 no meu Mac funciona perfeitamente, liguei a digi no Windows deu o mesmo bug ... Você conhece alguma solução? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato, pode ser um monte de coisas: Primeiro verifique se o HD de seu amigo não está particionado. Depois, veja se o Pro Tools está instalado no C:. Pode ser driver antigo, melhor pegar o último do site do fabricante. Pode ser o Windfows também, desliga tudo: wireless, anti-vírus, atualização automática...Depois me conta. Abs.

      Excluir
  2. Anônimo13/1/15

    Olá Daniel, fui aconselhado por um amigo para instalar o Pro Tools 11 em meu PC pois de acordo com ele o programa pega gravação MIDI e transforma em outro formato, mas a situação é a seguinte, "arrasto" o playback gravado em midi, e dai pra frente não tenho idéia como fazer a gravação com microfone, e/ou como tipo, fazer a musica tocada em piano coverter em guitrarra, violão ou coisa parecida. Como faço isso, o amigo pode me dar uma dica, sou totalmente leigo no assunto, já utilizei o Audacity, mas o mesmo deixa muito ruido. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Anônimo13/1/15

    Ainda me desculpe se estou em canal errado de perguntas

    ResponderExcluir
  4. E como ajustar o buffer no Pro Tools SE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, esse ajuste deve ser feito no driver da interface de áudio. Abs.

      Excluir
  5. Olá Daniel,

    Às vezes o que acontece comigo de uma sessão que eu vinha trabalhando parar de abrir sem motivo algum. Desisto dela e quando tento reabri-la em um outro dia ela abre normalmente. Alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desconheço esse problema. Não aparece nenhum aviso de erro? Abs.

      Excluir
  6. Olá Daniel,

    Às vezes o que acontece comigo de uma sessão que eu vinha trabalhando parar de abrir sem motivo algum. Desisto dela e quando tento reabri-la em um outro dia ela abre normalmente. Alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desconheço esse problema. Não aparece nenhum aviso de erro? Abs.

      Excluir
  7. Oi daniel!
    Tentei clicar na tecla N porém nada abriu! Há alguma outra solução pra ele reconhecer minha placa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, segure a tecla N durante todo o processo de inicialização do Pro Tools. Se não funcionar desinstale sua placa e instale-a novamente. Abs.

      Excluir
  8. BOM DIA DANIEL. ESTOU COMUM PROBLEMA E ESPERO QUE POSSA ME AJUDAR. TENHO O PRO TOOLS 12.4 E FUNCIONA NORMALMENTE, O PROBLEMA É QUE NA CAIXA DO BUFFER SIZE APARECE APENAS 254 SAMPLES. NÃO APARECE NENHUMA OUTRA OPÇÃO PARA VOCÊ MUDAR. EU QUERIA MUDAR PARA 64 SAMPLES PARA QUE NÃO HAJA LATÊNCIA NA HORA DE GRAVAR MAIS NÃO APARECE NA CAIXA. VOCÊ PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir