BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Como Fazer Música com o Pro Tools 2a. Edição



Está pronta a nova edição do meu livro!

Compre agora o seu clicando aqui!

O "Como Fazer Música com o Pro Tools" evoluiu e ficou muito maior, pois são agora mais de 350 páginas, todas cheias de textos informativos, belas imagens, dicas, observações importantes, novas técnicas, tudo abrangendo desde os singelos Pro Tools Express e SE, assim como os Pro Tools LE e as versões plenas e HD da edições 8, 9 e 10. Há também espaço reservado somente para o novíssimo Pro Tools 11, além de muitas tabelas comparativas e extensas listas de comandos úteis. 

Quem estiver na Expomusic 2013 esse ano talvez consiga pegar um exemplar direto comigo no estande da Quanta ou no estande da Música & Tecnologia, minha editora. Quem não puder ir poderá comprar o livro diretamente da internet na loja da própria editora ou em outras especializadas nos próximos dias.

ERRATA: Na página 39 do livro consta uma informação que não procede mais devido ao avanço recente da tecnologia. Para saber mais clique aqui.

Quer uma palhinha? Que tal 4?



39 comentários:

  1. Boa noite Daniel, estou com um problema no meu pro tools m-powered quando eu gravo os arquivos de audio Esta sendo salvo em outro hd tipo a sessão ta salvo no disco d: e a guitarra que acabei de gravar fica salvo no c: como resolvo isso?

    ResponderExcluir
  2. Continuando: dai quando eu fui levar a sessão para outro Studio para mixar a guitarra e outros arquivos de áudio não ta no hd (na pasta de audio) foi assim que percebi que o pro tools está gerando uma pasta no C: com o nome de cada música como resolvo isso. Desde já muito obrigado. Francisco Beiriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, isso deve-se a funcionalidade Disk Allocation. Lá é possível determinar onde os arquivos serão gravados. Outra possibilidade é o momento no qual você está criando a sessão, crie ela no lugar onde você quer que os arquivos fiquem escritos, por exemplo no HD externo. Abs.

      Excluir
    2. É um prazer! Abs.

      Excluir
  3. Reserva um para mim! Ou coloca À venda na versão e-book!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando quiser! Logo a versão digital estará à venda. Obrigado.

      Excluir
  4. Comprei seu livro e gostei muito. Parabéns pela iniciativa. Tenho uma duvida: Meu Mac é um PowerPC G5 com Leopard e tenho uma M-Audio 2626, qual Pro Tools posso comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, obrigado! No seu atual setup não há mais Pro Tools disponíveis para venda, pois todos são incompatíveis com Power PC, entretanto, você pode ir até o M-Powered 8.0.1 rodando no Mac OS X 10.5.8. Abração.

      Excluir
  5. Olá, tenho um computador com Windows 8, qual Protools roda nele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hélio, recomendo usar o Pro Tools 11 pleno ou HD. Abração.

      Excluir
  6. Daniel, tudo bom meu velho. Meu presente de Natal acabou de chegar. hehehe. Parabéns pelo livro. Agora ta faltando seu autógrafo. Quem sabe na próxima AES. Forte abraço e boas festas. Sérgio Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sérgio! Provavelmente estarei na AES sim, podemos personalizar seu livro lá! Abração.

      Excluir
  7. Tenho um Pro Tools M-Powered 7.4 rodando num PowerPC com OS 10.5.8, com este setup posso usar a Command/8?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde,
    Parabéns pelo trabalho, foi muita sorte minha poder descobri-lo na net.
    Fiz a compra de seu livro 2ª ed. estou aguardando a entrega,
    Por gentileza, gostaria que me esclarecesse uma dúvida, se possível.
    Interface Roland mod. Studio Capture é compatível com alguma vs. de Pro tools? e por gentileza, tem alguma opnião sobre essa interface, ainda não comprei..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, obrigado. Provavelmente a Studio Capture vai funcionar com o Pro Tools 9, 10 ou 11, já que é comaptível com o protocolo ASIO e CoreAudio, entretanto não sei afirmar com certeza se ela consegue ajustar em seu driver o buffer em múltiplos de 32 (32, 64, 128, 256...) que é importantíssimo para o Pro Tools funcionar, mas acredito que sim. Só lendo o manual para ter certeza. Eu tenho amigos especialistas de produtos na Roland e todos eles me falam com sinceridade que essa interface é excelente, mas nunca testei ela pessoalmente, portanto não posso te dizer como ela é em comparação às que conheço. Abração.

      Excluir
  9. Ola Daniel, primeiramente parabenizo pelo Blog, leio sempre... Bem , queria saber se ainda tem exemplar do seu livro disponível pra venda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas, obrigado! Tenho o livro sim, ele custa R$70,00 mais o correio, que depende de onde você está. Me mande seu CEP pelo email para eu calcular o preço exato. Obrigado e Abração.

      Excluir
  10. Sensacional o Livro!
    Comprei e fiquei impressionado com a qualidade das informações. Tudo muito bem explicado.

    Parabéns e obrigado por ter feito um livro com esse cuidado todo!
    Era o que faltava pra eu dominar o programa.
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Rodrigo, foram muitos anos de uso, pesquisa e dedicação para produzir esse livro. Fico contente que você tenha gostado e esteja aproveitando. Abração!

      Excluir
  11. Ola Daniel, bom dia. Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo Blog, eu tenho aprendido muito com os seus conteúdos e explicações. Eu tenho a seguinte "dor de cabeça" rsrsr Estou com uma roland tri capture para pequenas gravações e instalei na minha máquina um pro tools 10 HD. Só que quando começo a rodar o programa imediatamente entra um ruido insuportável . Poderia me ajudar com essa questão amigo? Desde já lhe agradeço. Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, obrigado! Que tipo de ruído é esse? Estalos? Chiado? Feedback, tudo vai depender do tipo de ruído. Se for chiado provavelmente é a qualidade intrínseca da sua interface, se for estalos é buffersize muito baixo e se for feedback deve ser realimentação por uso equivocado do loopback. Abs.

      Excluir
  12. Recebi o seu livro que comprei na Musitec. Folhas soltando e em outros blocos excesso de cola colando alem da lombada. Cada conjunto guilhotinado de forma diferente dando um aspecto péssimo ao livro. Melhor você verificar isso pois é o oposto de sua obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nicanor, desculpe pelo transtorno, mas isso foge do meu controle. Envie um email para a Mônica da Musitec (monica@musitec.com.br) e peça a substituição. Já mandei um email para ela e ela já está sabendo. Abs.

      Excluir
    2. Ok Daniel. Caso resolvido, livro trocado. Muito obrigado.

      Excluir
  13. Olá Daniel,

    Estou interessado em montar um pequeno Home Studio para trabalhos solo, simples, no entanto com muita qualidade. Meu PC tem 6GB de RAM e é windows 8. Me interessei principalmente pelo Fast Track Duo que utiliza o Pro Tools Express, no entanto quero ouvir outras opniões, de talvez usar o Pro Tools pleno ou outra interface de áudio, pois tenho minhas dúvidas quanto a qualidade da Fast Track, tenho medo de ela digitalizar o som, e não desejo isso. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jediel, digitalizar o som todas vão, mas eu entendi, você não quer os artefatos da digitalização...Bom, o importante é gravar tudo em 24 Bits, nunca 16. A taxa de amostragem também é importante e quanto maior melhor, como por exemplo 88.2kHz. A qualidade do conversor também conta muito, portanto quanto melhor eles forem, melhor a conversão.A M-Audio é uma empresa que tem excelente qualidade de áudio por um custo muito acessível, portantos eus produtos são sempre muito atrativos. Obviamente existe coisa melhor, porém mais cara. Uma boa opção de um passo acima é a linha Scarlet da Focusrite e também a linha Apogee com pro Tools, as interfaces novas pretas como a Duo, que agora são compatíveis com Windows. Se optar pela Fast Track Duo não tem como errar. Abs.

      Excluir
  14. Olá Daniel,

    Obrigado por responder prontamente meu último questionamento. No entanto, surgiram novas dúvidas, seguinte: Estive pensando em comprar uma interface de áudio da marca Motu, e com ela vem incluso o software AudioDesk. Esse software é bem equipado ou não se compara com ProTools e outros semelhantes? O que mais pode me dizer a respeito desse software? Outra questão, as interfaces da Motu funcionam normalmente com o ProTools, ou ocorrem muitos problemas de compatibilidade?

    Atenciosamente,
    Jediel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Jediel, nunca usei esse software, mas me parece interessante e digo mais: O software é o que menos importa na verdade, pois quem dita a qualidade é mesmo os conversores e MOTU é uma excelente marca. Software é questão de gosto. Eu uso um monte deles Reason, Live, Pro Tools, Excel, hahaha. Eu tenho uma MOTU Track 16 e gosto muito dela. A partir do Pro Tools 9 qualquer fabricante de interfaces de áudio que tenha driver no formato ASIO (Windows) ou CoreAudio (Mac) passa a funcionar com ele, portanto escolha aquela que quiser e você não terá problemas. Atente apenas que o buffersize do driver da interface tem que ser múltiplo de 32 (64, 128, 256...), senão não funciona. Abs.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Daniel boa tarde,

    Eu não consigo comprar para ler no meu note? Tipo livraria da saraiva por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim, você pode comprar a versão e-book. baixe o aplicativo da Musitec e compre-o por lá. Abs.

      Excluir
  17. Daniel boa tarde!
    Gostaria de saber como adquirir seu livro e se os ensinamentos nele eu consigo usar o Pro Tools SE que tenho no meu PC.

    ResponderExcluir
  18. onde consigo comprar ,Como fazer musica no pro tools

    ResponderExcluir