BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Palestra Pro Tools 11

Aproveite bastante essa palestra sobre o Pro Tools 11. Você vai entender quais são os diferentes sistemas de Pro Tools e também conhecer as principais ferramentas novas de edição do Pro Tools 11. Abração!


6 comentários:

  1. Anônimo24/12/14

    Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lell, sempre presente! Abração.

      Excluir
  2. Vc é o cara!!! Muito bom! Pena os antigos protocolos de plugins ter sido extintos, pois fica caro pra burro atualizar... O som melhora com o processamento em 64 bits? Há, e é possível ligar por exemplo uma Apollo e uma HD I/O da Acid juntas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato, valeu! Pois é, tudo sempre muito caro e nós é que pagamos suado...Muito suado...
      Bom, o som não melhora em 64Bits, apenas a velocidade de processamento o Software e o fato de poder acomodar mais memória RAM limitado a 4GB em 32 Bits. Agora uma sessão em 24Bits tem melhor som que uma em 16, pois a margem dinâmica é maior e tem mais bits para representar cada amostra. E como uma foto maior, tem mais pixels, mais dpi, mais detalhes. O melhor é criar sessões com a maior taxa de amostragem possível com a maior profundidade da amostra possível, por exemplo: 32Bits em 192kHz e o Pro Tools em 64Bits. Em 32 Bits o headroom da sessão é praticamente infinito, ou seja: nunca haverá saturação dentro do mixbus interno do Pro Tools. Por isso que o medidor acende em amarelo e nunca em vermelho. O Bicho! Abs.

      Excluir
  3. Daniel prazer falar contigo. !
    Posso trabalhar no oposto rsrs ou seja, coletar o áudio pela versão 11, editar, gravar mid é tudo que puder na versão 11 e simultaneamente também gravar esse mesmo projeto na versão 10 caso tenha alguma coisa que não tenha disponível no 11 ? Terei perca em algo ? Posso mesclar o projeto salvando partes em versões diferentes conforme necessito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, igualmente. É muito gratificante conversar e trocar ideias...
      Então, Em termos de qualidade de som não vai haver diferença nenhuma, apenas na alocação de recursos na memória RAM, ou seja, o PT11 roda muito mais legal em 64Bits (PT11) do que em 32 Bits (PT10 e todos os anterores). Se você tem um plug-in que você realmente não tem como usar no 11 eu sugiro que você faça todo o trabalho no 10 ainda. Quando esse plug-in existir para a plataforma 11, migre para ela e esqueça a 10.
      Se esse plug-in não for existir para a versão 11, como os da Waves DSP, mude de plug-in. Agora se for um plug-in de masterização faça toda a sessão no PT 11, faça um bounce estéreo da sessão mixada, abra ela no 10 e masterize lá. Abração.

      Excluir