BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Curso de Pro Tools Aula 1 - Instalação

Bem-vindo ao meu curso de Pro Tools! Essa é a primeira aula! Qualquer dúvida pergunte nos comentários. Abs.

Nessa primeira aula você vai aprender a instalar o Pro Tools 12.
Parece simples, mas não é. Eu poderia simplesmente dizer para você baixar o aplicativo da sua conta da Avid e instalá-lo, mas assim não teria graça e você perderia os detalhes.

Como a versão corrente é a doze, vamos partir dela e ela está diferente da onze já na instalação, pois voltou a ser um arquivo só, tanto para quem vai usar a versão plena como a HD, sendo que apenas a ativação é que ativa as ferramentas intrínsecas de cada versão.

Mas, antes disso, o assunto tem que ser informática.
Seu computador tem que estar preparado para receber o Pro Tools 12, faça o checklist abaixo:

Máquina:
( ) Processador intel i5 (i7 para sistemas HD em MAC OS X ou Xeon para sistemas HD em Windows)
( ) 4Gb de memória RAM (8GB para sistemas HD)
( ) 15 GB de espaço em disco
( ) Porta USB
( ) Slot PCIe (para sistemas HD ou interfaces PCIe em Desktop)
( ) Porta Thunderbolt (para quem vai usar o sistema HD no notebook com um chassi qualificado)
( ) Conexão com a internet
( ) iLok  de segunda geração (modelo preto).

Marcou ao menos 6 incluindo as duas últimas? Ótimo, continue:

Sistema operacional:
( ) Windows 7 64Bits (Home Premium, Professional ou Ultimate) ou Windows 8 ou 8.1 (Standard ou Pro)
( ) MAC OS X 10.9.0 até 10.9.5 ou 10.10.0 até 10.10.2

Marcou uma das duas? Ótimo, continue:

Interface de áudio: (Marque uma opção.)
( ) Necessária, caso o sistema seja Windows.
( ) Não necessária, caso seja MAC OS X. Pode-se utilizar a built-in (interna).

Driver da interface de áudio: (Tente marcar a primeira.)
( ) A interface está instalada adequadamente através do último driver disponível do site do fabricante e ela é compatível com buffersize múltiplos de 32 (como o próprio 32, 64, 128, 256, 512 etc.)
( ) Vou usar o ASIO4ALL. Certeza? É por sua conta e risco.

Ok, você está pronto para o próximo passo, siga em frente.

Se é a primeira vez que você usa o Pro Tools você vai precisar ter uma conta em www.ilok.com, caso você ainda não tenha. Acesse o site e clique em Create Free Account. Preencha os dados com especial atenção ao campo User ID, esse é o seu nome de conta no ilok e é este que você vai fornecer à Avid para ela depositar a licença do Pro Tools, portanto preste bastante atenção.

Figura 1 - O formulário do iLok.com. Preste atenção no campo User ID.

Estando tudo certo no ilok.com você vai precisar acessar sua conta na Avid, ou criar uma para pedir o depósito da licença do Pro Tools 12 em sua conta do iLok. Se você comprou uma versão física você vai usar o cartão de ativação que veio junto com ela, se você comprou a versão download você receberá o código de ativação no seu email.

Entre no site www.avid.com/activation e faça login em sua conta ou crie uma nova. Clique em Avid Software Activation and Download e siga os passos da tela, lembre-se que você será solicitado à informar o seu código de ativação (do cartão ou do email) e também o seu User ID do ilok.

Figura 2 - A minha página pessoal da Avid recheda de NFRs.

Agora você vai ter que esperar alguns instantes até que a licença seja processada e enviada para a sua conta, geralmente uns 5 minutos. Enquanto isso visite a aba Downloads e faça download do arquivo de instalação do Pro Tools 12 do link Products not yet donweloaded.

De volta. Abra um browser, digite www.ilok.com e baixe o aplicativo de gerenciamento de ilok, o iLok Licence Manager, caso você ainda não o tenha. Da pasta de downloads rode-o, instale-o,  abra-o e faça login em sua conta via o aplicativo. Conecte seu ilok ao computador, um pop-up aparece perguntando se você quer adicionar o ilok à sua conta, clique sim, caso seja a primeira vez que você irá usar o ilok. Na lateral direita a licença do Pro tools deve estar aparecendo, simplesmente arraste-a para o ícone do seu ilok que está à esquerda. Só isso. Pode fechar o programa. Agora a licença está no ilok.

Figura 3 - O aplicativo de gerenciamento de licenças do ilok.

Pronto! Agora sim, vamos instalar o Pro Tools? Ainda não.

Atente que se você está com o Pro Tools 10.3.6 ou mais recente ele pode permanecer na máquina e você ficará com dois Pro Tools, o 10 e o 12. Entretanto se você estiver com o Pro Tools 11 ele será sobreescrito e vai virar o 12. Você pode decidir se vai apagar o Pro Tools antes de instalar o 12 ou instalar o 12 por cima, tanto faz.

Após o passo acima você está pronto para cometer a instalação. Se você está no MAC OS X rode o arquivo que você baixou da sua conta da Avid e siga os passos da tela.
Se você está no Windows você deverá ter privilégios de Administrador para instalar o Pro Tools e se o autorun estiver ativo um mini Browser aparece automaticamente, caso contrário, clique no arquivo Setup.exe que você baixou.

A instalação começa, parece que fica travada na etapa writing files, mas felizmente, termina. Tenha paciência, especialmente se seu HD não é SSD.

Figura 4 - A instalação do Pro Tools 12. Parece que não vai, mas vai.

Um belo ícone com semblante conhecido aparece na sua área de trabalho, caso ela seja Ruíndows ou na Dock, caso seja Apple. Ok, o ícone é igual ao do 11.


Um abração e até a próxima!

28 comentários:

  1. Daniel, boa noite. Tudo bem?
    Estou querendo instalar o Pro Tools 12 na minha máquina mas estou com dúvida quanto a compatibilidade do computador.

    Meu computador é um Mac Book Pro 9,2 2-Core i7, 2.9GHz 13", Mid 2012. Pela tabela de System Requirements da Pro Tools 12, não aparece exatamente esse modelo, mas sim o de 15" e ao invés de 9,2 é 9,1, ambos 2,9GHz, i7, Mid 2012. Aparecem outros Mid 2012, como Mac Book Pro 9,1 4-Core, i7, 2.6GHz. (inferior em relação ao GHz).

    Você conseguiria me ajudar com esta dúvida aqui no seu blog?

    Obrigado,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner, nem sempre os computadores todos aparecem na compatibilidade da Avid, mas sendo Mac, a chance de funcionar direito é muito grande. A diferença é que os modelos de 13 polegadas geralmente tem uma placa de vídeo menos robusta e isso pode deixá-los de fora da lista, mas funcionam tranquilamente. Abs.

      Excluir
  2. Daniel, onde configuro o monitor para escutar durante uma gravação no protools? Sem que precise desativar sempre o dispositivo de gravação dos canais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Henrique, Você precisa ajustar o primeiro a sua interface de áudio. Vá no menu Hardware e defina sua interface como entrada e saída. Depois em cada pista selecione a saída adequadamente. Abs.

      Excluir
  3. Olá Daniel tudo bem? Parabéns pelo seu trabalho.
    Gostaria de saber se é possível rodar duas máquinas simultaneamente com o pro tools sincado.
    Por exemplo para usar o sistema num show com o backup rodando ao mesmo tempo.
    Como faço isso? É possível fazer isso com duas versões diferente? Por ex. PT10 e PT11?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Frederico, sim, é possível. Você pode usar o Satellite link através de um simples cabo de rede, mas ambas as versões de Pro Tools tem que ser HD.
      Se vc quiser fazer o sync na unha utilize um gerador de timecode ou o próprio Pro Tools enviando e ouvindo o sync, mas como é backup você não precisa de sync, pode dar o rec manualmente em ambas as estações ao mesmo tempo splitando o sinal em dois analogicamente ou digitalmente. Abs.

      Excluir
  4. Ola Daniel eu gostaria de saber se baixando o pro tools 10,3,7 ele funciona com a mesma qualidade e com todos os plugins, e não vamos correr o risco de da pau na hora das gravações pesadas? muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim funciona do mesmo jeito. Abs.

      Excluir
  5. Ola Daniel eu gostaria de saber se baixando o pro tools 10,3,7 ele funciona com a mesma qualidade e com todos os plugins, e não vamos correr o risco de da pau na hora das gravações pesadas? muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim funciona do mesmo jeito. Abs.

      Excluir
  6. Olá Daniel, tenho instalado o PT 10.3.7
    Para instalar o 12 tenho que desinstalar ou posso instalar por cima ?
    Um abaço !

    ResponderExcluir
  7. Olá, Daniel! Tudo bem? Tenho o OS X 10.11.6. Pelo que vi, tenho que fazer downgrade para uma versão anterior para que o Pro Tools funcione estável. É isso mesmo?
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Ola Daniel
    Gostaria de saber se devo criar uma pasta especifica para a instalação do PT ou devo deixar o instalador escolher o local de instalação? E os plugins, crio uma pasta especifica para eles?
    Obrigdo. Abs
    Sergio

    ResponderExcluir
  9. SOS Daniel tinha em meu pc pt10 cracker por dar muitos bugs adquirir mp9 original de um amigo e até agora está rodando legal tem como as sessões com o processamento do pt10 rodar no mp9

    ResponderExcluir
  10. os atalhos do meu pro tools 12 nao estao funcionando!!! Quando pressiono as teclas de zoom e outros atalhos, não funciona.
    o que pode ser? Me ajuda aí. Uso o windows 10 pro.

    ResponderExcluir
  11. Preciso do C[odigo de ativacao do iLok para poder abrir o programa.
    Tem algum disponivel na Net? Se recebe por email? nao encontrei ainda. Alguem tem? Obgggg...

    ResponderExcluir
  12. eu uso Windows 10, só que não consigo escutar o som quando reproduzo no pro tools as faixas. O que faço ?

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Daniel!Estou com um problema...tenho a licensa do pro tools 10,11,12 ,tenho nesse momento o 10 e 12 instalados ,mas queria voltar p o 11,o 12 sinto q pesa a maquina(um mac Mini 2011 8 GB memoria) .Desinstalo o pro tools 12 arrastando e jogando fora mao instalar o 11 chegam uma série de mensagens dizendo q o pro tools 11 HD precisa de licensa...nao tenho nada HD ...como faço pra tirar esse 12 e instalar novamente o 11?Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Daniel ! Eu estava com problemas no PT 11 que não queria abrir de uma hora pra outra,agora que resolvi baixando e instalando uma atualização do Ilok, o PT 10 não quis mais abrir normalmente, primeiro deu um conflito de hardware,eu uso e digi 002, e uso as vezes a 2626 m audio, vi que depois que eu abri o PT 11 com a 2626 pro Fire, quando retornei pro PT 10, deu uma mensagem de erro.E não reconheceu mais a digi 002. Estou reinstalando o PT 10, mais queria saber o porque disso ? Obrigado !

    ResponderExcluir
  15. Só para complementar = Está dando "Error 1308" quando vou reinstalar !

    ResponderExcluir
  16. Como sempre seus posts são foda!!!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia !
    Consigo gerar o áudio do timecode no pro tools ?

    ResponderExcluir
  18. Bom dia !
    Consigo gerar o áudio do timecode no pro tools ?

    ResponderExcluir
  19. Boa Noite Daniel, cara estou com um problema aqui, instalei minha mbox pro factory da digi só que ela só funciona como placa de som, os botões de volume etc não está reconhecido pelo PC, detalhe que já utilizei o pro tools nesse pc já gravei inúmeras vezes mas agora após uma formatação não está reconhecendo, nem o dispositivo de gravação aparece instalado. Você tem ideia do que pode ser?
    Valeu

    ResponderExcluir
  20. Bom dia amigo.
    Gostaria de saber: Minha maquina onde esta instalado o Protools 12.8.3 original com chave de ilok, esta com defeito. Posso instalar em outra maquina esse mesmo protools? eu tentei e não consegui, ele so recohece o IP da primeira maquina que foi instalada. Att agradeço e aguardo.

    ResponderExcluir