BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Como fazer mandadas auxiliares de efeito no Pro Tools

Aqui vai um passo-a-passo de Pro Tools...
Em vez de colocar um monte de plug-in nos canais do Pro Tools, economize um pouco de CPU usando o recurso de mandadas auxiliares. É só pensar em uma mesa analógico que fica fácil.

Com exceção dos canais MIDI e Master todos os outros possuem mandadas auxiliares. Os campos de mandadas ficam abaixo dos seletores de plug-ins. É possível fazer 10 mandadas diferentes por canal. 
  
1. Crie um canal auxiliar estéreo e coloque o input como Bus 1 e 2 (essa opção reflete o que foi configurado na janela I/O do Menu Setup. 

2. No primeiro slot de mandada de um canal de áudio escolha a opção Bus 1 e 2 (lembre-se que este nome exprime a configuração presente na opção I/O do menu Setup). 
Ao criar esta mandada automaticamente abre a caixa com o fader da mandada.     

3. Aumente então, nesta caixa, a quantidade de sinal que será enviada para a mandada auxiliar. 

4. Coloque um efeito no canal auxiliar, usando o campo Insert e escolhendo um plug-in.

Agora você terá o som direto do seu canal e também o som da mandada com efeito.

5. Roteie a quantidade de canais que desejar para este mesmo canal auxiliar. 

É possível visualizar o fader da mandada auxiliar diretamente no canal onde ela está inserida, basta ir ao menu View > Sendas A-E ou Sends F-J e escolher uma opção diferente de Assignments. 



Dica: Lembre de colocar os ajustes de wet/dry dos plug-ins insertados em canais de mandadas auxiliares totalmente em wet, para que passe somente o sinal processado.

Um comentário:

  1. Anônimo4/6/11

    Daniel, boa noite!
    Estou aprendendo a executar os comandos básicos do Pro Tools M-Powered 8 há uns 10 meses e já aprendi bastante coisa, mas tem uma que não consegui ainda. É possível você fazer o favor de me dar uma instrução sobre como inserir o som do BOOM no track do pro tools? A vídeo aula que tenho sua não mostra este detalhe. Sou compositor e preciso muito aprender esse recurso.
    Grato, Hudim Hudson.

    ResponderExcluir