BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Segredinho do Boom no Pro Tools

Uma vez eu fui mexer no parafuso do Subtractor do Reason e notei que dava para tirar ele fora. Fiquei surpreso com a dedicação dos programadores que, assim como na Pixar, criam coisas para encher linguiça, mas que são super legais.

Daí, hoje resolvi mexer no parafuso do Boom e não é que acontece deste mudar o timbre!!! Experimente você mesmo. Abra o Pro Tools, crie um canal de instrumento para o Boom e inserte-o lá, depois clique o play para ouvir um groove ou vá tocando uma nota no teclado controlador e movimente o parafuso do canal da peça (que fica logo acima do nome) para cima e para baixo, dependendo do som a mudança é drástica. Mais um recurso para manipular o som ainda mais no PT. Essa não tem no manual!
Good tweeking!

6 comentários:

  1. Oi Daniel. noutro dia você comentou no meu blog (blog do Peco) sobre um local para aquirir peixe em Campinas. Nunca tive problemas com os peixes vendidos no Pão de Açucar do Cambui, na peixaria Dom Alvares e na peixaria do Rodrigo (Combate) no Mercadão. Também gostei do seu blog. Acho que todos que tenham apetidão para qualquer coisa, devia ter um blog público. Abraços. Peco

    ResponderExcluir
  2. Oi Peco,

    legal! Vamos combinar de fazer um sushi um dia desses...ou quem sabe um lomi lomi, ou um risoto, ou uma moqueca, ou um arroz de cuxá...

    ResponderExcluir
  3. Mauri28/1/11

    Daniel, atravé de uma busca no google pelo nome de Sheila Sanches, cheguei no seu site. Por acaso essa Sheila é a mesma que cantou ou canta em um grupo chamado "Samba de Varanda". Se sim, sabe onde em que grupo ela está atualmente? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá, sim, deve ser ela mesma. Você pode perguntar a ela através desse contato:

    sheilaasanches@hotmail.com


    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Daniel... Acompanho sua coluna na AM&T, há alguns anos, além de ter a sua publicação: "Como fazer música com o PT". Tenho um problema com o Instrumento Boom, pois ele não toca automaticamente quando dou play na sessão... ele tem algumas funções automatizáveis, mas essa não encontrei e é realmente complicado para fazer o bouce... teria alguma dica para resolver esse problema? Grato pela atenção, Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, Veja essas dicas:

      Para utilizar o Boom há duas maneiras principais: Escrevendo grooves em sua própria matriz (ao lado esquerdo superior do painel e logo abaixo de seu nome) que podem ser alternados através de comandos MIDI formando a tipologia clássica das baterias eletrônicas ou tocando seus samples diretamente através de comandos MIDI, tipo um instrumento virtual com cara de Sampler.

      Comece selecionando um Kit escolhendo uma opção na caixa Drum Kit. Se desejar mudar algum sample clique sobre a caixa que reside em cima do nome e escolha outro estilo da lista.

      Mantenha o botão Edit mode em Pat Sel (Pattern Select), dessa forma os 16 botões podem ser utilizados para disparar diferentes patterns que foram criados na matriz.

      Use um teclado MIDI para gravar notas ou escreva notas (clipes MIDI) na pista de instrumento onde está o Boom insertado. Baseie-se na seguinte orientação: A tecla C3 (Dó central) corresponde ao primeiro disparo de pattern e ao pressioná-la o Boom dispara o primeiro groove programado em seu Matrix, e assim sucessivamente até alcançar a 16a. nota, que é a D#4 (Ré 4 sustenido).

      Na área da matriz é possível visualizar todas as informações de notas que cada instrumento carregado irá tocar em um Pattern. Se o primeiro LED estiver aceso no channel strip Kick, por exemplo, este sample irá soar no primeiro beat do compasso (que por default está configurado para 16 beats), caso contrário, se estiver apagado ficará em pausa. Para programá-lo é super simples: basta clicar nos LEDs até que fiquem na intensidade desejada, são 4 cliques disponíveis para o mesmo LED. O primeiro acende o LED com intensidade máxima, o som sairá da foram mais alta, novos cliques irão abaixar o volume até apagar, são 2 variações até apagar completamente, configurando os 4 estágios.

      Se desejar não usar Patterns e apenas tocar os samples utilize o teclado MIDI na região de notas C1 até D#2. Neste ímpeto grave normalmente via MIDI.

      Cada sample pode ser ajustado clicando-se no nome do channel strip e movimentando os knobs para alterar parâmetros, como o Decay, Tune e Level, assim como o Pan, que controla o panorama.

      Abração.

      Excluir