BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Com relação ao assunto Computer Music, grande parte do conteúdo está nos comentários dos posts. Há muita informação legal alí. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

INFO: Teoricamente eu consigo responder todas as perguntas dentro da mesma semana, mas se estiver demorando um pouco mais para eu responder a sua basta ter um pouco de paciência, pois sempre respondo à todas as perguntas.

PEDIDO IMPORTANTE: Pessoal, por favor não comente inserindo links para produtos piratas, portanto comentários assim serão removidos. Esse blog é sério e têm os intuitos de ajudar pessoas com dúvidas e de trocar experiências de forma positiva, valeu!

Computador para Pro Tools em Windows

Muita gente me pergunta qual computador comprar para rodar o Pro Tools em Windows então eu resolvi fazer esse mini post que tem validade de 40 minutos, pois em se tratando de Windows e Pro Tools tudo pode mudar num piscar de olhos...

Sendo menos dramático agora e já aproveitando para dizer que é de sua inteira responsabilidade escolher essa plataforma e que eu não represento nenhuma marca, sigo dizendo:

Os computadores oficialmente homologados até o presente momento para rodar o PT 9 são os seguintes:

HP Z800 
HP Z400
HP Z200
Dell Precision T7500
Dell Precision T5500
Dell Precision T3500
HP xw8600 
HP xw4600 

Agora se você quer montar um computador baseie-se nas configurações dos computadores acima e siga estas dicas abaixo:

Windows:
Windows 7 Home Premium, Professional, ou Ultimate (32 ou 64-bit) com Windows 7 e mais o Service Pack 1

Placa mãe:
Placa mãe com processador intel e chipset intel
Placa mãe com processador AMD e chipset NVIDIA ou VIA

Placa de vídeo:
NVIDIA Quadro FX 4800 1.5GB PCIe video board
NVIDIA Quadro FX 3800 1.5GB PCIe video board
NVIDIA Quadro FX 1800 768MB PCIe video board
NVIDIA Quadro FX 580 512MB PCIe video board
NVIDIA Quadro NVS 290 256MB PCIe video board
Não use nenhuma outra que não seja NVIDIA.

HD Interno:
SATA 7200RPM com seek time inferior a 9ms

HD Externo:
(Obs: Não use HD firewire, pois não são compatíveis)
USB2.0 7200RPM com seek time inferior a 9ms, de preferência da marca Avastor.

Chipset da controladora firewire:
Lucent, Agere ou Texas


Desinstale o Internet Explorer, ou melhor: esqueça a internet no computador.
Anti-vírus? Jamais chegue perto do instalador.

Você acha mais informações no meu próprio blog, clique aqui.
A página oficial da Avid sobre compatibilidade de computadores rodando Windows está aqui.

Importante: Está cansado de toda essa conversa? Clique aqui para ver o melhor site do mundo.

92 comentários:

  1. ola meu caro daniel , meu velho eu uso o protools 8.05 e tenho alguns pacotes de plugins como waves,etc.. mas se instalado todos eles iniciam juntamente com o protools isso decorre um certo tempo pra que o protools se abra, não existe uma forma de instalar os plugins e abri-los somente quando eu necessitar ?? assim o protools abriria sozinho e os plugins ficariam quietinhos la esperando a hora que eu chama-los ahahahaha , valeu aquele abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel,
    Muito boa a abordagem sobre os micros, (já Salvei) mas não vi vc falar ainda de cabos no blog, eles não são uma peça importantíssima no caminho do som? Acho que nada adianta ter bons equipos e não ter bons cabos. Como avaliar a marca/modelo para ligar o setup e os instrumentos na hora de gravar e não perder qualidade?

    ResponderExcluir
  3. Olá Aldo,

    Nunca ouvi falar disso. Creio que o único jeito é arrastando os plug-ins que você não quer da pasta Digidesign / Plug-ins para a pasta Digidesign / Plug-ins (Unused), mas daí o plug-in não vai nem aparecer como opção no PT. Para eles voltarem a estar disponíveis basta arrastá-los de volta. Abs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Renato,
    Valeu!
    Boa, ainda não falei de cabos mesmo, eles são realmente importantes, tanto quanto os conectores. Para microfone eu gosto de usar cabos blindados com folha, em vez de malha. São mais sensíveis quanto à dobra, mas são melhores. Outra dica é ver se o cabo tem um condutor com cobre de alta pureza e encapsulado à vácuo. A sigla OFC (Oxygen Free Copper - Cobre sem oxigênio) pode ser um norte, mas há controvérsias... Outra coisa, quanto menor a impedância do cabo melhor. Já tive cabos grossos que mudavam o som do instrumento de uma forma terrível. O tamanho do cabo também é importante e a regra é: Quanto menor melhor. Se precisar de cabo grande use conexões balanceadas. Uma vez ouvi dizer que alguns cabos com comprimentos esquisitos captem rádio, funcionando como antenas, pois acabam sendo subdivisões dos tamanhos de onda do broadcast e que se este for o caso basta cortar um pedaço fora e testar, até parar o problema. Dica final: Vai no preço, cabo bom não custa barato. Aproveite e compre o melhor conector que puder também. Abração.

    ResponderExcluir
  5. Olá Daniel, é sempre um prazer para mim poder tirar minhas dúvidas com você. Acho você sem dúvida o melhor do Brasil. Não é atoa que você é o especialista de produtos Sênior da Quanta. Elogios a parte, rsrsrs, vamos a dúvida da vez. Trabalho com Pro tools desde o 5, hoje estou usando o 8 em seu último updade(8.0.5) que é compatível com o Windows 7 64 bits. Minha dúvida é a seguinte: O Pro tools é compatível com o Win 7 64bits, porém roda em 32 bits. Então seu eu colocar 28gb de ram ele vai usar os 28 gb de ram ou os 3.5gb que é o limite para os sistemas 32bits (como no xp 32bits)?
    De novo parabens!!!
    Muito obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  6. Olá Marlon, obrigado pelas palavras, mas um tanto quanto exageradas. Estamos cheios de profissionais qualificados no mercado. O Pro Tools 8.0.5 é compatível somente com o Windwos 7 Ultimate, Professional e Home Premium, entretanto o PT não vai conseguir utilizar mais RAM para seu próprio processamento, pois é um aplicativo ainda nativo em 32Bits e ficará limitado a este. O novo Pro Tools 10 tem o Disk Cache que pode utilizar mais do que 4 GB de RAM par alocar oa arquivos da sessão para dar Playback ou gravar de discos lentos, como um Pendrive, mas continua sendo 32Bits também. Agora, muito provavelmente a próxima edição de Pro Tools, o 11, ou algum outro, será totalmente 64Bits, daí o software poderá usar mais memória., mas isso deve ser lá para setembro de 2012. Abs.

    ResponderExcluir
  7. Olá Daniel,blz? Aqui é o Gêis do Alpha Stúdio. Primeiro quero parabeniza-lo pelo Blog, muito bom mesmo. Aqui,lhe mandei uma menságem no seu e-mail que tá no blog,a bastante dias e até hoje não tive retorno. Mandei lá pq se tratava de algo mais reservado. Tenho algumas dúvidas para postar no seu blog,más gostaria que vc olhasse o e-mail lá ok? Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Gêis, obrigado. Suas palavras são um incentivo. Cara, Não chegou nada não e nem no spam. Manda no danielraizer@hotmail.com. Abração!

    ResponderExcluir
  9. Olá Daniel, o Pro Tools aceita configuração de HD em RAID 0 por exemplo. Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Olá Marlon, muita gente usa o PT em Raid mas é um esquema complicado de gerenciar. O Raid 0 é a somatória de dois discos idênticos, que vai aumentar a performance, pois usa-se o fluxo dos dois discos para aumentar a velocidade de leitura e gravação, mas não é oficialmente garantido a ter performance pela AVID, apesar de ser suportado oficialmente pelas versões 9 e 10. O Raid 1, que é o espelhamento de discos é mais seguro, pois se um disco falha a informação está contida no outro. Bem mais seguro que o Raid 0, pois se um deles falhar, perde-se tudo. O melhor de todos é o Raid 5 que usa 3 discos rígidos, dois para aumentar a performance e outro para espelhamento, mas é o esquema mais complicado de gerenciar. Com o Pro tools 10 e o esquema de disk cache na memória RAM (e até via rede gigabit) acho desnecessário investir nestes sistemas complicados, pois pode haver mais problemas de incompatibilidade do que ganho de performance. Se você quer mais velocidade no tráfego de dados eu sugiro até 4 discos rígidos internos de 10.000RPM com no máximo 8 pistas alocadas para cada um no Disc Allocation ou um SSD bacana, apesar desse último não ser suportado oficialmente. Outra opção é investir no PT HDX 10 ou no pacote Complete Production Toolkit 2 que vão lhe dar o disk cache na memória RAM. Todavia não se esqueça de fazer o bom e velho Backup via "Save copy in" no HD e depois eternamente em DVD, pois os HDs ninguém sabe quando vão durar. Abs.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Daniel!
    to com um problema na minha maquina e não sei resolver,ontem eu começar uma gravação quando liguei o baixo estava dando um estalo,eu achei que fosse meu pré e o desliguei mas continuou dando o mesmo estalo,achei que era virus então formatei a maquina quando instalei tudo novamente ti a infeliz surpresa de ver que nada mudou e continuou com problema...que posso fazer pra acabar com isso?
    ah a configuração da minha maquina é:
    Intel Pentium Dual core E2160 1.80Hz 4 Gb memoria 1 Hd 500 Gb (sistema) e 2 Hd 150Gb Backup.
    bom fico no aguardo.

    FELIZ ANO NOVO...

    ResponderExcluir
  12. Oi Francisco, estalos são frequentes e tem muitas causas. Os dois principais motivos são: Buffer muito baixo, para aumentá-lo vá em Playback Engine e aumente-o. Outro problema comum é sincronismo de clock. Se seu Pré for do tipo ADAT e estiver conectado via cabo óptico é necessário sincronizar o clock dele com a sua interface de áudio, Para isso coloque seu pré como master e sua interface de áudio com slave, escutando o clock através da porta ADAT. Outros problemas menos comuns são incompatibilidade com a placa de vídeo. Esta deve ser do tipo dedicada e estar longe da placa interna, caso sua interface seja PCI.
    Outro problema é a incompatibilidade do processador com o Chipset. No seu caso seu processador é intel, portanto o chipset deve ser intel também. Outro ponto a considerar é o chipset da controladora firewire, este deve ser Texas, Lucent ou Agere. Por fim, se o seu pré for valvulado, por ser que a válvula esteja com problemas ou mal encaixada. Tira a válvula e ponha ela novamente. Deixe o pré esquentando pelo menos meia hora e veja se melhora. Se não funcionar veja se a válvula tem uma poeira branca, prateada ou preta dentro, caso tenha está indo para o saco. Olhe o fusível do pré também, se tiver com as beiradas queimadas significa que a válvula está quebrando. Pode ocorrer também do seu sistema estar junto em um quadro de força onde está uma geladeira, chuveiro ou outros utensílios com motor e/ou amperagem alta, quando ligam pode causar estalos na linha elétrica o melhor é ter uma derivação elétrica exclusiva para seus equipamentos e sempre com aterramento real via haste de cobre. Para verificar o terra tem um teste simples: fique descalço e passe o dedo levemente sobre uma superfície metálica do seu setup, tipo o gabinete do computador, se você sentir um choquinho é sinal de falta de aterramento.

    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  13. Oi Daniel,
    Estou disposto a gastar aquela grana no sistema native. Dá pra rodar o pro tools HD 9/10 no Macbook Pro? Se não qual a configuração ideal?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato, dá sim, mas tem que ser o MacBook Pro de 17 polegadas, pois ele tem a porta Expresscard onde você vai inserir o adaptador PCIe para a placa Native. Tá saindo aí o chassi de expansão com thunderbolt, também da Magma, mas eu acho que ainda não tá disponível, daí qualquer mac com porta thunderbolt rolaria sussa. Agora o seguinte: Se você não vai usar DSP, porque você não vai de apogge Symphony de uma vez? Saiu um adaptador thunderbolt para ela. É uma boa opção e o som é matador. Abs.

      Excluir
    2. Oi Daniel tudo bem, estou olhando o Mac pra comprar e um vendedor da loja Apple falou que o Imac me servia pois tem a entrada thanderbolt , ele serve mesmo ? Se for qual a configuração mínima pra rodar o PT HD 10 + Native? O interessante e que ele e bem mais barato que o macbook ele me disse que com essas especificações daria olha só: imac tela 21.5/ 2.5 GHZ Quad-core intel core i5 memoria 4GB HD 6750M 512 MB por R$ 3.999,00 ou imac 21.5 2.7 GHZ Quad-core i5 / 4GB / 1TB HD/ 512MB 6770M por R$ 5.999 os dois com opção de expansão de memoria por 249,00 cada memoria de 2GB. Eles atendem usando o chassi magma? O mais barato atende mesmo? Obrigado.

      Excluir
    3. Oi Renato, pelo site da Avid ele ainda não é oficialmente qualificado, mas deve ser porque o chassi da Magma ainda não é e portanto só há opção de conectividade direta via PCIe ou Express Card. Acredito que deve funcionar sim, mas na dúvida é melhor esperar. Esse é o link para verificar compatibilidade:

      http://avid.custkb.com/avid/app/selfservice/search.jsp?DocId=422319

      Abração.

      Excluir
  14. Oi Daniel tudo bem?
    Como faço pra calcular o valor do metro X projeto da qual vc falou? Ex: A fachada da minha casa tem 12mt qual seria o valor do projeto para reforma da mesma?
    vc faz projeto para sala de estúdio? Como funciona e quanto custa?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Oi Renato, o custo do projeto de arquitetura é R$30,00 por metro quadrado (planta), por exemplo: se você vai reformar uma sala que tem 3m x 4m vão ser 12 metros quadrados, vezes R$30 fica R$360,00. Entrego planta com medida, layout de elétrica e iluminação (não é projeto, é só layout) e mais perspectiva 3D. O projeto do estúdio tem que combinar à parte, pois depende do que vai ser. Abs.

    ResponderExcluir
  16. Oi Daniel to aqui de novo... Esqueci de perguntar, você já usou ou usa o Reverb Altiverb? Como faço pra ativar os IRs dele? Formatei o pc, e agora não consigo ativar os IRs de jeito nenhuma. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato, já usei sim. Você precisa instalar de novo os IRs. Daí, não me lembro direito, mas se não achar automático deve ter um jeito de achar a pasta onde os IRs foram instalados manualmente. Abs.

      Excluir
    2. Daniel obrigado mesmo, devagar vou montando meu set e com a graça de Deus vai ficar bem legal,vou esperar pra ver se o Imac vai servir, pois é bem mais em conta, o foda é ver preços no Ebay e depois comprar aqui no Brasil da vontade de chorar!!!! Há só não entendo é o site da Avid (diga-se de passagem horrível)eles não respondem Email nenhum que a gente manda. Valeu

      Excluir
    3. Belê. Qualqiuer coisa só teclar. Abs.

      Excluir
  17. Olá Caro Daniel! Comecei a acompanhar sua coluna na AMT e virei seu fã Cara!
    Estou montando um maquina, e gostaria de lhe perguntar o que você aconselha á um jovem aspirante, uma placa-mãe já com porta Fireware, ou uma "espetada" no slot pci?
    Abrç e sucesso!

    ResponderExcluir
  18. Olá RiffmasteR, obrigado! Em relação à porta Firewire tanto faz, apenas considere que o chipset da controladora Firewire deve ser das marcas Agere, Lucent ou Texas. Outras marcas podem funcionar ou não, podendo inclusive acarretar incompatibilidade. Agora se você busca a menor latência possível o ideal é escolher uma interface de áudio com conectividade PCI-x, tipo a Pro Tools HD Native+OMNI IO, pois esta conversa com o barramento na velocidade aproximada de 8x maior que a Firewire 400. Em seguida vem as com conectividade PCI, depois Firewire 800, USB 2.0, Firewire 400 e por fim USB 1.1. Abração.

    ResponderExcluir
  19. Assim sendo, uma Delta 1010 lt, apresenta menor latência, em relação a uma profire 2626, ou digi rack 003 e por conseguinte maior perfomance?!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá RiffmasteR, isso mesmo. O barramento PCI permite uma maior velocidade de comunicação e consequentemente menor latência, mas lembre-se que será uma diferença de poucos millisegundos que não irão fazer muita diferença. Eventualmente pode-se usar o delay compensation para corrigir eventuais problemas. As interfaces do Pro Tools HD são as que tem menor latência, especialmente a HD Native, que é PCIe 2X. O bom da Profire são os Prés e eu acho uma ótima escolha. Se você realmente se importa com a questão da latência eu sugiro que você trabalhe com monitoração via ar (input monitoring), antes que o sinal passe pelo software. Apesar de não ser possível utilizar efeitos em tempo real vindos do software (que seria o caso no software monitoring) você não vai ter nenhuma latência. Na maioria das interfaces de áudio há esta opção, às vezes na forma de um botão físico, em outras na forma de roteamento via mixer interno conjugado ao driver. No caso de monitoração via ar o uso de um processador de efeitos externo pode ajudar a performance, a Lexicom tem uns interessantes e por um preço adequado. Outra opção é escolher uma mesa de som que permita esse tipo de monitoração, que tenha efeitos internos (DSP) e também seja uma interface, tipo uma da Presonus. Abração.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  20. Bem em relação a latência...eu uso via ar mesmo endereçando pela mesinha antes de ir para o software, más só nas gravações, durante a mixagem costumo usar na DAW mesmo normal.
    Más se for usarmos por exemplo uma guita em algum simulador tipo amplitube, Guitar Rig, ou pedaleiras/Rack Line 6, Behringer etc... a latência na monitoração durante a gravação é inevitável nas interfaces via firewIre é isso?
    Mais uma vez valeu!! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi RiffmasteR, isso mesmo, neste caso a latência é inevitável, mas o cérebro atrasa a forma de tocar sem a gente perceber. O ideal é que fique abaixo de 15ms. Um abraço.

      Excluir
  21. Olá Daniel,tudo bem?tenho um pro tools hd native 9 rodava tranquilo no windows 7,comprei uma uad2 duo e começou os proplemas,a maquina trava ,congela,esse problema também acontece com o mac?muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo, esse problema não deve acontecer nem em Mac e nem em PC. Faça o update do Pro Tools e veja se você está com a última versão dos plug-ins para a UAD. Tente usar o buffer em 1024 para ver se melhora e por fim tente mudar a placa de slot, deixando-a mais longe da placa de vídeo. Abs.

      Excluir
  22. Olá Daniel sou novo aqui e também no pro tools!!! rsrsr.gostaria de saber se a placa de som fast track pro 2 é compatível com o pro tools SE 8.03 e xp sp3? !!e se não qual o pro tools seria compativel !!!?? desde de já obrigado abços!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Não existe ainda a Fast Track Pro 2, talvez você esteja se referindo à Fast Track II ou a Mobile Pre 2 ou a Fast Track C400? Todas essas vem com o Pro Tools SE e rodam no XP Home ou XP Pro com o SP3 (mínimo). Rodam também com o 7, mas com o Vista não. Abração.

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Olá meu caro Daniel Raizer!Como também não nasci rico, rico de espírito, sim, más de dinheiro não, por isso volto aqui para lhe pedir mais um auxílio,(não, não é uma bolsa Pro Tools nem um Vale-Plugins rsrs) montei o computador seguindo o mais fielmente possível, as configurações,da matéria do Blog/Revista, placa-mãe com firewire(texas) 2 Hd's, placa de vídeo(Nvidea) etc... Pois bem a minha dúvida é: É Possível instalar o PT em um HD e guardar as sessões no outro HD para serem trabalhadas? Pois em tese (é o que já me disseram em relação á outros softwares, más como o PT é meio temperamental não sei...) a performance do Computador é melhor. Bem não sei se fui claro na minha indagação, más enfim acho que você entendeu o que eu quis dizer! rrs
    Abrç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Riff, legal que você tenha gostado da minha coluna na revista desse mês. O ideal é mesmo ter um HD com o Pro Tools instalado nele, sendo este o mesmo do sistema, e um outro só para as sessões. Basta escolher um lugar no outro disco para salvar a sessão para que a alocação seja feita. O que diminui a performance é gravar no mesmo HD do sistema. Diminui mais ainda se esse HD estiver particionado em dois e em uma das partições tiver o sistema e na outra arquivos. Esse último é a pior dos cenários. Se você tiver dois HDs internos é melhor que sejam de 7200RPMs. Se for externo é melhor que seja USB (para PC) ou Firewire (para Mac). Abs.

      Excluir
  25. Eu que agradeço a amabilidade meu caro! Pois bem a "zica" agora é outra! Instalei o PT 10, fiz backup das sessões do meu velho PT 7 Mpowered em hd externo, abri no PC novo, e voilá tudo certo! Porém, ao salvar a sessão com qualquer outro nome, ela não toca! Os arquivos estão lá bonitinhos, más ficam mudos, a sessão roda, más em silêncio! Más quando torno a abrir a sessão do Back-up ela toca normalmente!

    Eu lhe pergunto: Na hora do "save as" eu tenho que escrever .ptx ao fim do nome da sessão? Ou tenho que fazer um "save copy in" em outro local? Ou tenho que dar 3 pulinhos para São Longuinho?

    Abrç!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Riff, anota aí:
      1 ramo de alecrim
      1 copo de água benta
      2 colheres de açúcar
      Brincadeira, rsrsrsrsrs!
      Brincar no Pro Tools é isso aí, daqui a pouco você vai estar escrevendo livro.
      Então, você deve estar com problema de incompatibilidade de extensão. Primeiro instala o update do 10, para o 10.2.1. Depois ao salvar a sessão vá em save as e salve com outro nome mas não ponha a extensão, só o nome. Pro Tools 10 salva em ptx, enquanto que o 9 é ptf. Dá a maior confusão se zoar as extensões, melhor não mexer nisso. A opção Save Copy In vai fazer um backup geral, aproveite e use essa funcionalidade para transferir a sua sessão para outro lugar. Lembre-se de selecionar a opção de copiar os arquivos também na janela de diálogo do Save copy in.
      Deu xabú? chama aí.
      abs.

      Excluir
  26. Daniel

    Meu sistema anda desatualizado. Tenho o protools 6.4 e o reason 2.5 LE. De uma hora para outra o reason parou de sair som, mas dá para ver que ele funciona. Já o reinstalei, com o protools fiz o mesmo mas nada adiantou. O que posso fazer ainda? Outra coisa: Aquela configuração de PC vale para o protools 6.4? ou nesse caso é mais jogo continuar com meu MAC, power G4 1.25? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, Estranho o Reason parar de emitir som, pode ser que algo corrompeu no sistema, excetuando-se que todas as formas de usar o software estejam corretas. O conjunto 6.4 com o G4 é bem coeso, apesar de antigo e dá para trabalhar bem ainda com ele. Se você tiver paciência e fizer uma reinstalação geral seu sistema volta a ficar novo. PC eu não recomendo, ainda mais para você que está no Mac. Fique no Mac. O único senão é que não dá mais para ir para frente. Você vai precisam em algum momento pegar um Mac Intel, o Pro Tools 10 e uma interface nova. Abs.

      Excluir
  27. Olá Daniel eu tenho uma mbox one original usava o prot.8.0 mais esse ano parou deu erro DAE teto fazer a atualizacao mais nao consigo.pq isso eu uso xpsp3 porque o unico sitema que a mbox1 aceita. oq faco nesse casso

    ResponderExcluir
  28. Oi Lucas, você tem que estar usando o Windows XP Home ou Professional em 32Bits com o Service Pack 3 e o Pro Tools na versão 8.0 ou 8.1.
    Pode ser que o internet explorer 8 esteja travando. O melhor seria usar o internet explorer 7 ou desinstala-lo de uma vez.
    Abs.

    ResponderExcluir
  29. Olá Daniel!

    Sou um novato no mundo dos Home Studios e seu blog tem me ajudado muito. Obrigado!

    Tenho um note Dell com Win 7 Home Premium 64 bits / Intel Core i5 / 6Gb de memória / HD 500 Gb.
    E uso a M-Audio Fast Track Pro.

    Vou instalar o PT 10 na máquina e tenho algumas dúvidas quanto ao uso do HD.

    - Como devo particionar a unidade a fim de obter melhor desempenho?
    - Como instalar o OS, o PT e onde salvar as sessões?
    - Adquirir um HD externo pode me ajudar em algo?

    Mais uma vez obrigado. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulinho,
      Particionamento diminui a performance se você alocar uma partição para o sistema e softwares e tentar gravar na outra partição. Se você particionar o HD e deixar o sistema, softwares e gravar na mesma partição a performance melhora, daí você pode usar a outra partição para outras coisas. Sendo assim, se você particionar o HD salve a sessão na mesma partição onde está o software e o sistema.
      Um HD externo melhora bem a performance, mas escolha um que seja USB 2.0 ou melhor (firewire não rola em PC com Pro Tools) e o drive interno tem que ser de 7200RPM ou sólido. Desejável, no caso dos que tem cabeça móvel de leitura, que o seek time seja abaixo de 9ms.
      Instale primeiro o OS e faça o update (provavelmente Windwos 7 com service pack 1), faça um ponto de restuaração. Instale em seguida o drive da M-Audio e o Pro Tools. Faça um novo ponto de restauração ao final. Abração.

      Excluir
    2. Perfeito Daniel!

      Agora quando você fala em deixar o sistema e softwares numa mesma partição, esses softwares seriam todos os de áudio que uso (como PT, Reason, Fruity Loops, Sound Forge, Amplitube, Guitar Rig etc) ou apenas o sistema operacional + Pro Tools?

      E no caso de utilizar um HD externo, deixo o Pro Tools e o sistema operacional em uma mesma partição e salvo as sessões no HD, é isso?

      Tô vendo aqui, meu HD interno é de 5400RPM. Isso me impede de usar o HD externo?

      Obrigado pela ajuda. Abração!

      Excluir
    3. Oi Paulinho, perfeito. Deixe todos os seus aplicativos de música em uma partição (a mesma do Windows) e crie as pastas das músicas (sessões) nesta mesma partição, mas sinceramente, seu HD não é tão grande assim, eu deixaria uma partição apenas. Se fosse de 2TB eu particionaria. O HD interno normalmente é mais lento mesmo, daí gravar nele não vai te dar um bom resultado e você terá que ter um ajuste de buffersize um pouco maior o que lhe dará mais latência. O Melhor mesmo é gravar em um HD externo, com as especificações que lhe passei acima. Daí ficam os aplicativos e o Windwos no HD sem partição e as pastas das músicas no HD externo. Fica bom assim. Abs.

      Excluir
    4. Maravilha Daniel, farei o que você me recomendou.

      Obrigado por compartilhar as informações, virei leitor assíduo do blog!

      Grande abraço!

      Excluir
  30. Olá Daniel, tudo bem?
    Estou entrando para o mundo do pro tools e achei seu blog fantástico. Estou montando um PC-Windows novo exclusivamente para o uso do Pro Tools e gostaria, se possível, de uma aprovação sua. Você acha que os itens abaixo são uma boa escolha? Também pensei no iMac mas acho que no geral o desktop windows terá mais potência.

    Processador Intel Ivy Bridge Core i7-3770 3.40Ghz, 8MB LGA1155

    MB Intel DZ77SL-50K LGA1155 Box

    HD Western Digital SATA 1TB 6GBPS 7200RPM 64MB Buffer Caviar Black WD1002FAEX

    Kit de Memória Vengeance Corsair 8GB (2x 4GB) 1600 DDR3

    VGA EVGA 1024MB (1GB) GeForce 9800 GT 256 bit DDR3 HDMI PCI-Express 01G-P3-N988-TR

    Um grande abraço e parabéns pelo trabalho.

    Obrigado
    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro, Obrigado! Quem aprova o PC é a avid e não eu, mas é óbvio que se a gente usar apenas os PCs que eles recomendam ninguém usaria Pro Tools, não é mesmo? Aparentemente está ok sua máquina. Placa com chipset intel e processador intel é uma boa. O HD está legal tb. Boa quantidade de memória e a placa de vídeo é boa. Só ficou faltando saber como você irá conectar sua placa de áudio. Se for via firewire verifique se o chipset controlador da porta firewire é Texas, Lucent ou Agere, qualquer outro não é boa ideia. Se for usar USB tá tranquilo. Obrigado novamente e abração!

      Excluir
  31. meu sony forge nao ta salvando as preferences ne as alteracoes de layout fica salvas so no sony forge 10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe mas não conheço a fundo o Sound Forge. Abs.

      Excluir
  32. OLÁ..TÁ DIFICIL....HÁ ALGUNS ANOS COMPREI A..FRAST TRACK PRO...
    DIZEM QUE ELA ABRE O PRO TOLLS....ALIAS ATÉ ME DERAM UM.É O 7.
    E A VARIOS ANOS TO TENTANDO ABRIR O PRO TOLLS E NAO CONSIGO.
    ELE DIZ:...UNABLE TO LOCATE M-AUDIO HARDWARE. MAKE SURE YOUR
    HARDWARE IS CONNECTED AND TURNED ON.
    até agora nao consegui fazer nada...voce pode me ajudar ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gian, para usar a Fast Track com o Pro Tools você precisa instalar o driver mais atual de sua placa visitando esse link aqui:

      http://avid.force.com/pkb/articles/download/Fast-Track-Pro-Drivers

      Depois você instala o update de Pro Tools M-Powered 7 daqui:

      http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/download/en354767?popup=true&NewLang=en&DocType=1450&q=Pro+tools+m-powered+7+update&x=0&y=0

      Só isso. Abs.

      Excluir
    2. OK...VOU FAZER...NUNCA CONSEGUI.
      SE DER ERRADO,TI AVISO

      Excluir
    3. NAO CONSEGUI ACHAR O DRIVER PRA INSTALAR.
      NAO TEM NADA ESCRITO FAST TRACK PRO.
      NESSE LINK NAO ACHEI NADA.

      Excluir
  33. ENTAO AMIGO...FIZ O QUE DISSE...NAO DEU CERTO.
    AGORA APARECEU ISSO...
    This verson ofPro ToolsM-Pomared requieres authorization to run.but no iLoK can be found.Please instale the iLoK for this software.
    mais uma vez nao consegui instalar o Pro Tools
    se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você tem que inserir o ilok na porta USB que tem a licença do Pro Tools M-Powered 7. É esse que te deram ou é o LE? Se for o LE não fucniona. Abs.

      Excluir
  34. OLÁ DANIEL BLZ? CARA NÃO ENTENDO QUASE NADA DE COMPUTADOR, MAS SOU AMANTE DA MÚSICA E COMPREI UMA PLACA DIGI 001 E VEIO O PRO-TOOLS NELA (ACHO QUE É O 6.4 L.E. NÃO TENHO CERTEZA). EU GOSTARIA DE MONTAR UM PC PRA COMEÇAR A GRAVAR O QUE VC ME INDICA COMPRAR? UM FORTE ABRASOM E QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO VC A CADA DIA MAIS!!!!!

    ResponderExcluir
  35. Olá Ronny, Obrigado! A Digi 001 está fora de linha faz bastante tempo e, por conta disso, sua tecnologia também está desatualizada. Ela é compatível apenas com placas mãe que tem o antigo slot PCI e não PCIe, portanto você vai ter que comprar um computador usado ou fora de linha também. Se você conseguir achar a placa mãe ASUS CUSL2-C seria a melhor opção, daí você coloca um processador intel P4 e um HD com 7200RPMs. Fica um sisteminha simples, mas roda muito bem. Esse seu computador também será compatível até o Windows XP de 32 Bits apenas e portanto você vai ter que ficar com no máximo 2 Gb de memória. Se você conseguir achar um computador Apple Power Mac G4 Dual 1.42 GHz rodando o sistema operacional Mac OS X 10.3 seria ainda melhor do que um PC. Abs

    ResponderExcluir
  36. Olá Daniel, parabéns pelo Blog. Seguinte, tenho uma máquina muito boa usando o win 7 64, gostaria de saber se o Pro Tools HD 10 roda no win 7 64x. Roda amigão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Obrigado. Roda sim, mas em 32Bits apenas. O Novo Pro Tools 11 irá rodar em 64 Bits, mas ainda não está disponível. Abs.

      Excluir
  37. OLÁ DANIEL TENHO UM PC Intel® Core™ i3-3240 Processor
    (3M Cache, 3.40 GHz) 8GB.MEMORIA- WINDOWS 7 64BITS. ESSA MAQUINA CONSIGO RODAR O PROTOOLS 10 OU 11- QUERO COMPRAR UMA MBOX-PRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega, provavelmente sim, mas há sempre detalhes em PCs que podem atrapalhar a performance, principalmente a marca do chipset. Abs.

      Excluir
  38. Oi, Daniel
    Sabes se o PT11 roda com estas configurações?
    Nome do Modelo: Mac mini
    Identificador do Modelo: Macmini6,1
    Nome do Processador: Intel Core i5
    Velocidade do Processador: 2,5 GHz
    Número de Processadores: 1
    Número Total de Núcleos: 2
    Cache L2 (por Núcleo): 256 KB
    Cache de L3: 3 MB
    Memória: 4 GB
    Versão da ROM de Inicialização: MM61.0106.B03
    Versão do SMC (sistema): 2.7f0
    Abs e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre, provavelmente sim, mas 4Gb é o mínimo, melhor aumentar. O sistema operacional tem que ser o Mountain Lion (10.8), mas eu rodo o meu no 10.7.5 sem problemas. Abs.

      Excluir
  39. Olá Daniel ,meu sistema já é antigo, tenho o Reason 2.0 e o pro Tools 6.4 Le instalados em um Power Mac G4 quick silver 733 e uso a velha Digi 001.O problema é que o reason não habilita a saida para digi ,ele reconhece a digi mas não habilita,nas configurações de preferências , em áudio ,aparece um X vermelho .o que devo fazer ? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto, como seu sistema está fora de linha faz bastante tempo e eu não me recordo exatamente como funcionava nessa época, todavia, recordo que a 001 precisava de um driver ASIO para que funcionasse com outros produtos além do Pro Tools, mas no Windows XP. No Mac o roteamento era feito pelo Sound Manager, direto das preferências do Reason. Abs.

      Excluir
    2. Obrigado Daniel ,abs

      Excluir
  40. blz cara to com um problema meu pro tools 10 hd ele á travando direto sera pq eu to com internet instalado na minha maquina tambem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AD, Se o seu PT for original, estar com a internet ativa não necessariamente causa problemas. Pode ser incompatibilidade com algum componente de seu computador. Vá desligando tudo até parar o problema, caso contrário, reveja as suas autorizações, inclusive a de plug-ins. Abração.

      Excluir
  41. Daniel, será que um ATIV BOOK 2 da Samsung roda o PRO TOOLS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus. Pergunta difícil de responder com certeza. Provavelmente ele funcionará bem nas versões Express e plena, mas na versão HD eu não arriscaria devido aos adaptadores envolvidos. Uma boa ideia seria tirar o HD interno e colocar um HD SSD ou usar um HD xxterno USB 3.0 para fazer as gravações. Em termos de processamento e memória está ok. Abração.

      Excluir
  42. gostei do blog prabesns
    vou fazer uma pergunta tenho o soar 8 32 bits instalado funcionando so q quando vou configurar no( adivance) não aceita o driver asio o q faço abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José, obrigado. Provavelmente a sua interface de áudio não é compatível com ASIO e só funciona com o WDM ou similar. Verifique no site do fabricante se há um driver ASIO para ela e instale-o, caso exista. Se você estiver usando a interface interna do seu computador você pode usar o asio4all (www.asio4all.com). Abração.

      Excluir
  43. boa tarde Daniel!
    comprei o pt 11 original quando fui instala deu tudo certo, so que estou com um problema, quando eu ligo o ada os canais do ada dentro do pt 11 fica com um som orrivel, um som rouco dando uns estalos , ja troquei os cabos do ada e continua do mesmo jeito, e mais um detalhe no mix control da interface de audio o ada esta sicronizado tudo direitinho, e o som no mix control sai perfeito, so dentro do protools que esta assim!
    Uso uma Saffire 56 e um macbook Pro , Sistema OS X 10.8.5
    Drive da saffire 3.3, mais um detalhe os canais de audio no pt11 da saffire esta perfeito agora isso é so com ada ja estei 3 ada e não resolvi nada.. pois eu uso no windows uma versao pirata do pt 10 com o mesmo equipamento esta tudo funcionado 100%!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeremias, pode ser que o sincronismo apareça OK, mas esteja errado. Coloque a Saffire como slave e o ADA como Master para ver se resolve. No painel traseiro do ADA coloque a chavinha em 44.1 Master e na Saffire veja se o led Locked acende. Se sim, teste para ver se funciona, mas a geração de clock do ADA não é dos melhores, portanto eu sugiro que você tente mais uma vez deixar a Saffire como Master e o ADA na posição ADAT In Slave e você liga um cabo ADAT do conector Out da Saffire no ADAT In do ADA ou então liga um cabo coaxial BNC do Wordclock Out da Saffire no Wordclock In do ADA e muda a chavinha para WC In. Abs. Se nada disso funcionar veja se a taxa de amostragem da sessão está a mesma nas configurações do dois equipamentos, 44.1khz em tudo, por exemplo. Abs.

      Excluir
  44. Gostaria de saber como faço pra ativar a licença do Pro Tools Express no meu PC, só ativa no iLok, tem como ativar no PC ou não ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, o Pro Tools express não precisa de licença para funcionar, pois ele funciona apenas com as interfaces Mbox mini e Mbox da terceira geração e também com a fast track duo e solo. Só estas interfaces conseguem rodar a versão Express. Elas que ativam a licença de uso e se não estiverem plugadas na máquina o programa não abre. Abs.

      Excluir
    2. Valeu LOL

      Outra coisa, que microfone para home studio e fone (para servir como monitor de referencia) me recomendaria, tenho uns R$ 1000 .

      Excluir
    3. Oi Rafael, Um microfone a condensador, de cápsula grande, bom e com ótimo preço são os MXL 770 ou MXL 880. Há também um kit muito bacana dessa mesma marca que é o 550/551r, que junta um microfone de cápsula grande e outro de cápsula média, bom para vocal e instrumentos/amplificadores, por exemplo. Outra linha interessante são os microfones da Rode, tipo o NT1a. Fone de ouvido eu recomendo um fechado, para não vazar na gravação, portanto boas opções de custo legal são: Sennheiser HD201 ou HD280, AKG K55 e Sony MDR 7506. Abs.

      Excluir
  45. Só abusando mas um pouquinho uhsuash Daniel.
    O fone da Beats Dr.Dre em comparação a esses que vocês listou (tirando o preço de lado), a qualidade do som é melhor, igual ou peca em alguma coisa ?

    Desde ja muitoo obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, Nunca ouvi um Dr. Beats, mas pelo que já ouvi falar ele tem um grave intenso e na versão nova o grave foi controlado um pouco mais. Além disse ouvi dizer que ele tem as altas frequências um pouco mais estridentes. Como ele é um fone razoavelmente caro e indicado mais para escutar música eu sugiro entõa pegar um fone de ouvido na mesma faixa de preço que tenha menos coloração, como os da linha HD da Sennheiser, um Ultrasone da linha Pro (o que eu uso) ou um Beyerdynamic. Abs.

      Excluir
  46. Valeu mesmo Daniel, muito obrigado : )

    ResponderExcluir
  47. Olá Daniel.Veja se pode me ajudar.PRECISO trocar meu pc Urgente...qual melhor configuração para trabalhar com o pro tools 10 hd? e A Digi 003 roda o Forge?Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kiko, você pretende montar um computador ou usar um notebook? Eu sugiro você usar um notebook, pois as peças são mais compatíveis entre si e o problema da incompatibilidade fica mais longe. De qualquer modo eu indico a maior quantidade de RAM possível, Processador i7 e HD SSD. Placa de vídeo de 1Gb é boa ideia tb, mas se eu fosse você mudaria para um Apple. Abs.

      Excluir