BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Computador para Pro Tools em Windows

Muita gente me pergunta qual computador comprar para rodar o Pro Tools em Windows então eu resolvi fazer esse mini post que tem validade de 40 minutos, pois em se tratando de Windows e Pro Tools tudo pode mudar num piscar de olhos...

Sendo menos dramático agora e já aproveitando para dizer que é de sua inteira responsabilidade escolher essa plataforma e que eu não represento nenhuma marca, sigo dizendo:

Os computadores oficialmente homologados até o presente momento para rodar o PT 9 são os seguintes:

HP Z800 
HP Z400
HP Z200
Dell Precision T7500
Dell Precision T5500
Dell Precision T3500
HP xw8600 
HP xw4600 

Agora se você quer montar um computador baseie-se nas configurações dos computadores acima e siga estas dicas abaixo:

Windows:
Windows 7 Home Premium, Professional, ou Ultimate (32 ou 64-bit) com Windows 7 e mais o Service Pack 1

Placa mãe:
Placa mãe com processador intel e chipset intel
Placa mãe com processador AMD e chipset NVIDIA ou VIA

Placa de vídeo:
NVIDIA Quadro FX 4800 1.5GB PCIe video board
NVIDIA Quadro FX 3800 1.5GB PCIe video board
NVIDIA Quadro FX 1800 768MB PCIe video board
NVIDIA Quadro FX 580 512MB PCIe video board
NVIDIA Quadro NVS 290 256MB PCIe video board
Não use nenhuma outra que não seja NVIDIA.

HD Interno:
SATA 7200RPM com seek time inferior a 9ms

HD Externo:
(Obs: Não use HD firewire, pois não são compatíveis)
USB2.0 7200RPM com seek time inferior a 9ms, de preferência da marca Avastor.

Chipset da controladora firewire:
Lucent, Agere ou Texas


Desinstale o Internet Explorer, ou melhor: esqueça a internet no computador.
Anti-vírus? Jamais chegue perto do instalador.

Você acha mais informações no meu próprio blog, clique aqui.
A página oficial da Avid sobre compatibilidade de computadores rodando Windows está aqui.

Importante: Está cansado de toda essa conversa? Clique aqui para ver o melhor site do mundo.

214 comentários:

  1. ola meu caro daniel , meu velho eu uso o protools 8.05 e tenho alguns pacotes de plugins como waves,etc.. mas se instalado todos eles iniciam juntamente com o protools isso decorre um certo tempo pra que o protools se abra, não existe uma forma de instalar os plugins e abri-los somente quando eu necessitar ?? assim o protools abriria sozinho e os plugins ficariam quietinhos la esperando a hora que eu chama-los ahahahaha , valeu aquele abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel,
    Muito boa a abordagem sobre os micros, (já Salvei) mas não vi vc falar ainda de cabos no blog, eles não são uma peça importantíssima no caminho do som? Acho que nada adianta ter bons equipos e não ter bons cabos. Como avaliar a marca/modelo para ligar o setup e os instrumentos na hora de gravar e não perder qualidade?

    ResponderExcluir
  3. Olá Aldo,

    Nunca ouvi falar disso. Creio que o único jeito é arrastando os plug-ins que você não quer da pasta Digidesign / Plug-ins para a pasta Digidesign / Plug-ins (Unused), mas daí o plug-in não vai nem aparecer como opção no PT. Para eles voltarem a estar disponíveis basta arrastá-los de volta. Abs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Renato,
    Valeu!
    Boa, ainda não falei de cabos mesmo, eles são realmente importantes, tanto quanto os conectores. Para microfone eu gosto de usar cabos blindados com folha, em vez de malha. São mais sensíveis quanto à dobra, mas são melhores. Outra dica é ver se o cabo tem um condutor com cobre de alta pureza e encapsulado à vácuo. A sigla OFC (Oxygen Free Copper - Cobre sem oxigênio) pode ser um norte, mas há controvérsias... Outra coisa, quanto menor a impedância do cabo melhor. Já tive cabos grossos que mudavam o som do instrumento de uma forma terrível. O tamanho do cabo também é importante e a regra é: Quanto menor melhor. Se precisar de cabo grande use conexões balanceadas. Uma vez ouvi dizer que alguns cabos com comprimentos esquisitos captem rádio, funcionando como antenas, pois acabam sendo subdivisões dos tamanhos de onda do broadcast e que se este for o caso basta cortar um pedaço fora e testar, até parar o problema. Dica final: Vai no preço, cabo bom não custa barato. Aproveite e compre o melhor conector que puder também. Abração.

    ResponderExcluir
  5. Olá Daniel, é sempre um prazer para mim poder tirar minhas dúvidas com você. Acho você sem dúvida o melhor do Brasil. Não é atoa que você é o especialista de produtos Sênior da Quanta. Elogios a parte, rsrsrs, vamos a dúvida da vez. Trabalho com Pro tools desde o 5, hoje estou usando o 8 em seu último updade(8.0.5) que é compatível com o Windows 7 64 bits. Minha dúvida é a seguinte: O Pro tools é compatível com o Win 7 64bits, porém roda em 32 bits. Então seu eu colocar 28gb de ram ele vai usar os 28 gb de ram ou os 3.5gb que é o limite para os sistemas 32bits (como no xp 32bits)?
    De novo parabens!!!
    Muito obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  6. Olá Marlon, obrigado pelas palavras, mas um tanto quanto exageradas. Estamos cheios de profissionais qualificados no mercado. O Pro Tools 8.0.5 é compatível somente com o Windwos 7 Ultimate, Professional e Home Premium, entretanto o PT não vai conseguir utilizar mais RAM para seu próprio processamento, pois é um aplicativo ainda nativo em 32Bits e ficará limitado a este. O novo Pro Tools 10 tem o Disk Cache que pode utilizar mais do que 4 GB de RAM par alocar oa arquivos da sessão para dar Playback ou gravar de discos lentos, como um Pendrive, mas continua sendo 32Bits também. Agora, muito provavelmente a próxima edição de Pro Tools, o 11, ou algum outro, será totalmente 64Bits, daí o software poderá usar mais memória., mas isso deve ser lá para setembro de 2012. Abs.

    ResponderExcluir
  7. Olá Daniel,blz? Aqui é o Gêis do Alpha Stúdio. Primeiro quero parabeniza-lo pelo Blog, muito bom mesmo. Aqui,lhe mandei uma menságem no seu e-mail que tá no blog,a bastante dias e até hoje não tive retorno. Mandei lá pq se tratava de algo mais reservado. Tenho algumas dúvidas para postar no seu blog,más gostaria que vc olhasse o e-mail lá ok? Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Gêis, obrigado. Suas palavras são um incentivo. Cara, Não chegou nada não e nem no spam. Manda no danielraizer@hotmail.com. Abração!

    ResponderExcluir
  9. Olá Daniel, o Pro Tools aceita configuração de HD em RAID 0 por exemplo. Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Olá Marlon, muita gente usa o PT em Raid mas é um esquema complicado de gerenciar. O Raid 0 é a somatória de dois discos idênticos, que vai aumentar a performance, pois usa-se o fluxo dos dois discos para aumentar a velocidade de leitura e gravação, mas não é oficialmente garantido a ter performance pela AVID, apesar de ser suportado oficialmente pelas versões 9 e 10. O Raid 1, que é o espelhamento de discos é mais seguro, pois se um disco falha a informação está contida no outro. Bem mais seguro que o Raid 0, pois se um deles falhar, perde-se tudo. O melhor de todos é o Raid 5 que usa 3 discos rígidos, dois para aumentar a performance e outro para espelhamento, mas é o esquema mais complicado de gerenciar. Com o Pro tools 10 e o esquema de disk cache na memória RAM (e até via rede gigabit) acho desnecessário investir nestes sistemas complicados, pois pode haver mais problemas de incompatibilidade do que ganho de performance. Se você quer mais velocidade no tráfego de dados eu sugiro até 4 discos rígidos internos de 10.000RPM com no máximo 8 pistas alocadas para cada um no Disc Allocation ou um SSD bacana, apesar desse último não ser suportado oficialmente. Outra opção é investir no PT HDX 10 ou no pacote Complete Production Toolkit 2 que vão lhe dar o disk cache na memória RAM. Todavia não se esqueça de fazer o bom e velho Backup via "Save copy in" no HD e depois eternamente em DVD, pois os HDs ninguém sabe quando vão durar. Abs.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Daniel!
    to com um problema na minha maquina e não sei resolver,ontem eu começar uma gravação quando liguei o baixo estava dando um estalo,eu achei que fosse meu pré e o desliguei mas continuou dando o mesmo estalo,achei que era virus então formatei a maquina quando instalei tudo novamente ti a infeliz surpresa de ver que nada mudou e continuou com problema...que posso fazer pra acabar com isso?
    ah a configuração da minha maquina é:
    Intel Pentium Dual core E2160 1.80Hz 4 Gb memoria 1 Hd 500 Gb (sistema) e 2 Hd 150Gb Backup.
    bom fico no aguardo.

    FELIZ ANO NOVO...

    ResponderExcluir
  12. Oi Francisco, estalos são frequentes e tem muitas causas. Os dois principais motivos são: Buffer muito baixo, para aumentá-lo vá em Playback Engine e aumente-o. Outro problema comum é sincronismo de clock. Se seu Pré for do tipo ADAT e estiver conectado via cabo óptico é necessário sincronizar o clock dele com a sua interface de áudio, Para isso coloque seu pré como master e sua interface de áudio com slave, escutando o clock através da porta ADAT. Outros problemas menos comuns são incompatibilidade com a placa de vídeo. Esta deve ser do tipo dedicada e estar longe da placa interna, caso sua interface seja PCI.
    Outro problema é a incompatibilidade do processador com o Chipset. No seu caso seu processador é intel, portanto o chipset deve ser intel também. Outro ponto a considerar é o chipset da controladora firewire, este deve ser Texas, Lucent ou Agere. Por fim, se o seu pré for valvulado, por ser que a válvula esteja com problemas ou mal encaixada. Tira a válvula e ponha ela novamente. Deixe o pré esquentando pelo menos meia hora e veja se melhora. Se não funcionar veja se a válvula tem uma poeira branca, prateada ou preta dentro, caso tenha está indo para o saco. Olhe o fusível do pré também, se tiver com as beiradas queimadas significa que a válvula está quebrando. Pode ocorrer também do seu sistema estar junto em um quadro de força onde está uma geladeira, chuveiro ou outros utensílios com motor e/ou amperagem alta, quando ligam pode causar estalos na linha elétrica o melhor é ter uma derivação elétrica exclusiva para seus equipamentos e sempre com aterramento real via haste de cobre. Para verificar o terra tem um teste simples: fique descalço e passe o dedo levemente sobre uma superfície metálica do seu setup, tipo o gabinete do computador, se você sentir um choquinho é sinal de falta de aterramento.

    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  13. Oi Daniel,
    Estou disposto a gastar aquela grana no sistema native. Dá pra rodar o pro tools HD 9/10 no Macbook Pro? Se não qual a configuração ideal?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato, dá sim, mas tem que ser o MacBook Pro de 17 polegadas, pois ele tem a porta Expresscard onde você vai inserir o adaptador PCIe para a placa Native. Tá saindo aí o chassi de expansão com thunderbolt, também da Magma, mas eu acho que ainda não tá disponível, daí qualquer mac com porta thunderbolt rolaria sussa. Agora o seguinte: Se você não vai usar DSP, porque você não vai de apogge Symphony de uma vez? Saiu um adaptador thunderbolt para ela. É uma boa opção e o som é matador. Abs.

      Excluir
    2. Oi Daniel tudo bem, estou olhando o Mac pra comprar e um vendedor da loja Apple falou que o Imac me servia pois tem a entrada thanderbolt , ele serve mesmo ? Se for qual a configuração mínima pra rodar o PT HD 10 + Native? O interessante e que ele e bem mais barato que o macbook ele me disse que com essas especificações daria olha só: imac tela 21.5/ 2.5 GHZ Quad-core intel core i5 memoria 4GB HD 6750M 512 MB por R$ 3.999,00 ou imac 21.5 2.7 GHZ Quad-core i5 / 4GB / 1TB HD/ 512MB 6770M por R$ 5.999 os dois com opção de expansão de memoria por 249,00 cada memoria de 2GB. Eles atendem usando o chassi magma? O mais barato atende mesmo? Obrigado.

      Excluir
    3. Oi Renato, pelo site da Avid ele ainda não é oficialmente qualificado, mas deve ser porque o chassi da Magma ainda não é e portanto só há opção de conectividade direta via PCIe ou Express Card. Acredito que deve funcionar sim, mas na dúvida é melhor esperar. Esse é o link para verificar compatibilidade:

      http://avid.custkb.com/avid/app/selfservice/search.jsp?DocId=422319

      Abração.

      Excluir
  14. Oi Daniel tudo bem?
    Como faço pra calcular o valor do metro X projeto da qual vc falou? Ex: A fachada da minha casa tem 12mt qual seria o valor do projeto para reforma da mesma?
    vc faz projeto para sala de estúdio? Como funciona e quanto custa?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Oi Renato, o custo do projeto de arquitetura é R$30,00 por metro quadrado (planta), por exemplo: se você vai reformar uma sala que tem 3m x 4m vão ser 12 metros quadrados, vezes R$30 fica R$360,00. Entrego planta com medida, layout de elétrica e iluminação (não é projeto, é só layout) e mais perspectiva 3D. O projeto do estúdio tem que combinar à parte, pois depende do que vai ser. Abs.

    ResponderExcluir
  16. Oi Daniel to aqui de novo... Esqueci de perguntar, você já usou ou usa o Reverb Altiverb? Como faço pra ativar os IRs dele? Formatei o pc, e agora não consigo ativar os IRs de jeito nenhuma. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato, já usei sim. Você precisa instalar de novo os IRs. Daí, não me lembro direito, mas se não achar automático deve ter um jeito de achar a pasta onde os IRs foram instalados manualmente. Abs.

      Excluir
    2. Daniel obrigado mesmo, devagar vou montando meu set e com a graça de Deus vai ficar bem legal,vou esperar pra ver se o Imac vai servir, pois é bem mais em conta, o foda é ver preços no Ebay e depois comprar aqui no Brasil da vontade de chorar!!!! Há só não entendo é o site da Avid (diga-se de passagem horrível)eles não respondem Email nenhum que a gente manda. Valeu

      Excluir
    3. Belê. Qualqiuer coisa só teclar. Abs.

      Excluir
  17. Olá Caro Daniel! Comecei a acompanhar sua coluna na AMT e virei seu fã Cara!
    Estou montando um maquina, e gostaria de lhe perguntar o que você aconselha á um jovem aspirante, uma placa-mãe já com porta Fireware, ou uma "espetada" no slot pci?
    Abrç e sucesso!

    ResponderExcluir
  18. Olá RiffmasteR, obrigado! Em relação à porta Firewire tanto faz, apenas considere que o chipset da controladora Firewire deve ser das marcas Agere, Lucent ou Texas. Outras marcas podem funcionar ou não, podendo inclusive acarretar incompatibilidade. Agora se você busca a menor latência possível o ideal é escolher uma interface de áudio com conectividade PCI-x, tipo a Pro Tools HD Native+OMNI IO, pois esta conversa com o barramento na velocidade aproximada de 8x maior que a Firewire 400. Em seguida vem as com conectividade PCI, depois Firewire 800, USB 2.0, Firewire 400 e por fim USB 1.1. Abração.

    ResponderExcluir
  19. Assim sendo, uma Delta 1010 lt, apresenta menor latência, em relação a uma profire 2626, ou digi rack 003 e por conseguinte maior perfomance?!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá RiffmasteR, isso mesmo. O barramento PCI permite uma maior velocidade de comunicação e consequentemente menor latência, mas lembre-se que será uma diferença de poucos millisegundos que não irão fazer muita diferença. Eventualmente pode-se usar o delay compensation para corrigir eventuais problemas. As interfaces do Pro Tools HD são as que tem menor latência, especialmente a HD Native, que é PCIe 2X. O bom da Profire são os Prés e eu acho uma ótima escolha. Se você realmente se importa com a questão da latência eu sugiro que você trabalhe com monitoração via ar (input monitoring), antes que o sinal passe pelo software. Apesar de não ser possível utilizar efeitos em tempo real vindos do software (que seria o caso no software monitoring) você não vai ter nenhuma latência. Na maioria das interfaces de áudio há esta opção, às vezes na forma de um botão físico, em outras na forma de roteamento via mixer interno conjugado ao driver. No caso de monitoração via ar o uso de um processador de efeitos externo pode ajudar a performance, a Lexicom tem uns interessantes e por um preço adequado. Outra opção é escolher uma mesa de som que permita esse tipo de monitoração, que tenha efeitos internos (DSP) e também seja uma interface, tipo uma da Presonus. Abração.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  20. Bem em relação a latência...eu uso via ar mesmo endereçando pela mesinha antes de ir para o software, más só nas gravações, durante a mixagem costumo usar na DAW mesmo normal.
    Más se for usarmos por exemplo uma guita em algum simulador tipo amplitube, Guitar Rig, ou pedaleiras/Rack Line 6, Behringer etc... a latência na monitoração durante a gravação é inevitável nas interfaces via firewIre é isso?
    Mais uma vez valeu!! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi RiffmasteR, isso mesmo, neste caso a latência é inevitável, mas o cérebro atrasa a forma de tocar sem a gente perceber. O ideal é que fique abaixo de 15ms. Um abraço.

      Excluir
  21. Olá Daniel,tudo bem?tenho um pro tools hd native 9 rodava tranquilo no windows 7,comprei uma uad2 duo e começou os proplemas,a maquina trava ,congela,esse problema também acontece com o mac?muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo, esse problema não deve acontecer nem em Mac e nem em PC. Faça o update do Pro Tools e veja se você está com a última versão dos plug-ins para a UAD. Tente usar o buffer em 1024 para ver se melhora e por fim tente mudar a placa de slot, deixando-a mais longe da placa de vídeo. Abs.

      Excluir
  22. Olá Daniel sou novo aqui e também no pro tools!!! rsrsr.gostaria de saber se a placa de som fast track pro 2 é compatível com o pro tools SE 8.03 e xp sp3? !!e se não qual o pro tools seria compativel !!!?? desde de já obrigado abços!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Não existe ainda a Fast Track Pro 2, talvez você esteja se referindo à Fast Track II ou a Mobile Pre 2 ou a Fast Track C400? Todas essas vem com o Pro Tools SE e rodam no XP Home ou XP Pro com o SP3 (mínimo). Rodam também com o 7, mas com o Vista não. Abração.

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Olá meu caro Daniel Raizer!Como também não nasci rico, rico de espírito, sim, más de dinheiro não, por isso volto aqui para lhe pedir mais um auxílio,(não, não é uma bolsa Pro Tools nem um Vale-Plugins rsrs) montei o computador seguindo o mais fielmente possível, as configurações,da matéria do Blog/Revista, placa-mãe com firewire(texas) 2 Hd's, placa de vídeo(Nvidea) etc... Pois bem a minha dúvida é: É Possível instalar o PT em um HD e guardar as sessões no outro HD para serem trabalhadas? Pois em tese (é o que já me disseram em relação á outros softwares, más como o PT é meio temperamental não sei...) a performance do Computador é melhor. Bem não sei se fui claro na minha indagação, más enfim acho que você entendeu o que eu quis dizer! rrs
    Abrç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Riff, legal que você tenha gostado da minha coluna na revista desse mês. O ideal é mesmo ter um HD com o Pro Tools instalado nele, sendo este o mesmo do sistema, e um outro só para as sessões. Basta escolher um lugar no outro disco para salvar a sessão para que a alocação seja feita. O que diminui a performance é gravar no mesmo HD do sistema. Diminui mais ainda se esse HD estiver particionado em dois e em uma das partições tiver o sistema e na outra arquivos. Esse último é a pior dos cenários. Se você tiver dois HDs internos é melhor que sejam de 7200RPMs. Se for externo é melhor que seja USB (para PC) ou Firewire (para Mac). Abs.

      Excluir
  25. Eu que agradeço a amabilidade meu caro! Pois bem a "zica" agora é outra! Instalei o PT 10, fiz backup das sessões do meu velho PT 7 Mpowered em hd externo, abri no PC novo, e voilá tudo certo! Porém, ao salvar a sessão com qualquer outro nome, ela não toca! Os arquivos estão lá bonitinhos, más ficam mudos, a sessão roda, más em silêncio! Más quando torno a abrir a sessão do Back-up ela toca normalmente!

    Eu lhe pergunto: Na hora do "save as" eu tenho que escrever .ptx ao fim do nome da sessão? Ou tenho que fazer um "save copy in" em outro local? Ou tenho que dar 3 pulinhos para São Longuinho?

    Abrç!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Riff, anota aí:
      1 ramo de alecrim
      1 copo de água benta
      2 colheres de açúcar
      Brincadeira, rsrsrsrsrs!
      Brincar no Pro Tools é isso aí, daqui a pouco você vai estar escrevendo livro.
      Então, você deve estar com problema de incompatibilidade de extensão. Primeiro instala o update do 10, para o 10.2.1. Depois ao salvar a sessão vá em save as e salve com outro nome mas não ponha a extensão, só o nome. Pro Tools 10 salva em ptx, enquanto que o 9 é ptf. Dá a maior confusão se zoar as extensões, melhor não mexer nisso. A opção Save Copy In vai fazer um backup geral, aproveite e use essa funcionalidade para transferir a sua sessão para outro lugar. Lembre-se de selecionar a opção de copiar os arquivos também na janela de diálogo do Save copy in.
      Deu xabú? chama aí.
      abs.

      Excluir
  26. Daniel

    Meu sistema anda desatualizado. Tenho o protools 6.4 e o reason 2.5 LE. De uma hora para outra o reason parou de sair som, mas dá para ver que ele funciona. Já o reinstalei, com o protools fiz o mesmo mas nada adiantou. O que posso fazer ainda? Outra coisa: Aquela configuração de PC vale para o protools 6.4? ou nesse caso é mais jogo continuar com meu MAC, power G4 1.25? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, Estranho o Reason parar de emitir som, pode ser que algo corrompeu no sistema, excetuando-se que todas as formas de usar o software estejam corretas. O conjunto 6.4 com o G4 é bem coeso, apesar de antigo e dá para trabalhar bem ainda com ele. Se você tiver paciência e fizer uma reinstalação geral seu sistema volta a ficar novo. PC eu não recomendo, ainda mais para você que está no Mac. Fique no Mac. O único senão é que não dá mais para ir para frente. Você vai precisam em algum momento pegar um Mac Intel, o Pro Tools 10 e uma interface nova. Abs.

      Excluir
  27. Olá Daniel eu tenho uma mbox one original usava o prot.8.0 mais esse ano parou deu erro DAE teto fazer a atualizacao mais nao consigo.pq isso eu uso xpsp3 porque o unico sitema que a mbox1 aceita. oq faco nesse casso

    ResponderExcluir
  28. Oi Lucas, você tem que estar usando o Windows XP Home ou Professional em 32Bits com o Service Pack 3 e o Pro Tools na versão 8.0 ou 8.1.
    Pode ser que o internet explorer 8 esteja travando. O melhor seria usar o internet explorer 7 ou desinstala-lo de uma vez.
    Abs.

    ResponderExcluir
  29. Olá Daniel!

    Sou um novato no mundo dos Home Studios e seu blog tem me ajudado muito. Obrigado!

    Tenho um note Dell com Win 7 Home Premium 64 bits / Intel Core i5 / 6Gb de memória / HD 500 Gb.
    E uso a M-Audio Fast Track Pro.

    Vou instalar o PT 10 na máquina e tenho algumas dúvidas quanto ao uso do HD.

    - Como devo particionar a unidade a fim de obter melhor desempenho?
    - Como instalar o OS, o PT e onde salvar as sessões?
    - Adquirir um HD externo pode me ajudar em algo?

    Mais uma vez obrigado. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulinho,
      Particionamento diminui a performance se você alocar uma partição para o sistema e softwares e tentar gravar na outra partição. Se você particionar o HD e deixar o sistema, softwares e gravar na mesma partição a performance melhora, daí você pode usar a outra partição para outras coisas. Sendo assim, se você particionar o HD salve a sessão na mesma partição onde está o software e o sistema.
      Um HD externo melhora bem a performance, mas escolha um que seja USB 2.0 ou melhor (firewire não rola em PC com Pro Tools) e o drive interno tem que ser de 7200RPM ou sólido. Desejável, no caso dos que tem cabeça móvel de leitura, que o seek time seja abaixo de 9ms.
      Instale primeiro o OS e faça o update (provavelmente Windwos 7 com service pack 1), faça um ponto de restuaração. Instale em seguida o drive da M-Audio e o Pro Tools. Faça um novo ponto de restauração ao final. Abração.

      Excluir
    2. Perfeito Daniel!

      Agora quando você fala em deixar o sistema e softwares numa mesma partição, esses softwares seriam todos os de áudio que uso (como PT, Reason, Fruity Loops, Sound Forge, Amplitube, Guitar Rig etc) ou apenas o sistema operacional + Pro Tools?

      E no caso de utilizar um HD externo, deixo o Pro Tools e o sistema operacional em uma mesma partição e salvo as sessões no HD, é isso?

      Tô vendo aqui, meu HD interno é de 5400RPM. Isso me impede de usar o HD externo?

      Obrigado pela ajuda. Abração!

      Excluir
    3. Oi Paulinho, perfeito. Deixe todos os seus aplicativos de música em uma partição (a mesma do Windows) e crie as pastas das músicas (sessões) nesta mesma partição, mas sinceramente, seu HD não é tão grande assim, eu deixaria uma partição apenas. Se fosse de 2TB eu particionaria. O HD interno normalmente é mais lento mesmo, daí gravar nele não vai te dar um bom resultado e você terá que ter um ajuste de buffersize um pouco maior o que lhe dará mais latência. O Melhor mesmo é gravar em um HD externo, com as especificações que lhe passei acima. Daí ficam os aplicativos e o Windwos no HD sem partição e as pastas das músicas no HD externo. Fica bom assim. Abs.

      Excluir
    4. Maravilha Daniel, farei o que você me recomendou.

      Obrigado por compartilhar as informações, virei leitor assíduo do blog!

      Grande abraço!

      Excluir
  30. Olá Daniel, tudo bem?
    Estou entrando para o mundo do pro tools e achei seu blog fantástico. Estou montando um PC-Windows novo exclusivamente para o uso do Pro Tools e gostaria, se possível, de uma aprovação sua. Você acha que os itens abaixo são uma boa escolha? Também pensei no iMac mas acho que no geral o desktop windows terá mais potência.

    Processador Intel Ivy Bridge Core i7-3770 3.40Ghz, 8MB LGA1155

    MB Intel DZ77SL-50K LGA1155 Box

    HD Western Digital SATA 1TB 6GBPS 7200RPM 64MB Buffer Caviar Black WD1002FAEX

    Kit de Memória Vengeance Corsair 8GB (2x 4GB) 1600 DDR3

    VGA EVGA 1024MB (1GB) GeForce 9800 GT 256 bit DDR3 HDMI PCI-Express 01G-P3-N988-TR

    Um grande abraço e parabéns pelo trabalho.

    Obrigado
    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro, Obrigado! Quem aprova o PC é a avid e não eu, mas é óbvio que se a gente usar apenas os PCs que eles recomendam ninguém usaria Pro Tools, não é mesmo? Aparentemente está ok sua máquina. Placa com chipset intel e processador intel é uma boa. O HD está legal tb. Boa quantidade de memória e a placa de vídeo é boa. Só ficou faltando saber como você irá conectar sua placa de áudio. Se for via firewire verifique se o chipset controlador da porta firewire é Texas, Lucent ou Agere, qualquer outro não é boa ideia. Se for usar USB tá tranquilo. Obrigado novamente e abração!

      Excluir
  31. meu sony forge nao ta salvando as preferences ne as alteracoes de layout fica salvas so no sony forge 10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe mas não conheço a fundo o Sound Forge. Abs.

      Excluir
  32. OLÁ..TÁ DIFICIL....HÁ ALGUNS ANOS COMPREI A..FRAST TRACK PRO...
    DIZEM QUE ELA ABRE O PRO TOLLS....ALIAS ATÉ ME DERAM UM.É O 7.
    E A VARIOS ANOS TO TENTANDO ABRIR O PRO TOLLS E NAO CONSIGO.
    ELE DIZ:...UNABLE TO LOCATE M-AUDIO HARDWARE. MAKE SURE YOUR
    HARDWARE IS CONNECTED AND TURNED ON.
    até agora nao consegui fazer nada...voce pode me ajudar ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gian, para usar a Fast Track com o Pro Tools você precisa instalar o driver mais atual de sua placa visitando esse link aqui:

      http://avid.force.com/pkb/articles/download/Fast-Track-Pro-Drivers

      Depois você instala o update de Pro Tools M-Powered 7 daqui:

      http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/download/en354767?popup=true&NewLang=en&DocType=1450&q=Pro+tools+m-powered+7+update&x=0&y=0

      Só isso. Abs.

      Excluir
    2. OK...VOU FAZER...NUNCA CONSEGUI.
      SE DER ERRADO,TI AVISO

      Excluir
    3. NAO CONSEGUI ACHAR O DRIVER PRA INSTALAR.
      NAO TEM NADA ESCRITO FAST TRACK PRO.
      NESSE LINK NAO ACHEI NADA.

      Excluir
  33. ENTAO AMIGO...FIZ O QUE DISSE...NAO DEU CERTO.
    AGORA APARECEU ISSO...
    This verson ofPro ToolsM-Pomared requieres authorization to run.but no iLoK can be found.Please instale the iLoK for this software.
    mais uma vez nao consegui instalar o Pro Tools
    se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você tem que inserir o ilok na porta USB que tem a licença do Pro Tools M-Powered 7. É esse que te deram ou é o LE? Se for o LE não fucniona. Abs.

      Excluir
  34. OLÁ DANIEL BLZ? CARA NÃO ENTENDO QUASE NADA DE COMPUTADOR, MAS SOU AMANTE DA MÚSICA E COMPREI UMA PLACA DIGI 001 E VEIO O PRO-TOOLS NELA (ACHO QUE É O 6.4 L.E. NÃO TENHO CERTEZA). EU GOSTARIA DE MONTAR UM PC PRA COMEÇAR A GRAVAR O QUE VC ME INDICA COMPRAR? UM FORTE ABRASOM E QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO VC A CADA DIA MAIS!!!!!

    ResponderExcluir
  35. Olá Ronny, Obrigado! A Digi 001 está fora de linha faz bastante tempo e, por conta disso, sua tecnologia também está desatualizada. Ela é compatível apenas com placas mãe que tem o antigo slot PCI e não PCIe, portanto você vai ter que comprar um computador usado ou fora de linha também. Se você conseguir achar a placa mãe ASUS CUSL2-C seria a melhor opção, daí você coloca um processador intel P4 e um HD com 7200RPMs. Fica um sisteminha simples, mas roda muito bem. Esse seu computador também será compatível até o Windows XP de 32 Bits apenas e portanto você vai ter que ficar com no máximo 2 Gb de memória. Se você conseguir achar um computador Apple Power Mac G4 Dual 1.42 GHz rodando o sistema operacional Mac OS X 10.3 seria ainda melhor do que um PC. Abs

    ResponderExcluir
  36. Olá Daniel, parabéns pelo Blog. Seguinte, tenho uma máquina muito boa usando o win 7 64, gostaria de saber se o Pro Tools HD 10 roda no win 7 64x. Roda amigão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Obrigado. Roda sim, mas em 32Bits apenas. O Novo Pro Tools 11 irá rodar em 64 Bits, mas ainda não está disponível. Abs.

      Excluir
  37. OLÁ DANIEL TENHO UM PC Intel® Core™ i3-3240 Processor
    (3M Cache, 3.40 GHz) 8GB.MEMORIA- WINDOWS 7 64BITS. ESSA MAQUINA CONSIGO RODAR O PROTOOLS 10 OU 11- QUERO COMPRAR UMA MBOX-PRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega, provavelmente sim, mas há sempre detalhes em PCs que podem atrapalhar a performance, principalmente a marca do chipset. Abs.

      Excluir
  38. Oi, Daniel
    Sabes se o PT11 roda com estas configurações?
    Nome do Modelo: Mac mini
    Identificador do Modelo: Macmini6,1
    Nome do Processador: Intel Core i5
    Velocidade do Processador: 2,5 GHz
    Número de Processadores: 1
    Número Total de Núcleos: 2
    Cache L2 (por Núcleo): 256 KB
    Cache de L3: 3 MB
    Memória: 4 GB
    Versão da ROM de Inicialização: MM61.0106.B03
    Versão do SMC (sistema): 2.7f0
    Abs e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre, provavelmente sim, mas 4Gb é o mínimo, melhor aumentar. O sistema operacional tem que ser o Mountain Lion (10.8), mas eu rodo o meu no 10.7.5 sem problemas. Abs.

      Excluir
  39. Olá Daniel ,meu sistema já é antigo, tenho o Reason 2.0 e o pro Tools 6.4 Le instalados em um Power Mac G4 quick silver 733 e uso a velha Digi 001.O problema é que o reason não habilita a saida para digi ,ele reconhece a digi mas não habilita,nas configurações de preferências , em áudio ,aparece um X vermelho .o que devo fazer ? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto, como seu sistema está fora de linha faz bastante tempo e eu não me recordo exatamente como funcionava nessa época, todavia, recordo que a 001 precisava de um driver ASIO para que funcionasse com outros produtos além do Pro Tools, mas no Windows XP. No Mac o roteamento era feito pelo Sound Manager, direto das preferências do Reason. Abs.

      Excluir
    2. Obrigado Daniel ,abs

      Excluir
  40. blz cara to com um problema meu pro tools 10 hd ele á travando direto sera pq eu to com internet instalado na minha maquina tambem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AD, Se o seu PT for original, estar com a internet ativa não necessariamente causa problemas. Pode ser incompatibilidade com algum componente de seu computador. Vá desligando tudo até parar o problema, caso contrário, reveja as suas autorizações, inclusive a de plug-ins. Abração.

      Excluir
  41. Daniel, será que um ATIV BOOK 2 da Samsung roda o PRO TOOLS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus. Pergunta difícil de responder com certeza. Provavelmente ele funcionará bem nas versões Express e plena, mas na versão HD eu não arriscaria devido aos adaptadores envolvidos. Uma boa ideia seria tirar o HD interno e colocar um HD SSD ou usar um HD xxterno USB 3.0 para fazer as gravações. Em termos de processamento e memória está ok. Abração.

      Excluir
  42. gostei do blog prabesns
    vou fazer uma pergunta tenho o soar 8 32 bits instalado funcionando so q quando vou configurar no( adivance) não aceita o driver asio o q faço abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José, obrigado. Provavelmente a sua interface de áudio não é compatível com ASIO e só funciona com o WDM ou similar. Verifique no site do fabricante se há um driver ASIO para ela e instale-o, caso exista. Se você estiver usando a interface interna do seu computador você pode usar o asio4all (www.asio4all.com). Abração.

      Excluir
  43. boa tarde Daniel!
    comprei o pt 11 original quando fui instala deu tudo certo, so que estou com um problema, quando eu ligo o ada os canais do ada dentro do pt 11 fica com um som orrivel, um som rouco dando uns estalos , ja troquei os cabos do ada e continua do mesmo jeito, e mais um detalhe no mix control da interface de audio o ada esta sicronizado tudo direitinho, e o som no mix control sai perfeito, so dentro do protools que esta assim!
    Uso uma Saffire 56 e um macbook Pro , Sistema OS X 10.8.5
    Drive da saffire 3.3, mais um detalhe os canais de audio no pt11 da saffire esta perfeito agora isso é so com ada ja estei 3 ada e não resolvi nada.. pois eu uso no windows uma versao pirata do pt 10 com o mesmo equipamento esta tudo funcionado 100%!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeremias, pode ser que o sincronismo apareça OK, mas esteja errado. Coloque a Saffire como slave e o ADA como Master para ver se resolve. No painel traseiro do ADA coloque a chavinha em 44.1 Master e na Saffire veja se o led Locked acende. Se sim, teste para ver se funciona, mas a geração de clock do ADA não é dos melhores, portanto eu sugiro que você tente mais uma vez deixar a Saffire como Master e o ADA na posição ADAT In Slave e você liga um cabo ADAT do conector Out da Saffire no ADAT In do ADA ou então liga um cabo coaxial BNC do Wordclock Out da Saffire no Wordclock In do ADA e muda a chavinha para WC In. Abs. Se nada disso funcionar veja se a taxa de amostragem da sessão está a mesma nas configurações do dois equipamentos, 44.1khz em tudo, por exemplo. Abs.

      Excluir
  44. Gostaria de saber como faço pra ativar a licença do Pro Tools Express no meu PC, só ativa no iLok, tem como ativar no PC ou não ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, o Pro Tools express não precisa de licença para funcionar, pois ele funciona apenas com as interfaces Mbox mini e Mbox da terceira geração e também com a fast track duo e solo. Só estas interfaces conseguem rodar a versão Express. Elas que ativam a licença de uso e se não estiverem plugadas na máquina o programa não abre. Abs.

      Excluir
    2. Valeu LOL

      Outra coisa, que microfone para home studio e fone (para servir como monitor de referencia) me recomendaria, tenho uns R$ 1000 .

      Excluir
    3. Oi Rafael, Um microfone a condensador, de cápsula grande, bom e com ótimo preço são os MXL 770 ou MXL 880. Há também um kit muito bacana dessa mesma marca que é o 550/551r, que junta um microfone de cápsula grande e outro de cápsula média, bom para vocal e instrumentos/amplificadores, por exemplo. Outra linha interessante são os microfones da Rode, tipo o NT1a. Fone de ouvido eu recomendo um fechado, para não vazar na gravação, portanto boas opções de custo legal são: Sennheiser HD201 ou HD280, AKG K55 e Sony MDR 7506. Abs.

      Excluir
    4. Valeu Daniel LOL

      Excluir
  45. Só abusando mas um pouquinho uhsuash Daniel.
    O fone da Beats Dr.Dre em comparação a esses que vocês listou (tirando o preço de lado), a qualidade do som é melhor, igual ou peca em alguma coisa ?

    Desde ja muitoo obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, Nunca ouvi um Dr. Beats, mas pelo que já ouvi falar ele tem um grave intenso e na versão nova o grave foi controlado um pouco mais. Além disse ouvi dizer que ele tem as altas frequências um pouco mais estridentes. Como ele é um fone razoavelmente caro e indicado mais para escutar música eu sugiro entõa pegar um fone de ouvido na mesma faixa de preço que tenha menos coloração, como os da linha HD da Sennheiser, um Ultrasone da linha Pro (o que eu uso) ou um Beyerdynamic. Abs.

      Excluir
  46. Valeu mesmo Daniel, muito obrigado : )

    ResponderExcluir
  47. Olá Daniel.Veja se pode me ajudar.PRECISO trocar meu pc Urgente...qual melhor configuração para trabalhar com o pro tools 10 hd? e A Digi 003 roda o Forge?Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kiko, você pretende montar um computador ou usar um notebook? Eu sugiro você usar um notebook, pois as peças são mais compatíveis entre si e o problema da incompatibilidade fica mais longe. De qualquer modo eu indico a maior quantidade de RAM possível, Processador i7 e HD SSD. Placa de vídeo de 1Gb é boa ideia tb, mas se eu fosse você mudaria para um Apple. Abs.

      Excluir
  48. Oi Daniel tudo bem? No seu "Como fazer musica no PT" não encontrei a resposta para uma dúvida:

    Eu vou formatar o meu PC, tenho os arquivos em .ptx salvos, mas fico com medo de perder as trilhas destes arquivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wendel, as trilhas de áudio ficam na pasta da sessão portanto copie-as. Na dúvida, abra cada uma delas, vá no menu File, escolha a opção Save Copy In e marque a opção para copiar todos os arquivos de áudio. Selecione um lugar diferentes, como um HD externo, por exemplo e copie tudo para lá. Se possível abra a sessão em um outro computador par ver se está tudo lá, depois formate. Abs.

      Excluir
    2. Obrigado Daniel, comprei o seu livro há alguns meses e estou adorando é uma biblia. Parabéns e sucesso.

      Excluir
  49. Bom dia Daniel.
    O PT Express roda em windows 8.1? já pesquisei mas não achei em lugar algum... O PT 11 roda?
    Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio, o Pro Tools express 10.3.4 não é suportado no Windows 8, conforme descrito aqui:

      http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/download/Pro-Tools-Express-10-3-4-Downloads

      O Pro Tools 11, é compatível com Windows 8, conforme descrito aqui:

      http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/compatibility/Pro-Tools-11-System-Requirements

      Abs.

      Excluir
  50. Boa tarde mano tenho uma digi 003 um tlm 49 enfim... vo comprar um pc novo so pra isso pq é bem mais barato do que o mac.. gostaria de saber qual a configuraçao tipo memoria ram, hd, processador, placa de video e de som e o tipo de sistema operacional? Brigadao mano Deus te recompensara... vo querer seu livro como fazer musica c o pro tools abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, PC montado é bem mais complicado do que apenas a especificação de quantidades. Como linha base é melhor juntar processador intel com laca mãe intel com chipset intel, placa de vídeo externa e quanto mais memória melhor. Abs.

      Excluir
  51. Olá Daniel ,instalei o pro Tools 6.4 LE e seus plugins no MAC OS 10.3.9.Acontece que ,quando abro o Pro Tools ele me pede as autorizações (Ilock)deles.Onde posso consegui-las

    ResponderExcluir
  52. Olá Daniel.Sabe dizer se a placa da M Audio Firewire Solo não é mais compatível com o windows 7? Eu usava no Windows XP e até já usei no Windows 7 mas agora ela não quer funcionar de jeito nenhum no windows 7. Já baixei os drives no site da M Audio e nada. Se puder me ajudar agradeço muito! obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denilson, ela é compatível sim, pegue o driver mais novo aqui:

      http://www.m-audio.com/support/drivers

      Selecione FireWire Series na coluna da esquerda, FireWire Solo na do meio e os drivers aparecem à direita.

      Se você já tentou com o driver certo e não funcionou, troque o cabo FireWire por outro novo. Abs.

      Excluir
  53. obrigado Daniel. Vou trocar o cabo firewire então, pois só pode ser esse o problema, uma vez que já tentei o drive atualizado que baixei no site da m-audio. Obrigado pela atenção à todos aqui no teu blog. Feliz Natal e próspero ano novo pra você! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e igualmente, depois me conta se deu certo. Abração.

      Excluir
  54. Ola sobre montar sistema HD .. HDx em PC quero montar em pc vc ja usou em pc sistema hd ? Qual confg seria ideal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, já usei HD no windows, funciona idêntico ao Mac, mas temq ue ser mais criteriosos na compra do computador. Sugiro dar uma olhada aqui:

      http://avid.force.com/pkb/articles/compatibility/en353265

      Abs.

      Excluir
  55. Olá, Daniel Raizer

    Parabéns, muito bom e útil o seu blog. Acabei de comprar seu livro "Como Fazer Música com o Pro Tools".
    Mas antes, se você pudesse, queria uma ajudinha analisando meu equipamento e sugerindo o que poderia estar causando minha dor de cabeça.
    Trabalho compondo trilhas e uso muitos instrumentos virtuais no kontakt (kontakt 5).
    Ultimamente minhas sessões estão travando muito (antes já travavam mas agora tá travando mais).
    Noto que rapidamente os instrumentos virtuais preenchem a capacidade do computador. As vezes tenho que definir o que o
    instrumento fará na música para transformá-lo logo em audio pra liberar espaço pra outro instrumento virtual. Isso acaba que me limita muito.
    Outro problema é que muitas vezes minha interface do nada desliga e liga rapidamente interrompando o que eu estava fazendo na sessão do pro tools.

    Meu equipamento é assim:

    PC montado com Pro Tools 8.0.1 instalado num hd samsung SSD de 250GB onde se encontra também o sistema (windows 7 professional 64 bits).
    Num outro HD interno de 1T tenho as sessões e o banco de instrumentos virtuais.

    Interface MBOX 1 (a antigona mesmo)
    placa-mãe: Intel Desktop Motherboard LGA1155 DDR3 1333 ATX - BOXDZ77SL-50K
    Processador: Intel Core i5-2310 CPU @ 2.90GHz
    Memória RAM: Corsair XMS3 32GB (4x8GB) DDR3 1333 MHz (PC3 10666) Desktop Memory (CMX16GX3M2A1333C9)
    Placa de vídeo: VGA XFX AMD ATI Radeon HD5450 1GB DDR3 64-Bit PCI-Express 2.1 x16 - HD-545X-ZQH2
    HD Samsung MZ-7TD250BW 840 Series Solid State Drive (SSD) 250 GB Sata 2.5-Inch
    HD Seagate SATA II 1000 GB (1TB) 7200 RPM - ST31000528AS
    HD Seagate Barracuda ST3320620A 7200.10 320GB 7.2K Ultra ATA/100 Hard Drive

    Abraço e parabéns novamente.


    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado! Entendo, são vários problemas distintos ao meu ver.

      Primeiro é a versão do Pro Tools, deveria ser essa aqui:

      http://secure.digidesign.com/services/avid/kb/downloads.cfm?digiArticleId=42675&localeCode=en

      Não sei se esse conjunto M-Box 1, Windows 7 e Pro Tools 8.0.5 combina direito, não há nenhuma indicação desse conjunto no site da avid, mas também não diz nada contra., portanto assumimos que funciona.

      Seu computador me parece OK e todos os HDs são de alta performance, portanto você não deveria ter problemas em relação a eles. Fique apenas atento que HDs rotacionais (com agulha) com mais de 500Gb que são estritamente usados para armazenamento de dados acabam perdendo performance, portanto é boa ideia particioná-los em duas ou três unidades menores, mas NUNCA use mais do que uma delas ao mesmo tempo, senão a performance reduz pela metade. Reduzindo o HD a agulha move-se em uma área menor e vai mais rápido. Deixe o SSD para o sistema e uma partição em outro HD para os dados da sessão. O ideal mesmo é ter tudo no SSD, o sistema, as bibliotecas de sample e a pasta da sessão, depois mova tudo para outro HD para fazer Backup e apague ela do SSD (Função save copy in). Outra coisa importante é que o Kontakt tem a funcionalidade de carregar samples na memória RAM, assim a biblioteca não fica sendo acessada o tempo todo, limitando a performance. Isso chama-se Memory Server, e como vc tem memória sobrando vá nas preferências do Kontakt, na guia Memory e habilite a opção Use Memory Server Clique em close e reinicie tudo. Vai melhorar bastante. Se der algum pau durante a execução, aperte o botão Purge para atualizar o cache na memória RAM e escolha a opção purge all samples.

      O Pro Tools 8 é um dos mais pesados, super pesado. O ideal é mudar para o Pro Tools 11 que é 64Bits e muuuuuito mais leve, mas o problema é que sua M-Box não vai funcionar com ele, teria que mudar de interface também. Se você quiser estou vendendo a minha MOTU Track 16, que é ótima...Hahahaha. Bom é isso. Faça o update para ver se melhora, verifique as partições do HD e ative o Memory Server do Kontakt. Quanto ao problema de ligar e desligar, pode ser que sua fonte esteja precisando de mais capacidade ou você precisa de um filtro de linha de verdade. Abs.

      Excluir
  56. FAAAAAAAAAAAAALA SUPER DANIEL, TUDO BLZ? CARA, TENHO UM PC CORE I3, E TÔ USANDO O WIN 8.0 PRO, MAS COMO FAÇO PRA INSTALAR O PRO TOOL 6.4 LE QUE VEM COM A DIGI 001 NO MEU PC, TEM COMO? VLW MANO! QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO CADA DIA MAIS!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ronny, haha! Obrigado. Então, LE 6.4 só até o XP. Daí pra frente não dá mais.
      No Windows 8 somente o Pro Tools 11.
      É recomendado oficialmente pela Avid manter o Windows 7 caso seja necessário rodar o Pro Tools 10, mas já vi funcionando no 8...
      Sempre Windows versão Pro, Ultimate ou Professional, as outras não servem. Abs.

      Excluir
  57. AH! MEU SISTEMA É 64BIT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, piorou! Só o Pro Tools 11 é 64 Bits e que vai poder usufruir dessa profundidade do sistema operacional. O PT10 é 32 Bits ainda, rodando também em 32Bits no ambiente 64Bits, o que é uma vergonha, diga-se de passagem...Abs.

      Excluir
  58. Olá Daniel. Quero comprar o Mbox Pro 3 e Artist Mix mas não sei como ligá-lo no PC. Você tem algum esquema de ligação? Poderia me ajudar? Eu sou cliente da Quanta e eles não tem nada nesse sentido. Preciso saber do que vou precisar antes de efetuar a compra. Os Requisitos para PC eu sei, mas a ligação não. Já tenho uma M-áudio Fast Track 400 e uma Focusrite 2i2 que são ligadas via usb. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, Obrigado. A Artist mix conecta-se através da porta de rede, com conector Rj45, sem mistério. A Mbox Pro utiliza a porta firewire que deve ter 4 ou 6 pinos. Se o seu computador é notebook PC e não tem firewire você pode comprar uma placa PCMCIA/Firewire como esta aqui:

      http://www.bhphotovideo.com/c/product/492843-REG/SIIG_NN_PCM222_S4_2_Port_FireWire_400_PCMCIA_Cardbus.html

      Se o seu computador é PC torre e não tem firewire você pode comprar uma placa PCI como essa aqui:

      https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/5550/PLACA-PCI-c_-3-saidas--1-FIREWIRE---IEEE1394

      Se você tem um Apple sem firewire, mas com thunderbolt você pode comprar um adaptador como esse aqui:

      http://www.submarino.com.br/produto/113124309/adaptador-thunderbolt-firewire-800-apple?opn=XMLGOOGLE&epar=&WT.srch=1&epar=bp_pl_00_go_G22012

      Não existe adaptador USB/Firewire que funcione direito.

      Excluir
  59. Seu Daniel quero agradecer pela ajuda. Que Deus possa abençoar você e sua família, Muito obrigado. Desculpe esquecer de dizer sobre meu PC. Windows 8gb 1tb processador core i3 Pro Tools SE original fornecido com Avid Fast Track 400. Muito obrigado mesmo seu Daniel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, Amém! Que Deus igualmente abençoe você e sua família também. Quando precisar passe por aqui. Abração.

      Excluir
  60. OBRIGADO PELO CARINHO E ATENÇÃO MANO! VC É UM CARA MUITO ESPECIAL PRA MIM!!! GOSTARIA DE SABER SÓ MAIS UMA COISA: HÁ ALGUUUUMA POSSIBILIDADE, SEJA ALGUM DRIVER, OU SEI LÁ, QUE ME PERMITA USAR MINHA PLACA NO WINDOWS 8.0 PRO? É QUE EU GOSTO MUUUITO DESSA PLACA E GOSTARIA DE USÁ-LA, MAS NEM NO WIN 7, NEM NO 8 EU CONSEGUI INSTALAR, HÁ ESSA POSSIBILIDADE? DESE JÁ AGRADEÇO PELA HONRA DE PODER ESTAR AQUI CONTIGO NESTE SUPER BLOG! VC ESTÁ DE PARABÉNS!! QUE DEUS TE ABENÇOE CADA VEZ MAIS!!!!!!!! UM FORTE ABRASOM MANO!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rony, obrigado! É gente como você que me motiva a continuar. Então, bem que eu gostaria de te dizer que é possível, mas não é. Sorry!. A Avid é assim mesmo, passa algumas gerações e eles cortam os produtos para que você compre coisa nova. Mesmo o Pro tools 9 que abriu a funcionalidade Core Audio e Asio para rodar qualquer interface eles acabaram bloqueando a digi 001. Uma pena. Meu primeiro disco eu gravei nela e foi um super salto de qualidade na época, mas agora, com tanta interface bacana por aí acho melhor você fazer um upgrade mesmo para outra interface, de preferência USB, para que não seja necessário usar um slot do computador que acaba gerando ruídos ou incompatibilidade com a placa de vídeo, difícil de ajustar. Bem, daí você pode escolher aquela que mais te agrade, PreSonus, Focusrite, M-Audio, Apogee, Avid, fica a seu critério e migre para o Pro Tools 11 pelo menos , que é 64Bits e outro nível. Venda a sua 001 enquanto ainda dá para pegar um preço razoável, tipo uns R$450,00. Abração.

      Excluir
  61. OBRIGADO MANO! QUE DEUS TE ABENÇOE!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  62. Sensacional seu bolg muito fácil entendimento parabéns! Vamos a duvida, como faço para gravar minhas sessões direto no HD externo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wallacy, Obrigado! Depende do software. Se for o Pro Tools há dois jeitos: Ao criar a sessão você escolhe salvá-la no HD externo, daí automaticamente o PT grava no HD externo. Se você quiser manter a sessão no HD interno e alguns arquivos no HD externo você tem que usar a funcionalidade Disk Allocation que está no menu Setup. Lá você pode definir qual canal vai para qual HD, super fácil. Coincidentemente eu vou falar sobre isso na nova edição da Revista Áudio Música e Tecnologia de Abril (acho que é a número 283) compre a revista e dê uma olhada bem detalhada nesse processo. lá. abração. Abração.

      Excluir
  63. Olá. tenho um MacBook White com Processador Intel Core 2 Duo de 2,26GHz;
    2GB de SDRAM DDR3
    250GB a 5400 rpm
    Dá pra instalar o ProTools 9 HD nele?
    Tenho um livro seu. Otimo mesmos. Me ajudou muito.
    Sou Iniciante no e agradeço se puder me responder. No aguardo. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandro, não dá. Esse é um modelo Late 2009 e não tem porta firewire, então não tem como colocar o chassi de expansão para as placas Accel do Pro Tools HD, mas se você quiser rodar o 9 normal é possível, basta usar uma interface USB que seja compatível com CoreAudio. Abs.

      Excluir
  64. Olá Daniel!
    Sempre usei o NUENDO 3 e passei muito tempo sem atualizar meus programas e meu PC. Agora estou com uma configuração i7, 8 GB HAM, 1 TERA HD, WINDOWS 8.1 e estou querendo migrar para o PRO TOOLS, a versão 10 vai rodar bem ou terei incompatibilidade? A placa que eu usava e que ainda tenho é bem antiga, M-AUDIO AUDIOPHILE 192, mas não achei atualização para o Windows 8.1 e também não sei se ela funciona nas versões mais novas do PT. Não gostei da M-TRACK e a FAST TRACK PRO saiu de linha, não preciso de mais de dois canais, caso a minha tenha mesmo que ir pro saco, você tem alguma sugestão? E sobre o PT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, há driver da delta 192 até o Windows 7, vá em www.m-audio.com e clique em Suport > Drivers e Updates. Depois escolha Legacy, Audiophile 192 e Windows 7. Daí faça o downgrade de seu sistema operacional. Caso contrário você terá que usar outra interface de áudio. Uma boa sugestão é a linha Focusrite, mas a partir do Pro Tools 9 qualquer interface funciona em ASIO ou CoreAudio. Abração.

      Excluir
  65. bom tarde !!!
    Gostaria de saber se vc pode indicar uma versão do pro tools para iniciante.

    ResponderExcluir
  66. bom tarde !!!
    Gostaria de saber se vc pode indicar uma versão do pro tools para iniciante. e como montaria meu pc para rodar sem problemas com o pro tools? .
    por ex: se eu for usar o pro tools 11 meu pc teria que ter qual processador, qual HD, qual placa de som, qual placa de vídeo, qual interface, qual placa mãe. Essas são as minhas duvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, você pode começar com a versão 12 gratuita assim que ela sair. Se você não tem nenhuma interface de áudio você pode comprar uma que venha com o Pro Tools Essentials, como as Mbox, da avid.
      Computador PC é complicado de orientar, pois nem sempre o que eu indico está disponível na sua região, mas o importante é manter o chipset e o processador da mesma marca, como intel.
      Hd sempre de 7200RPM ou SSD. Pelo menos 512Mb de memória de vídeo e 4GB de RAM. O ideal é um Apple, tipo o Mac Mini, que é barato e nunca vai te dar dor de cabeça. Abs!

      Excluir
  67. Olá Daniel,
    Poderia indicar um onde comprar a placa Firewire Texas Instruments?
    Estou tento problemas com ruídos, quando estou gravando no Pro Tools, para o ruido eu tenho que ficar mudando o buffer no playback engine, assim volta a gravar, porem alguns minutos depois volta acontecer, pode me ajudar com alguma informação?? tenho uma DIGI 003 e Pro Tools 10 Original, um amigo aconselhou a trocar a Firewire, mas também estou inseguro de comprar uma placa texas que não seja original, moro em BH e por aqui é complicado adquirir esses equipamentos específicos, pesquisei na net e so encontrei no mercado livre, mas não confio muito que seja original, por isso peço sua ajuda. Muito Obridado
    Att, Cristian Tunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tente o balão da informática, geralmente eles tem tudo lá. Pode ser que seu problema seja HD. Retire a partição, caso esteja particionado e verifique se ele é ao menos de 7800RPM ou SSD. não use HD externo se for de baixa performance. Abs.

      Excluir
  68. Olá Daniel, então acabei de comprar uma INTERFACE DIGI 003 RACK, vou usar o PRO TOOLS 10HD, minha duvida é qual sitema operacional usar? WIN 7 32 OU 64? WIN XP 32 OU 64, qual vc me indica para um PC CORE I5 8GB, HD 1T, prá ser compativel com a 003? "gravação de pequeno porte, mais minhas criações mesmo com teclado, violão e voz" DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde. Tenho uma DIGI003 e vi uns adaptadores de USB para firewire. Você acha que estes conectores funcionam? Gostaria d e utilizar a minha DIGI num notebook. Abraços

    ResponderExcluir
  70. Olá, uso o Pro Tools 10 junto ao Windows 8.1, porém a microsoft está mandando atualização pro windows 10. Meu programa toda tudo certo. Saberia me informar se é compatível com windows 10? Posso atualizar normalmente e instalar o pt 10 ou 11? Windows 10 dar suporte para o pro tools 10 ou 11? Aguardo!

    ResponderExcluir
  71. Olá, o último Pro Tools 10 (10.3.10) funciona até o Windows 7 com SP1 apenas. O Pro Tools 11.3.1 funciona até o Windows 8.1. Windows 10 nenhum ainda. Abs.

    ResponderExcluir
  72. Boa noite

    Gostaria de parabenizar pela ajuda .. seus vídeos tem tirado muitas dúvidas. 


    Eu comprei uma máquina 

    I5, 8gb RAM, 1TB 


    Gostaria de saber qual o melhor Windows e qual pro tools devo usar.. sem dar erros ou qualquer problemas. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliano, uma plataforma muito estável é o Windows 7 Professional 64 Bits com o Pro Tools 12.2.1. Veja esse meu post para maiores detalhes.

      http://danielraizer.blogspot.com.br/2015/11/tabela-de-compatibilidade-de-pro-tools.html

      Excluir
  73. Boa noite

    Gostaria de parabenizar pela ajuda .. seus vídeos tem tirado muitas dúvidas. 


    Eu comprei uma máquina 

    I5, 8gb RAM, 1TB 


    Gostaria de saber qual o melhor Windows e qual pro tools devo usar.. sem dar erros ou qualquer problemas. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliano, uma plataforma muito estável é o Windows 7 Professional 64 Bits com o Pro Tools 12.2.1. Veja esse meu post para maiores detalhes.

      http://danielraizer.blogspot.com.br/2015/11/tabela-de-compatibilidade-de-pro-tools.html

      Excluir
    2. Mais o pro tools 12 eu teria que comprar original. No momento não posso. As versões de pro tools 10.3.8 e 10.3.9 roda no windows 7 pro? Ou tem que ser Windows 7 normal? Obrigado

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. olá, Funciona no Windows 7 Normal com Service Pack 1. Abs.

      Excluir
  74. Olá Daniel, tudo certo? Vi aqui você ajudando muita gente e gostaria de saber se poderia me ajudar também. Uso um MacBook Pro com uma placa MboxPro da Avid, via firewire (ela na possui USB), então não tenho como usar um HD externo via firewire. Estou tendo problemas com CPU Power, acusando HD lento. Usando o USB do mac e um HD externo de 7200 com os arquivos teria algum problema de performance? Qual seria o melhor HD para isso? A melhor forma seria um HD de 7200 com arquivos no thunderbolt via firewire e o sistema do pro tools no meu HD interno? Não queria usar o thunderbolt no HD pois uso o mesmo para ligar o macbook em um monitor maior para mixar e editar as faixas.
    Meu sistema:
    Pro Tools 12.3 (original com iLok)
    OSX YOSEMITE
    MacBook Pro 13in (2012)
    Processador 2,9GHz, Core i7
    Memoria 8G 1600MHz

    valeu!

    Fernando Jatobá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando, obrigado. A Mbox Pro tem duas portas firewire especialmente para seu caso. Você pode ligar uma delas no seu computador e um HD firewire na outra porta dela, isso chama-se Daisy chaining. Eu sugiro você colocar um HD SSD no computador e um HD SSD no enclosure externo, fica bala. Esqueça os HDs rotativos, mas se não der fique com os de 7200RPMs com Seek Time inferior a 9ms. Mantenha o thunderbolt para o vídeo apenas. Abs.

      Excluir
  75. ola Daniel tudo bem?
    tenho uma digi001 e gostaria de usar no window 7 com protools 10, ja vi na net que tem como. o meu problema é que meu pc nao reconhece a digi001.
    (uso um processador i3) simplesmente nao aparece no gerenciador de dispositivos. o que poderia ser? incompatibilidade com o processador? ja procurei respostas e nao encontrei. fico aqui no aguardo, muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa interface não é compatível com seus sistema e não funcionará direito. Abs.

      Excluir
  76. Daniel, parabéns pelo excelente trabalho!!! gostaria de tirar algumas duvidas:

    1-Estou montando um PC com win 7 64 e pretendo instalar o PT 12.3.1 e gostaria de saber qual a melhor configuração atualmente para ele? digo, para que tenha o melhor desempenho possivel. eu faço gravações ao vivo utilizando como interface uma MIX X32 (Beheringer) que funciona muito bom no meu MACBOOK, mas como agora vou utilizar PC quero saber qual a melhor combinação possivel?

    2- Em muitos estudios hoje vejo o pessoal usando Hackintosh, qual a sua opinião? vale mais usar o WIN no PC ou um Hackintosh? e qual seria a melhor configuração para tal?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, obrigado. Configuração de PC é que nem camarão: quanto mais e maior melhor! hahaha! Compre tudo do melhor e mantenha tudo da mesma marca quando possível. Use 1 HD SSD para sistema e gravação ou 2 HD de 7200RPM para cada coisa.
      Hackintosh tem limitações quanto à conectividade firewire, não recomendaria. Abs.

      Excluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. Bom dia Daniel, comprei um hd externo Lacie 1TB 7200rpm ( ainda não utilizei ), tenho o pro tools original 12.4 e uso uma interface rme fireface 800. Gostaria de melhorar a performance pois as vezes aparece erro -6101 mesmo com buffer alto e com sessao sem plugin algum, acho que o hd externo vai melhorar esse erro por isso o adquiri. Alem de ligar o hd externo em uma porta FW800 da minha maquina osx marevick eu tenho que configurar o pro tools pra que ele rode perfeitamente com o hd externo ? Seu blog é 10000 abs !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Obrigado! Como o HD é rotativo eu sugiro que você particione ele em dois setores de 500GB e use um setor para a sessão, quando encher use o outro, nunca use os dois setores ao mesmo tempo. Dessa forma você ganha mais performance. Fora isso não há nenhuma configuração a ser feita. Simplesmente crie a sessão nele e pronto. Abs.

      Excluir
  80. Daniel, acompanho seu blog há um certo tempo e admiro muito seu conhecimento e a sua boa vontade em compartilhar. Venho tentando entender o que é necessário para rodar o Protools 12, parece tão simples mas não sei o que me ocorre, acabo me confundindo. Gostaria de trabalhar com cerca de 16 canais rodando em Windows. Tenho muita vontade de adquirir uma interface da Focusrite 18i20 e depois adquirir um pre também da Focusrite para ter os 16 canais. Consigo rodar o Protools 12 com essa interface sem usar o asio4all?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Obrigado! Sim, é possível usar essa interface e o pré. Hoje em dia a questão de compatibilidade tá bem boa, então praticamente qualquer computador bem montado com Windows vai funcionar bem, mas eu reamente recomendaria você mudar para a plataforma Apple. Um Abraço.

      Excluir
  81. bom dia Daniel mais uma vez vim tirar duvidas com quem entende e tem a humildade de ajudar agradecido desde ja duvida: trabalhjo com windows 7 64 bits 8 de ram e i5 saiu a vernsao do protools 12.5.0 para windows e esse PT roda em 64 bits agora facilitando o uso da memoria ram que ira usar mais dela e no meu pc esta instalado o PT 10.3.9 mais trava pouco mais trava e instalando o 12 creio que se estabilizara tenho uma digi 003 console e nao consigo informacao se o PT 12 reconhece os comandos da digi console p mim formatar o pc vc eh muito bem informado e sabio sera que pode me ajudar? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samuel, obrigado. Por enquanto a 003 funciona com o Pro Tools, mas não sabemos até quando...Abs.

      Excluir
  82. Caro amigo: Possuo o Pro tool 12.3.1 estou tentando salvar minhas configurações criando uma pasta dentro da pasta Pro Tools no arquivo de programas do windows 7 chamando de meus presets. O arquivo salva certo la dentro em ptx, no entanto quando vou renomear a extensão para ptxt, o nome fica mas a propriedade dele não muda...o que falta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Colega, não compreendi o que você quer fazer. Se for um template novo você deve salvar como template, daí fica fácil abrir uma sessão sempre do mesmo jeito já com alguns passos dados. Renomear extensões não funciona. Abs.

      Excluir
  83. Caro amigo: Possuo o Pro tool 12.3.1 estou tentando salvar minhas configurações criando uma pasta dentro da pasta Pro Tools no arquivo de programas do windows 7 chamando de meus presets. O arquivo salva certo la dentro em ptx, no entanto quando vou renomear a extensão para ptxt, o nome fica mas a propriedade dele não muda...o que falta?

    ResponderExcluir
  84. Eu tenho um notebook é Windows 10, 64 bits, 4Gb de RAM, 500 Gb de HD e um processador dual core de 1,5gh (Intel).
    Será que o pro tools funcionária no meu notebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sim, mas recomendo um HD SSD novo. Abs.

      Excluir
  85. em outra pergunta amigo como consigo encontrar um placa firewire texas 800 pci-e mini o islote eh mini e nao esto encontrando no mercado livre nao acho a mini a q esta no meu pc rodo a digi003 ela eh 400mb uso uma placa mae da asrock h61m hp4 so que da certa hora trava mais talvz pq eu nao tinha lido os comentarios geral do seu blog salvava as sessoes em um mesmo hd agora ja vo fazer diferente vo usar um externo mais queria usar uma placa firewire texas pci mini o meu pc eh terceira geracao i5 8 de ram chipset intel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, São difícies de encontrar, talvez comprando fora e importando seja a melhor opção. Sonnet tb é uma marca boa. Abs.

      Excluir
  86. Ola, tudo bem? Então, adquiri a mesa digital Allen Heath QU-16 e agora preciso do Pro Tools. No momento, não tenho como investir num Apple e queria saber uma boa configuração pra gravar aí meus 16 canais simultaneamente via USB. Monto um bom desktop ou um ultrabook? E qual versão do pro tools e qual Win me recomenda pra ter um bom desempenho? Obrigada pelo seu blog, é incrível!

    ResponderExcluir
  87. Ola, tudo bem? Então, adquiri a mesa digital Allen Heath QU-16 e agora preciso do Pro Tools. No momento, não tenho como investir num Apple e queria saber uma boa configuração pra gravar aí meus 16 canais simultaneamente via USB. Monto um bom desktop ou um ultrabook? E qual versão do pro tools e qual Win me recomenda pra ter um bom desempenho? Obrigada pelo seu blog, é incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatyana, parabéns! Esse mixer é realmente muito bom. Se você quiser uma DAW gratuita você pode usar o Tracktion V5, aqui está o link:

      https://www.tracktion.com/products/t5-daw

      Em relação ao computador acho mais conveniente um Ultrabook, pois os compenentes são selecionados e a probabilidade de incompatibilidade diminui, somente indico que o HD interno deste seja SSD em vez de rotativo. Quando puder invista em um mac e em um Pro Tools. Obrigado pelas palavras, um abraço.

      Excluir
    2. Obrigada pela ajuda. Então, pra começar melhor, vou adquirir um macbook pro MF839LL/A com i5 2.7, 8gb ram, 128ssd. qual versão do Pro Tools posso trabalhar, 10, 11 ou 12?

      Excluir
    3. Oi Tatyane, bom computador. Eu sugiro que você use o Pro Tools 12.5.2 no MAC OSX X 10.10.5

      Excluir
  88. ola daniel minha placa mae é tsi e procesador 4 core amd 4 gb de ram sera que vai rodar o pro tools 10 ?

    ResponderExcluir
  89. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  90. amigo e possível usar o anplitube 3.15 ou (4.0 que seria o melhor) dentro do pro tools 10HD? ja tentei varias vezes e não consegui, mas na internet vi varias pessoas usando mas nenhuma explica como fez pra usar no pro tools,por favor se puder me ajudar eu ficaria muito grato

    ResponderExcluir
  91. Ola Daniel. Trabalho com protools hd 8 e , placas, accel e hd core, interface 192, rodando em um windows 7 profissional. Porem estou tendo muitos problemas, minha maquina desliga, trava sempre. Levei em um técnico, e com o pc esta tudo ok. Meu pc e um I7, 16gb de ram. Pensei que pelo sistema ser antigo possa ser um dos motivos desses problemas. O que me aconselha em caso de um update, ja que o custo em um protools hdx e muito alto. Ir pro hd native que mesmo assim e muito caro, ou derrepente uma apollo da universal, com protools 12. O que vc me sugere para que eu fique atualizado sem perder qualidade , e sem gastar muito.

    ResponderExcluir
  92. Daniel. parabéns por tudo que vc é e faz. Desculpe-me incomodar, mas eu preciso de orientações. Minha pergunta é muito modesta porque pretendo apenas gravar e mixar domesticamente sem muito capricho, apenas pro meu prazer de mexer no programinha. Há centenas de anos comprei um mbox I. Ele funcionava no xp ou no mac. Passado um ano, quando saiu o windows 7 li que ele não funcionaria mais nos pcs. Então isso me deu uma sensação de ter caído no conto do vigário por ter comprado uma placa que só funcionava com um programa. O mac eu não posso comprar. Eu gostaria de continuar usando apenas no pc. A pergunta é: Ele nunca mais poderá ser usado? gostei muito do mbox I. Ele satisfez minhas intenções.

    ResponderExcluir
  93. Daniel. eu trabalhei durante um tempo com uma digi001 e um pc bem ultrapassado com um win xp. estou migrando para uma digi 003 e para o protools 8. gostaria de saber qual windows colocar, e em quantos bits seria o ideal para não ter problemas. também gostaria de saber se um core 2 duo, com 4gb de ram e suficiente para rodar esse protools 8 e gravar 16 pistas simultâneas. Estou pegando a digi 003 mas nao queria ter problemas de compatibilidade com o pc e nem ver depois que ele e muito fraco para a função. pois so montarei outro se for estritamente necessario, se o que tenho precisar so de um pequeno up pra rodar ficarei com ele por enquanto! obrigado desde ja!
    se pudesse fazer a gentileza de colocar requisitos de sistema do protools 8 seria massa tbm! ate breve!

    ResponderExcluir
  94. Oi marcos, aqui no meu blog tem uma tabela para essa finalidade, dá uma olhada:

    http://danielraizer.blogspot.com.br/2015/11/tabela-de-compatibilidade-de-pro-tools.html

    Abs.

    ResponderExcluir
  95. Olá Daniel! Eu estou com o PT 12 no meu Windows, com 6Gb de memória, AMD Quad com 3.2Ghz, boto muitos plugins nele e ele não trava em mixagem. Mas pra gravar ou dar um simples Play/Pause/Stop ele dá uma leve travada de alguns segundos, em média uns 4-5seg. Saberia me dizer o por que? Como te disse, a máquina é muito boa, fora isso, roda tudo certinho.

    ResponderExcluir
  96. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  97. ola! boa tarde. de acordo com a memoria do meu pc eu só consigo instalar o pro tools 8.acontece que não estou conseguinho achar para baixá-lo. será que alguém consegue me ajudar nessa situação.
    obrigadoo!!

    ResponderExcluir
  98. Olá Daniel. Qual o melhor note pra se trabalhar com o pro tools 10.2.3? Para se trabalhar com bastante plugins sem problemas de memória ? obrigado

    ResponderExcluir
  99. Ah mais uma coisa ! Eu uso a Digi 002

    ResponderExcluir
  100. Corrigindo, Pro tools 10.3.2

    ResponderExcluir
  101. Oi Daniel, tudo beleza? Se me permite uma questão, uso Windows 8.1 e ProTools 12.5, num Dell optiplex 3020 i5 4200U, mem 8Gb. Ocorre que atualizei o Windows para conseguir instalar o novo Kontakt, e isso melou o Pro Tools. Eu não havia feito atualizações antes de instalar o Pro Tools ou os demais programas que uso. Acha que eu posso instalar o windows 8.1 e atualizar em seguida
    (para aproveitar a nova versão do Kontakt) e instalar o Pro Tools depois pra tentar evitar o problema? O que aconteceu foi que o Pro Tools ficou super lento depois que artualizei o Windows, e não reconhecia mais a interfade de aúdio.

    ResponderExcluir
  102. Oi Daniel, tudo beleza? Se me permite uma questão, uso Windows 8.1 e ProTools 12.5, num Dell optiplex 3020 i5 4200U, mem 8Gb. Ocorre que atualizei o Windows para conseguir instalar o novo Kontakt, e isso melou o Pro Tools. Eu não havia feito atualizações antes de instalar o Pro Tools ou os demais programas que uso. Acha que eu posso instalar o windows 8.1 e atualizar em seguida
    (para aproveitar a nova versão do Kontakt) e instalar o Pro Tools depois pra tentar evitar o problema? O que aconteceu foi que o Pro Tools ficou super lento depois que artualizei o Windows, e não reconhecia mais a interfade de aúdio.

    ResponderExcluir
  103. Olá daniel tudo bem?Muito obrigado pelos escalrecimentos de sempre.tenho uma pergunta.Meu notebook é um dell I5 ,estou com WIndows 7 professional ultimate,minha placa é uma fast track pro.Qual versão do pro tools você me indicaria?Tentei com a versão 7.4 mas o pro tools não reconhece a minha placa.O que você indica por favor

    ResponderExcluir
  104. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  105. Bom dia Daniel, tudo bem?Tenho um Mac Pro 2006, Intel, que está com problema, por isso, sou obrigado a usar meu notebook HP. No Mac utilizo a Digi 003 e gostaria de continuar utilizando no note, porém, o note não tem entrada FireWire. Você poderia me indicar um adaptador USB/FireWire que funcione. Meu nome é Marcelo Karyki e meu e-mail estudiograhvia@gmail.com.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  106. Have you been thinking about the power sources and the tiles whom use blocks I wanted to thank you for this great read!! I definitely enjoyed every little bit of it and I have you bookmarked to check out the new stuff you post
    python training in tambaram
    python training in annanagar
    python training in jayanagar

    ResponderExcluir
  107. I really like the dear information you offer in your articles. I’m able to bookmark your site and show the kids check out up here generally. Im fairly positive theyre likely to be informed a great deal of new stuff here than anyone
    angularjs Training in marathahalli

    angularjs interview questions and answers

    angularjs Training in bangalore

    angularjs Training in bangalore

    angularjs online Training

    angularjs Training in marathahalli

    ResponderExcluir
  108. I think things like this are really interesting. I absolutely love to find unique places like this. It really looks super creepy though!! Machine learning training in chennai
    python machine learning training in chennai
    artificial intelligence and machine learning course in chennai

    ResponderExcluir
  109. Hey, would you mind if I share your blog with my twitter group? There’s a lot of folks that I think would enjoy your content. Please let me know. Thank you.
    Java Training in Chennai | J2EE Training in Chennai | Advanced Java Training in Chennai | Core Java Training in Chennai | Java Training institute in Chennai

    ResponderExcluir
  110. Olá! Ainda está ativo esse blog ?

    ResponderExcluir
  111. Queria saber a respeito da digidesign 96

    ResponderExcluir
  112. Anônimo9/10/19

    For Hadoop Training in Bangalore Visit : HadoopTraining in Bangalore

    ResponderExcluir
  113. Existing without the answers to the difficulties you’ve sorted out through this guide is a critical case, as well as the kind which could have badly affected my entire career if I had not discovered your website.
    Best PHP Training Institute in Chennai|PHP Course in chennai

    Best .Net Training Institute in Chennai
    Big Data Hadoop Training in Chennai
    Linux Training in Chennai
    Cloud Computing Training in Chennai

    ResponderExcluir
  114. Such a great information for blogger iam a professional blogger thanks…

    Start your journey with RPA Training in Bangalore and get hands-on Experience with 100% Placement assistance from experts Trainers @Softgen Infotech Located in BTM Layout Bangalore. Expert Trainers with 8+ Years of experience, Free Demo Classes Conducted.

    ResponderExcluir
  115. Such great information for blogger iam a professional blogger thanks…

    Became an Expert In Google Cloud Platform Training in Bangalore! Learn from experienced Trainers and get the knowledge to crack a coding interview, @Softgen Infotech Located in BTM Layout.

    ResponderExcluir
  116. Thanks for sharing this blog. This very important and informative blog. content








    ResponderExcluir