BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

De dia, é claro!


21 comentários:

  1. Bom dia Daniel,

    Vi no site da apogee que o Ensemble pode ser usado em um tal "EstandAlone mode e master clock" em conjunto com as intrefaces Digi 00X+pro tools LE/Mpower com PC ou Mac, é possivel realmente usa-lo assim sem que tenha-mos perda de qualidade? voçê já viu isto na prática?

    ResponderExcluir
  2. Olá Renato, Standalone significa que a Ensenble consegue funcionar sem estar conectada ao computador, assim você pode ligar fontes de sinal analógico nela (linha ou microfone) e esses sinais podem ser convertidos para digital e sair pelos conversores digitais dela. aplficiados pelo pré dela ou não. Daí você liga as saídas digitais da Ensenble nas entradas digitais da 002 ou 003 (Cabo óptico ADAT), assim usa-se o conversor da Ensemble para conversão, que é bem sofisticado. A Apogee é conhecida por ter uma geração de Clock bem estável e isso favorece nas conversões digitais, desse modo a Ensemble definida como Master Clock irá dar mais coesão na digitalização de seus sinais. Entretanto, com o novo Pro Tools 9 a Ensemble pode ser usada diretamente como interface de áudio, não necessitando a Digi estar conectada ao computador, mas isso só serve para a versão 9 em diante do Pro Tools (Excetuando-se a versão 9 MP, que só funciona com interfaces de áudio da M-Audio. Nas versões abaixo da 9, é necessário usar a Digi. Espero ter ajudado, se tiver mais dúvidas é só perguntar. Abs.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Daniel ajudou sim!
    Mas com Pc rola? Ou só MAC?
    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Daniel boa noite,
    Legal!
    Interessante, parece que a Apogee quer dar um refresco nessa coisa de só Mac neh?!
    Ainda nem peguei o PT9 e já vem eles com mais um...rsrs
    Se a gente quiser migrar para o HD Native, o que é preciso adquirir pra ter 16 ou 24 canais? Vc já testou? O que achou? vale a pena ou é só jogada de marketing da Avid?
    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Oi Daniel,
    Da para vc me dar uma pequena ajuda? É o seguinte:
    Comecei a mixar um trabalho de uma banda com gravações feitas em outro estúdio à pelo menos 6 anos, só que o técnico da época deste estúdio gravou em 48.000Hz/16 bit e aqui eu gravo 44.100/24 bit; bem,fazendo a mix e depois levando para pré-master, eu não consigo de forma alguma a "clareza" sonora que estou acostumado aqui hoje,que não é grande coisa,mas... O som parece "embaçado" estranho,faço tudo certinho igual as que gravo aqui, mas não da a mesma "clareza" e "peso" que tenho conseguido.E o estúdio é bem melhor que o meu... É problema da mix ou de conversão, tipo dither? Será que estou perdendo qualidade em algum destes processos? Se quiser envio pra vc dar uma escutada...
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Oi Renato, estamos ficando amigo heim! Que bom.
    Seguinte: A Ensemble (ou qualquer outra interface de Apogee) funciona somente com Mac, quando está ligada diretamente ao computador, mas ela funciona em PCs quando operando em modo Standalone ligada a uma outra interface que está conectada ao computador, tipo a 003. Achei que ficou meio esquisito de entender essa questão então removi o meu comentário de cima para esclarecer melhor aqui. Agora em relação ao HD Native eu sinceramente ainda não ouvi seu conversor, mas a conversa nos bastidores é que a Apogee Symphony está melhor, mas não são minhas palavras. A Avid entrou muito forte com sua linha de conversores novos e está arrebentando e agora a interface HD IO vem com 16 canais de fábrica. Cada placa Core, Native ou Process suporta até 2 interfaces, então para fazer 32 canais você vai precisar de uma placa e mais duas interfaces HD IO, ou se quiser comprar uma HD IO e uma OMNI IO você fica com 16 canais da HD IO e mais 4 da OMNI, sem contar ainda que a OMNI tem mais 8 canais digitais de entrada ADAT. Um super setup colega! Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nota: A OMNI só permite 8 canais simultâneos de gravação.

      Excluir
  8. Oi Renato, realmente gravações em 16 bits são bem diferentes de gravações em 24 bits. Se ele não gravou em Pro Tools HD pior ainda, pois o Pro Tools HD tem uma arquitetura de 48Bits de ponto fixo, que acomoda o Headroom da somatória dos canais sem perder definição nos extremos do espectro sonoro. Se ele gravou em qualquer outro software com arquitetura de ponto flutuante, tipo o Pro Tools LE ou M-Powered, ele obrigatoriamente teve que reduzir o fader master e consequentemente perdeu ainda mais amostragem, pode ser que o sinal final esteja em algo próximo de 12Bits ou clipado. Outro fator a considerar é o pré que ele usou, faz uma enorme diferença. Temos que levar em consideração também os microfones utilizados, o posicionamento adotado e mais aquele monte de coisas. Para arrumar a sessão agora só com um gerador de harmônicos, você não vai conseguir tirar mais som só com equalizadores e compressores. A dica é usar o Ozone para dar um "up" em cada canal usando o recurso dele de geração de harmônico. Se você tiver o software pegue o manual em português que eu escrevi aqui no meu blog, nesse link aqui:

    http://danielraizer.blogspot.com/2011/03/curso-gratis-masterizando-com-plug-in.html

    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Daniel,
    Amizade com pessoas como vc é muito bom, só tem a acrescentar, fico feliz!
    Bem, ele gravou no nuendo com pré focusrite série Red, passando por uma mesa Alesis.
    É o Ozone eu não tenho, estou masterizado no Sound Forge com plug'in em cascata:
    Paz Analizer/EQ RQ2/LiMb Comp/EQ Q10/BBE Sonic Maximizer/Sonnox Oxford/L3/Paz Analizer.
    Mais uma vez Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Olá Renato,

    Legal! Se precisar de alguma ajuda me avisa. Abs.

    ResponderExcluir
  11. Oi Daniel, tudo bem?

    Daniel eu resolvi o seguinte: vou juntar mais alguns $$$$ para poder migrar para o PT HD Native no ano que vem. Não sei se é uma boa ideia então resolvi consultar vc; se não for pedir demais, vc pode fazer um set list com os equipamentos que compõe o PT HD Native para que eu veja apenas o necessário para ter 16 canais? Que a princípio(R$) já vai estar de bom tamanho.
    Vi as novas OMNI e I/O parecem mesmo muito boas, há grande diferença sonora para a antiga I/O ? É melhor usar as novas interfaces HD ou a antiga se da bem com a Native? Pensei no que vc falou sobre a Apogee symphony usando sistema MAC ao invés da PC mas, ai o sistema todo fica bem mais caro... ou estou enganado?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Oi Renato, parabéns pela decisão! Vai ser um ótimo investimento. O mínimo seria a placa Pro Tools | HD Native e mais uma interface de áudio HD IO para ter os 16 canais. Agora lembre-se que você vai precisar de 16 prés, daí ou você arranja uma mesa bacana ou compra prés separados para cada canal, que é a melhor idéia. As interfaces antigas da Avid funcionam ainda com a placa PT | HD Native, mas elas vem com 8 canais não vão por padrão e você vai ter que encomendar a plaquinha de expansão para mais 8 e também não vão muito longe, logo mais ver ter uma versão de Pro Tools que vai barrar essas interfaces. Outra idéia é pegar uma 192 IO e uma 96IO (8 canais cada) e ligar as duas na placa Native. Por outro lado, a Apogee Symphony pode vir com 16 canais, acho que sai mais barato que o conjunto HD Native + HD IO, mas tem que verificar. De qualquer modo você ainda vai precisar de mais 16 prés. O bom é que agora com o release 4 ela grava via USB2, então dá para usar um notebook. Uia! Mas é o beta ainda...Tem que esperar o driver definitivo. E só rola em Mac. Espero não ter confundido. Se quer a minha opinião sincera: Vá de placa HD Native + HD IO + TL Audio M4 de 16 canais ou similar.
    Abração!

    ResponderExcluir
  13. Gostei da ideia! Valeu mesmo!!!
    Agora é pedir ao nosso Pai do Céu a ajuda pra montar o set! Depois vou enviar pra vc as fotos do meu Home.
    Deus te abençoe e muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Oi Daniel, tudo bem ai?

    Estou com uma dúvida:
    à medida que fazemos o Bounce a música perde qualidade? se sim, até quantos bounces podemos fazer?
    Obrigado de novo. rsrs

    ResponderExcluir
  15. Oi Renato. Vai com fé!
    Sobre o último post: Essa é uma questão polêmica. O Ideal é fazer o bounce interno no Pro Tools, assim: faz-se o roteamento de todos os canais para um subgrupo estéreo (canal de áudio). Habilita este para gravar e dá play. Depois vá na Region List e exporta o arquivo para o formato estéreo. Na revista Audio, Música e Tecnologia 232 eu expliquei como faz isso direitinho. Todavia o Bounce funciona legal e não perde resolução (teoricamente). Logo mais eu posto sobre isso. Abração.

    ResponderExcluir
  16. Oi Daniel,

    Legal, vai ser um post interessante!
    Eu faço assim como vc explicou, apenas nunca fiz a importação do áudio do Region List; eu faço o bounce da trilha que gravei internamente...Não sei agora qual é melhor; mas se no post vc puder falar dos prós e contras de cada um vai ser bom.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  17. Oi Daniel!!!
    Gostaria de saber se dá para trabalhar com 2 ensemble ao mesmo tempo no pro tools para poder gravar 32 canais simultâneos. Se sim como consigo fazer isso?
    Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dinho, acho que dá sim, mas precisa ser testar para ver se dá mesmo. Primeiro você liga as duas e entra no Audio MIDI Setup, vai no ícone com botão de + no canto esquerdo inferior da tela e escolhe a opção Create Aggregate device. Clica sobre a opção criada e seleciona ambas as ensemble no painel da direita. Só isso. Abs.

      Excluir
    2. Não querendo abusar mas tenho outra duvida.
      Eu uso um macbook pro onde só tem uma entrada firewire, então minha dúvida é a seguinte:
      Eu posso ligar um cabo firewire de uma ensemble na outra? (já que cada uma tem 2 conexões firewire) funcionando como um rub firewire.
      Ou terei que ter um rub firewire para ligar as duas? (o que é divicil de achar).
      Obrigado!!!

      Excluir
    3. Oi Dinho, geralmente funciona como hub sim, não necessitando de equipamento externo, mas seria uma boa ideia testar antes o setup de comprar. Talvez o driver não permita duas Ensemble na mesma máquina...Abs.

      Excluir