BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Apogee MiC

Falando de Apogee...Testei o MiC e digo: Ótimo!
Pequeno no tamanho, grande no som.
Parece frase de marketing vagabundo, mas é verdade. Quando vi o microfoninho pela primeira vez achei que seria maior e fiquei intrigado. Daí pluguei ele no iPad, liguei o meu Ultrasone e falei 1, 2, 3, testandooooo. Básico. Gostei das médias altas e daquela caracterísitca bonita dos condensadores quando transportam a sibilância...Graves? Fui falando e até onde minha voz foi ele mandou bem. Era de manhãzinha ainda, boa hora para graves. O fator de proximidade ajudou também a encorpar o som enquanto que as plosivas ficaram bem comportadas. Tá esperando o que? Dificilmente tem outro parecido viu!

9 comentários:

  1. Grande Daniel, como vai?

    Uso no estúdio principalmente um AKG C414. Estou interessado neste Apogee MiC pela facilidade de uso junto ao iPad (facilidade para compor e afins), mas também como opção de gravação de voz, violões e amps. Entretanto, não quero investir em um equipamento em que perca muita qualidade. Uso também um pouco o mic M-Audio Nova.

    Levando em consideração o AKG, a qualidade sonora do MiC, transparência, amplitude... estaria compatível? É tão bom quanto, ligeiramente melhor ou pior... E comparando ao M-audio Nova, o que você me diz?

    Infelizmente não tenho como testar o MiC para tirar minhas próprias conclusões, por isso preciso mesmo da sua opinião. hehe

    PS.: Atualmente estou usando uma DUET 2 como pré dos mics.

    Mais uma vez muito obrigado! Você é um grande exemplo! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos, o C414 é um excelente microfone e eu particularmente gosto muito dele, inclusive pela versatilidade. Ja usei-o muitas vezes e o conheço bem. Com certeza você vai achar o som do MiC diferente em relação ao 414 que está em outro nível (acima obviamente), mas o MiC da Apogee é um excelente microfone caso você queira fazer gravações com um setup menos complicado e ainda assim manter a qualidade profissional dos condensadores. Eu fiz um video usando a câmera do iPad em Full HD e o áudio vindo do MiC e ficou muito bom. A única dica que dou é que o cabo que vem junto é meio curto, portanto a compra de um cabo extra mais comprido ou uma extensão ajuda bastante, principalmente se você estiver pensando em colocar o iPad em um suporte, tipo o da IK Multimedia. Abração.

      Excluir
  2. Olá Daniel, muito obrigado pela sua atenção! Mas aproveito para pedir sua opinião comparando o Apogee MiC ao M-Audio Nova (http://www.m-audio.com/images/global/manuals/Nova_Manual.pdf).

    Outra coisa, você sabe se o Apogee MiC aguenta a pressão para microfonar Amps de guitarra e contrabaixo? Penso que seria mais uma opção de timbre ao SM57 e ao AKG que já utilizo.

    E quanto a microfonação de instrumentos acústicos (violão basicamente)? Você tem informação sobre o comportamento do MiC com eles?

    Penso muito nele pela mobilidade, embora já tenha um setup bem enxuto (Macbook Pro + Duet2 / Track16 + AKG 414 / M-Audio Nova). O interessante seria a possibilidade de uso do iPad. Já pensei também num produto da IK Multimidia que é um Pré com Phanton para iProdutos. Mas não sinto confiança em relação a qualidade deste pré (mesmo colocando um microfone muito bom).

    Perdão pelo excesso de perguntas, mas como não tenho como testar o MiC fico um pouco apreensivo de comprar e me arrepender.

    Fica na paz! Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carlos, Nova da M-Audio é um bom microfone, nunca comparei ambos lado a lado, mas devem ser parecidos. Apesar do MiC não ter especificações técnicas como as dos microfones "profissionais" acredito que ele deve aguentar altos SPL, suficiente para microfonar um amp de guitarra, mas só testando mesmo para ter certeza. Eu já microfonei violão com ele e gostei, mas não seria a minha primeira opção e nem uma alternativa para os meus mics. Para mim o MiC é um microfone perfeito para usar com o iPad para fazer a captura de áudio para vídeo em ótima qualidade, mas no estúdio eu ficaria com outro microfone "melhor". Para fazer uma gravação "on the move" também é uma boa opção. O Pré da IK eu não cheguei a testar, mas com certeza é um produto discreto. Eu acho que seu setup profissional já está bem enxuto a ponto de caber em uma mochila e ser portátil. Eu usaria o ipad e iDevices para fazer a captura de ideias que fossem aproveitáveis, mas a produção eu faria na estação e, como investimento futuro, eu estaria mais voltado a adquirir um pré-amplificador melhor para o 414 e instrumentos, como o 610 ou 710 (Twin finity) da Universal Audio que j[a testei e são excelentes ou, se possível, um portico 5017 da NEVE. Fique à vontade para perguntar. Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, perdão por te dar mais trabalho!!! hehehe

      Estou prestes a fazer um investimento bem considerável e se possível gostaria do seu auxílio por e-mail (para facilitar a comunicação - caducbn@hotmail.com). Caso não seja possível, vou tentar expor minhas principais dúvidas.

      1. Considerando a qualidade dos Prés, entre o mixer da Presonus 24.4.2 x os prés da Universal Audio APOLLO, qual seria mais interessante?

      2. Considerando que já tenho os conversores e prés da Apogge DUET 2 e da MOTU Track 16, é mais interessante adquirir um Universal Audio Apollo ou um UA 4-710D Four Channel? Alguma sugestão nesta faixa de preço (R$ 8.000,00) de um pré realmente interessante?

      3. Considerando que já tenho o mic AKG C414, estou considerando a compra de um Neumman TLM 103, você acha que é interessante? Realmente compensa investir 7.000,00 para adquirir um Neumann U87 no lugar desse TLM? E o que dizer do TLM 49?

      4. Estou a procura de um controlador, pensei no AVID Artist Mix, o que você me diz? Alguma sugestão de uma superficie de controle bacana (com pelo menos 08 canais)?

      Novamente agradeço a ajuda. Estamos passando por um momento importante na evolução dos estúdios e sua ajuda tem sido muito importante! Abração!

      Excluir
  4. bom dia! Com este mic eu teria uma qualidade comparável a um MK4 Sennheiser ligado a uma apogee? Estou em dúvida em comprar uma apogee + MK4 sennheiser ou este mesmo MIC apogee! Meu foco seria vocais! obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago, não quero parecer vago, mas em se tratando de microfone não é possível definir o que seria melhor em relação às suas expectativas. É certo que diferentes microfones casam melhor com determinadas fontes de som e, com isso, um microfone pode ser considerado melhor que outro. O MIC da Apogee é um excelente microfone e o MK4 também, mas eu particularmente ficaria com a opção Sennheiser + Apogee do que somente o MIC. De qualquer forma eu indico mesmo que você tente ouvir ambos e decidir usando o seu ouvido. Abração.

      Excluir
  5. Bom dia! Comprei uma apogee duet. Agora falta o mic. Estou literalmente dividido entre o MK4 Sennheiser e o AKG C214, Por favor, não encontro comparativos, oo que me diz? Vou gravar vocal e sou barítono. Quero mixar várias vozes A capella por exemplo! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago, O fato de ser barítono não influencia muito, pois ambos os microfones tem uma resposta de frequências muito abaixo da fundamental mais grave que você consegue alcançar na sua tessitura. O MK4 é um pouco mais sensível que o C214, comparando os specs vemos que o Sennheiser tem 25mV/PA e o AKG 20mV/PA. O ruído de fundo do Sennheizer também aparece melhor, 10dB(A) contra 12dB(A) do AKG. A impedância do Sennheiser é menor 50Ohms enquanto a do AKG é 200Ohms, isso significa que você consegue amplificar o sinal do Sennheizer com menos pré-amplificação e que no AKG você vai ter que dar mais ganho, que pode levar a mais ruído, teoricamente. Ambos os microfones são adequados, mas o AKG tem um filtro de graves que é bem útil para controlar as plosivas (consoantes P e B) e um filtro de atenuação de -20dB, útil para acomodar fontes de sinal muito altas, como trompetes e amplificadores de guitarra, todavia estes recursos podem estar presentes também no pré-amplificador ou digitalmente no aplicativo da interface de áudio (em alguns casos). Se fosse possível escutá-los lado a lado seria a melhor opção, pois cada um irá ter uma coloração diferente. Olhando a curva de resposta do AKG dá para ver uma acentuação de 3dB na região entre 10kHz e 15kHz, enquanto que a do MK4 tem um curva similar, mas entre 5kHz e 10kHz, portanto teoricamente o Sennheizer vai ter um som que realça um pouco mais as extremas médias-altas e o AKG vai realçar as altas, isso significa que o MK4 terá um som aparentemente mais quente aberto e definido e o AKG mais brilhante e detalhado tendendo a soar mais agudo que o MK4. Qualquer um que você escolha será uma ótima aquisição. Abs.

      Excluir