BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Update para Pro Tools 10.3.2

Saiu o update do Pro Tools para a versão 10.3.2, mas ainda não qualifica-o com o Mac OS X 10.8 totalmente.

Quem está neste sistema opercaional novo deve usar um Mac Pro Nehalem (i7) modelo 4,1 ou superior ou atentar que alguns problemas podem acontecer. Os demais usuários que pretendem atualizar seus sistemas para o Montain Lion devem aguardar um novo update em breve e daí sim fazer o update do sistema operacional e do Pro Tools.

O mais importante ponto deste update é a melhor integração do Pro Tools com a maravilhosa interface HD Native Thunderbolt, mas além disso muitos bugs no software foram corrigidos.

Se você está no 10 pegue o seu update gratuitamente no link abaixo, tendo em mente que seu sistema deve ser o Windows 7 SP1, Mac OS X 10.6.7 ao 10.7.4 para sistemas rodando o Pro Tools full, HD Native ou Accel ou Mac OS X 10.7 ao 10.7.4 para usuários de sistemas HDX.


15 comentários:

  1. Sempre ligado neh amigo! O meu iMac i5 esta com o OS X 10.7.3 sera que vai na boa? Ia pro Lion depois desisti pois a avid não tinha nada em vista pra compatibilidade... ai vc confirmou, espero ou ja faço esse tbem? Demora muito será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato, faça o update para o 10.7.4 e depois o PT para o 10.3.2. Demora, mas o sistema fica atualizado com a solução de alguns problemas. Abs.

      Excluir
  2. Daniel, boa noite! Uso o pro tools 10.3.2 e tive o seguinte problema. Fiz uma gravação de 18 tracks que não gostaria de perder. Na hora da mixagem eu resolvi criar (tardiamente) a track "Master fader" para controlar todos os volumes (eu nunca usei o Master fader, antes criava uma track auxiliar e mandava todas as pistas para esse canal, mas dessa vez eu cismei de fazer dessa forma). Após criar o Master aconteceu o problema: Todas as pistas ficaram com um chiado, como se estivesse amassando folha de caderno ou agulha em disco de vinil empoeirado..., só que em um nível insuportavel. Será que perdi tudo? Esse problema foi porque criei a Master F. tardiamente? Tem como resolver?
    Desde já agradeço!!!

    Marco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco, é impossível o Master Fader degradar o áudio, pois ele é simplesmente um roteamento de áudio virtual. A forma correta de fazer a mandada do sinal para o Master fader não é via Bus, como algumas pessoas constumam fazer. Não mande a saída dos canais para o BUS 1 e 2, por exemplo, e defina a entrada do Master Fader para 1 e 2. Simplesmente defina a saída do master Fader como sendo a mesma saída das pistas de áudio, exemplo: Se suas pistas estão saindo pelas saídas 1 e 2, defina o Master Fader para rotear sinal pelas saídas 1 e 2 também, o Pro Tools controla isso automaticamente. Caso você esteja tenho ruídos ainda, pode ser que seu Buffer Size esteja muito baixo, verifique isso em Setup / Playback Engine aumentando-o para um valor até que os ruídos desapareçam. Abração.

      Excluir
  3. Olá João, Obrigado por comprar o livro. Infelizmente não tem tudo lá, mas esse blog serve como extensão, portanto pode perguntar quando quiser. Para retirar os cliques a melhor opção é criar um mini fade no começo e no final de cada clipe usando a ferramenta fade. Selecione a smart tool (que é o colchete em cima das três ferramentas principais) depois chegue próximo ao canto superior dos clipes, clique e arraste quando o cursor virar um quadradinho. Outra opção é fazer uma seleção e apertar Command+F (Mac) ou CTRL+F (PC) para criar o fade. Você pode também selecionar a ferramenta lápis e depois dar zoom in até a onda virar uma linha sem preenchimento, daí você pode desenhar os cantos da linha começando e terminando na parte central, onde a amplitude do sinal é zero e consequentemente, evitando os estalos. Abs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Daniel Raizer eu sou angolano meu nome é rai eu tenho um grande problema o meu pc é montado core i7, 8GB de ram, placa grafica da nvidia 2GB e 500GB de HDD Windows 8.1 pro. No entanto acontece o seguinte eu instalei o pro tools 10.3.2 ele abre normalmente so que depois de alguns segundos ele deixa de funcionar isto é quando um efeito da wave ou qualquer um outro etendes? ja investigei ta da no mesmo entao gostaria que o Daniel Raizer me desse uma dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rai, fique de olho na tela de carregamento do Pro Tools para ver o que está sendo carregado até o momento que ele travar, assim você pode identificar qual processo está corrompendo o sistema. De vez em quando isso acontece durante um carregamento de algum plug-in específicio que está atrapalhando, seu nome deve aparecer e o Pro Tools fecha. Daí, se for o caso, navegue até a pasta de plug-ins do Pro Tools, mova o plug-in para outra pasta e torne a abrir o aplicativo. Faça isso até achar o plug-in que está causando o problema. Depois verifique qual é a versão adequada do plug-in problemático e instale-o corretamente. Um abraço.

      Excluir
  5. Ola Daniel eu gostaria de saber quanto é que vendes o pro tools 11!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rai, não vendo o Pro Tools. Você pode comprar ele em uma revenda oficial desse produto, como Playtech, por exemplo.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, respondendo: 1. depende se vai ser um subgrupo ou saída física. Use AUX para mandadas internas, como subgrupos de mixagem e use Master para saídas físicas, como volume de fones, por exemplo.
      2. Mono e no formato Auxiliar.
      3. Depende. Se você adicionar a mandada no master todas as guitarras terão a mesma mandada e consequentemente a mesma intensidade, o melhor seria fazer mandadas individuais todas pré fader e deixar o master apenas para controle do volume direto, mas nada impede que faça a mandada do canal master, depende do conceito que vc está usando. Abs.
      Abs.

      Excluir