Você monitora
em mono também? Acredito que você deva começar a fazer isso a partir de agora,
caso não tenha pensado nisso ainda. Em plena época de explosão tecnológica
ainda temos sisteminhas mono rodando por aí em aeroportos, elevadores,
televisões, rádios e muitos outros locais onde sua música pode tocar e, de
repente, algo pode sumir na música ou soar estranho e isso você não vai querer,
portanto vou começar mostrando duas sugestões legais de como fazer monitoração em
mono, já que o Pro Tools não tem um botão dedicado para isso.
Monitoração em Mono
Técnica 1
Primeiro
precisamos criar um subgrupo para todas as pistas. Essa tática também é uma boa
pedida além da tradicional pista Master Fader. A vantagem da pista de subgrupo
é que ela permite fazer mandada auxiliar (vamos precisar de uma nesse exemplo),
diferente do Master Fader, que não permite.
Vamos lá
fazer então! Visualizando a Mix Window crie uma pista auxiliar no formato
estéreo e defina a entrada dela (na caixa Audio Input Path Selector, no campo
IO do seu channel strip) para um bus disponível (Bus 1-2 (Stereo)), por exemplo.
Atente que este nome tem a ver com o que está definido no Setup IO. Agora
clique com o botão direito sobre o input desta pista auxiliar que acabamos de
criar e escolha a opção Rename. Digite então um nome mais elucidativo, tipo
“Submix”. Clique duas vezes no nome desse channel strip e dê o mesmo nome do
Bus. Em seguida roteie todas as demais pistas da sessão para esta (incluindo as
auxiliares onde estão os efeitos).
Figura 1 – Um subgrupo para todas as pistas da sessão
com as pistas adjacentes mandando sinal para este.
Essa é a sua
submix no formato estéreo. Perceba que eu desabilitei o botão solo desse
channel strip (modo Solo Safe) clicando sobre ele com a tecla CTRL apertada,
você não vai querer a sua submix sem som quando você solar algo na sessão.
Agora sim,
vamos criar outra submix a partir desta, mas no formato mono.
Crie uma
pista auxiliar mono e defina para esta um bus disponível (Bus 3 (mono), por exemplo).
Assim como fizemos anteriormente mude o nome deste Bus para outro, como “Mono”,
por exemplo. Agora, no channel strip da submix estéreo faça uma mandada
auxiliar para o Bus mono que criamos e defina-a como pré-fader clicando o botão
P, caso esteja visualizando o fader no channel strip (menu view > Sends A-E
> Send A, neste caso) ou clique o botão PRE na janela flutuante da
mandada. Isso vai ser importante para alternarmos a monitoração entre mono e
estéreo, caso contrário ficaríamos sem som ao mutar a submix estéreo. Habilite
também o solo Safe para este channel strip e ligue o botão mute.
Figura 2 – A submix mono pronta e mutada, mas
clipando.
Agora, como
os sinais dos dois canais estão sendo somados, a intensidade do sinal nesta
submix mono será maior que o sinal na submix estéreo, portanto ajuste o fader
da mandada na pista da submix estéreo para que a medição das duas fiquem
parecidas.
Obs: Se você tem uma saída sobrando na interface de
áudio eu sugiro fazer o roteamento de saída da submix mono através desta e
conectar uma caixinha bem especial, tipo aquelas quadradinhas passivas da
década de 1970, com um transdutor apenas...
Figura 3 – Ajuste da mandada para a submix mono.
Agora
mantenha a submix estéreo ligada e a mono mutada para trabalhar e alterne-as
quando quiser checar sua mix em mono. Um jeito legal de fazer isso é assim:
Selecione somente os channel strips Submix e Mono clicando em seus nomes com a
tecla CTRL ou SHIFT apertada e use o atalho SHIFT+M para alternar rapidamente o
mute entre estas pistas.
Figura 4 – Alternação rápida entre uma mix mono e uma
mix estéreo.
Técnica 2
Se você não
quer usar o esquema da mandada auxiliar é possível fazer o endereçamento de
cada pista para dois buses simultâneos, um estéreo e outro mono, mas isso impede
que se ajuste a intensidade da mandada e inevitavelmente teremos que usar o
plug-in Trim insertado na submix mono para acomodar melhor o sinal somado. Isso
não é melhor ou pior, apenas outro jeito.
Como visto na
técnica 1 os primeiros passos a serem tomados são o de criar duas pistas
auxiliares, uma no formato estéreo e outra no formato mono. Definir a entrada
de cada uma destas para buses diferentes, uma no formato estéreo e a outra no
formato mono. Renomear da mesma forma como descrito acima e rotear todas as
pistas da sessão para o bus estéreo. Até aqui tudo igual à técnica 1.
Agora o pulo
do gato! Em vez de fazer uma mandada auxiliar da submix estéreo para a submix
mono, mantenha pressionada a tecla Start (a que tem o logo do Windows) e também
a tecla ALT (para aplicar a modificação a todas as demais pistas), clique na caixa
de saída de uma das pistas (na caixa Audio Output Path Selector) e escolha a
opção Bus e depois Mono (Mono) na lista. Antes de soltar o botão do mouse
perceba que há uma marca ao lado do bus Submix (Stereo), indicando que este já
está em uso.
Agora olhe na
caixa de saída das pistas, um pequeno + aparece no canto esquerdo indicando que
esta pista está mandando sinal para dois lugares diferentes.
Figura 5 – As pistas com duplo roteamento de saída.
Para
confirmar visualmente o roteamento duplo clique na caixa de saída de alguma
pista de áudio (Audio Output Path Selector), escolha a opção Bus e veja que os
dois buses (Submix (Stereo) e Mono (Mono)) estão marcados, consequentemente, em
uso.
Figura 6 – Confirmando visualmente o roteamento duplo
de uma pista.
Importante: Como foi usada a
tecla ALT para fazer modificações em todas as pistas de uma vez só, as pistas
auxiliares também foram roteadas para elas mesmas e perderam o roteamento de
saída original, mas isso é mais fácil de ajustar do que fazer o roteamento
individual em cada uma das pistas da sessão, principalmente em sessões grandes.
Simplesmente clique sobre as caixas de saídas das submixes e ajuste para o
roteamento original. Considere também fazer uma sessão nova e salvá-la como
Template para os futuros projetos.
Agora será
necessário ajustar o ganho da submix mono, mas como não há fader de mandada
para controlar o sinal que está chegando será necessário insertar o plug-in Trim.
Neste atenue alguns dBs no sinal.
Figura 7 – O Plug-in Trim (já na versão aax) insertado
na submix mono.
Pronto, basta
mutar uma das submixes usando a mesma técnica de alternação rápida explicada na
técnica 1 para monitorar em estéreo ou mono.
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