BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Criação rápida de pistas no Pro Tools

Nada mais chato do que ir ao menu Track, depois clicar em New e depois escolher na janela New Tracks quais serão os novos formatos de pistas que serão criadas no Pro Tools. Ok, é possível usar o atalho de teclado Shift + Command + N (CTRL + Shift + N no PC) para abrir a janela New Tracks e ganhar alguns instantes preciosos antes da criatividade esvair, mas não é o suficiente.

Agora no Pro Tools 11 há um jeito ainda mais rápido para criar novas pistas. Basta clicar duas vezes na Mix Window (ou na Edit Window ou na Track List) e uma nova pista aparece igualzinha à última que foi criada. Ao segurar a tecla Shift (OSX ou SHIFT no PC) e clicar duas vezes uma pista Master é criada. Clicar segurando a tecla Control (OSX ou Windows no PC) a pista criada é do tipo Auxiliar. Com a tecla Option (OSX ou ALT no PC) cria-se uma pista de instrumento e com a tecla Command (OSX ou CTRL no PC) aparece uma pista de áudio.

Dica da dica: segure mais de uma tecla no teclado para criar várias pistas de tipos diferentes de uma vez só.


Agora sim ficou rápido e prático!

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Daniel, Bom dia blza cara? Parabéns pelo trabalho aqui, tenho aproveitado bastante as dicas, pois adiquiri o Protools 11 a pouco tempo. Agora enfim sei que não é este o post sobre o assunto mas enfim, o T-Racks CD Grand não roda no ProTools 11??? Alias, meu caso é o seguinte, eu até baixei a versão trial do site da IK, instalei, instalei o amplitube tbm , instalei o app Autorization Manager, enfim... qdo tento abrir o no ProTools para inserir algo na MIX, óbvio que é uma versão limitada então ele só me dá o EQ e mais umas 2 opções POis preciso da Autorização. Só para ressaltar esta á versão 4.2 do T-Racks ou seja esta versão aparece na MIX... Agora tenho uma outra versão crackeada que é 4.1 uma anterior... esta roda por fora do ProTools perfeitamente com todo o CS Grand, porém não roda dentro do Pro11 .... sabe me dizer se é exaatmente esta atualização para 4.2 que faz roda no Pro 11?? ..rsrs que que fui confuso... mas dá pra entender... Abraço Vinicius Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vini, Obrigado pelos elogios. No Pro Tools 11 somente são compatíveis plug-ins AAX de 64Bits o que é o caso do T-Racks 4.2, mas o 4.1 é RTAS ainda e não irá funcionar com o Pro Tools 11. Fique esperto com plug-ins piratas também, eles geralmente são as fontes de problemas nos computadores. Abração.

      Excluir
  3. Olá Daniel ! Acabo de adquirir seu livro e está muito bom, parabéns!
    Lendo o capítulo sobre acesso rápido à criação de pistas no PT 11, resolvi procurar mais informações no seu blog. Talvez seja algum problema de configuração do meu teclado. No meu PT 11 versão plena rodando no PC, o resultado de clicar duas vezes segurando a teclas Alt e Windows está trocado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helder, Obrigado por comprar o livro e pelo feedback! Você tem razão, a informação no post está trocada, vou arrumar agora mesmo. bem notado. Abs.

      Excluir
  4. Ia esquecendo. Também não consegui usar as novas teclas de atalho para ativar o botão de bypass nos plug-ins. No meu PT 11 nenhum deles funcionou.
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helder, as pistas têm que estar selecionadas. Basta segurar a tecla ALT (PC) ou Option (MAC) e clicar em uma delas para selecionar todas, daí use os comandos. Abs.!!

      Excluir
    2. Oi Helder, só adicionanado: para selecionar as pistas clique em seus nomes. Abs.

      Excluir
  5. Bom dia Daniel. Infelismente nao pude mais acompanhar seu trabalho desde quando estava na quanta.
    Bom hoje o que preciso é lembrar de uns atalhos. Como por exemplo diminuir espaçamento entre as pistas na mix. E dar zoom porque faz quatro anos que estou parado e me deu vontade de trampar novamente. Se puder me ajudar agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sidney, se você lê inglês tem uma tabela gigante de atalhos em uma manual do Pro Tools específico sobre isso, o Keyboar Shortcuts. Se você lê apenas Português pode adquirir meu livro, lá tem uma lista grande com os atalhos mais importantes, além de muitas outras dicas valiosas. Abs.

      Excluir