Será que é necessário um dinheirão para poder fazer boa música no seu home studio? Não.
Produzir música em casa é muito simples e está cada dia mais fácil, barato e com melhor qualidade. A pouco tempo atrás, quem dominava o cenário das gravações caseiras ainda eram as fitas cassetes e estas realmente tinham um som muito diferente dos discos que a gente ouvia na rádio naquela época, (leia-se: pior!), e, sonhar com um disco feito em casa, era apenas um devaneio onírico. Agora qualquer um com um computador, uma interface de áudio e sua criatividade já consegue fazer música com qualidade igual ou superior a do CD que costumamos ouvir, mas, infelizmente, na verdade ouve-se mais mp3 por aí e aquela enorme discoteca de CDs estão desaparecendo das salas mundo afora. Fica a questão no ar então? Para que qualidade se tudo vai virar pizza no final? Ops...mp3, quero dizer.
O mp3 tem compressão para ter um tamanho menor e proporcionar mais músicas no celular ou ipod e isso se traduz em perda de qualidade. Faça o teste: Escute a música no mp3 player e depois a mesma no CD original; use o mesmo fone de ouvido. Preste atenção principalmente quando a música vai diminuindo de volume no final, você vai perceber que o mp3 é muito menos suave e dá para perceber uns soquinhos no áudio. Esse fenômeno chama-se erro de quantização e acontece por falta de dithering. Papo cabeça! Outro "defeito" do mp3 é a reprodução de frequências, preste bastante atenção nos agudos, eles são menos evidentes no mp3. Experimente também um disco que tenha um instrumentos solo, como um violão, e bastante reverberação. Perceba que o decaimento da reverberação também perde qualidade no mp3. Agora se você não está ouvindo nenhuma diferença está na hora de mudar de fone de ouvido.
O mp3 pode ser compactado em várias resolções, normalmente em 198kbps, mas esta resolução ainda mantém o resultado final bem diferente do original. Se você precisa de alta qualidade, escoha sempre mp3 compactados em 256Kbps, que são muito parecidos com o original, mas produzir música em mp3 realmente não é a idéia.
Para produzir música precisamos de qualidade e só através da melhor qualidade possível é que iremos conseguir ter discernimento para editar, equalizar, corrigir, e produzir uma mixagem adequada. Depois, para veiculação podemos transformar o nosso trabalho em mp3, mas durante a concepção não.
Para isso será necessário uma interface de áudio de boa qualidade. Escolha uma que opere em 24bits e 44.1kHz ao mínimo. Esses dois números correspondem à profundidade da amostra e a taxa de amostragem. É facil entender estes números - pense no cinema como analogia. O filme é uma imagem estática que tem um tamanho aprocimado de 35mm. Quando a luz incide nessa imagem uma projeção aparece na tela. O tamanho dessa imagem tem a ver com a qualidade da imagem, pos isso que os filmes em 16mm (como a bruxa de blair 1, por exemplo) tem menor qualidade de imagem. Essa é a resolução da amostra. Para que estas imagens tenham movimento elas vão sendo projetadas a 24 quadros por segundo, assim nosso cérebro não indentifica a transição entre elas e temos a ilusão do movimento. Essa é a taxa de amostragem. No áudio ela deve ser no mínimo de 44.1kHz, ou seja: 44100 amostras por segundo. Levando em consideração estes dois números você vai estar produzindo música com alta qualidade. Acima disto, melhor.
Outro ponto importante são os pré-amplificadores, que são itens fundamentais para pré-amplificar microfones e instrumentos com captadores. Escolha prés que já estejam integrados na interface de áudio, pois o caminho entre eles e o conversor é menor e consequentemente você terá menos ruído. Esqueça a mesa de som. Ela só servirá para alguma coisa caso ela tenha personalidade (normalmente são as mais caras...bem caras); caso contrário esqueça.
O homestudido então estará composto por um computador e uma interface de áudio com pré integrado. Faltam apenas os monitores de áudio, que podem ser caixas de som ou fones de ouvido, tanto faz. Escolha os melhores que puder (normalmente são os mais caros também).
Se você quiser usar um pré-amplificador externo fique à vontade, mas lembre-se que ele deve ter alguma personalidade também. Tem alguns prés valvulados por aí que a válvula nem está soldada no circuito e tem um LED atrás para iluminá-la e dar a impressão de que está funcionando. Os prés valvulados e transistorizados de alta qualidade também sofrem do mesmo mal do preço alto, portanto é fácil identificar os bons, mesmo sem nunca ter ouvido falar deles. Se você conseguir comprar um destes, sorte sua.
O software é uma escolha pessoal e depende do que você irá fazer. Eu sugiro você passar um tempo namorando o software que veio junto com sua interface de áudio. Quem sabe ele atenderá a todos os seus anseios e antes de optar pela pirataria, lembre-se: existem vários sotware gratuitos (freewares) na internet, como o Audacity.
Pouca coisa não é mesmo? Um computador, uma intrface de áudio com pré, software e monitor de áudio; quem sabe um prézinho valvulado... Pouca quantidade e muita qualidade.
Muto bem! Agora como é que a gente liga essa coisa toda?
Vamos ver agora alguns cenários e o jeito certo de ligar os equipamentos:
Cenário 1: Interface de áudio USB de 2 canais + microfone + instrumento de corda
Passo-a-passo: Conecte a interface de áudio no computador via o cabo usb e ligue o microfone no conector XLR da interface de áudio. Acione o botão Phantom Power +48V caso o microfone seja condensador. Ajuste o ganho do pré-amplificador. Conecte o instrumento no conector HiZ ou instrument, ajuste o ganho no pré-amplificador. Conecte as saídas da interface de áudio em monitores de áudio ou use um fone de ouvido.
Uso: Ideal para gravação de voz e instrumento simultaneamente.
Cenário 2: Interface de áudio de 8 canais sem pré-amplificador + mesa de som (funcionando apenas como pré-amplificador) + 8 microfones.
Passo-a-passo: Instale a interface no computador. Conecte os microfones na mesa de som. Conecte as saídas direct out de cada canal da mesa nas entradas da interface de áudio. Ajuste os pré-amplificadores na mesa. Acione o Phantom Powere +48V caso necessário. Conecte as saídas da interface de áudio em monitores de áudio ou use um fone de ouvido.
Uso: Ideal para gravar uma pequena banda e ser o centro do homestudio.
OBS: Normalmente uma mesa de som com direct out tem custo superior a uma interface de áudio com pré-amplificadores, avalie se é mesmo necessário adquirir uma mesa de som.
Cenário 3: Interface de áudio de 8 canais com pré-amplificador + Conversor ADAT de 8 canais + 16 microfones e/ou instrumentos.
Passo-a-passo: Ligue a interface ao computador. Conecte 8 microfones ou instrumentos direto na interface de áudio, ajuste o ganho dos pré-amplificadores e ligue o Phantom Power +48V caso seja necessário. Conecte os 8 microfones ou instrumentos restantes no pré-amplificador conversor ADAT, ajuste o ganho dos pré-amplificadores e provenha Phantom Power +48V se houver necessidade. Conecte a saída ADAT do pré-conversor na porta ADAT in da interface de áudio usando um cabo óptico. No pré-conversor ajuste o clock para Master ou ADAT OUT. No painel de controle da interface de áudio ajuste o clock para ser Slave ou ADAT IN. Ajuste no pré-amplificador a taxa de amostragem. Conecte as saídas da interface de áudio em monitores de áudio ou use um fone de ouvido.
Uso: Ideal para gravar bateria e bandas de médio porte. Próprio também para pequenos shows.
OBS: A interface de áudio pode operar em Master, neste caso o pré-amplificador deve atuar como slave.
Cenário 4: Interface de áudio USB com MIDI e teclado convencional com MIDI.
Passo-a-passo: Ligue a interface de áudio no computador. Conecte a saída MIDI OUT do teclado na entrada MIDI IN da interface de áudio. Conecte as saídas da interface de áudio em monitores de áudio ou use um fone de ouvido.
Uso: Ideal para tecladistas que querem usar instrumentos virtuais.
Obs: Caso o teclado tenha sons, pode-se ligar a saída MIDI OUT da interface de áudio na entrada MIDI IN do teclado e mandar sinal MIDI para o teclado reproduzir com seus próprios sons.
Cenário 5: Interface de áudio USB de 4 canais + 2 CDJ
Passo-a-passo: Ligue a interface no computador. Conecte as saídas do CDJ 1 nas entradas 1 e 2 da interface de áudio. Conecte as saídas do CDJ 2 nas entradas 3 e 4 da interface de áudio. Conecte as saídas 1 e 2 da interface de áudio no sistema de som (PA). Conecte o fone de ouvido e configure-o para emitir as saídas 3 e 4 (importante para CUE). Mixe via software e dispare músicas no computador também.
Uso: DJs que tocam com CDs e também arquivos de áudio.
Obs: É possível adicionar um mixer real neste setup entre os CD players e as entradas da interface de áudio.
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