BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Pro Tools 9 - A revolução

Liberté, Egalité, Fraternité
Originalmente publicado na AM&T edição Dezembro de 2010

Durante a Revolução Francesa estas três palavras (Liberdade, Igualdade e Fraternidade) foram as principais ferramentas para livrar a França do feudalismo e dos privilégios do clero e da nobreza, levando-a rumo ao mundo moderno.

A bandeira da França
Retratadas também em película, na trilogia das cores do diretor polonês Kieslowski, essas mesmas palavras levaram-no a ganhar vários prêmios e com certeza marcou a vida de muita gente através de belas cenas, excelentes argumentos e o curioso entrelaçamento de eventos entre os três filmes.

Uma dessas palavras cai muito bem para descrever a principal novidade do novo Pro Tools, a liberdade.

Agora o Pro Tools é aberto!
Isso significa que ele a partir deste momento passa a funcionar com qualquer interface de áudio compatível com ASIO ou CoreAudio, sendo assim funciona até com a modesta built-in do seu macbook, por exemplo.

Com mesmo ímpeto de uma verdadeira revolução, nessa era iluminada (para não falar iluminista), cai a Bastilha e define-se que não existe mais Pro Tools M-Powered, nem LE, nem HD, nem interface alguma que impede o software de funcionar.

Agora o Pro Tools passa a ser um software apenas, singelamente autorizado via ilok e que reside em uma única versão de instalação que é ativada de forma diferente dependendo do hardware presente e da autorização da chave, por exemplo: Se você tem um interface da AVID, como a nova Mbox, a instalação abre os recursos da versão Pro Tools 9; Se você tem um hardware do Pro Tools HD, como a nova HD OMNI (Interface) rodando em conjunto com a HD Native (Placa PCIe), a versão ativada do software é a Pro Tools 9 HD, com alguns recursos a mais que o Pro Tools 9. Podemos então dizer que - toscamente - o Pro Tools 9 é o Pro Tools LE e o Pro Tools 9 HD é o Pro Tools HD. Uma coisa boa é que se você tem o Pro Tools 9 HD autorizado na chave e também tem uma interfacesinha mais simples (tipo a built-in do seu mac), quando você for autorizar o software com ela você acaba autorizando o pacote de expansão Complete Production Toolkit 2 junto, que habilita inúmeros recursos extras, entre eles a possibilidade de mixagem em 5.1 e 7.1 e mais canais de mixagem. É praticamente o Pro Tools 9 HD rodando na placa interna do seu micro. Imagine!
The Box

Ok, sua placa é uma M-Audio e não existe mais M-Powered. Já era? Nada disso, o mesmo Pro Tools 9 da Mbox é ativado. Sua placa é uma Tascam ou Native Instruments? Pro Tools 9 para você, e assim por diante.

O bonito é que as pessoas podem ter o livre arbítrio de usar o software com a interface de áudio que quiser e não ter que usar um hardware porque quer usar um software. Esse foi um passo corajoso. Pergunta: - Como ficam posicionadas no mercado as interfaces da AVID? Você pode estar pensando. Ora, eu questiono, porque não usá-las? Elas sempre foram de excelente qualidade e oferecem a integração mais que perfeita ao software e mais, vem o Pro Tools 9 junto, de graça, mas você pode optar por uma Focusrite e comprar o Pro Tools separado que vai continuar sendo perfeito seu setup. Que tal uma Apogee e o Pro Tools? Ótimo. Que tal ele e qualquer outra? Você é quem sabe, o software vai sempre abrir do mesmo jeito, agora é você quem escolhe a qualidade de seus conversores.
Pro Tools 9 e Sound Blaster 16? Só em Hogwarts.

Se você já tem uma interface de áudio que você gosta, mas precisa de mais canais (e por coincidência está usando o sistema operacional Mac os X) você pode usar um recurso que se chama "Aggregate IO" (nativo do sistema da Apple) e juntar duas ou mais interfaces conectadas ao computador para que o Pro Tools 9 reconheça-as como uma só. Mais canais express!

Agora a questão é: Porque usar o Pro Tools se existem dezenas de outros software de gravação por aí, além dos que são livres e gratuitos, não era o hardware que fazia a diferença? É verdade que ele é o software mais comentado, odiado, amado, respeitado, analisado, estudado e todos os "ados" de todos os tempos da nossa carreira técnica e musical e, indubitavelmente ele é o mais usado (para usar o "ado" de novo). A possível resposta deve estar em seu manual de 1246 páginas ou no fato de ter sido usando em tantas e tantas e tantas músicas nas últimas décadas; ele só pode estar entre os melhores, mais fáceis de usar e com melhor som, pois é fato que está presente na maioria dos estúdios do mundo, dos minúsculos aos gigantes, portanto essa gente toda não pode estar errando em um delírio coletivo.

Além de estarmos livres para escolher o nosso hardware o Pro Tools 9 também atualiza algumas caracterísicas técnicas que eleva-o ainda mais como candidato sério a ocupar o cerne de estações que antes eram ocupadas por outro software de produtores e técnicos criteriosos, porém ressabiados ou indecisos.

Nesta nova versão, o Pro Tools 9 permite até 96 canais mono ou estéreos simultâneos em uma única sessão e que pode ser expandido para até 192 (quantidade nativa da versão HD) ou com a aquisição do pacote complementar Complete Production Toolkit 2.

É possível gravar e monitorar até 32 canais simultâneos nesta nova versão (que tal uma interface de 32 ins e 32 outs?). Cada interface de áudio agora passa a usar um Engine específico e otimizado para si, dentre eles o HD TDM e HD Native para hardwares AVID HD, Direct I/O para hardwares AVID e M-Audio ou CoreAudio e ASIO para interfaces de outros fabricantes, tanto faz, todos são de excelente qualidade, mas os dois primeiros oferecem melhor integração. Na versão HD são 160 canais ativos simultâneos de gravação sendo esta soma perfeita para capturar shows em elíssima qualidade de conversão. De modo geral a quantidade de canais de instrumentos, MIDI, auxiliares e busses também aumentou, veja o box para comparar as diferentes versões.

O novo processador intel
Outra coisa que aumentou também foi a resolução. Agora é possível gravar em qualquer versão até a resolução de 192kHz em 24Bits, perfeito para quem quer ocupar terras ociosas em HDs latifundiários ou ver até onde vai seu Quad 6 Core Intel Xeon Westmere.

Outra novidade é a implementação de mais um novo protocolo de comunicação de superfícies de controle, junto com as já existentes, o Eucon. A Euphonix, um dos maiores e mais conceituados fabricantes de mesas digitais e superfícies de controle profissionais do mercado elaborou este protocolo que é simplesmente "state of the art" para usar as palavras do fabricante, ou seja, é tão incrível trabalhar com esse protocolo que a gente até dá uns sorrisos de vez em quando no meio da mixagem. Então, agora está incorporado dentro do Pro Tools e se você tem uma Euphonix com este protocolo, parabéns! Agora você vai controlar tudo no Pro Tools de um jeito nunca visto, via uma portinha ethernet e em alta velocidade de comunicação.
Euphonix MC MIX: tetéia-tchucu-tchucu-nenêm do papai

O Pro Tools 9 ganhou alguns recursos também que só faziam parte do pacote de expansão DV Toolkit 2 (que deixa de existir) ou do Pro Tools HD e mais outros recursos adicionais, dentre estes destaco os seguintes:
  • A possibilidade de ajustar a largura da abertura dos panorâmas dos canais estéreos (controle Pan Depth)
  • Importação e exportação direta de arquivos AAF, MXF e OMF
  • Bounce em MP3
  • Novos seletores de entrada e de saída dos canais
  • Compensação automática de atraso (delay compensation) inclusive para MIDI e insert físicos
  • I/O setup com sobreposição de entradas e de saídas
  • Gravação em modo de monitoração de baixa latência (Low Latency mode)
  • Régua e sincronismo com Time Code com precisão de frame
  • Janela Edit com função de rolamento automático (auto scrolling)
  • Beat Detective multicanal
  • A tela quase igual a versão 8. Ok: igual!
  • Controle remoto integrado do hardware PRE (pré-amplificador AVID de 8 canais)   
Outras novidades, apesar de não estarem descritas acima, melhoram o software como um todo tornando-o ultra eficiente, poderoso e fácil de usar. Ah! Quase tinha esquecido de mencionar que ele é compatível com qualquer placa de áudio rodando em ASIO ou CoreAudio; desculpe, você já tá sabendo.

Aproveite agora a onda revolucionária e liberte-se de antigos preconceitos, torne-se competitivo de igual para igual e seja mais fraternal com seus clientes e principalmente com você mesmo.

Pro Tools LE e Mbox mini
Mini FAQ:
  • O Pro Tools 9 (versão com caixa) vem com ilok? Sim.
  • Posso autorizar o Pro Tools 9 no meu ilok antigo? Sim.
  • Eu comprei o Pro Tools 8 hoje, eu vou ganhar o Pro Tools 9? Não.
  • Vai existir upgrade de M-Powered, LE ou HD para o 9 em um preço mais baixo que a versão comercial? Sim.
  • Vai continuar a existir suporte para a versão 8 LE, MP e HD (CSs)? Sim.
  • Roda em sistemas operacionais de 64Bits? Sim.
  • Roda em 64 bits? Não.
  • Existem diferenças entre as versões 9 HD e 9 com o Complete Production Toolkit 2? Sim.
  • Se eu comprar o Complete Production Toolkit 2, vou poder ter o HEAT? Não.
  • Eu já tenho o Complete Production Toolkit 1, vou ter que comprar o 2? Não.
  • O HEAT vem de graça na versão 9 HD? Sim.
  • As funcionalidades do DV Toolkit 2 vem de graça em qualquer uma das versões 9? Sim.
  • Se eu tenho um Pro Tools HD 9 autorizado no meu ilok e usá-lo para abrir uma mixagem com a built-in, vou poder mixar 192 canais? Sim.
  • Eu tenho um sistema Interface HD + Placa Native + Pro Tools HD 9, vou poder usar plug-ins TDM? Não.
  • Vai funcionar com meu sistema Venue? Sim. (um dia)
  • O Bounce ainda é em tempo real? Sim.
  • As sessões do 9 são exportáveis para as versões mais antigas? Sim.
  • O 9 abre sessões antigas? Sim.
  • Só roda do Mac os X Snow Leopard em diante? Sim.
  • Só roda do Windows 7 em diante? Sim.
  • O Pro Tools 9 vai funcionar com qualquer interface de áudio compatível com ASIO ou CoreAudio? Ok, prometo que não vou falar de novo!
Update: estranhamente a AVID fechou a compatibilidade do PT9 com a Mbox 1 (aquela com pré focusrite) e também com a Digi 001. Vai saber...Estratégia comercial?

    383 comentários:

    1. Anônimo29/1/11

      entao quer dizer que o pro tool´s 9 vai roda com minha placa fast track ultra no meu win 7 64 bit espero resposta obrigado

      ResponderExcluir
    2. Olá Juba, roda sim, mas em 32Bits apenas. Abs.

      ResponderExcluir
    3. Anônimo29/1/11

      mais meu sistema e de 64 bit não vai ter problema de imcompatibilidade?obrigado pela atençao tenho suas videos aulas parabens excelente trabalho.

      ResponderExcluir
    4. Olá Juba,

      obrigado pelas palavras. Então: O Pro Tools 9 está homologado para rodar em Windows 7 64Bits, mas ele deve rodar através de acesso de administrador. Ele vai rodar em 32Bits dentro do ambiente de 64Bits. Fora isso roda na boa. Abs.

      ResponderExcluir
    5. Anônimo12/2/11

      e a digi 001 roda?ou nao

      ResponderExcluir
    6. Olá!

      Nem a Digi 001 ou a Mbox 1 rodam com o Pro Tools 9. Estranho não é mesmo? Deve ser alguma ação da Avid que foge da nossa compreensão. Eu acho que eles querem que você faça um upgrade mesmo. Para ver a informação oficial em inglês e quais outras placas são compatíveis com o PT9 visite esse link:

      http://avid.custkb.com/avid/app/selfservice/search.jsp?DocId=380563&NewLang=en

      De qualquer forma recortei e colei o texto original aqui:

      Please Note: The original Mbox (1st generation) and Digi 001 are not compatible with Pro Tools 9, and are not eligible for the Pro Tools LE to Pro Tools 9 Crossgrade. One of the above Avid audio interfaces is required for the special Pro Tools 9 Crossgrade from LE pricing.

      Abraços.

      ResponderExcluir
    7. Anônimo17/2/11

      Olá,

      Eu tenho uma interface rosetta 200 com cartao x firewire, para funcionar no meu novo pro tools 9, com windows 7 x64 bit. Porém, a apogee somente disponibiliza o driver do cartao x firewire para windows xp. E esse driver, pelos meus experimentos, nao consegue ser instalado no windows 7 64 bit. Voce pode me ajudar a solucionar ?
      Obrigado

      Roberto Seror

      ResponderExcluir
    8. Anônimo19/2/11

      Olá Daniel, poderia me informar que programas com samples de baixo, bateria, cordas que funciona com ele? O ez drummer e o BFD2 funciona? Poderia me informar uns softwares como esses de batera q mencionei só que de baixo, piano,hammond, cordas...E ele funciona com a digi 002 mixer? Posso ligar duas delas e grava 16 simultaneos nele? Valew cara e fica com DEus.

      ResponderExcluir
    9. Olá Roberto, Tenho uma sugestão: Tire o seu cartão firewire da Apogee e compre um cartão HD-X da Apogee. Compre também uma placa Core da Avid (PT HD 1) ou uma HD Native, que tem custo melhor, assim você irá trabalhar com a Apogee como conversor, entrando na placa do Pro Tools HD 9, com ou sem DSP (no caso da HD Native). Alternativamente você pode esperar o driver oficial para Windwos 7. Abração!

      ResponderExcluir
    10. Olá, sobre os softwares...
      Qualquer plug-in que funcione em Rewire, TDM ou RTAS pode ser usado com o PT9, basta verificar no próprio site do fabricante. Eu gosto bastante do EZ Drummer como do BFD para bateria, mas a Native Instruments também tem uma coleção animal de samples de bateria, porém um pouco menos fácil de programar do que nestes últimos dois, que tem mais recursos automáticos. Um software da Avid legal para bateria é o Strike.
      Uma boa opção de instrumentos virtuais que tem tudo é o Komplete da Native. Leia a matéria na Áudio Música e Tecnologia deste mês, eu escrevi sobre ele...
      Eu tenho um e uso para tudo, sou fã dessa empresa. Inclusive o sampler de baixo que é ótimo, o Scarbee. Vá de Komplete 7 que você não vai se arrepender.

      Abração.

      ResponderExcluir
    11. Anônimo21/2/11

      Tenho um sitema Mix TDM aqui, estava tudo rodando com Win XP, adquiri um power Mac G5 e ainda nao consegui fazer rodar, O PT9 tvai rodar este sistema tb no MAC?? Meu sistema: 02 TDM 888 24 I/O, duas mix farm, e uma mix core,??
      Daniel

      ResponderExcluir
    12. Olá Colega,

      O seu sistema TDM MIX não é compatível com Power Mac G5, somente com PowerMac G4 AGP rodando até o Mac OS X 10.3. A última versão compatível do Pro Tools nesse caso é a 6.4.1.
      Melhor voltar para o PC ou comprar um novo setup para o PT 9 (computador, placas e interfaces), pois o PT 9 só roda em Mac com processador intel e OS X 10.6.3 em diante e com as interfaces da linha HD e placas Core e Process também da linha HD em diante.
      Abração.

      ResponderExcluir
    13. rogerio24/2/11

      Olá Daniel, estou tentando rodar o PT 9 e não estou com minha fast track, ela não é compativel ??? aqui na minha maquina esta rodando como HD.
      Ele da esta mensagem, "The current playback engine does not support a sample rate of 44 Khz." voce sabe o porque deste erro ??
      Outra coisa que raparei é que usando a Fast Track como playback engine ele não consegue criar um projeto novo dando este erro "....assertion...
      Tudo isso é incompatibilidade ou eu deixei de fazer alguma coisa.
      Sou usuário do Logic Pro 9 e estou querendo aprender o pro tools comprei sua video aula mas infelismente não estou conseguindo fazer nada.
      Abs.
      Rogerio

      ResponderExcluir
    14. Olá Rogério,

      Antes de tudo: você está usando um cópia oficial do Pro Tools 9 ou o genérico que anda rolando por aí com o CMPT2? Esse genérico tá cheio de problemas...inclusive este. Vá no original!
      A Fast Track é compatível com o PT 9 sim. Se você estiver no Windows use ASIO ou CoreAudio no Mac no campo Current Engine na janela Playback Engine. Assertion é um jeito do programa verificar se algo funcionou direito, portanto algo não correspondeu ao que deveria acontecer. Sobre o Sample Rate: Normalmente isto acontece quando a placa está configurada para ser o padrão no sistema operacional, normalmente no Windows. Vá no painel de controle > Sons e dispositivos de áudio e tire ela de lá, assim o Sample Rate fica livre para ser modificado pelo PT9.
      Abraços.

      ResponderExcluir
    15. Rogerio24/2/11

      Olá Daniel, desculpe, mas não estou usando original, ainda estou humildemente estudando, não tenho condições de ter um pro tools original para estes fins. Mas quem sabem logo mais né ? Na verdade eu tentei adquirir uma versão PT8 Essentials original mas não consegui e olha que eu tenho uma fast track comprada bonitinha com nota da quanta e tals mas sem sucesso, ai fazer oque né ?
      Então estou usando num Imac Intel, e o que tenho feito é mudar no System Preferences "Sons" para o Fast Track, isto não esta certo ???
      Abs

      ResponderExcluir
    16. Olá Rogério, Provavelmente o problema é oriundo mesmo da alteração do código fonte do software, acho que não vai ter jeito a não ser usando o original, mas se quiser tentar resolver, os ajustes de interface de áudio no mac é feito no Audio MIDI Setup, de dentro da pasta Utilities. Use a built-in para o sistema, reprodução e gravação de áudio. Uma solução de bom custo é trocar a sua Fast Track antiga pela nova Fast Track II ou Mobile Pré II, assim você dá um up nos pré-amplificadores e de quebra leva o Pro Tools original na versão Essential (Fast Track II) ou na versão SE (Mobile Pre II), que é mais legal, para você estudar. Abs.

      ResponderExcluir
    17. Oi Daniel, sou novo por aqui. tenho um mac os 10.6 . o que devo ou qual o PT que posso instalar aqui?

      ResponderExcluir
    18. Olá Ju,

      O mais indicado para você neste momento é o PT9. Perfeitamente compatível com 10.6.2 até o 10.6.6. Faça o update do OS X para uma dessas versões e depois o update do PT para a versão 9.0.1.
      Você vai precisar também de pelo menos 2Gb de memória e 1.5Gb de espaço em disco disponível.
      Como interface de áudio você pode usar aquela que quiser, contanto que seja a built-in ou outra compatível com Core Audio, excetuando a Digi 001 ou a Mbox 1 (com pré focusrite). Se você quer uma dica de interface de dois canais eu sugiro a Apogee Duet. Abração.

      ResponderExcluir
    19. Olá Daniel, tudo bem?
      Primeiramente parabéns pela sua iniciativa de compartilhar seus conhecimentos com o pessoal. isso é muito bacana e ajuda muito quem está começando na area.
      Amigo, não sei se este é o espaço correto, mas...
      Vc trabalha na Quanta e pode me ajudar... Sabes como eu posso adiquirir o Pro Tools M-Powered 7.4 + Ilok? Tenho um Power PC G4 e só a versão 7.4 roda nele. não consigo achar este produto no mercado, pois sei que esle está descontinuado. podes me dar uma luz? Abração e muito obrigado

      ResponderExcluir
    20. Oi Rafael, obrigado. Mais fácil você achar o PT MP usado mesmo. Não há venda desse produto no mercado mais. Outra solução é mudar de computador mesmo. Tecnologia é assim mesmo, tem sempre que estar atualizado. O Problema é que essa atualização é de 6 em 6 meses mais ou menos...daí quem é que aguenta? Abs.

      ResponderExcluir
    21. Daniel que boa noticia vc me deu, pois já ia comprar a digi 003, no meu home uso o MPower com a delta 1010e Win XP mas não consigo um som decente,por isso pensei na 003,mas agora vejo que com o valor que pagaria na digi 003 posso migrar para em setup bem melhor!
      Daniel que setup vc me indica para gravar com qualidade profissional no meu home? Pra minha região 16 ou 24 canais é suficiente.Você pode me ajudar nesta escolha,gostaria de fazer uma boa compra e se Deus quizer poder ficar satisfeito com o resultado.
      Muito obrigado desde já.
      Fique com Deus!
      Renato Lopes-Congonhas.MG

      ResponderExcluir
    22. Olá Renato,

      A 003 é um equipamento excelente e vai te dar 18 canais, pode comprá-la sem dúvida e se quiser um som ainda mais legal invista em bons prés externos (tipo Avalon, Manley, UA) e qyuem sabe uma M-AUDIO 2626 para usar a porta ADAT, além de um bom mic, como o Neumann M149, por ex.
      Um setup prático e de bom som pode ser composto por 2 M-Audio 2626 uma ligada ao computador e outro via ADAT, assim você fica com 16 canais pré-amplificados. Se quiser um conversor mais legal ainda você pode ir para a Apogee Symphony com duas placas com 8 In analógicos. Depois disso só o sistema HD mesmo da Avid, mas não se esqueça que quem dá o som também são os prés, os microfones, a sala e principalmente o operador. Abração.

      ResponderExcluir
    23. Oi Daniel,

      Obrigado pelas dicas realmente vc me ajudou a definir o setup, pensei assim:

      Digi 003
      Focusrite ISA 828 nos oito inserts da digi,
      M-audio Octane via ADAT (Já possuo no meu home)dai terei os 16+2 MIDI correto?
      É um bom set,vou conseguir melhorar o som, ou seria melhor com a 2626?
      Tenho a opção de atualizar meu MPower para o novo PT9? Como é que eu faço? pois é tudo Original...

      Mais uma vez muito obrigado.
      Deus te abençõe.
      Renato Lopes.

      ResponderExcluir
    24. Oi Renato, Legal. Eu acho melhor você colocar as saídas do 828 nas entradas de linha da 003 e não no insert, assim você terá um melhor ganho de pré-amplificação nos seus canais. A 2626 tem o mesmíssimo pré do Octane, portanto você ficará com o mesmo som. A vantagem ainda do Octane é que dá para fazer a abertura do M/S (Mid/Side) direto nele, coisa que na 2626 não dá para fazer. 2x1 para o Octane, pena que saiu de linha. O seu PT M-Powered dá para fazer upgrade sossegado para o 9, ligue na Quanta Store ou compre pelo site. Aqui vai o telefone e endereço:

      Fone: 19 3741 4641 - Fale com a Carlinha que você é meu amigo e ela faz mais caro para você. rsrsrsrs.

      Site:www.quantastore.com.br

      Abração e amém.

      ResponderExcluir
    25. Oi Daniel rsrsrs.
      Mais caro neh...rsrs
      Você tem razão nas entradas de linha vai ficar melhor mesmo;
      Obrigado.

      ResponderExcluir
    26. Oi Daniel,
      Desculpe-me, acabei esquecendo de perguntar:
      Porque o Pro Tools não roda bem no Windows portugues?
      para eu rodar o PT9 tem uma configuração especifica à fazer na maquina?
      A digi003 já não vem inserido o PT9, e eu devo compra-la completa ou a basica já vem com bons plugins?
      Mais uma vez obrigado.
      Fique com Deus.

      ResponderExcluir
    27. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    28. Oi Renato. Alguns acentos davam problema no Pro Tools, mas agora as versões recentes são compatível com caracteres internacionais. A 003 não vem com o Pro Tools 9, você tem que comprá-lo separado. Os plug-ins do PT 9 são os mesmos do 8 e são todos legais. Dá para fazer boas produções com o que tem, mas eu sinto falta apenas de um masterizador, tipo o Ozone. Se você comprá-lo faça o download do meu curso grátis aqui mesmo no meu blog. Para configurar a máquina existem vários parâmetros, eu sugiro a você comprar o meu livro " Como fazer música com o Pro Tools" lá tem um monte de dicas de como ajustar a máquina. Se você quiser dar um turbo nos plug-ins para áudio escolha algum pacote da Waves, tipo o Gold, Platinum ou o Diamond e em relação aos plug-ins de instrumentos virtuais vá de Native Instruments Kontakt ou Komplete. Abs.

      ResponderExcluir
    29. Ola Daniel estou tendo um problema tinha a versão 7.2 do pro tools baixei no site da avid a o PT9 comprei o ilok registrei meu PT9 é original tenho todas as licenças meu problema é o seguinte eu tenho o PT instalo no meu MAC OS 10.6 e tenho uma 003 porem o PT9 inicia normalmente so que o MAC não reconhece a 003 como entrada e saída de áudio até chega a aparecer nas definições do sistema mas o PT9 apresenta como entrada e saida de áudio ao microfone e as caixas de som integradas do mac ja baixei os driver da 003 no site da avid ja tentei reinstalar e nada nem o léd de host da 003 acende
      o que você acha que possa ser?

      ResponderExcluir
    30. Olá Jackson, difícil essa heim, mas vamos lá:

      1. O PT 9 não inclui os instladores das interfaces de áudio (os drivers), então a primeira coisa é saber se você instalou os drivers certos visitando esta página aqui:

      http://avid.custkb.com/avid/app/selfservice/search.jsp?DocId=379411

      Desca até Pro Tools firewire drivers, clique em 002 and 003 drivers family e faça o download desse aqui:

      002 and 003 Family Drivers v9.0 (Mac) [33.32 MB]

      e esse aqui também:

      DigiDioMidiDriver.plugin Fix v9.0 (Mac) for 003 and 002 Family [0.23 MB]

      O impoirtante é que os drivers tem que ser instalados ANTES do Pro Tools, portanto você provavelmente vai ter que desinstalar o Pro Tools, depois instalar os drivers e depois instalar o Pro Tools 9 de novo.

      Agora o contrasenso: Se você vai fazer o upgrade do 9.0 para o 9.0.1 ou 9.0.2, instale os drivers DEPOIS das atualizações Pro Tools.

      Veja se funciona e me diga. Abração.

      ResponderExcluir
    31. TEM COMO RODAR O PRO TOOLS 9 NO WINDOWS 7 SEM O iLOK TIPO ALGUEM TEM UM CRACK PARA FUNCIONAR SEM O iLOK????

      ResponderExcluir
    32. Caro Colega Eduardo, na boa: entendo que os preços de produtos importados no nosso país é desproporcional com o preço lá fora, em grande parte devido à incidência de altos impostos, mas pense que há assalariados que trabalham com estes produtos e que dependem de sua venda para receber seu salário e continuar vivendo como você até o final do mês. Ao utilizar um crack você estará prejudicando essas pessoas.

      Há suficientes opções de interfaces de áudio que vem com o Pro Tools incluso, seja na versão Essential, SE, MP9, 9 ou HD 9. Tenho certeza que uma delas você consegue adquirir com tranquilidade em alguma loja parceira, hoje há muitos planos de parcelamento que com certeza irão satisfazer a sua necessidade material e manter a energia certa.

      ResponderExcluir
    33. Sidnei15/5/11

      Olá Daniel, tudo bom?
      Só para sacramentar:
      Tenho uma Digi 002 rack. Vou poder usar a versão 9 do pro tools sem problemas?
      Pergunto pois pelo site da digidesign, nos leva a entender que só digi 003. Talvez eu tenha entendido errado, rss
      Obrigado pela atenção!!!
      Um abraço!!

      ResponderExcluir
    34. Oi Sidnei,

      funciona sim! Só não vai funcionar com 001 e Mbox original apenas. Veja o texto oficial aqui:

      http://avid.custkb.com/avid/app/selfservice/search.jsp?DocId=380563

      ResponderExcluir
    35. Sidnei16/5/11

      Beleza...não tinha visto, rss

      Valeu Daniel.
      Obrigado por responder e parabéns pelo blog.

      Forte abraço!

      ResponderExcluir
    36. Anônimo3/6/11

      Caro Daniel,
      a Digi 003 é compativel com os novos IMacs?

      ResponderExcluir
    37. Anônimo3/6/11

      Olá Daniel,

      Gostaria de saber se é possível unir 2(duas) ou mais interfaces digi002 conectadas a um computador, para que o Pro Tools 9 as reconheça como uma só, somando os canais, como você dá a entender no texto a seguir:

      "Se você já tem uma interface de áudio que você gosta, mas precisa de mais canais (e por coincidência está usando o sistema operacional Mac os X) você pode usar um recurso que se chama "Aggregate IO" (nativo do sistema da Apple) e juntar duas ou mais interfaces conectadas ao computador para que o Pro Tools 9 reconheça-as como uma só. Mais canais express!"

      Minha dúvida é se isso se aplica a 2 (duas) ou mais digi002 (tenho uma) e como isso poderia ser feito, tecnicamente falando.

      Aguardo resposta.

      Grato,

      Zé Pessoa.

      ResponderExcluir
    38. Olá Amigo,

      Sobre os novos iMacs:
      Essa linha nova de iMacs tem uma placa de vídeo da AMD e sabemos que esta teve incompatibilidade com alguns hardwares, principalmente da M-Audio. No site da Avid não há homologação ainda para estas máquinas, portanto ainda seria uma questão de correr um risco. Veja o site abaixo para maiores informações:

      http://avid.custkb.com/avid/app/selfservice/search.jsp?DocId=380547

      ResponderExcluir
    39. Olá Zé,

      Não sei! Teoricamente é possível sim, mas como a Avid é cheia de surpresas é melhor testar antes de adquirir, pois a Digi deve usar o protocolo Direct IO, em vez do Core Audio e daí eu não sei lhe responder se funcionaria mesmo, só testando. Não achei nenhuma documentação oficial sobre isso, mas vou continuar procurando. Vou fazer um post de como fazer o Aggregate device no mac, fique ligado no blog. Abração!

      ResponderExcluir
    40. Anônimo20/6/11

      Olá Daniel,talvez você possa me ajudar com um problema ,com pro tools hd native,ele fuciono bem e aleatoriamnete quando estou gravando ao vivo ela dá erro de clock,tenho duas digi 96 i/o ligado a uma yamaha M7CL,por cabo ótico,já usei esta mesa com pro tools 8 com uma pro fire 2626 por mais de 2 anos gravando ao vivo e nunca deu pau,com o pro tools hd eu gravo uma 7,8 musicas e derepente aparece essa messagem de erro de clock ai,só fechando ele e abraindo para voltar a funcionar,pode me ajudar,meu email,officinadamusica@terra.com.br valeu

      ResponderExcluir
    41. Olá, preciso de mais informações para te ajudar. Como que você está fazendo o sincronismo de clock entre os equipamentos? Quem é o Master? Uma boa pedida é ter um gerador de clock externo, como o Big-Ben da Apogee ou a Sync HD da AVID. Se preferir conversar por email me mande o detalhamento em raizer@quanta.com.br.
      Abração!

      ResponderExcluir
    42. Anônimo3/7/11

      Olá Daniel Raizer em 1 lugar parabens por seu blog muito util para todos que com grande prazer voce responde todas as perguntas parabens!!!

      ResponderExcluir
    43. Anônimo18/7/11

      estou com um problema no meu protools 9,
      quando rodo o waves 7 a minha maquina trava e da erro de tela azul.o que pode ser?
      vlw e obrigado

      ResponderExcluir
    44. Olá colega, isso é um erro geralmente relacionado a configuração de língua do sistema. Tente mudar o seu sistema operacional para inglês e o sistema métrico para polegada e veja se resolve. Você pode tentar usar o instalador mais novo do waves 7 ou então fazer o upgrade para a versão 8. [Abs]

      ResponderExcluir
    45. Anônimo25/7/11

      Olá Daniel. Qual a diferença entre:
      1- Avid Pro tools 9 m-powered crossgrade
      2-avid Pro tools 9 LE crossgrade
      3-Avid Pro tools 9 recording software
      4-M audio Pro tools M powered 9
      Obrigado
      Lyonel Junior

      ResponderExcluir
    46. Olá Lyonel, respondendo:

      1 - Crossgrade para quem tem o Pro Tools M-Powered e quer ir para a versão 9 (vem sem ilok).
      2 - Crossgrade para quem tem o Pro Tools LE e quer ir para a versão 9 (vem sem ilok)
      3 - Versão 9 completa (vem com ilok - o novo)
      4 - Pro Tools MP-9, versão similar ao Pro Tools M-Powered, só que atualizado com os recursos do 9, mas ainda fechado à compatibilidade com interfaces da M-Audio e com menos capacidade que a versão 9 completa, veja esse link para mais esclarecimentos sobre o PT MP 9: http://danielraizer.blogspot.com/2011/04/outro-pro-tools-o-que-e-o-pro-tools-mp.html

      Abs.

      ResponderExcluir
    47. Caro Daniel, parabéns e obrigado pelo blog! Muito útil!

      Tenho Pro Tools 9 original rodando no PC com placa M-audio profire 610.

      Meu computador é um core2duo com 4Gb de RAM e HD 500 Gb com windows 7.

      Abri uma sessão utilizando um reverb (D-Verb); um track com battery 3; um com xpand. Quando fui utilizar um piano rhodes do kontact 4 apareceu uma msg no pro tools dizendo que não havia memória disponível.

      Minha placa-mãe permite expansão até 8Gb de memória. Será o suficiente ou ainda é pouco???

      Se eu comprar um PC novo qual configuração você sugere para que eu possa rodar o Pro Tools sem problemas no PC???

      Abraço!

      ResponderExcluir
    48. Olá Zad, Eu uso mac. Um iMac é uma máquina boa ou então um notebook mesmo, com um HD de 7200RPM interno ou externo via Firewire 800, no top tem o MacPro, mas é bem caro, mas se quiser ir de PC escolha Windows 7 64Bits, pois assim dá para o sistema ver mais memória. Entretanto tenha em mente que o Pro Tools ainda é 32BIts e não haverá mais alocação de memória para ele do que 4Gb. Se você tiver 4 núcleos no processador escolha 3 para o Pro Tools na Playback Engine > Host Processors e deixe um livre para o sistema.

      Uma coisa boa do Kontakt é que ele permite o uso de memória além de 4Gb para que os samples sejam carregados diretamente nela, veja esse meu link para ver como fazer:

      http://danielraizer.blogspot.com/2011/07/komplete-7.html

      Assim você usa 4Gb para o Pro Tools e o resto para alocar os Samples do Kontakt. Fica ótimo!

      PC é complicado de dar dicas, mas o ideal é: Fonte 600W reais, placa mãe com processador intel e chipset intel, chipset firewire da Texas, Lucent ou Agere, placa de vídeo Nvidia e HD de 7200RPM sem partição.

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Abração.

      ResponderExcluir
    49. Oi Daniel, o que gostaria de saber contigo, é que no requisito de sistema da DIGI 003 Rack, diz só rodar com Windows XP pack 02, e o Pro tools 9 no Windows seven...como posso ter um bom desempenho em meu pc se uso windows??? Obrigado pela ajuda

      ResponderExcluir
    50. Ou qual outra placa voce me recomendaria, pra uso no windows seven???

      ResponderExcluir
    51. Anônimo12/8/11

      Olá Daniel, parabéns pelo seu trabalho, muito bom mesmo!
      Queria saber sobre a compatibilidade de um IMac e uma Digi003 ambos zerados, estou pensando em comprar os dois novos para gravar.
      Trabalho a alguns anos com um PC, uma digi001 e o PT LE 6.4, e então agora quero melhorar meus prés que já estão cansados e tb poder trabalhar com instrumentos virtuais direto no protools e melhores plugins, entre outras coisas. Por isso a tempos estou juntando uma verba para trocar meu PC por um MAC (Já estou cansado do Windows) e quero pegar uma Digi003 (prefiro a digi, já usei motu, fast trak, mbox, e mesmo assim gosto da digi). Pensei em um IMac e uma Digi003 Rack Factory. Vi o link (http://avid.custkb.com/avid/app/selfservice/search.jsp?DocId=380547) e nele fala só sobre PT 9 e Imac (iMac Intel i3, i5, i7 são compatíveis).

      ResponderExcluir
    52. Oi Luiz,
      Para ficar legal instale o Windows 7 Home Premium, Professional ou Ultimate (32 ou 64-bit) em um HD não particionado que seja de 7200RPMs, depois faça o update para o Service Pack 1. Instale os drivers da 003 e em seguida o Pro Tools 9 e faça o update para o 9.0.3. Desligue o anti-vírus. A 003 é uma excelente placa, mas se quiser algo mais você pode comprar uma Motu 896MK3, mas Motu e PC não são muito amigos. A 003 já tá ótima no setup, prefira investir em prés valvulados, tipo um avalon. Espero ter ajudado.

      ResponderExcluir
    53. Olá colega, Obrigado pelos comentários. Os iMacs novos (i3, i5 e i7), segundo o link da avid que você mandou são compatíveis com a 003. Vai funcionar legal com o Pro Tools 9 noSnow Leopard, mas se você quiser usar o Pro Tools LE 8 que vem com ela, você vai ter que manter os OS X na versão 10.6.8 e usar o Pro Tools 8.0.5. Abração.

      ResponderExcluir
    54. Francisco Beiriz17/8/11

      olá daniel me ajuda a entender um problema aqui tenho o protools m-powered 8 (original c/ ilok) tudo que mixo com os plugins da waves quando fecho a seção não abre depois quando o protools vai carregar os arquivos ele fecha sozinho! aguardo...

      ResponderExcluir
    55. Olá Daniel! Parabéns pela iniciativa isto é bom para o brasil, educação e informação!

      Duvidas:

      - Eu tenho um Avid Pro tools Le 7.4!
      - Quero fazer o up grade para o
      Avid Pro Tools HD 9.0.4!
      O Pro tools que tenho em meu windows 7 não abre acorrendo um erro falando que:

      O aplicativo não pode ser iniciado corretamente(0xc0000005).Clique em ok para fechar o aplicativo.

      Sei que este ultimo pro tools 9 roda em qualquer placa. Sera que!...Instalando o up grade pt 9.0.4 funcionara?

      Você teria algum link que facilitaria nossas vidas para fazer este up!!??

      Abração

      ResponderExcluir
    56. Oi Francisco, muito vaga a sua informação, pode ser mil coisas. Normalmente os plug-ins da Waves davam pau quando o sistema estava em português e o sistema métrico em metros. Mude os OS para inglês e polegadas e veja se resolve. Outra coisa a considerar é a versão do plug-in com a versão do Pro Tools, eles podem ser incompatíveis. Uma dica é: Vá na pasta de plug-ins do Pro Tools e tira todos os Waves de lá, colocando-os na pasta Unused Plug-ins e reinicia o Pro Tools para ver se funciona. Depois vai colocando um por um de volta na pasta e abrindo o Pro Tools para ver qual que atrapalha, até descobrir. Pode ser que seja apenas um, e não o pacote inteiro. Abs.

      ResponderExcluir
    57. Oi Fernando, obrigado pelas palavras.
      Então, o upgrade é pago, não há link disponível.
      Esse erro do Pro Tools deve ser algo relacionado à instalação do software ou sistema operacional corrompido. Sugiro formatar a máquina e começar do zero. Isso, é claro, se o seu computador estiver compatível com a instalação do software. Precisa dar uma verificada nos componentes, siga a orientação:

      Para um computador com Windows
      1. Chipset intel com processador intel ou Chipset Nvidia ou VIA com processador AMD
      2. HD de 7200RPM sem partição
      3. Placa de vídeo offboard (de preferência NVIDIA Quadro)
      4. Mais de 2Gb de memória RAM
      5. Monitor que suporte ao menos de 1024x768
      6. Chipset da porta firewire da marca Texas, Lucent ou Agere.
      7. Windows Home Premium, Professional ou Ultimate.
      8. Service pack I
      9. Interface de áudio compatível com ASIO.
      10. Pro Tools 9.0.5

      Para comprar o upgrade visite este link:

      https://www.quantastore.com.br/92-upgrades

      Abração!

      ResponderExcluir
    58. Francisco Beiriz18/8/11

      boa noite daniel!
      queria agradecer a dica,deu certo...

      grato.

      ResponderExcluir
    59. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    60. Daniel mais uma pergunta!
      E obrigado pela resposta!

      Eu tenho em mãos o "Avid Pro Tools LE 8.0.5"
      E Tenho tambem o "Avid Pro Tools 9.0.2 Update"

      Esta instalado o pro tools le 8.0.5!
      Detalhe! Este pro tools esta em um sistema:

      windows 7 ultimate
      16 gb de ram
      ati hd 5
      AMD Phenom II X6 1090T Black Edition Thuban 3.2GHz 6 x 512KB L2 Cache 6MB L3 Cache Socket AM3 125W Six-Core Desktop Processor
      hd 5 TBS
      Munitor lg 49"

      Problema:

      A placa de som é on board 24 bits.
      E eu quero instalar o pro tools 9 update sem placa.
      Apenas usando o asioall, e a placa on board do pc! O pro tools LE 8.0.5 que esta instalado nesta maquina não abre falando que precisa de um hardware compativel, mas sei que o pro tools 9 roda sem placa de som!

      Resolver:

      Sera que da certo fazer este procedimento, instalando o pro tools 9.0.2 update em cima do pro tools le 8.0.5 sabendo que o 9 rola em qualquer placa? Sera que nesta instalação o pro tools abriria tranquilamente sem placa de som??

      Esta dica seria muito boa, para quem esta começando a mecher no pro tools e não tem grana para comprar placa de som! E no futuro investir em um equipamento melhor.


      Abração Daniel!

      ResponderExcluir
    61. Oi Francisco, fico contente! Abração.

      ResponderExcluir
    62. Oi Fernando,

      Maquinão heim, mas o Pro Tools não vai rolar do jeito que você tá querendo. O LE só funciona na presença de uma interface de áudio da Avid, tipo a 002, 003, Mbox e essa turma, você não vai conseguir rodar essa versão com outra placa sem ser uma da Avid. O update que você tem (9.0.2) precisa do Pro Tools 9 original instalado no computador e com a autorização no ilok para funcionar, portanto não vai rolar também. As únicas opções no seu caso para rodar o Pro Tools são:

      1. Comprar o upgrade do LE para o PT 9 e mais uma placa de áudio compatível com ASIO (a interna do seu computador não vai funcionar)
      2. Comprar uma interface de áudio da Avid que vem com o Pro Tools LE8 grátis, tipo a Mbox mini (a de melhor preço)
      3. Comprar uma interface de excelente custo da M-Audio que vem com o Pro Tools Essential ou SE, tipo a Fast Tack II ou Mobile PRE II.

      Eu lembro quando eu usava a built in do meu pc para fazer música, credo! O dia que eu comprei uma Audiophile Delta 2496 a minha vida mudou, você pode imaginar a quantidade de ruído que deixei de gravar. Eu sei que é complicado investir nas coisas, mas faz uma força aí que você consegue, compra uma plaquinha em 12x que você não vai se arrepender, te garanto isso! Uma dica é a Fast Track II, baratinha, boa e vem com o Pro Tools SE. Na Hendrix ela custa 12x de R$48,00. Veja esse link:

      https://www.hendrixmusic.com.br/produto/detalhe.scale?codigo=46893

      Liga lá e fala para o Alexandre que você falou comigo e eu indiquei a loja dele, assim ele te dá uma força, se ele não der fala pra ele que a próxima vez que eu for lá eu puxo a orelha dele.

      Abração.

      ResponderExcluir
    63. Anônimo23/8/11

      ola danil tb,estou c um problema meu colega me passou o pt9 porem no processo de estalaçao ele pede uma senha,eu digito a minha mais de erro,gostaria de saber se tem que digitar outra senha propria p estalaçao do pt9

      ResponderExcluir
    64. Olá daniel bom dia me chamo markinho sou dj de belém do pará e vou voltar aqui um pouquinho no tempo pois queria tirar uma dúvida e agora que encontrei esse seu blog acho que vc pode me ajudar.eu tenho a um bom tempo uma m.box 1 com pro tools 6.9 que uso pra alguns trabalhinhos aqui no meu home studio. gostaria de saber qual a versão do reason mais apropriada para eu fazer um rewire ??? desde já agradeço.

      ResponderExcluir
    65. Francisco Beiriz23/8/11

      boa tarde Daniel eu gravei um cd ao vivo e agora estou na parte da masterização;
      eu trabalho com o soundforge eu só não sei como fazer as faixas mudar sem intervalo ex:a musica acabou e as palmas continuam mas a faixa muda de 1 para 2 já sem intervalo... espero que vc possa me ajudar mais uma vez.

      Grato!

      ResponderExcluir
    66. Olá Colega, Não há serial para instalação do Pro Tools 9, somente a autorização no ilok. Você não está confundindo com o PT 8? Neste caso o serial deve estar na contracapa do manual getting started. Abs.

      ResponderExcluir
    67. Olá Markinho, boa pergunta essa heim! O Rewire está no Pro Tools desde a versão 6.4 (se não me engano). Como ele está ativo desde então teoricamente você pode usar qualquer versão do Reason, acho que até a versão 6, que é a última e nem saiu ainda, rola, mas é melhor testar antes de comprar com a versão demo (pega no site). De qualquer forma se você estiver no PC eu sugiro instalar o PT LE 6.9 no XP (SP3) e o Reason 4 ou 5. Se for no Mac, sugiro o PT 6.9.2 no Mac OS X 10.4.2 em um PPC (Não rola em mac intel) e o Reason 4 ou 5. Se for intel tem que fazer update do PT para o 7 (que não existe). Vale a pena fazer o upgrade para o 9? Sua Mbox 1 não vai ser compatível e talvez você precise trocar de computador. Olha, se for possível o ideal seria pegar o PT 9 e uma interface nova, tipo uma Mbox mini 3G ou apogee Duet 2. Abração.

      ResponderExcluir
    68. Oi Daniel, comprei a Digi 003 Rack + Crossgrade do PT9 originais.... Estou precisando montar um novo PC pra rodar em Win Seven 64 bits; Voce poderia me indicar uma placa mãe, e as configurações desta nova maquina pra que rode legal o PT9???
      Muito obrigado

      ResponderExcluir
    69. Anônimo30/8/11

      Daniel, sou seu fã. Tenho um mbox 1, o simplesinho. Gostaria de saber se tem jeito de usar um controlador nele. Se puder poderei fazer arranjos pra quebrar galho. Um abraço. responda-me pelo e mail lavilela@ig.com.br
      quero saber se existe troca do meu mbox 1 por um outro mais atualizado (m box)?

      ResponderExcluir
    70. Oi Luiz, achei melhor responder sua pergunta com um post, veja esse link:

      http://danielraizer.blogspot.com/2011/08/computador-para-pro-tools-em-windows.html

      Abs.

      ResponderExcluir
    71. Olá colega, obrigado pelas palavras. Não sei se entendi bem, mas você pode usar qualquer controlar MIDI que quiser, desses que se parecem com um teclado. Basta instalar e ele estará disponível no Pro Tools. Boas pedidas são os da M-Audio. Agora se você quer um controlador para o Pro Tools, com faders e botões, as opções diminuem um pouco, o ideal seria a command 8, mas vai ser difícil de achar. Outras opções são as Tascam DM 3200, a 01V da Yamaha ou qualquer outra que funcione no protocolo HUI. Desconheço algum programa de troca de interfaces, mas serial legal você ir para a próxima linha, assim você pode usufruir das qualidade do novo PT 9. Abração.

      ResponderExcluir
    72. Anônimo4/9/11

      DANIEL, QUERO SABER SE COM O MBOX 1, AQUELE PRIMEIRO MBOX QUE SAIU, SE TENHO POSSIBILIDADE DE LIGAR UM TECLADO CONTROLADOR? COMO É QUE SE LIGA? QUERO COMPOR AS TRILHAS(PLAY BACK) QUANDO GRAVAR. OBRIGADO GÊNIO.

      ResponderExcluir
    73. Anônimo6/9/11

      Tenho uma PROFIRE MAUDIO 610. O software PROTOOLS HD 9 serve nessa placa? Agradeço. LUIS ANTONIO.

      ResponderExcluir
    74. Olá colega da Mbox 1, como a Mbox 1 não tem entrada e nem saída MIDI você vai ter que usar um teclado MIDI que tenha saída USB, tipo o Oxygen 49 da M-Audio e ligá-lo direto no computador ou usar um teclado MIDI conectado a uma interface MIDI (Tipo o MIDISport Uno da M-Audio) e essa ao computador via USB. Neste último caso você liga a saída MIDI Out na entrada MIDI In da plaquinha MIDISport Uno e liga o cabo USB dela no computador. Daí é só instalar o driver e o seu software já vai reconhecer seu teclado MIDI. Talvez seja necessário configurar alguma coisa no campo MIDI In, mas vai depender de software para software. Abração.

      ResponderExcluir
    75. Olá Luiz Antonio, colega da Profire 610. Os únicos softwares que funcionam com sua placa são: Pro Tools 9, Pro Tools 9 MP ou Pro Tools M-Powered 8. A versão HD só funciona se você tiver a autorização do Complete Production Toolkit 2 e o Pro Tools 9 instalado. Esse pacote vai habilitar quase tudo do Pro Tools HD, com exceção dos plug-ins baseados em cálculo via DSPs (pois não tem na sua placa) e o Heat, que também depende de DSP. Fora isso dá para rodar outros softwares tranquilamente, tipo o Sonar, Cubase, Logic, Live, Samplitude, Reaper, Audacity, Reason, Garage Band, Word (brincadeira!) e assim por diante. Abs!

      ResponderExcluir
    76. guilherme11/9/11

      Ola Daniel, parabens pelo blog acompanho videos e respostas. Estou para comprar um PC windows 7. tenho uma delta 1010 só por enquanto. Tenho PT7 original e Nao sei se faço upgrade ou crossfade nao entendi a diferença,e no site avid vi a possibilidade de PT HD 9 Software Upgrade pelo mesmo preço mas nao sei se pra mim será valido. Obrigado. Abraço!

      ResponderExcluir
    77. Olá Guilherme,

      O Upgrade é somente para quem tem Pro Tools HD. Quem tem Pro Tools M-Powered ou LE usa o crossgrade. Esse último é quando se muda de uma plataforma para outra. Não é possível comprar na loja da Avid aqui no Brasil, precisa de um endereço nos EUA para entrega. É possível ter um upgrade do 9 para o 9 HD comprando o pacote Complete Production Toolkit 2, mas não vai lhe dar a possibilidade de usar plug-ins TDM e nem o Heat. Aqui no Brasil o representante é a Quanta e quem vende os upgrades e crossgrades é a Quanta Store. Acesse no link abaixo:

      www.quantastore.com.br

      Abração!

      ResponderExcluir
    78. FABIO ALVES19/9/11

      OLÁ DANIEL MEU NOME É FÁBIO ALVES DE SERGIPE,
      ACOMPANHO SEUS VÍDEOS MUITO BONS PARA MIM O SEU BLOG É COMO SE FOSSE A BÍBLIA DOS DOS INTERNAUTAS, LEGAL KKKKKKK
      SE POSSÍVEL QUERIA Q ME AJUDASSE. TENHO O PRO TOOLS LE 8 QUERIA SABER SE ELE RODA COM A DELTA 1010LT XP PROFISSIONAL SP3, VALEU FIQ NAZ PAZ

      ResponderExcluir
    79. Ednaldo Souza22/9/11

      OI DANIEL, PARABENS PELO BLOG!
      EU TENHO UM IMAC 27 I7 2.93 COM PRO TOOLS 9 HD E UMA DIGI 002 MIX, GOSTARIA DE SABER SE E POSSIVEL CONECTAR DUAS DIGI PELO AGGREGATE IO E TRABALHAR EM TEMPO REAL COM OS FADES MOTORIZADOS???

      ResponderExcluir
    80. Olá Fábio, Obrigado pelas palavras. Então, a Delta 1010LT não roda com o Pro Tools LE. Essa versão do Pro Tools só roda com a linha MBox, 002 ou 003. Para usar a Delta 1010LT com o Pro Tools você tem que instalar a versão 8 M-Powered ou as versões 9 ou MP 9. Entretanto a versão 9 só roda no (ru)Windows 7 Home Premium, Professional ou Ultimate (32Bits ou 64Bits). Desse modo, para rodar a Delta 1010LT no XP você é obrigado a ficar na versão 8. Abração!

      ResponderExcluir
    81. Olá Ednaldo, creio que não seja possível juntar duas 002 Mix, pois elas são reconhecidas pelo protocolo Direct I/O e não CoreAudio, portanto teoricamente não seria possível fazer o aggregate device no OSX para o Pro Tools. Agora, no Logic deve funcionar, mas só testando. Talvez seja possível ligar o MIDI Out de uma que esteja em modo standalone no MIDI In da que está conectada ao computador e ver se o Pro Tools vê ela pela porta MIDI, tem que testar, pois no manual na fala nada. Uma opção é adquirir uma Command 8, que é parecida com a superfície de controle da 002, daí dá para ganhar mais controle pelos faders. Abs.

      ResponderExcluir
    82. Ednaldo Souza29/9/11

      ola Daniel! sera que posso usar uma motu 896mk3 ou uma focusrite saffire 56 como interface pois elas chegam a 28 inputs com os 2 adat e usar uma digi 002 mixer ou uma digi 003 mixer so como controladora dessas interfaces no pro tools 9hd ? sem usar a interface da digi 002 ou 003 mixer no pro tools 9 hd?
      e qual delas seria a melhor interface? levando em consideraçao o midi que a motu nao tem e pres que a focusrite tem 2 tipos na saffire 56? sendo as duas 24 bits e 192 khz, desde ja agradeço pelas suas preciosas informaçoes!!

      ResponderExcluir
    83. Oi Ednaldo, ambas as interfaces rodam no PT e são boas. A Saffire 56 tem os 2 prés liquid, que eu já testei e gostei. Como controladora eu sugiro então voce usar a Artist Mix da Euphonix (avid agora). Bem mais legal por conta da resolução do protocolo EUCON em relação ao MIDI da 002 ou 003. O preço deve ser quase igual, se não for mais barata. Outra opção é usar uma mesa digital da Tascam Dm4800 com a placa de expansão IF-FW/DMmkII que vai lhe dar 24 prés TASCAM, 32 canais simultâneos de I/O no PT e mais a superfície de controle com 24 faders motorizados e sensíveis ao toque, mas atuando no protocolo HUI, portanto: controle limitado, mas som bom chegando e saindo. Escolha a placa que quiser, mas vá de controladora Euphonix que você não vai se arrepender.

      ResponderExcluir
    84. MARCELO NUNES1/10/11

      falae amigo acabei de comprar um pro tools 9 version estudante ele veio com o ilok novo,mais instalei o pro tool no meu mac e nao consigo abrir o pro tool fica dando um erro estranho,como faço para autorizar meu pro tools9 no meu ilok?

      ResponderExcluir
    85. Olá Marcelo, qual erro que aparece?
      Pode ser que seu ilok esteja sem autorização. O que você precisa fazer é abrir uma conta no www.ilok.com e sincronizar seu ilok lá. Depois, você entra no site da avid e registra seu produto usando o número do cartão amarelo (ou branco) que veio na caixa, no registro você deve informar o nome da sua conta no ilok, por isso que tem que criá-la antes. A avid então deposita a licença lá automaticamente em alguns minutos. Dá um tempo e volta no site do ilok e sincroniza o ilok lá de novo, transferindo a licença do PT para ele. Chato, mas dá certo e ainda fica seguro se você perder ou quebrar o ilok! Abs.

      ResponderExcluir
    86. FabinhoStudio4/10/11

      Cara...primeiramente ola!!! to com um problema eu instalei os plugins da waves v8 só que não aparece no insert na track só aparece na opção audio suite o que deve ser?

      ResponderExcluir
    87. ola!
      comprei o pro tools 9.
      mas na viagem perdi o cartao de registro e agora nao consigo registrar o produto.
      o que fazer?

      ResponderExcluir
    88. Olá FabinhoStudio, você não deve ter instalado a versão RTAS durante os diálogos da instalação. Caso tenha instalado eu sugiro você mudar o sistema métrico do sistema para polegadas, Inglês e atualizar os plug-ins baixandos os updates diretamente do site da Waves. Abs.

      ResponderExcluir
    89. Olá ivanildoteles, acredito que você perdeu seu produto. Se você tem o iLok já registrado com a autorização do Pro Tools menos mau. Nesse caso dá para passar o seu user name para a Avid e pedir para eles registrarem o produto para você, mas só é possível fazer através do dealer oficial que é a Quanta e só se o produto for comprado aqui no Brasil através do canal oficial. Se foi fora, você tem que falar com a loja que vendeu para você. Liga na Quanta e se informa melhor, pede para falar com o Robson que ele vai ajudar você. Abração e boa sorte!

      ResponderExcluir
    90. Ola!Daniel, muito obrigado pela ajuda.
      Entrei em contato com o vendedor em portugal ele esta resolvendo pra mim com o fabricante.
      Tem uma profire 2626 para eu ter 16 canais qual seria melhor: um ada 8000 ou outra profire2626.
      Desde já agradeço pela atenção.

      ResponderExcluir
    91. Olá, é uma boa optar por uma Profire 2626, assim fica tudo o mesmo som. Se você busca custo x benefício, o ADA é a opção. Outras opções de bom som são: Presonus Digimax, focusrite Octopre MKII (muito bom também) ou a Focusrite Saffire Pro 40. Abs!

      ResponderExcluir
    92. Anônimo12/10/11

      Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      ResponderExcluir
    93. Ola! estou aqui de novo.
      Estou com um problema.
      minha profire2626 as vezes desconecta sozinha e led do power fica piscando e aparece uma mensagem "O TEMPO DE SEMAFORO EXPIROU".
      Voce pode me ajudar por gentileza.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ola Ivanildo tudo bem? a minha profire esta dando a mesma coisa. Como que você fez para resolver o problema?

        Excluir
      2. Oi pessoal, no site da microsoft há algumas dicas, mas todas elas direcionadas à ajustes de rede. Uma coisa que achei é que pode ser uma taxa elevada de acesso à informações e o feedback não está sendo correspondido. Pode ser que o chipset firewire não esteja dando conta do recado. Verifique se ele é da marca Lucent, Texas ou Agere. Outras marcas podem dar problema. Vamos tentando...Abs.

        Excluir
    94. Olá Ivanildo,

      deve ser um problema de comunicação. Desabilite o firewall de sua máquina e também o anti-vírus. Se possível veja se há updates para seus roteadores wireless. Cheque também o sincronismo de clock entre a Profire e algum outro equipamento digital. Um deles deve estar em modo Master e o outro (ou outros) em modo slave. Abração.

      ResponderExcluir
    95. Prezado colega, por favor não poste links de programas piratas. Obrigado!

      ResponderExcluir
    96. Olá Daniel, mais uma vez parabéns pelo seu trabalho. Com certeza você é a pessoa mais capacitada em tecnologias de gravação em geral e em especial no Pro tools, em atividade no Brasil. Minhas dúvidas são: tenho uma Power Mac G5 quad core 2,5, com 16 gb RAM e SO Leopard, uma interface digi 003 rack factory com protools 8, atualizado para 8.0.5. Minha primeira dúvida é posso conectar a digi 003 ao Mac pela porta digital, SPDIF óptica? Ou somente pelo cabo firewire? Outra dúvida quando atualizei o PT 8 para 8.0.5, a versão atual e última pelo que sei, não consigo gravar em 96khz, gravo em 16/24 bits e somente 44.1khz. Nem consigo criar uma nova seção em 96khz, e quando tento abrir uma seção que já estava em 96khz, dá um erro dizendo +/- que é incompatível com minha config de Playback Engine, porém não consigo mudar minha config de Playback Engine. Vc sabe se essa é uma limitação da versão? Pois na versão antiga, 8.0, rodava. Mais uma vez, muuuuuuuuito abrigado mesmo, vc é o cara, pensou em Quanta, pensou em Daniel Raizer.

      ResponderExcluir
    97. Olá Marlon, obrigado pelas palavras, mas com certeza tem muita gente boa por aí que merece esse título mais que eu! O negócio é nunca desistir de aprender. Vamulá: Perguntinhas complicadas heim! Ligar a DIGI 003 no S/PDIF? Meio louco isso heim! Se ela funcionasse em modo Standalone faria sentido, daí ela funcionaria somente como um pré conversor A/D. Fora isso, acho que não faz sentido. Ligada via Firewire vai funcionar como normalmente funciona: 18 in x 18 out e mais o MIDI IO. Sobre a outra pergunta: Esse problema deve estar relacionado ao sistema operacional. A DIGI 003 deve estar configurada como sendo a placa de som padrão do sistema e este está travando o Sample Rate. Entra nas configurações (Audio MIDI Setup) e tira ela de lá, colocando a built in como padrão de reprodução e gravação do sistema, assim devei rolar o 96KHz no PT. Qualquer coisa me avisa. Abração!

      ResponderExcluir
    98. Anônimo20/10/11

      Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      ResponderExcluir
    99. Anônimo20/10/11

      Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      ResponderExcluir
    100. Boa tarde Daniel!
      Tenho Protool's 9 full atualizado, uso Win 7 profissional atualizado, tenho 2 Deltas 1010 Lt usava só uma nesse sistema. Antes de ter esse sistema usava o Win XP o protool's 7.4 MP e usava as DUAS DELTAS GRAVANDO 16 CANAIS.
      Tentei instalar agora as DUAS DELTAS no meu sistema NOVO. Não CONSEGUI pois o protools não abre com as duas DELTAS instaladas. ANTES TUDO ROLAVA porque agora não consigo ter as duas deltas e ter os 16 in e 16 out das DELTAS? As placas ainda estão a venda e sendo produzidas ou seja porque essa limitação? ou será que tem solução?
      mpotec@oi.com.br
      Abs
      Marcelo de Oliveira

      ResponderExcluir
    101. Oi Marcelo,

      mesmo seu sistema antigo não era oficialmente homologado pela Digi, apesar de funcionar. Provavelmente agora não funciona porque o Windows 7 entende as duas deltas como sendo placas separadas daí o PT 9 não abre porque não consegue alocar duas placas ao mesmo tempo. O único jeito é fazendo um Aggregate Device, mas daí só no Apple, mas, se não me engano, não há computador com slot PCI que seja compatível com a delta e o prot Tools 9. Se descobrir um jeito me avisa. Abração.

      ResponderExcluir
    102. Obrigado Daniel, achei que a culpa era do P.T 9. Pela sugestão por email da Quanta Gabriel Mialchi seria trocar a interface ou seja aposentar as DELTAS... Vou ver o que faço. ja instalei o drive novo da minha presonus FireStudio no PC que comentei e estou gravando normalmente a segunda maquina com as DELTAS vou ver o que faço OBRIGADUUU chefia!

      ResponderExcluir
    103. Oi Daniel, sempre estou por aqui em seu blog tirando duvidas no PT9...desde já obrigado....Seguinte: instalei o PT9 full, no seven 64,roda legal, mas quando ligo o AD/DA behringer ultragain pro 8 via cabo otico, o uso em 48 samples e no PT tbm, e se eu desligar o behringer, estou com problema de rotação no PT..o que será?? poderia me ajudar???Obrigado

      ResponderExcluir
    104. Olá Marcelo, Presonus é uma marca que carrega ótima qualidade, você não vai ter problema algum. Boa sorte!

      ResponderExcluir
    105. Olá Luiz, isso é problema de clock. Alguém tem que ser o gerador de clock e alguém tem que ser o escravo. Defina o clock no painel de sua interface de áudio e coloque o Behringer como slave (para escutar o clock via cabo óptico). Isso deve resolver. O Pro Tools toca fora de rotação porque a sessão foi gravada em um sample rate, mas está tocando em outro. Acerte o clock que rola tranquilo. Abraços.

      ResponderExcluir
    106. Olá, muito bom o forum ... Parabéns !!!
      Vamos lá, meu nome e Thiago, estou montando meu home estudio, estou comprando um computador com processador i7, 12 negas de memória e estou na duvida na interface de audio, eu tenho uma fast track ultra, USB 2.0... Porém gostaria de gravar mais canais simultâneos, se eu colocar uma delta 1010 lt, eu conseguiria unir a minha fast track ? Usarei o PT9 ...
      Qual a placa da m audio indicada para gravar 12 canais simultâneos ?
      Obrigado !

      ResponderExcluir
    107. Olá Daniel! Meu nome é Sérgio Foltran, adquiri seu livro há pouco e o achei muitíssimo interessante! Para mim foi de grande ajuda! Meus parabéns! Estou enfrentando um problema e ficaria muito feliz se pudesse me ajudar! Adquiri uma fast track ultra 8R e possuo um pentium D ( com placa mãe Intel, chipset Intel) hd sata 7200, 2Gb de RAM, Windows 7 (SP 1) driver atualizado pelo site da M-Audio. Meu problema é o seguinte: Sempre que crio um sessão, efetuo minha gravação, usando plugins rtas, a salvo normalmente! Ao abrir novamente essa sessão, ocorre um estouro nos canais de retorno de software do painel de controle da fast track e o pro tools congela! Já fiz tudo o que podia para tentar solucionar o problema, fiz pesquisas e mais pesquisas no forum da M-Audio mas não encontrei nada parecido! Também tenho dificuldade em entender como associar o painel de controle da fast track com o protools ( no meu caso versão 7.4 cs3) pois gostaria de apenas gerenciar a placa pelo DAW, sem a interferência do painel de controle! Não sei como desativar o painel ( se devo deixar os inputs mutados, etc.) Será que consegui ser claro? sua ajuda para mim, mesmo indiretamente sempre foi de muita valia! Desde já, meu muito obrigado!

      ResponderExcluir
    108. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    109. Parabéns pelo Blog.
      Tenho uma dúvida, possuo 4 conversores behringer AD 8000 ligados na placa m-audio lightbridge para gravação ao vivo de 32 canais simultâneos. É possível gravar os 32 canais em realtime atrabés do Pro Tools MP 8 ou 9? Caso não... qual versão e configuração necessito?
      Deis de já grato

      ResponderExcluir
    110. Daniel ;

      M Powered 9

      Comprei o produto em uma viajem a Atlanta USA e estou tendo dificuldades com a saída de áudio .
      A interface que estou usando é uma M-Audio Profire Ligthbridge e está com o FW atualizado , sendo que a mesma funciona com o Media Player e com o Sound Forge 10 normalmente , gravando e tocando.
      No Pro Tools as portas de input estão fucionando e eu consigo gravar o audio de entrada , mas não consigo ouvir .
      Estou direcionando os outputs para as outs 35-36 como faço no Sound Forge ditas analógicas , mas o áudio não sai .

      Estou usando um equipamento Sony Vaio com 4GB de memória RAM , processador Intel core I7 , Windows 7 Home Premium Sp1

      Pode ser até um erro operacional meu , mas não consigo resolver , alguma dica ?

      Grato

      ResponderExcluir
    111. rubens-ola vc poderia informa como corrigir o erro 6101

      ResponderExcluir
    112. Olá Thiago,

      Uma placa M-Audio indicada para gravar até 12 canais é a Profire 2626. Entretanto, você vai precisar de um pré conversor ADAT para ter mais 8 canais adicionais (entradas analógicas), pois a 2626 tem 8 entradas analógicas (igual a sua Fast Track Ultra) e mais duas portas ADAT. Você pode usar mais uma 2626 ou um Presonus Digimax ou até um Behringer ADA8000. daí você tem 16 canais (inputs) simultâneos para gravar. Agora o esquema é o Pro Tools 10. Esqueça o 9. Abs.

      ResponderExcluir
    113. Oi Sérgio, Obrigado por comprar meu livro. Muchas gracias também pelas palavras. Sobre seu caso, não sei o que pode ser esse problema! É algo que eu nunca ouvi dizer, mas acho que pode ser que não seja algo relacionado ao Pro Tools. Há algumas coisas que você pode tentar fazer: Uma delas e ver se quando o Pro Tools congela ver se o sistema ou outros softwares também ficam assim, neste caso é problema do sistema operacional e eu sugiro uma formatação e instalação do zero. Outra coisa é conflito com a placa de som interna. Desabilite-a e veja se melhora. Pode ser placa de vídeo com pouca memória. Pode ser que a pasta térmica do processador secou e esteja esquentando demais até o ponto de travar. Sobre o painel de controle da Fast Track Ultra 8 R. Na guia Monitor 1/2 Deixe todos os faders abaixados menos os 1 e 2 do Software Return, que devem ficar no máximo no máximo. Na guia Monitor 3/4 deixe todos os faders abaixados menos os 3 e 4 da caixa Software return e assim por diante. Na guia Setting desclique a opção Asio Direct Monitoring. Faça todos os roteamentos pelo PT. Abração.

      ResponderExcluir
    114. Olá Juan, No Pro Tools 8 e MP9 só é possível gravar 18 canais simultâneos. Para poder gravar todos os 32 canais simultaneamente você tem que usar a versão 9 (full) ou 10 (full), que aceita 32 canais simultâneos. Abs.

      ResponderExcluir
    115. Olá Dario, parece que seu setup IO está configurado errado no Pro Tools. Vá lá e ajuste-o, deve ser isso. Selecione todos os outputs, delete-os e depois clique em default, deve resolver. Qualquer coisa me avise. Abs.

      ResponderExcluir
    116. Olá Batera, sobre o erro 6101: Isso é overload de CPU. Se você tem um computador com vários núcleos vá em playback engine e selecione um a menos, exemplo: se aparece 4 núcleos escolha 3 e ponha o % no maior valor possível, assim fica um processador livre. Outra coisa que pode ser é plug-in atrapalhando. Esse é mais difícil, pois tem que ir tirando um por um da pasta de plug-ins e abrindo o Pro Tools até achar o que está atrapalhando, daí é só atualizá-lo ou remover de vez. Abs.

      ResponderExcluir
    117. Oi Daniel
      Fiz o procedimento e não adiantou ....
      Testei com uma interface Fast Track e funcionou corretamente .
      Mas o problema com a Ligthbridge continua , náo consigo enviar o áudio para as outputs 35e36.
      Abs
      Dario

      ResponderExcluir
    118. Oi Daniel ;

      Pesquisei mais um pouco e achei uma solução , na realidade existe sim um problema de produto no PT , no caso de minha interface , ele somente reconhece 32 entradas e saídas e nada mais que isto , ou seja, as portas 33/34/35/36 que naturalmente são atribuídas a conexões analógicas e SPDIF, não são reconhecidas , e não se trata do driver e sim do PT mesmo .
      Para resolver fui obrigado a sacrificar 2 portas do primeiro grupo das ADAT, colocando a Saida SPDIF antes das ADAT no setup da interface e também usei a opção mirrors da SPDIF , desta forma transformei as saídas 1 e 2 em analógicas e pude ouvir o áudio . Me restaram então 30 conexões para usar com os instrumentos e vozes.

      Considero isto como um erro grave de arquitetura de produto.

      Abs

      Dario

      ResponderExcluir
    119. Caro Daniel , Trabalhei muito tempo na Digi 02 compro tools LE 8 . Recentemente vendi minha Digi 02 e peguei uma fast track ultra 8 r e tive que instalar o tenebroso , o incrívelmente ruim , lamentável protools SE , qual melhor custo benefício pra upgrade pra Mpowered 8 , e como faze-lo ( ilok , licença , download pago pela avid ?

      ResponderExcluir
    120. Aonde comprar um ilok no Rio de Janeiro ? ( no mercado livre não Existe ILOK virgem ) No ebay é 20 dólares , mas demora 1 mês pra chegar .

      ResponderExcluir
    121. Olá Dario,
      Boa! Dei uma olhada no site da Avid e lá disse que que o MP9 só consegue gravar 18 entradas simultâneas e aceita até 64 canais em 96kHz. Sendo assim você deveria conseguir atribuir todas elas no setup IO e conseguir endereço para cada pista no software até o limite de 18 simultâneas, independente da ordem. Você está conseguindo gravar mais que isso? Abs.

      ResponderExcluir
    122. Olá Bruno,
      O Pro Tools SE é tipo um aperitivo. Dá para matar uma fominha, mas não é janta! Tudo depende do que você quer fazer, se quiser um "up" de menor custo o MP9 vai bem, se quiser mais recursos vá direto para o 10. O iLok é só uma chave que armazena as autorizações, tipo um pendrive vazio, o que você precisa é da autorização mesmo, daí só com o produto original. Tem que ver em uma loja que seja revenda oficial Quanta. Abs.

      ResponderExcluir
    123. Oi Daniel ,
      Vou tentar simular este ambiente de simultâniedade , até o momento somente usei 12 portas simultâneas , assim que conseguir te retorno (haja inputs!!) ;
      Abs;
      Dario

      ResponderExcluir
    124. Olá Dario, Legal! Testes às vezes são mais esclarecedores que o próprio manual e acredite, tem coisa errada no manual oficial do Pro Tools escrito pela própria Avid. Abs.

      ResponderExcluir
    125. Daniel, tudo blz?? seguinte no Pro Tools 9, algumas sessões, o meu teclado do windows, não responde ao comando da regua do Timeline, ex: Zomm 1,2,3,4 e 5; outras funcionam normais; Voce pode me dar uma dica porque?? é algum comando no setup??? Obrigado mais uma vez

      ResponderExcluir
    126. Olá amigo!Gostei do blog!Estou querendo pegar uma nova interface aqui para meu home.Trabalho com plataforma pc e pensei numa interface que me oferecesse o máximo de qualidade possível sem que eu precise de periféricos à parte(pois não tenho muita grana para investir em prés externos e conversores).Vi a Focusrite Liquid Saffire 56 como uma boa opção pra mim.Vc conhece a interface?O que vc me sugere?Um grande abraço!

      ResponderExcluir
    127. Olá Luiz, deve ser o foco das teclas de atalho (Keyboard focus). Tente selecionar a caixa que tem as letrinhas A e Z no canto da tela da Edit Window e dar os comandos novamente. Abs.

      ResponderExcluir
    128. Olá Revés. Obrigado pelos elogios.
      Conheço sim esta interface e já a utilizei diversas vezes. Posso lhe dizer que tem excelente qualidade de pré-amplificação e de conversão. Não tem como errar na compra. Outra similar é a 2626 da M-Audio. Abração.

      ResponderExcluir
    129. Ow Daniel, como é bom falar com quem entende!!!!realmente era as letras AZ que não estavam selecionadas.....mais uma vez muito Obrigado...Heim, mais uma coisinha, rsrsr: Ao dar o comando Ctrl+Shift+U , Delete e Ctrl+Shit+B e Delete, nas versoes anteriores apagavam se todos os audios não usados na sessão, porém no PT9, quando faço isso em "Regions" eles se apagam, mas na pasta "Audio File" no HD onde estão armazenados, estão todos os audios não usados,tomando um espaço enorme no HD; Será que existe alguma configuração pra que realmente se apague os audios descartados???
      Obrigado Daniel, voce é 10!!!!!!!!!!!

      ResponderExcluir
    130. Obrigado amigo! Ela é superior à 2626?Funciona com pro tools?Qual versão? Um grande abraço!

      ResponderExcluir
    131. Olá Daniel, bom dia!
      Comprei o seu livro como fazer música com o pro tools.
      Tenho o PT 8 e uma pro fire 2626 Não consigo mudar a resolução da sessão, vou lá na pro fire e mudo.... quando o PT carrega ele muda para 44.1 kHz e não permite que faça a mudança. O que fazer??
      Obrigado e parabéns pelo trabalho

      ResponderExcluir
    132. Oi Luiz, Obrigado novamente pelas palavras. CTRL+Shift + U seleciona os arquivos na Region List (clip list a partir do PT 10) que não estão sendo usados. Ctrl+Shift + B inicia a função "Clear" apenas. Se você apertar "Enter" depois você vai ativar a opção "Remove" que apenas apaga os arquivos da sessão e não do HD. Para apagar os arquivos do HD você tem que clicar com o botão do mouse na opção "Delete" depois de pressionar Ctrl + Shift + B quando aparecer a janela de aviso em vez de apertar "Enter". Acho que é isso. Fique atento, pois o arquivo é apagado e não tem mais como recuperá-lo quando se usa o Delete. Se você tentar apagar um arquivo via o Delete que te indiquei, mas ainda ter um pedaço do arquivo na sessão, o PT não deixa e pergunta se você quer remover o restante da sessão, apertando enter apaga da sessão, mas fica no HD, daí tem que ir de novo na Region List, selecionar de novo os não usados, usar o comando Clear e depois Delete. Chatirso esse processo mesmo! Abs.

      ResponderExcluir
    133. Olá Revés, a focusrite LS 56 funciona com as versões de Pro Tools 9 full ou 10 full apenas (a versão MP9 não é compatível). A focusrite vai te dar mais opções de "cor" no som que a 2626, justamente por causa do pré liquid nos canais 1 e 2. As duas são excelentes. O painel de controle da focusrite é mais legal que o da 2626. Acho que ela é também um pouco mais cara, mas se isso não é uma questão...Fora isso ela é o dobro do tamanho (2 espaços contra 1 da 2626). Eu sugiro você tentar dar um jeito de testar as duas antes de comprar. Nas especificações técnicas a 2626 tem um SNR melhor, mas é 1 db apenas, nem sei se isso vale alguma coisa...Abs.

      ResponderExcluir
    134. Oi Leonardo, Obrigado pela compra do livro, espero que esteja te ajudando.
      O sistema operacional está travando a resolução. Retira a interface de áudio das preferências do sistema que funciona. Abs.

      ResponderExcluir
    135. Valeu pela dica, já tá funcionando normal!Obrigado

      ResponderExcluir
    136. Boa Noite,pode me dizer se esse pro tools 9.0.5 é compátivel com a interface Saffire Pro 26 I/O , e se também roda na versao Lion 10.7 ?
      Obrigado

      ResponderExcluir
    137. Ola Daniel tudo bem?
      tenho a profire 2626 e estou usando o protools 10 quando eu abro um arquivo e coloco play na minha linha do tempo o pro tools começa a roda emitindo o audio nos meus monitores mas depois de 10 minutos ele continua rodando mas o audio para de sair, quando abro o painel da placa ela mostra uma mensagem que tem a seguinte informaçao: o tempo limite do semaforo expirou.
      o que é isso?

      obrigo
      jair

      ResponderExcluir
    138. Boa Tarde Daniel.
      Eu tenho uma Fast-Track 2 e qndo Comprei veio com o PT Essential(muito Limitado).Eu gostaria de Saber Qndo eu Comprar o PT MP9 ele virá vem com o ilok e a licença?
      E aonde eu posso compralo com um preço bom !!
      Brigadão!

      ResponderExcluir
    139. Olá Sady,

      A interface da focusrite não seria a Pro 24? De qualquer forma, qualquer uma é compatível sim com o PT 9 e com o Lion, basta pegar o driver atualizado no site da focusrite. Abs.

      ResponderExcluir
    140. ...salve daniel!
      diz pra mim:
      como faço o ajuste manual do CLICK no pt 8, pois na janela de transporte não traz o slider logo a baixo do ícone do condutor q no 7 vinha
      e tem outro lance, qdo clico no play p acionar o click aparece a mensagem:
      "the operateing system held off interrupts for too long. If this pccurs frequentily, try increasing the "H/W Buffer Size" in the Playback Engine panel. (-6088)

      agradecido por essa e outras q virão...

      ResponderExcluir
    141. Oi Jair, essa mensagem normalmente tem a ver com rede e não com áudio. Pode ser que seu adaptador de rede esteja com problemas e interferindo no PT. Desligue o wireless, reinstale o driver correto do adaptador ou arranque ele fora de vez. Tente também instalar de novo o driver mais atual da ProFire. Abs.

      ResponderExcluir
    142. Olá UNEMA, o ilok vem no produto. Você pode comprar o MP9 em qualquer revenda da Quanta. Abs.

      ResponderExcluir
    143. Oi Guru, para ajustar o click manualmente você tem que desligar o conductor, que é o ícone de maestro que fica na janela de transporte, daí basta clicar duas vezes no campo do tempo logo acima e digitar o valor que você quer. Se você clicar uma vez para selecionar o valor dá para usar a tecla "T" como função TAP, para definir o andamento. Esse problema -6088 acontece porque tem pouco buffer. Vá lá no menu Setup > Playback Engine e mude o H/W Buffer Size para um valor mais alto. Abs.

      ResponderExcluir
    144. ...obrigado Daniel pela atenção,
      mas o PT8 ñ vem c o recurso do slider,
      q é muito mais prático? O ajuste manual
      nessa versão tem de ser feito só assim?

      aqlabç

      ResponderExcluir
    145. Oi guru,

      não existe mais o slider para ajuste de tempo. Você pode alternativamente abrir a régua "tempo" e mover a linha verde para cima e para baixo também. Abs.

      ResponderExcluir
    146. Oi Daniel tenho um problema meio complicado e se for possivel gostaria muito que voce me ajudasse,
      minha irmã estava em Boston a uns dois anos atras, e trouxe para mim um kit da m audio com, uma
      Mbox2 um microfhone m audio nova, Pro Tools 8 e uma studiophille av 40 pois bem, na época eu
      tinha um pc com windows xp porem já estava na hora de ser trocado pois estava dando uns problemas,
      então resolvi comprar um notebook e terminar de montar o meu homestudio. Finalmene terminei
      o estudio e comprei o notebook ai começou o problema, descobri que o PT8 não era compativel
      com Windos 7, começei uma jornada de pesquisas em blogs gringos pois aqui, quase nimguem sabe muito
      sobre o assunto, uns dizendo que realmente não é compativel outros dizendo que com as atualizaçoes
      teria como, então baixei as atualizaçoes 8.0.3 que não funcionou, baixei tambem a 8.0.5 que chegou
      um pouco perto, conseguia até abrir as pistas e gravar porem, na hora de reproduzir sempre
      vem uma chieira horrorosa. Estou a 3 messes parado pois não consigo fazer nada, comprei tudo original
      na intenção de trabalhar sem problemas e estou extremamente frustrado com tudo isso,assisti a varios
      videos seu no youtube e vi que voce trabalha na autorizada da AVID no Brasil a Quanta, acho que voce
      é a unica pessoa que pode me dar uma luz pois, já estou pensando em usar tudo pirata e nunca mais comprar
      nenhum produto da Avid e M audio. Se voce puder me ajudar vou ficar muito agradecido.

      ResponderExcluir
    147. Oi Rodrigo,

      O Pro Tools LE só passou a ser compatível com o Windows 7 a partir da versão 8.0.4. Atualmente a última versão que você pode rodar com o Windows 7 é a 8.0.5. O PT 8.0.5 é compatível apenas com os Windows 7 Home Premium, Ultimate ou Professional, com ou sem o Service pack 1, 32 Bits ou 64Bits, mas há algumas incompatibilidades. A primeira dela é o Internet Explorer. Desinstala ele, primeira coisa. O PT não é compatível com o Media center, arranca fora se tiver. Pode ser também que seu computador seja incompatível. Verifique os seguintes itens:
      Se a placa mãe for intel, o chipset tem que ser intel. Se a placa for outra, o chipset tem que ser Via ou N-Vidia. Se for SIS ou Ali, não funciona. O HD tem que ser de 7200RPM. Teste gravando em um HD externo USB2.0 que seja de 7200RPM. Pode ser pouca memória, ao menos 4Gb. Dê uma olhada nesse post meu aqui:

      http://danielraizer.blogspot.com/2011/08/computador-para-pro-tools-em-windows.html

      Espero ter ajudado. Abs.

      ResponderExcluir
    148. Ola Daniel !
      Eu utiliso i Windows XP Pro 32bits, meu PC é um Intel DualCore com 4G Ram.
      Nele uso vários programas de edição de audio com o driver AsioAll.
      Minha pergunta : Posso instalar o Pro Tools 9 ?

      ResponderExcluir
    149. ola Daniel!
      tire uma duvida minha quando estou mixando um trabalho ao vivo coloco na voz um pouco mais de reverb ou nao? pois estou com um mix e a aparencia do reverb na vox e nitida? e quando acabo uma mix e vou fazer o bounce e interante passar esse bounde para 32 bits flutuante?

      ResponderExcluir
    150. ola daniel nao estou conseguindo ligar o midi no pro tools 10 ja abri um intrument track e um midi track mas nao esta dando vc pode me ajudar?

      ResponderExcluir
    151. ola Daniel!
      tire uma duvida minha quando estou mixando um trabalho ao vivo coloco na voz um pouco mais de reverb ou nao? pois estou com um mix e a aparencia do reverb na vox e nitida? e quando acabo uma mix e vou fazer o bounce e interante passar esse bounde para 32 bits flutuante?

      ResponderExcluir
    152. Oi Emílio, com o Asio4All não funciona. Teoricamente a sua máquina é compatível com o Pro Tools 9, mas você vai precisar de uma interface de áudio que rode o Asio, tipo uma M-Audio, presonus ou alguma outra. Melhor dar uma olhada aqui antes:

      http://danielraizer.blogspot.com/2011/08/computador-para-pro-tools-em-windows.html

      Abs.

      ResponderExcluir
    153. Oi Jair, sobre o Reverb na voz: É uma questão de gosto. Se a voz chegou seca e você quer dar uma presença virtual, pode-se tentar usar um reverb que se parece com o reverb do resto da banda, porém com um pré delay pequeno, para a voz não ficar no fundo. Se a voz não estiver totalmente seca vai ficar estranho um reverb sobre o outro. O moderno mesmo é deixar a voz mais seca mesmo, bem na cara.
      Outra solução é usar um delay curto em vez de reverb, uma técnica legal é a dobra, quando se usa um delay entre 15 e 45 milisegundos. Este efeito ajuda até a minimizar os problemas de afinação. Se for mais rockabilly o esquema esse valor de delay pode até subir para algo em torno de 150ms, bem anos 50/60.
      Sobre o Bounce: 32-Bits flutuante é só para transferir de uma sessão para outra ou mandar para masterização. O ideal é fazer o bounce em 44.1kHz e 16Bits, padrão do mercado fonográfico, assim você usa as ferramentas do Pro Tools para downsampling e pode colocar o som direto em um CD sem problema de incompatibilidade. Melhor mesmo é fazer um subgrupo para um canal estéreo de áudio e gravar nele toda a música (sem bounce), depois pegar o áudio na pasta. Abração.

      ResponderExcluir
    154. Oi Jair,

      sobre o MIDI no Pro Tools. Vá no Menu Setup > MIDI > Input devices. Ligue todos as interfaces MIDI que aparecem. Caso a que você queira não esteja aparecendo reinstale-a. Abs.

      ResponderExcluir
    155. Olá Daniel...Meu nome é Léo e estou com um problema que não consigo resolver.
      Eu tenho uma fast Track Ultra 8R, ela me da 8 canais de entrada e saida, a uns meses atrás eu comprei uma mesa de som da Phonic 844D USB, essa mesa tbm é uma intreface de áudio, eu tento colorar a minha Fast Track e essa mesa juntas no meu mac pelo dispositivo agregado, quando abro o pro tools 9 ele reconhece as duas, eu configuro os canais e tudo parece funcionar perfeitamente, mas do nada começa a dar uns estalos na gravação fazendo essa junção das duas interfaces ficarem inviaveis.
      Tem alguma configuração que tenho que colocar no mac ou mesmo no Pro Tools 9 que corrija esse problema.
      Se puder me responder por e-mail eu agradeceria muito.
      leoattitud@gmail.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Leo,
        Seu erro é um clássico problema de sincronismo digital. as duas placas de áudio precisam ser sincronizadas. Como a plaquinha que vem na mesa é muito simples não vai dar para você sincronizálas legal via wordclock através de cabos com conectores BNC, mas ta;vez dê para acertar o clock via o aggregate device, faça assim:

        1. Abre o aggregate device e selecione a Fast Track. Na caixa Clock Source defina ela como master.

        2. Na plaquina da mesa você clica o ressample para as entrada e saídas.

        Se não funcionar inverta o procedimento. Clock Source para a plaquinha e ressample para a Fast Track.

        Se ainda não funcionar talvez não sejaossível sincronizá-las, melhor deixar a plaquinha da mesa de fora.

        Abração.

        Excluir
    156. Ola Daniel tudo bem?
      Como que eu sei quando o meu monitor de referencia esta com o sub twitter queimado. Hoje fui usalo e estava dando uns chiado neles.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Jair,

        Sub ou tweeter? Preste atenção na resposta de frequências, se estiver faltando baixas o sub pifou, se estiver faltando médias e médias altas o tweeter pifou. Cheire o duto (se for uma caixa dutada) às vezes foi só um capacitor que explodiu antes de danificar o tweeter e daí é mais barato e fácil de arrumar. É um cheiro meio parecido com acetona. Se você quiser dá uma abridinha na caixa e veja se tem algum capacitor estufado, vazado e explodido, mas o melhor é mandar arrumar em um lugar especializado, tipo na Quanta Service. Abs.

        Excluir
    157. Ola daniel, obrigado por esta me ajudando. Bem queria comprar mics para minha bateria, ela tem 10 peças e queria um bom vc tem algum para poder mi indicar? e tambem um par de monitor de PA nao sei o melhor para comprar? A questao do midi fui no setup mas la nao tem a opçao do meu teclado que e um roland juno di? instalei tambem uns pluguins de teclado e o superior drums e o pro tools 10 nao os reconheci vc sabe por que?
      obrigado

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Jair. tem infinitos mics de bateria. Se você quiser começar com um desses kits prontos da shure, samsom ou qualquer outra marca é jogar no certo e economizar algum e são legais para shows pos são pequenos e fáceis de montar. Se você quiser algo mais clássico e para estúdio as dicas são:

        Bumbo: Dinâmico. AKG D112 ou Electro-Voice RE 20.

        Caixa e esteira: Dinâmico. Shure sm57.

        Chimbau: Condenser cardióide de cápsula pequena, tipo um AKG C1000 ou um DPA 4006A .

        Toms e surdo: Dinâmicos. Sennheizer MD421.

        Over e pratos: Cardióides condenser para se fazer XY, ORTF, etc. Sugestão é DPA 4011A, mas prepare o bolso.

        Ambiência: o que quiser, de preferência condenser e em OMNI. Que tal 2 AKG C414? A sala tem que ser boa heim!

        Monitor para PA? DB technologies linha Crome ou um sisteminha in-ear se você conseguir se acostumar.

        Se seu teclado não aparece no MIDI é porque não está configurado direito. Baixe o driver e instale ele de novo.

        Abs.

        Excluir
    158. Daniel tudo bem?
      Estou querendo montar um studio para mim, com o objetivo de ter ensaio e gravaçoes, faço duas salas uma so para ensaio e uma so para gravaçao? e sabe qual a melhor forma de se montar um em termos de tratamento e isolamento acustico?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Jair, Duas salas é melhor, mas vc vai ter o dobro de equipamentos. Para acústica acho melhor você comprar o livro do Sólon do valle, Manual prático de acústica. Soluciona quase tudo. Vá ma www.musitec.com.br. Abs.

        Excluir
    159. Oi Daniel, blz...estou precisando de mais uma dica sua; Instalei o PT 10.0.0 ( crossgrade do 9)e estou tendo problema no track de click..:às vezes ele não sai o som, ou sai chegando atrazado, depois que soltou o rec...tipo que está atrazando o processamento... Será que vc poderia me ajudar???
      Pode ser alguma configuração no setup do software??
      Valeu mesmo heim Daniel..........

      ResponderExcluir
    160. Oi Luiz, esquisito. Desconheço o que pode estar acontecendo. Tenta desligar a Delay Compensation e o low latency monitoring. Abs.

      ResponderExcluir
    161. Certo , fiz o que recomendou, não aconteceu mais;
      Daniel, quando aciono o REC do track, e dou play,(não gravando ainda) o audio que havia gravado nesta trilha não está saindo no monitor...rsrsr e pior que não consigo fazer este audio aparecer... pode me ajudar de novo???
      Muito obrigado........valeww

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Quanto ao REC, já achei...obrigado Daniel

        Excluir
      2. Oi Luiz, essa é a diferença entre os modos Auto Input Monitoring e Input Only Monitoring (Menu Track) ou nas próprias pistas quando a versão é HD ou com o Pacote CPT2 (botão Track Input). Abs.

        Excluir
    162. Ola Daniel?
      O pro tools 10 roda com a m áudio 2626 sem nenhum problema? pois toda vez que estou usando ele a placa desabilita dando limite de semáforo expirado, assim que fecho o pro tools ela volta a funcionar, já desinstalei vários pluguins, uso o pro tools com o wireless desligado e o anti vírus também mas continua dando a mesma coisa.

      ResponderExcluir
    163. ...salve salve Daniel!!!
      olha só: 1- não tô conseguindo gravar em um ponto avançado no canal, i.e, se eu erro e quero pegar daquele ponto, o certo é marcar a partir de onde
      quero refazer,ativar o pr-roll, colocar pra gravar e vim tocando
      até o ponto onde automaticamente deveria começar
      a gravação e continuar tocando certo. Mas qdo clico em um ponto anterior próximo de onde quero corrigir p começar a tocar e eu vir tocando junto, o ponto onde devo fzr a correção "desmarca" e não consigo fzr a correção a não ser se eu gravar tudo de novo. Por favor, como resolvo isso?
      2- no menu track, qdo aparece "imput only monitoring" significa q é esse o modo q está operando ou o que está escondido "auto imput monitoring"? pois qdo clico em um aparece o outro.

      agradecido por mais essa e outras que de certo virão!!

      ResponderExcluir
    164. Oi Guru,

      1 - Nem precisa de pre-roll. Faz assim: Vá no menu Options e liga o Dynamic Transport. Vai aparecer uma barra nova e um triângulo azul, esse é onde começa o play. Clique no botão direito de gravação na caixa de transporte e escolha a opção Quick Punch. Habilite os dois botões de gravação para gravar, o da pista e o da janela de transporte. Faça uma seleção de onde vai ser a gravação clicando e arrastando na barra de seleção (timeline). Na linha clique no lugar onde você quer que o Play começe, o triangulo pula para lá. Aperte barra de espaço. Quando chegar na seleção a gravação começa.

      2 - Esses são os modos de gravação e se alternam no mesmo lugar. Auto Input Monitoring: Nessa opção o Pro Tools permite que escutemos o sinal de entrada (input) quando a sessão está parada, mas com o botão de rec da pista ativado. Conforme ela entra em estado de Play ouvimos o que está gravado na pista que estamos gravando até o momento em que esta passa a gravar, daí ouve-se então o que se está gravando.

      Input Only Monitoring: Nesta opção o Pro Tools sempre monitora o sinal de entrada e apenas torna possível ouvir o sinal que está na pista quando deselecionamos o botão de Rec desta.

      Abs.

      ResponderExcluir
    165. ´...obrigado meu amigo
      pela rapidez da resposta
      vou testar a orientação...

      aql abç

      ResponderExcluir
    166. ...deu certo, meu prezado...
      e na sequencia, na medida em que vou emendando a gravação, o programa vai registrando na lista de regiões todos os trechos q vão sendo gravados. Tento dispensa-los, mas rolam algumas confusões:
      1- ora aparece a opção "delete" e ora "remove", sei q deletando eu elimino do HD e ñ fico acumulando lixo, e qdo removo,não elimino, qdo gostaria de elimina-lo. Como faço p eliminar todo excesso de uma só vez e não um de cada vez?

      abç

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Guru,
        então, Delete apaga para sempre. Remove apaga da sessão, mas mantém o arquivo. Primeira coisa abra o menu da Region List e escolha a opção Select e depois Unused. Todos os trechos sem uso ficarão selecionados. Depois escolha a a opção Clear. Em seguida Delete. Depois Yes para cada arquivo, Enter serve como clique.
        Abs.

        Excluir
    167. Oi Daniel,
      Meu nome é Luiz Carlos e gostaria de ajuda. Uso um MacBook com PT 9HD, e não consigo encontrar as teclas de atalho para Nudge, Record etc...pois o MacBook não tem Numeric Keypad.Agradeço a ajuda. Abs.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Vasques, acho que há uma saída apenas, comprar um teclado apple com number pad. Agora, se o comando que você quer tiver em algum menu, você pode criar novas teclas de atalho para eles, faça assim:
        1. Abra as preferências do sistema e vá em keyboard.
        2. Clique na guia keyboard shortcuts e depois o ícone +
        3. Na caixa Application escolha o Pro Tools.
        4. Na caixa Menu title digite EXATAMENTE como aparece o comando no Menu do Pro Tools para o qual você quer definir uma tecla de atalho.
        5. Na caixa Menu Shortcut crie seu atalho, tipo Command + Control + Shift + C.
        Só isso!
        Abs.

        Excluir
      2. OK! Daniel, muito obrigado pela resposta. Vou tentar e depois retorno.. Abs.

        Excluir
    168. Ola Daniel quando ha um cancelamento de fase na mix, como que é percebida auditivamente?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Jair, quando há problemas de fase o som fica mais apagado, menos nítido e com menos intensidade. Pode ser também que a mix esteja ok e os cabos que vão para as caixas estejam invertidos. Faça um teste: Coloque um som de bumbo em uma pista e veja se seus falantes pulam para fora ou para dentro. Se pular para fora está em fase, caso contrário inverta o fio da caixa. Preste atenção principalmente quando há capturas de som com mais de um microfone. Abs.

        Excluir
    169. ...prezado Daniel
      tenho no momento dois problemas:
      1- No meu computador de mesa tenho uma digi002
      com o pro tools 8. Conecto o violão em um dos 4 conectores (line/inst) com a digi devidamente ligada mas não consigo fazer o som chegar nas caixas/fone e nem aparece nenhuma entrada de sinal no visor de audio do PT , sendo que o CLICK num canal auxiliar, o som vem na boa.
      2- no meu macbook tenho o PT9 e uso como uma interface portatil o ZOOM H4N. O som do instrumento vem no fone, acusa no visor de audio do programa, mas o CLICK só gera o som pelo auto falante do computador e não no fone, junto com o do instrumento. E tb tô tendo "râmi",zumbido. Qdo encosto a mão no plug do violão o barulho para, não estava acontecendo antes, mas agora sim. Pode me ajudar?

      agradecidíssimo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Guru,
        Primeira pergunta:
        Pode ser muita coisa, primeiro as óbvias:
        1. Você tá usando o conector P10 e a chave de impedância ao lado do filtro está desapertada?
        2. Habilitou o canal para gravação?
        3. As entradas estão configuradas direito no IO Setup. Na dúvida delete tudo da guia Input e Outupt (Botão delete Path) e depois clique em Default.
        Segunda pergunta:
        O Zoom funciona em ASIO, mas ele tem que aparecer no topo da caixa da janela Playback Engine (Menu Setup > Playback Engine).
        Esse barulho que você menciona deve ser o HUM, um ruído de baixa frequência. Pelo jeito é problema de aterramento ou encapsulamento e/ou plugue bichado do cabo. Abs.

        Excluir
    170. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    171. Daniel fiz uma mix e depois que escultei ela no radio do carro senti um pouco fechada, parece que foi gravada em um ambiente fechado, como que faço para dar mais vida a mix?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Dependo de como é essa mix. Se for por causa de um reverb tira ele fora. Se for falta de abertura de apnorama, aumente mais eles. Se nada funcionar apele para plug-ins como o Ozone, por exemplo e dê uma carga de síntese de harmônicos e amplitude de palco sonoro. Uma técnica legal e deixar o que é grave mais ao centro e em mono, enquanto que o que for mais médio deve ficar mais aberto. Abs.

        Excluir
      2. Ola Danniel. esta musica estou mixando ela em um local nao tratado acusticamente, tem muits objetos iso interfere quando faço o bounce e reproduzo ela em outro equipamento de midia?

        Excluir
    172. O Pro tools é o unico programa que pode usar o plugin AutoTune da Antares, usando-o ao vivo? Ou seja, canto no microfone e a voz é modificada em tempo real e escutada imediatamente nas caixas acusticas?

      E se for um programa FREE, que faça isso, qual seria?

      Pois ja testei dezenas de programas que aceitam o plugin AutoTune, mas nenhum programa aceita o recurso ao vivo, só gravando e aplicando o plugin.

      Agradeço qualquer ajuda.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Alex, O AutoTune funciona em tempo real no Pro Tools, mas há outras opções. Você pode usar o Reason 6 ou o Record com a voz passando pelo Neptune. Você pode também usar um hardware, tipo o TA-1VP da Tascam que tem o AutoTune dentro dele e atua em tempo real também, além de não precisa de computador. Abs.

        Excluir
    173. Oi Daniel, eu tenho MacBook com PT 9HD e uma M-Audio FireWire 1814, mas quando clico no record, aparece "The track could not be record-enabled because it doesn't have both an active input and output assigned". Gostaria de saber como solucionar esse problema, imaginando que seja de fazer o PT reconhecer a minha interface. Tanto que quando abro uma sessão que ja contem tracks gravadas, o som sai da saida do mac e nao da minha placa.
      Obrigado desde ja...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Gabriel, isso tem a ver com as preferência no IO Setup. Vá no menu Setup > IO. Nas guias Input e e Output selecione todos os itens, clique o botão Delete Path e depois clique em Default. Deve resolver o problema. Abs.

        Excluir
    174. Ola Daniel para fazer uma mandada de fone é assim
      Aux imput bus liberado, no send da track bus do fone e colocar como pre fade? correto
      mas to com uma duvida o monitor fecha ou continua aberto?

      ResponderExcluir
    175. Oi Jair, faz assim:
      Cria um canal auxiliar bus 1-2 e faz ele sair pelas saídas 3 e 4. Nos canais crie uma mandada pré-fader para este auxiliar. Essa é a via de monitor 1. Para criar outra via crie mais um canal auxiliar tipo bus 3-4 e faça ele sair pelas saídas 5 e 6. No segundo slot de mandada dos canais mande outra mandada para o bus 3-4 pré-fader, pronto 2 vias de monitor com mixagens diferentes e um master geral para cada uma. Para fechar o monitor aperte o Mute do canal auxiliar.

      ResponderExcluir
    176. Olá Daniel, tenho o PT m powered 8 que comprei fora do Brasil, uso ele num note hp Pavilion dv 6000 centrino e a interface é uma fast track ultra, já fiz várias gravações com ótima performa, nunca tive problemas com o sistema, perfeito! Agora estou querendo fazer algumas gravações ao vivo e pra isso surgiu a necessidade de melhorar e talvez trocar todo o sistema.
      Minha pretenção é comprar um imac com entrada firewire, uma profire 2626 + 2 ADA 8000 e comprar o Pro Tools 10, o que vc acha desse set up? ou se você tiver uma opção melhor para me indicar (aguardo resposta) grato!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Russo, esse setup é uma boa pedida. Os iMacs tem HD de 7200RPMs e isso é um fator crucial para gravações de múltiplas pistas. Se você quiser ir de notebook você vai ter que trocar o HD interno. Evite misturar um intrumento que está passando no ADA8000 com os prés da profire, pois tem um som bem diferente, tente fazer caber a bateria nos prés da profire ou no ADA. Abs.

        Excluir
    177. ...grande Daniel!!
      obrigado, obrigado, obrigado indefinidamente
      tua atenção é vital pro nosso desempenho com o PT.

      Mais uma questão: Qdo tô gravando uma música desde o início com o click, tanto ela como ele estão em sincronismo, mas qdo quero refazer a gravação em algum ponto adiantado o click vem fora de tempo, a não ser que eu acione a música desde o começo e espere todo o audio até chegar ao ponto da correção, por favor, diga pra mim: como faço pra que o click venha já sincronizado a partir da correção?

      aql abç

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Guru, não entendi. O click está amarrado ao tempo da sessão. Se você der o play em qualuqer ponto o click sempre estará sincronizado. Não sei o que está acontecendo, explique melhor. Abs.

        Excluir
    178. Ola Daniel tudo bem?
      e viavel fazer na mix uma equalizaçao corretiva e uma criativa.

      Colocando uma corretiva, um compressor e uma criativa?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Jair, a regra é: Nao tem regra! A dica é: Se o seu ouvido acha que tá certo, tá certo. Abs.

        Excluir
    179. Anônimo3/2/12

      Olá DANIEL! boa noite! então, sou o Jailton Sodré de São luis do MA, estou com um problema e preciso de ajuda!
      comprei o pro tools 9 original em uma loja no RJ no começo de outubro, não demorou muito e foi lançado o pro tools 10, queria atualizar o meu pro tools 9 pro pro tools 10, mais eu não sei os procedimentos, tentei registrar no site da avid, mas não tenho 100% de certeza se consegui.
      vc teria alguma forma de me auxiliar nesse processo, tendo em vista q tenho direito de atualizar gratuitamente o pro tools!
      ficarei grato pela ajuda!

      qualquer coisa meu msn é genio.jfs@hotmail.com

      vlw

      ResponderExcluir