BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Outro Pro Tools? O que é o Pro Tools MP 9?

Nem bem o Pro Tools 9 saiu, revolucionando tudo junto com o Pro Tools HD 9 que roda até na built-in do macbook que ando usando, e já decidiram lançar o Pro Tools MP 9. 

Pergunta 1: O que é o PT MP 9?
Resposta: O novo Pro Tools M-Powered com algumas funcionalidades do 9 e que roda só com interfaces da M-audio, inclusive várias fora de linha, como a NRV-10, Project Mix e a até com a Jam Lab. 

Pergunta 2, 3, 4, 5, ...: Mas o PT 9 não roda com a qualquer interface, inclusive M-Audio??? Porque o Pro Tools MP 9 só vai até 48 canais, só abre 18 canais simultâneos de gravação, tem só 32 canais de instrumentos, 256 de MIDI, não tem o Beat detective multi-canal, não é compatível com Core Audio ou Asio, nem é compatível com Eucom, não tem régua de Timecode, não é compatível com o Complete Production Toolkit 2, não tem ferramentas para importação de sessões de outros software, nem mais outras coisas?
Resposta: Porque ele não é o Pro Tools 9.

Conjectura 1: Ah, mas ele é mais barato!
Conjectura 2, 3, 4, 5, ...: Talvez você já tenha um M-Powered 8 e uma interface da M-Audio, um upgrade para o MP 9 parece lógico então. Talvez 48 canais sejam suficientes. 96kHz para que se você não passa de 48kHz? Canais MIDI não servem para quase nada para quem só usa instrumentos virtuais. Quem sabe 4 canais de instrumentos já trava a cpu, para que mais que 32. Talvez essa versão seja de bom tamanho para seu trampo e inclusive para seu bolso.

Pergunta final: Mas o que o Pro Tools MP 9 tem a mais que o Pro Tools M-Powered 8?
Resposta: 
Algumas coisas:
a) 128 canais de buses internos em vez de 32 e algumas opções avançadas de roteamento no IO. (Legal!)
b) Compensação de atraso automático (Automatic Delay Compensation). (Ótimo!)
c) Exportação em MP3. (Até que enfim.)
d) 3 bundles com interfaces da M-Audio. (Interessante!)
e) Suporte a C|24 e Command 8. (A C|24 é incrível!)
f) é...bom...veja bem...vamos ficar no item "e" somente.

Especulação do autor deste blog: 
Eu acho, pode ser, quem sabe, o PT MP 9 vai funcionar melhor com interfaces de áudio da M-Audio do que o PT 9 em Core Audio ou ASIO, pois deve haver algum DAE específico para essa linha escondida nas linhas do software (tipo o Direct I/O que serve para as interfaces da Digi e M-Audio), mas isso só vou saber quando achar tempo para ler mais um manual de Pro Tools; até lá continuo trocando fraldas de madrugada, dando banhinho no Tucurucutucu, e indo no supermercado em alfa mode, mas ficam aqui as impressões de que agora tem um vinho rosé na adega, junto do tinto e do branco e que irão dar mais opções de harmonização com diferentes pratos. O que é que eu to falando? Melhor eu ir dormir agora mesmo, mas espere: Acho que estou ouvindo um chorinho...

80 comentários:

  1. Daniel, bom dia.

    Como li ao lado que vc permite q se use o conteúdo do blog en outros lugares, estou aqui comunicando que estou usando esse, e outros textos no meu blog.

    portaldoprodutor(ponto)blogspot(ponto)com

    se por acaso, nao for de seu agrado, me avise.

    abraxx, Anderson Santos.

    ResponderExcluir
  2. Tranquilo! Parabéns pelo blog, muito legal. Coloque um link lá para o meu blog assim a gente vai compatilhando e aumentando essa rede.

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniel, estou aqui de novo...
    Pra comprar seu livro é só na Quantastore?Estou precisando estudar...estava pesquisando na web e vi que a Avid tem a Digi003 Rack Factory Plus com 8 entradas balanceadas e pré amplificadas; agora te pergunto, não seria melhor comprar a Digi Rack Plus e a Command 8 pra controlar o PT? O que é melhor? O console ou o Rack? Tem algum pré com 8 entradas bom como o ISA 828? Ele esta bem carinho...rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Oi Renato, Não sei ao certo, mas acho que a Digi 003 Rack plus e mais a command 8 vai sair mais caro que a Digi 003 mixer. Mais jogo. Outra opção é pegar a rack plus e mais a euphonix mix (artist series) bem legal também. O ISA já está em outro patamar, não há outro pré melhor que esse e mais barato. Vai com o pré da Digi 003 mesmo que é legal e depois você esquenta na mix e na master com o Ozone, mas não é a mesma coisa. Depois compra o ISA ou um UA, Avalon, Manley, qualquer um desses...
    Para comprar meu livro pode ser na Quanta store ou direto na loja do site da Música e Tecnologia. www.musitec.com.br.

    Abração de novo!

    ResponderExcluir
  5. Daniel, aqui é o Gustavo da Plugue Áudio de Porto Alegre-RS.
    Também vou usar alguns posts teus no meu blog. Sempre fazendo referência ao autor. Ok?
    Parabéns pelo conteúdo.
    Abraço
    Plugue Áudio e Tecnologia.

    ResponderExcluir
  6. Oi Daniel Tudo bem?
    Olha estou mais perdido do que cego em tiroteio. rsrsrs. Depois que o PT 9 abriu as fronteiras, veio a máxima: "Qual interface comprar" ??? A Digi003 andam dizendo por ai que não convém comprar, pois a AVID deve lançar em breve nova linha de interfaces, visto que já saiu a nova Mbox e descontinuaram a Digi Rack. Ainda falaram que os conversores do Mbox são os mesmos do HD??!! Por tanto algo de se esperar que as novas tbem sejam... Vale a pena esperar?? Vc ouviu algo a respeito? Se for melhor comprar agora, com sua experiência e sinceridade qual interface comprar com 16 canais ou mais para rodar com o PT 9 e ter uma qualidade de conversão "classe A"??? Uso PC, ai Apogee já era neh? rsrsrs.
    Meu PT Mpower pode ser atualizado para PT 9 LE ou vai ter de ser Mpower 9 Tbem?
    Há, comprei seu livro, estou ansioso para ler... Depois te conto como anda a leitura...
    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Oi Gustavo, tranquilo. Abração!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Renato, beleza? Vamos ver se eu te dou uma luz...
    Seguinte: A Avid esconde o jogo de tudo até o lançamento do produto, assim como a Apple, portanto não tem como saber o que vem por aí, mas é fato que vem algo, pois a linha 003 já está entre nós faz tempo...Mas, tecnologia é assim mesmo: o dia que você decide comprar algo, na semana seguinte aparece outra coisa mais moderna. Existe duas linhas de equipamentos: As interfaces normais e as interfaces do Pro Tools HD. Não tem comparação entre esses dois segmentos. A Apogee, RME, Lynx e DAD são similares à linha HD, mas diferentes no seu próprio jeito. Se você realmente quer um som melhor que algo tipo a Digi 003 você só vai encontrar dos sistemas HD Native para cima, pois a Digi 003 já está no topo da cadeia de seu segmento. Só o próximo estágio é que vai oferecer algo a mais.
    O PT M-Powered pode fazer o upgrade para o PT 9 MP, mas este tem algumas funcionalidades a menos que a versão 9. Tanto faz, aquela que você escolher vai lhe propiciar o mesmo som, só mudam alguns recursos. Obrigado pela compra do livro, espero que lhe seja útil.
    Resumo: Vai de Digi003 que é ótima. Se mudar para Mac pegue uma Symphony. Se quer melhorar mais vai de PT HD Native, depois disso só o HD 1 com a HD IO e fim da linha no momento.
    Abração!
    Outra coisa: Alguns usuários de 003 tiveram problemas com o Pro Tools 9, prinipalemente os da Digi 003 Mixer, mas somente em ambiente Windows, portanto é um problema de atualização de software (Cs), eu realmente acredito que você deveria migrar para um sistema baseado em computadores Apple. Se quiser ler esse rumor em um fórum veja esse link:

    http://homerecording.com/bbs/user-forums-brand/pro-tools-forum/digi-003-owners-potential-buyers-beware-protools-9-a-317953/

    ResponderExcluir
  10. Oi Daniel,

    Muito obrigado pelas dicas, e desculpe fazer tantas perguntas e que o investimento é um tanto alto, então a gente fica com receio de fazer uma compra errada, ai vc já viu neh, depois não adianta chorar... Ainda mais com tanta gente descendo o pau na 003!?

    Abraços, parabéns pelo ótimo blog e que Deus nosso Pai lhe de saúde e paz para continuar sempre nos dando esta força! Vou estar sempre por ai...

    ResponderExcluir
  11. Oi Renato, seu blog é muito bom!!!!!!parabens!!!
    Tambem estive lendo alguns tópicos sobre a compatibilidade: Digi 003 x Pro Tools 9 x Windows Seve!!!! A Avid já arrumou os drivers da Digi 003 para atualização, pra que rode legal??? se vc puder me enviar o link, desde já agradeço............Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Oi Luiz, Pegue os drivers da 003 aqui:

    http://avid.custkb.com/avid/app/selfservice/search.jsp?DocId=379411

    Abração.

    ResponderExcluir
  13. Francisco Beiriz12/10/11

    boa tarde Daniel fiz alguma coisa errada no meu pro tools 8 e desconfigurou na pagina principal do pro tools quando vc marca com o mouse no compasso ex: 3 no track ele não marca só marca se eu clicar em cima onde fica a marcação 1000, 2000.como fasso pra voltar ao normal?

    grato

    ResponderExcluir
  14. Oi Francisco, não entendi, você pode explicar melhor? Não é um problema de zoom não? Abs.

    ResponderExcluir
  15. Francisco Beiriz13/10/11

    perdão não fui claro na pergunta anterior,vamos lá eu abri uma sessão no pro tools e comecei a gravar guitarra errei quando fui marcar no compasso que errei ele não fica não consigo gravar porque volta no 1°compasso isso no edit window.eu já tentei clicar na tecla(N) achei que daria certo mas não deu. espero que vc possa me ajudar.

    ResponderExcluir
  16. Oi Francisco, isso deve-se ao fato da ferramenta Link Timeline and Edit Selection estar desabilitada, é a que fica embaixo do ícone de Mão (ferramenta Grabber) e que tem duas setas na vertical (Timeline selection marker) e duas linhas com bolinhas ao seu lado (Edit selection marker), liga ela que resolve. Sugiro você também ligar a opção Dynamic transport para poder tocar de diferentes lugares sem perder a seleção, bastando mover e o Play Start Marker (o triângulo azul) para onde quiser e dar Play. Essa opção está no menu Options. abração!

    ResponderExcluir
  17. Oi Francisco, esqueci de dizer que tem também a ferramenta Insertion Follows Playback, que é a que fica abaixo do ícone de Lápis e que tem uma setinha para a direita e um triângulo. Liga ela assim o Pro Tools sempre dá o Play do lugar de onde ele parou pela última vez. Essa ferramneta fica também no menu Setup > Preferences > Operation> Transport. Basta ticar a primeira opção: Timeline Insertion / Play Start Marker Follows Playback. Abração.

    ResponderExcluir
  18. Francisco Beiriz18/10/11

    OI DANIEL,deu certo muito obrigado.

    ResponderExcluir
  19. ola estava pesquisando uma coisa no goosle e fui direcionado ao seu blog ... me esclareça uma duvida .. se eu criar uma sessão no pro tools m-powered 7.4 e mandar pra outro studio que usa o pro tools LE abrira a sessão? e se ele me mandar de volta tendo alterado alguma coisa e salvo no LE abrira no m-powered? meu e-mail bad.jessika@hotmail.com
    grato

    ResponderExcluir
  20. Olá, sim. As sessões são compatíveis. A única coisa que pode ser diferente são os plug-ins. Caso alguém use um plug-in que precise de autorização e você não tiver, ele vai ficar inativo na sessão e consequentemente o som será diferente. Abs.

    ResponderExcluir
  21. Tenho o Pro Tools 9 para windows ( comprado de segunda mão ), e um arquivo de imagem da licença para MAC.

    Se eu gravar essa imagem num ilok e colocar num PC rodando windows, o pro tools aceita?

    ResponderExcluir
  22. Olá amigo!Muito bom seu blog!Tenho algumas dúvidas:Como funciona esse pro tools Mp que vem no pacote com as interfaces como a Profire 2626,o ilok já vem com o registro?É só instalar e plugar o ilok no pc ou tem que registrar primeiro no site da avid?Futuramente consigo fazer o upgrade para outras versões,como o pro tools 10?Obrigado!

    ResponderExcluir
  23. Olá colega, obrigado. Acredito que o iLok já venha autorizado, mas não tenho certeza. Caso não venha é só registrar o produto na Avid e sincronizar o iLok no site da Pace depois que a Avid depositar a licença lá em alguns instante após o registro. Bem simples. Há crossgrades dessa versão para a versão full por preços melhores do que quem compra a versão full do zero, mas se você tem essa intenção seria melhor já pular direto para ela. Abss.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, Daniel. Tudo bem?
    Estou começando agora com placas de som e comprei uma FAST TRACK PRO que vem com o PT SE. Não gostei dessa versão do PT, por isso, decidi tentar buscar uma outra. Só que estou com muita dificuldade. Você poderia me dar uma ajudinha?
    Qual PT é compatível com essa placa? Meu sistema é XP. O que você recomenda?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel,
      O XP vai começar a ser um problema para você, pois todas as últimas versões completas somente são compatíveis com o Windows 7 em diante; nem o Pro Tools MP9 é compatível. O que você poderia usar é o M-Powered 8, mas já está fora de linha há muito tempo. Sugiro mudar para o Windows 7 e instalar o PT 9, MP9 ou 10. Todos estes são compatíveis com sua placa. Abs.

      Excluir
  25. ola Daniel, tenho uma duvida a respeito do cabo midi! acabei de instalar o protools mp9 tudo certo. mas nao estou conseguindo comunicação com midi! oq pod ser? existe um cabo midi especifico pra ele? ou alguma coisa na configuração do protools! aguardo. abraxx..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex, como você está ligando as coisas MIDI no computador? Há a necessidade de algo com porta MIDI in para o PRo Tools entender; esta tem que estar na interface de áudio ou pode ser USB direto vindo de um teclado controlador, por exemplo. O Pro Tools identifica automaticamente qualquer sinal MIDI que esteja chegando, basta criar uma pista MIDI e habilitar o botão de gravação. Abs.

      Excluir
  26. Anônimo17/9/12

    Boa tarde amigos, preciso de uma grande ajuda... comprei o MP 9 e instalei blz, porém; quando instalo outros pluguins(Equalizers, Reverbs e outros) ele ñ reconhece, alguns ele nem faz leitura..oq tenho q fazer!?
    grato pela atenção!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleiton, vc está instalando plug-ins RTAS ou AAX? O PT só lê estes formatos, qualquer outro, tipo VST, VSTi ou AU não são compatíveis. Abs.

      Excluir
    2. Anônimo19/9/12

      Olá...eu instalei RTas, mesmo assim, alguns pluguins da Waves, ñ aparecem na listagem!!
      Abs...!!!

      Excluir
  27. Olá Daniel Cara Comprei uma 003 Mixer com o PT 8 e não consigo fazer funcionar os comandos midi, vc pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que comandos MIDI você se refere? É em relação ao controle do Pro Tools com a superfície de controle dela, comandos MIDI a partir da porta MIDI ou o envio de MIDI da superfície de controle para outros softwares? Abs.

      Excluir
  28. Anônimo29/7/13

    Caro amigo, tudo bem!?...meu problema hj é outro, tenho dois tracks rodando bonitinhos(kkkk)...baixo e string pd; porém quando vou gravar o piano e aciono o pedal sustain,
    os outros tracks tmbém fazem leitura do sustaim e vira a aquela confusão....oq eu faço!? abração!!


    aahhh....pedal:PFS24 e teclado Triton Le.


    tudo gravando no PT MP9!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, deselecione todos as pistas de instrumento e habilite para gravação apenas a do piano, assim o direcionamento MIDI fica só para essa. Se não funcionar use canais MIDI diferentes para cada pista. Abs.

      Excluir
  29. daniel boa tarde eu acabei de instalar o protools 9hd deu tudo certo rodando limpo , so que ele não reconheceu minha digi 003 rack o que faço, desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou o driver da 003, pegue ele aqui:

      http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/download/Digi-002-003-Drivers

      Abs.

      Excluir
  30. Tudo bem Daniel..?...Desculpa encomendar, mas tenho duas dúvidas..Tenho o Pro Tools MP9 e gostaria de saber se ele funciona com à Digi 003 mix. E a outra pergunta é que mas pra frente, bem pra frente...rs.. Gostaria de migrar para um sistema HD..quais seriam as etapas..?..obrigado pela atenção..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a Digi 003 não funciona com o Pro Tools MP9, apenas interfaces da M-Audio. Há várias opções de migração para o Pro Tools HD, dá uma olhada nessa minha palestra. Abração.

      http://danielraizer.blogspot.com.br/2014/12/palestra-pro-tools-11.html

      Excluir
    2. Muito obrigado..!

      Excluir
  31. Tudo bem..?..estou desesperado...!Comprei uma Command 8 e tenho o Pro tools MP9, já entrei em Peripherals e MIDI Controllers, aparece em Type a command 8 e
    no Receive from aparece Fast track C400 external e no Send to aparece Fast Track C400 emmulado...Quando eu estalo o protools ele já instala direto command 8 senão não apareceria na Type..!..Me ajude por favor..!Meu sistema operacional é Windows 7 64 bites, não sei se precisa do drive..mas quando eu entro no protools ele carrega os plugins e mostra ele instalando os controladores..Eu comprei porque no manual diz que era só instalar o protools MP9 e conectar porta usb da mesaque já reconhecia...Acho que me enganei profundamente..!...Não sei o que fazer..!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, quanod você instala o Pro Tools automaticamente ee instala o driver das superfícies de controle. Você tem que ir no menu Peripherals e escolher Command 8 na caixa Type, depois na send to e receive from você deve escolher a porta 1 da Command 8, e em channels você escolhe 8. Só assim ela funcionará direito. Ela deve estar ligada via USB na máquina, mas caso não funcione mesmo assim, ligue ela via cabo MIDI in e Out na C400 e escolha as portas C400 em Receive from e Send to. Abs.

      Excluir
    2. Quando eu entro em Peripherals não aparece à command 8 nas outras opcões!...só no Type..!

      Excluir
    3. Olá, entendo. Tente fazer a ligação via MIDI mesmo, usando a C400 com portas de entrada e de saída, deve funcionar do mesmo modo que USB. Abs.

      Excluir
    4. Já tinha tentado via midi também....olha a mensagem que aparece. " Pro tools is unable to communicate with Command 8.
      Power-cycle Command8 and check its connections. Note if Command 8 is not in use , upadate the peripherals dialog to prevent further warnings.

      Excluir
    5. Olá, qual Windows você está usando?Abs.

      Excluir
    6. Windows 7 64 bits

      Excluir
  32. E se precisar do drive, não acho nem por decreto..acho que nessa eu me dei muito mal...muito triste..!..se você puder me ajudar..?...estou em desespero..!

    ResponderExcluir
  33. Então, entrei no Site do fabricante olha o que lá diz.!
    Mas no meu não tem...já procurei em tudo que é lugar..!
    Command | 8 Driver for Windows:
    Para Command | 8 usuários sobre o Pro Tools 9 e 10 apenas , fazer o download do Command | 8 v9.0 Driver for Windows
    Comando | 8 drivers estão incluídos como uma opção selecionável no Pro Tools 8 (HD, LE, M-Powered) e abaixo de instaladores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é para XP e versão 8 e M-Powered, no seu caso é o MP9.

      Excluir
  34. Mesmo quando instalo o Pro tools..não tem nenhuma opção para driver. Só tem a opção de você querer que ele instale plugins nativos e pacote de efeitos...Estou completamente sem chão..!

    ResponderExcluir
  35. Querido..meu sistema operacional é windows 7 64 bits.
    Estou lendo, eu não preciso configurar as outras opções..?..como synchronization e machine control?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito bem. Tem que ser o Windows 7 Home Premium, Professional ou Ultimate com Service Pack 1 instalado. Depois instale o update do Pro Tools MP 9.0.5 daqui:

      http://secure.digidesign.com/services/avid/kb/downloads.cfm?digiArticleId=42892&localeCode=en

      Não precisa trabalhar na área Syncronization enm Machine control, isso é para outro tipo de equipamentos, como gravadores de fita, por exemplo.

      Só ative mesmo em Peripherals os campos type, receive from, send to e channels (8). Abs.

      Excluir
    2. Desculpe, o link certo do download do updae do MP9.0.5 é:

      http://secure.digidesign.com/services/avid/kb/downloads.cfm?digiArticleId=42912&localeCode=en

      Excluir
    3. Olá, meu sistema é Windows 7 Home Basic, mole..!
      Vou instalar um desses que você falou!
      Feito isso ela vai funcionar via MIDI ou Usb?

      Excluir
    4. Desde já agradeço do fundo do meu coração, pela paciência e atenção.. Excelente profissional você é. Parabéns! Depois te aviso se deu certo.abraço!

      Excluir
    5. Olá, Obrigado! Abração.

      Excluir
    6. Tudo bem Daniel, já atualizei..mas minha interface não é lida..como ela é alimentada via USB, nem ao menos ela liga...já instalei o driver que vem nela...que é: Driver 1.0.6
      Não vai..já fiz de tudo..Desculpe por te incomodar de novo..!..mas não tenho ninguém para me ajudar..

      Excluir
    7. Olá!!...Resolvi o lance da minha interface..
      Mas não deu certo..nem Midi e nem USB...aparece a mesma mensagem..!.....Essa Tá dando canseira em Daniel..?.O que será meu deus...?

      Excluir
    8. Oi Rafael, bom, agora o PT e o Windows estão Ok, então descartamos esses. Agora falta o driver da C400, deve ser o 1.1.7, pega ele aqui:

      http://avid.force.com/pkb/articles/download/Fast-Track-C400-Drivers

      Tenta instalar esse driver para a Command 8 também:

      http://akmedia.digidesign.com/support/compressed/Command8_Driver_Pro_Tools%20v90_69592.zip

      Se você não conseguir achar esse driver vá aqui:

      http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/download/en379411

      clique na opção Legacy Hardware drivers e escolha a opção download the Command|8 Driver v9.0 for Windows.

      Instale tudo e tente de novo. Abs.

      Excluir
    9. Olá Daniel, não foi..aparece a mesma mensagem... É engraçado não aparecer na caixa de MIDI controllers nas opções receive from e sen to a Command 8. Então eu mudo a Command 8 para o modo Stand Alone para reconhecer o MIDI e coloco no Receive from 2-fast track C400 external que é a única opção disponível e dendê to aparecem: Fast Track C 400 external, 2- Fast track C400 external [Emulado], Microsoft GS wavetable Synth[Emulado], Microsoft Midi Mapper[Emulado].

      Excluir
    10. Oi, bem complicado heim! Testamos de tudo. É certo que a Command 8 é compatível e com esses drivers e sistema deveria funcionar, pelo menos via MIDI! Você tem como testar em um outro computador com outro Pro Tools? Faça uma última coisa: Crie um novo usuário com privilégios de administrador e faço o login por ele. Tente conigurar a Command 8 por esse novo usuário, fora isso não sei mais o que pode estar acontecendo além de problemas com a Command 8. Nesse último caso uma verificada nela lá no laboratório da Quanta é uma boa ideia. Liga lá e fala com o Jefferson, ele vai te atender legal. Abs.

      Excluir
    11. Vou tentar fazer um login do jeito que você falou,.!..você tem o telefone de lá?

      Excluir
    12. Daniel..agora notei.. Ela acende a luz do USB sem ela estar conectada...e quando mecho em qualquer botão a luz do USB desliga..mas pelo menos o midi tinha q funcionar!..

      Excluir
    13. Oi, Não deveria, ligue na Quanta e agende um horário (19) 3741 4644. Abs/

      Excluir
    14. E outra Daniel..quando eu LIGO sem estar conectada e a luz não se acende eu aperto o botão de Rec e a luz do USB se acende!..acho que está com problema mesmo, ne?..

      Excluir
    15. Provavelmente...

      Excluir
  36. é uma fast track C400...!

    ResponderExcluir
  37. Atualizei para o ultimate!

    ResponderExcluir
  38. Tudo bem Daniel?..Mandei pra quanta, agora é só aguardar!...Falei por email com a pessoa que comprei e ele falou que estava usando e tá tudo funcionando...disse que você me ajudou..ele falou que tem que configurar o i/o no pro tolls..é o que fizemos..!..Só se meu pro tools estiver com problema, mas ele é original, comprei com aquele pacote que vinha a interface e pro tools juntos..!

    ResponderExcluir
  39. Ola Daniel.
    Muito boom mesmo seu Blog, esta de parabens

    Ve se pode me ajudar.
    Pretendo comprar uma Digi 003 usada né para uso caseiro. Mas eu quero ela para alimentar meus setup, ou seja tenho em minha casa 4 conjunto de amplificar vintagens mais suas respectivas caixas acusticas para curtir. Então quero ligar na entrada da mesa Digi 003 um Tuner um aparelho de cd ou mais e no Notebook tambem. E as saidas da mesa ligar uma em cada amplificador no caso 4.
    So vou usar um amplificador de cada vez ne para curtir um som.
    A duvida é o seguinte, posso usar desta forma sem a necessidade de a mesa Digi 003 esta plugado no Notebook ou PC, consigo direcionar o som por exemplo do Tuner ou cd para qualquer saida da digi 003

    Espero que tenha entendido, que nunca nem vi de perto uma Digi.

    Obrigado

    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado! Esse setup que você pretende não é boa ideia, pois a 003 não funciona em modo standalone, ele requer que algum aplicativo esteja aberto. Daí você precisa abrir o Pro tools para direcionar os fluxos de áudio, não compensa. Eu acho melhor você comprar um hardware específico para essa tarefa, tipo o Monitor Station V2 da Presonus ou similar. Abs.

      Excluir
    2. É realmente é legal mas bem simplisinha tem a opção rack ( Presonus Central Station Plus Studio ), mas eu queria um que foce placa de som tambem, pois ai posso usar o Not quando quiser tocar as musicas dele com boa qualidade, eu tinha realmente gostado da Digi 003 console.

      Excluir
  40. Olá Daniel, boa noite!!!
    tenho o pro tools m-powered 8 e a placa delta lt 1010.
    a placa começou a apresentar problemas e adquiri a interface m-audio m-track 2x2M.
    o Pro tools m-powered não a reconhece, há solução?
    o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  41. Não me identifiquei acima:
    salustiano marques

    ResponderExcluir