BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Pro Tools vs Mac OS X Lion

Pro Tools 9 no Mac os X Lion? Nada feito! Ainda não é compatível, portanto segure os impulsos!

Mais uma coisinha: O OS X 10.7 não é mais compatível com aplicativos que usam o Rosetta (aqueles que ainda não são Universal Binary), portanto pense 2 vezes antes de fazer o upgrade.

Não sabe como verificar se seu aplicativo usa o Rosetta? Faça assim:

Abra o aplicativo que você acha que usa o Rosetta. Abra o Activity Monitor e veja se no campo Kind aparece escrito Power PC. Se aparecer: Blau blau!


Xi... então quer dizer que o Recycle não vai mais funcionar no OS X Lion? Não sem update, quem sabe sai um novo logo mais...

Não se esqueça que ainda tem que sair o driver da placa de som, do controlador, do outro software, então muita calma nessa hora.

Update: 
Se você instalou o Lion e encontrou alguns problemas de incompatibilidade a minha sugestão é fazer o Downgrade para o Snow Leopard (10.6). Faça o backup de seus arquivos, insira o disco do Snow Leopard e de o Boot na máquina segurando a tecla C para começar uma instalação do zero. Eu sei, é chato, mas fazer o downgrade de outra maneira é complicado e pode não dar certo. Você vai ter que autorizar seus softwares tudo de novo. Ficou chateado? Sugiro então esperar mais um pouco para que saiam os drivers de seus equipamentos e os pacotes de adaptação, mas isso pode demorar entre alguns dias e algumas semanas.

Update:
Saiu a versão 9.0.5 que funciona com o Lion, mas não oficialmente, pegue-a aqui.

7 comentários:

  1. Comprei a Mbix pro esta semana e um mac bok i5 feliz da vida, meu primeiro mac e primeira placa profi. . . Fiz upgrade pra Lion ontem anoite baixei e instalei hoje cedo . . . . Nao tivr o cuidado de ker. Os foruns da avid nem blogs como o teu. . . Na hora de ligar a placa travou tudo . E agora , devo retornar ao snow leopard? Ou esperar?(qto tempo?)

    ResponderExcluir
  2. Bruno Botucatu22/7/11

    comprei empolgado o mac os x lion...e após a instalação fiquei extremamente frustrado...o painel de controle da minha plaquinha de 2 canais (uma ESI Firewire) simplesmente não funciona mais graças a remoção do Rosetta. Tudo bem....lembro de ter o mesmo problema no windows xp...quando eu tinha scanners q só rodavam drivers de windows 98...sei lá...é uma evolução .tudo bem...mas o Pro Tools..foi lançado no começo do ano...não há explicação para não funcionar....não sei de quem é a pior falha...da Avid ou da Apple...lamentável. Sem contar que não há nada de util no lion...somente maquiagem nova....não recomendo o gasto desnecessário de 30 dolares...ainda mais...c for do ramo da música e usuário/dependente do pro tools

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos! A escalada tecnológica é assim mesmo. É muito difícil um sistema operacional ser compatível logo de cara com tudo, mas a Avid não vai demorar para fazer o update de compatibilidade com o Lion, é só uma questão de tempo, assim como para os Nexus 5.
    Lembra quando o primeiro mac veio sem disquete? Teve gente que achou que ia morrer. Tenho certeza que o Reverse Scrolling também vai confundir a cuca de muita gente, mas a gente se acostuma e logo o Lion vai ser passado. Bom Pro Tools para vocês! Quando der.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo28/7/11

    daniel ! a dig nao fez nenhum pronunciamento sobre isso ? eu quero comprar meu macbook logo mas estou esperando sair o pro tools pro lion ! e outra !! SÓ O PRO TOOLS 9 SERÁ COMPATIVEL COM O MAC OS LION ? PQ EU USO O 8 . OBRIGADO

    ResponderExcluir
  5. Olá. Pode comprar o mac tranquilo porque logo-logo vai sair um Pro Tools para o OSX Lion, mas não dá para saber quando. Agora uma dica: O pro Tools 8 funciona no Lion, o 9 é que não funciona. Dá uma olhada nesse meu post.

    http://danielraizer.blogspot.com/2011/07/pro-tools-8-no-lion.html

    Abração.

    ResponderExcluir
  6. Daniel... blz? Tenho um Mac Pro 10.7.5 e uma Focusrite 18i6. Não reconheceu o pro tool 9. Fui no link que indicou acima pra pegar a versão 9.0.5 mas o link não existe mais. Onde posso conseguir este up pra o OS reconhecer o pro tool e o pro tools reconhecer a placa? Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, use a versão de Pro Tools 9.0.6 daqui:

      http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/download/en428011?popup=true

      instale-a e deve funcionar. Se não funcionar reinstale o driver se sua focusrite. Abração!

      Excluir