BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Pro Tools Express?

Quantos Pro Tools você conhece?

...LE, M-Powered, HD, 9, MP 9, 10, SE e agora: o Express.

Pro Tools Express
O que ele é?
Um Pro Tools derivado da versão 10 que tem menos recursos.

Qual é o lance?
16 pistas estéreo ou mono
Gravação simultânea de 4 pistas
8 Pistas de Instrumentos
16 pistas MIDI
8 pistas auxiliares
16 busses
5 slots de Inserts
1 pista de vídeo
Até 24Bits em 96kHz
3 Instrumentos Virtuais:
  • Boom
  • Structure Free
  • Xpand! 2
28 Plug-ins:
  • 1-Band EQ III
  • 4-Band EQ III
  • 7-Band EQ III
  • AIR Chorus
  • AIR Distortion
  • AIR Dynamic Delay
  • AIR Flanger
  • AIR Frequency Shifter
  • AIR Lo-Fi
  • AIR Multi-Delay 
  • AIR Phaser
  • AIR Vintage Filter
  • BF76 Compressor
  • Click
  • Compressor/Limiter
  • D-Verb
  • DC Offset Removal
  • De-Esser
  • DigiReWire 
  • Dither
  • Duplicate
  • Eleven Free
  • Expander Gate
  • Invert
  • Normalize
  • Reverse
  • Time Compression Expansion
  • TL In Tune

Qual é o outro lance?
Não salva em mp3
Não tem Timecode
Não tem Clip Gain
Não é compatível com o protocolo eucom
Não faz algumas outras coisas

Mas?
Tem Rewire
Tem Automatic Delay Compensation
Tem editor de partitura
Tem automação
Mais outras coisinhas

E o grande lance é:
Vem de graça na compra de uma Mbox ou Mbox Mini 3a. Geração e é somente compatível com estas.

Mbox e Mbox Mini
Ah!
Você não vai precisar de um iLok, pois vem um de presente.

184 comentários:

  1. boa noite daniel!
    tem um amigo meu que tem o sitema TDM Avid Digidesign 888 Conversor,adat bridger e farm e core. ele quer compra o protools HD 9,o protools funciona com esse sistema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francisco, eu acho que somente as interfaces é que funcionam em modo Legacy com o HD 9, mas não tenho certeza. Melhor ligar na Quanta AV Pro. Melhor se desfazer logo do sistema inteiro ou mantê-lo na sala B e colocar um Pro Tools HD na sala A. Abs.

      Excluir
    2. Anônimo20/4/22

      Blog Do Daniel Raizer: Pro Tools Express? >>>>> Download Now

      >>>>> Download Full

      Blog Do Daniel Raizer: Pro Tools Express? >>>>> Download LINK

      >>>>> Download Now

      Blog Do Daniel Raizer: Pro Tools Express? >>>>> Download Full

      >>>>> Download LINK jF

      Excluir
  2. boa tarde Daniel o DVD do meu pro tools m-powered 8 arranhou e está dando erro na hora de instalar.procurei na net mas não achei o download! vc pode me passar o link do download.

    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francisco, se tiver um dowload do full ele estará aqui:

      http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/download/en355241?popup=true&NewLang=en&DocType=1450

      Caso contrário entre em contato com o suporte técnico da Quanta que o pessoal pode te mandar uma cópia do disco, conforme você comprovar a autenticidade.

      Abração.

      Excluir
    2. Olá Daniel! comprei uma Mbox, o seu livro, mas não veio no Pro tools Express, plug-in MAXIM e nem plug-in para a Voz. Você pode me ajudar?

      Excluir
  3. Olá Daniel, veja se pode me ajudar. Comprei uma MBOX Mini 3a. Geração e venho tendo problemas com o funcionamento no Windows 7. Quando vou reproduzir qualquer coisa (dentro ou fora do Pro Tools 8 LE), dá um chiado intermitente. Sabendo que isto não é normal, peço um help para configurar a placa, sem que haja este chiado inoportuno. A configuração é Sony Vaio FW270AE, chipset Intel, Vídeo ATI Mobility Radeon, Realtek, Wireless, USB normais, 32 bits (eu tinha 64 bits instalado, voltei para 32 e o problema se manteve).
    Obrigado! senoux@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Senoux,

    Podem ser várias coisas. Chip ATI pode ser o problema. Algumas placas M-Audio nem funcionam com eles. Outra coisa é o driver da Mbox, melhor pegar o último no site da avid,

    aqui:

    http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/download/en375651?popup=true&NewLang=en&DocType=1450

    Tire a Mbox como sendo a placa default no Windows colocando a onboard em seu lugar e tente usar o Pro Tools para ver se o ruído acaba.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom noite Daniel,estou a ter um problema ao gravar som no Cubese com a Mbox,Intalei as drives usb para o meu sistema operativo par aa Mbox e tudo correu bem,mas quando gravo assim do nada aparece uma chiadeira insurcedora que nao me deixa fazer nada e tenho que parar de gravar ok nao se ouve nada,a mim parece-me algum conflito que haja com as drives de audio usb já que o interface de audio Mbox sai o som bastante bem sem estar a gravar para dentro do cubase.
      O que poderei fazer para resolver este problema?

      Excluir
  5. Olá!Meu nome é Odair e gostaria de saber se o Pro Toos HD 9 ele Exporta audio em 5.1 ou só em 2.0?

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Odair, o Pro Tools não exporta nativamente para 5.1 já formatado em DTS/AC3, você tem que utilizar um plug-in específico para isso da Dolby, que é vendido à parte ou utilizar um hardware externo, sendo este último a melhor opção. Procure por Pro Tools Surround tools, que você irá encontrar esse plug-in que estou falando. Entretanto você pode exportar as 6 pistas individuais e fazer o encoding delas em outro software. Abs.

      Excluir
  6. Olá Daniel, Como eu crio corretamente uma Session 5.1 no Pro Tools HD9 ?outra dúvida é: Existe a possibilidade de importar uma mix 2.0 pra uma Session 5.1 ?Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roger, Quando você for criar uma sessão nova escolha na caixa I/O Settings alguma opção multicanal, tipo 5.1 film mix, se você quiser dar uma olhadinha no IO Setup também é boa ideia, normalmente a ordem dos canais de 1 a 8 são: L, C, R, Ls, Rs e Sub (LFE). Para transformar uma sessão 2.0 em 5.1 basta criar um master Fader 5.1 e endereçar as saídas das pistas ou as mandadas auxiliares para este master fader, os panners tornar-se-ão no formato surround e você poderá mixar em surround, entretanto normalmente música é colocada no campo estéreo do surround enquanto que somente os efeitos ficam no surround, normalmente por uma questão de coerência musical, dessa forma é melhor criar um subpath no setup IO no formato estéreo para a música e manter o 5.1 apenas para os efeitos, mas tudo é válido quando a criatividade aflora. Avalie o que achar melhor. Abs.

      Excluir
  7. Hudson Cavalcanti

    Olá, meu pro tools ao executar o player para ouvir a música que adicionei no formato wav ela fica dando uns estalos na rotação o que deve ser? você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hudson, pode ser que a sua interface de áudio esteja configurada para ser utilizada para o sistema operacional e também para o Pro Tools, dessa forma se você tiver sample rates diferentes acontece isso. Para evitar retire a interface de áudio do sistema e deixa a interna. Abs.

      Excluir
  8. Olá Daniel, meu PC é bem simples (fraquinho), e gostaria de instalar o PRO TOOLS, mais não sei qual ira pegar nele, você poderia me ajudar, qual PRO TOOLS devo comprar para meu PC?

    Meu PC:

    PROCESSOR: AMD Athlon(tm) Neo X2 Dual Core Processador L325 1.50 GHz

    MEMORIA RAM: 2,00GB (utilizavel 1,75GB)

    32Bits

    POR FAVOR ME AJUDE, pois preciso gravar algumas musicas mais não tenho meu PRO TOOLS.

    ResponderExcluir
  9. Olá Matheus, você tem alguma placa de áudio? Para usar o Pro Tools é necessário ao menos uma placa de áudio compatível com ASIO (PC) ou CoreAudio (Mac), portanto, se você não tiver nenhuma eu sugiro que você compre uma plaquinha simples, tipo a Fast Track 2 e com ela virá o Pro Tools Essentials ou SE, que já dá para fazer um monte de coisa bacana e o melhor: ele sairá grátis. Se você já tem placa, o mais em conta neste momento é o M-Powered, mas algumas configurações mais avançadas serão necessárias, daí é melhor dar uma investigada para saber mais sobre o seu PC. Abração.

    ResponderExcluir
  10. Ola Daniel, estou tendo problema com meu Pro Tools Express, está aparecendo a seguinte mensagem quando eu tento inicializar: Unable to locate hardware. Make sure your hardware is connected and turned on. Click "OK" when the hardware is ready. E eu clico OK e aparece essa mensagem novamente, o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodolpho, reinstale o driver de sua interface de áudio. Se não resolver reinstale o Pro Tools. Abs.

      Excluir
    2. Como faço para reinstalar o Driver? Eu tentei, e não consegui!

      Excluir
    3. Se possível, pode falar comigo por algum local onde consiga mais fácil comunicação? Skype, Facebook, Celular(SMS) ou e-mail? É que estou com muitas duvidas sobre o Pro Tools Express, e não é sempre que venho aqui no Blog que eu lembro, só quero algum outro tipo de contato, pois esses que eu disse, consigo ter contato pelo celular facilmente!

      Excluir
    4. Eu lhe passo qualquer um desses contatos meus, mas caso você não possa me adicionar por algum motivo, você poderia me dizer passo a passo como instalar os drivers? Porque a maioria dos sites que falam sobre isso, é em inglês, e meu inglês não está muito bem pra conseguir ler algumas certas frases!

      Excluir
  11. Daniel, consegui instalar um Driver, que passou da parte onde a barrinha não carregava, mas agora está aparecendo outra erro, veja:
    The selected ASIO audio device could not be initialized. Please choose another audio device.

    O que significa isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolpho, significa que a sua placa não pode se comunicar com o computador. Verifique o cabo ou tente ligá-la em outra porta. O driver deve ser o mais atual, vindo do site da Avid. Esse blog é o nosso meio de comunicação, espero que tudo bem para você. Abs.

      Excluir
  12. Daniel, deu um erro duas vezes aqui, apareceu Inicializing Error Code: -7 e na terceira vez abriu normal, agradeço muito a sua ajuda, só me responda, é normal dar esse erro -7?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodolpho, não é normal aparecer erro, mas se aprou tudo bem. Fique atento às atualizações. Abs.

      Excluir
  13. Olá Daniel!
    Sobre o Pro tools Express , consigo converter um audio em MP3?
    outra coisa... Seu método " Como fazer musica com o Pro tools", é indicado para quem vai usar o Pro Tools Express?
    Obrigaddo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato, se não me engano não é possível gerar um mp3 direto de dentro do Pro Tools Express, mas você pode instalar o iTunes e converter seu arquivo com ele. Meu livro está esgotado, mas a segunda edição bem mais compelta e atualizada estará disponível para venda nos próximos dias, fique ligado aqui no blog para saber mais detalhes. Abração.

      Excluir
  14. Obrigado Daniel!!!
    Outra pergunta : A segunda edição do seu metodo terá uma pagina especifica dedicada ao PRO TOOLS EXPRESS?
    Ah... Parabéns pelo Blog ! Top!!!!!!!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato, tem sim, mas é apenas um descritivo. No geral as dicas do livro servem para o PT Express também. Ele já está disponível para compra pela internet, basta acessar o link na página principal do meu blog. Obrigado pelos comentários e abração.

      Excluir
  15. Olá Daniel, eu estava com muita dificuldade para utilizar o Pro Tools Express, e comecei a ver muitos vídeos explicando como gravar, eu estava conseguindo fazer tudo, colocar efeitos, me ouvia claramente, todos instrumentos normais, mas alguma coisa que fiz, agora não consigo ouvir minha voz nem antes da gravação, nem durante, e nem depois, é como se tivesse perdido totalmente o áudio do Pro Tools Express, como não sei mexer muito bem nele, não sei se foi alguma coisa de Configuração que mudei sem querer e acabei fazendo isso, você saberia dizer o que pode ser? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolpho, podem ser várias coisas. Na sua interface de áudio tem o botão de mixagem que regula a quantidade de sinal entre o direto e o playback? Se ele estiver totalmente à esquerda você não vai conseguir ouvir o software. Fora isso pode ser que as configurações do aplicativo mudaram, basta visitar a página de setup e ver se está tudo bem lá. Qualquer coisa me avisa. Abs.

      Excluir
    2. Deu certo para o fato de eu não me ouvir, mas sobre gravar e aparecer que capitou som, mas nao da para ouvir, ainda nao sei o que é

      Excluir
    3. Oi Rodolpho, O Pro Tools tem dois modos de monitoração, Input Monitoring e Auto Input Monitoring, ambos ocupam o mesmo espaço no menu Track. Quando a opção Input Monitoring está ativa o Pro Tools monitora apenas o sinal de entrada e não o que está presente na pista. Em Auto Input Monitoring o Pro Tools monitora o sinal de entrada se a pista estiver habilitada para gravação e o que está na pista se ela não estiver habilitada para gravação. Uma alternativa para ter uma monitoração sempre aberta no Pro Tools é criar um canal do tipo auxiliar e definir a mesma entrada para ele da pista onde se quer gravar. Quando você fizer isso a monitoração fica ativa o tempo todo. Essa é uma boa maneira de monitorar e gravar escutando o que está em uma pista. Abs.

      Excluir
  16. Oi Daniel.
    Eu acabei de comprar um Mboxmini, e não estou conseguindo instalar o Pro Tools Express no meu MacBookPro de jeito nenhum. A parte de instalação da interface em si foi ok, mas pelo que eu entendi ta dando um problema de compatibilidade. Eu até atualizei o software mas não ta rolando, Você pode me ajudar?
    Obrigado, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis, Se você estiver no Mac OS X 10.8.x você deve usar ao menos o Pro Tools Express 10.3.3. Por favor visite esse link para baixar sua versão compatível. Abs.

      http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/Download/Pro-Tools-Express-10-3-3-Downloads

      Excluir
  17. Daniel estou tentando gravar com o pro tools com a minha placa m audio m track, mas quando eu gravo alguma faixa fica com um ruido em cima. o que eu faço pra retirar esse ruido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, existem vários tipos de ruído e cada um tem um "workaround" específico, portanto é necessário saber como ele é para podermos avaliar uma solução. Todavia, os ruídos mais comuns e suas soluções segue abaixo:

      Ruído tipo estalinhos: A primeira opção é erro de sincronismo entre dois equipamentos digitais. A solução é deixar um deles como wordclock Master (gerador interno - Internal) e o outro como Slave (Wordclock In). A segunda opção é Buffersize muito baixo. A solução para este ruído é aumentar o buffersize, retirar a partição do HD mantendo a gravação na raíz, aumentar a velocidade do HD ou não usar HD externo via USB no Mac, somente Firewire.

      Ruído tipo Hiss (bem agudo, por volta de 8kHz): Normalmente problema de pré-amplificação ou microfone de baixa qualidade. A solução é diminuir o pré-amplificador ou trocar de microfone.

      Ruído tipo Hum (60Hz): Problema elétrico. Verificar se não há equipamentos com motor no mesmo circuito elétrico, como ar-condicionado, ventilador e geladeira. Se tiver mudar de circuito. Falta de aterramento também pode causar isso.

      Abração.

      Excluir
  18. Olá,essa versão do pro tools express,abre plug ins de outras sessões? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, somente se a sessão foi criada com os mesmos plug-ins existentes na sua versão. Abs.

      Excluir
  19. Daniel, por favor, instalei o Pro Tools 10.3.2 e na inicialização o mesmo dá a mensagem:
    Unable to locate hardware. Make sure your hardware is connected and turned on. Click "OK" when the hardware is ready. E eu clico OK e aparece essa mensagem novamente, o que eu faço?,

    Por favor me oriente no que devo fazer.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, para que o Pro Tools funcione é necessário uma interface de áudio. A interna do computador ao menos nos computadores Apple. Instale sua interface de áudio utilizando o driver que compatibiliza ela com o protocolo ASIO (PC) ou CoreAudio (Mac) e inicie o Pro Tools. No caso do Pro Tools Express especificamente, essa versão só funciona com determinadas interfaces de áudio, como a linha Mbox 3, por exemplo. Abs.

      Excluir
  20. aparece isto quando vou abrir meu PRO TOOLS .. to locate hardware. Make sure your hardware is connected and turned on. Click "OK" when the hardware is ready."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michel, a sua placa não está instalada corretamente. Use o driver mais atual do site. Primerio desinstale e depois e instale a interface de áudio com ela desconectada do computador. Só depois da instalação é que você conecta ela. Abs.

      Excluir
  21. Olá Daniel, preciso da sua ajuda, eu comprei uma placa de audio da M-AUDIO e veio com o Pro Tools Express, mas o programa não reconhece a placa como I/O, e quando eu vou tentar gravar algo ele faz um chiado horrível, o que precisa ser feito nesse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, mesmo caso do problema acima. Basta desinstalar a interface e instalar ela novamente mantendo-a desconectada do computador. Após a instalação conecte-a e deve funcionar.
      Abs.

      Excluir
  22. Olá comprei teus 2 livros muito bons,tenho uma pergunta,tem como eu entrar com um avalon 737 no canal de uma voz e equalizar pelo avalon usando a interface?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo, Obrigado pela compra dos meus livros, espero que estejam te ajudando bastante. É possível sim ligar o 737 no Pro Tools de dois jeitos. O primeiro é direto, ou seja: você liga o microfone no Avalon e liga a saída de linha dele na entrada de linha da interface de áudio. Desse modo você já grava com o som sendo processado pela pré. O outro jeito é através de insert físico. Para isso você vai precisar de uma entrada e uma saída de mesmo número livre na sua interface de áudio, como a 3, por exemplo. Daí você liga a saída de linha do 737 na entrada 3 da interface de áudio e liga a saída 3 da interface de áudio na entrada de linha do Avalon. Daí, no Pro Tools, você tem que abrir o Setup IO e definir um novo "path" na guia insert para esse sinal (canal 3 no caso). Feito isso, em um canal, clique em um slot de insert e escolha a opção i/o e escolha o canal 3. Ao fazer isso o sinal sai do Pro Tools pelo canal 3 Out da interface de áudio, passa pelo Avalon e volta no canal 3 In da interface. Abração!

      Excluir
  23. Olá,

    Estou quase comprando uma M-Audio M-Track Plus, mas tenho uma dúvida...gostaria de saber se o Pro-Tools Express roda no Windows 8? Meu note é Windows 8, será que terei problemas?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, no momento o Pro Tools Express não está homologado oficialmente para rodar no Windows 8, mas há pessoas em fóruns que conseguiram fazer funcionar. Abs.

      Excluir
  24. Boa Noite Daniel, em primeiro lugar parabéns pelos artigos, são otimos!
    Bem, meu caso é o seguinte: estou montando meu home estudio, falata agora justamente o meu sistema Pro Tools. nao preciso gravar bateria mas, preciso mixar em mais de 16 canais, (as baterias vem de outro estudio para mim), o que voce aconcelha? preciso de uma interface que rode o pro tools - (ouvi falar que o pro tools 11 roda com qualquer placa é verdade?), enfim...tambem ouvi falar que se eu comprar uma versão mais antiga do pro tools e depois fazer o upgrade fica mais barato. obrigado pela atençao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ton, muito obrigado! O Pro Tools (sem ser a versão HD) mixa até 96 canais de áudio, portanto nesse ponto você está tranquilo. A partir da versão 9 o Pro Tools é compatível com qualquer interface que roda com os protocolos CoreAudio e ASIO, respeitando também o fato que seus drivers também sejam compatíveis com buffers múltiplos de 32. Praticamente todas as interfaces então acabam sendo compatíveis. Atualmente o Pro Tools está na versão 11 e custa por volta de R$ 2300,00, veja a oferta aqui:

      http://www.quantastore.com.br/avid-pro-tools-11.html#.U3pATFhdVzM

      Se você ainda não tem interface de áudio, existem algumas opções interessantes, como esta que sai por R$2999,00 e inclui o Pro Tools 11 na versão completa.

      http://www.quantastore.com.br/avid-eleven-rack.html#.U3pAkVhdVzM

      Se você encontrar um Pro Tools 9 por aí que a pessoa consiga transferir para sua conta na Avid ou então que ela te dê a conta dela com o Pro Tools dentro, o upgrade fica por R$ 1400,00 mais ou menos, veja aqui:

      http://www.quantastore.com.br/avid-up-pro-tools-9-para-pro-tools-11.html#.U3pA_lhdVzM

      Importante: Para você conseguir fazer o upgrade do Pro Tools é necessário que a licença da versão anterior esteja em sua conta da Avid e iLok ou que você tenha essas contas onde o Pro Tools foi registrado. Abs.

      Excluir
  25. Boa tarde ,não consigo instalar o programa evil pro tools Express no meu xp ,pois dà uma mensagem que meu sistema operacional não é adequado para executar ,oque eu faço me ajudem pois os outros pacotes de programas eu jà instalei só falta o de gravação de voz ...tenho 2 gigas de ram e 500 de hd é um asus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, qual sistema operacional você tem? Há uma lista de compatibilidades no link abaixo, verifique o correto:

      http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/Download/Pro-Tools-Express-10-3-4-Downloads

      Excluir
  26. Olá Daniel! Após realizar uma gravação, gostaria de escutar o que gravei. Porém, tenho fones USB e não P10 como exige minha M-Track Plus. Acredito que o output esteja na interface. Gostaria de saber se há alguma forma de mapear essa saída para este dispositivo externo (fones USB). Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou usando Pro Tools 10.

      Excluir
    2. Olá, se você está no Mac os X é possível sim através de um aggregate device, mas no Windows não é possível. Abs.

      Excluir
  27. Ola Daniel tudo bem?

    Acabo de adquirir uma Mbox MIni e ja tenho instalado o Protools LE em um IMAC, ele abre perfeitamente mas de vez em quando ele da uma travada, vc sabe me dizer se essa placa de som roda bem essa versao do Protools LE ou é recomendado utilizar o Protools Express que vem com ele?

    Obrigado!

    VERSAO DA MBOX MINI:
    http://im4.woodbrass.com/images/woodbrass/SIBELIUS+7+MBOX-4.JPG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, é para rodar perfeitamente, tanto a azul (Mbox mini 2) como a cinza (Mbox mini 3). O fato de travar não tem relação com a interface e sim com outra coisa, como a velocidade de acesso do HD, quantidade de memória, quantidade de plug-ins em uso e mais uma lista de pelo menos 20 coisas. Eu sugiro que você faça o seguinte teste: Crie um novo usuário na sua máquina com privilégios de administrador. Faça login nesse usuário e tente usar o Pro Tools. Se ficar melhor significa que é problema de preferências. Se não mudar nada provavelmente é problema de software, daí recomendo reinstalar o Pro Tools e os drivers. Abração.

      Excluir
  28. Ola Daniel, tudo bem? Voce saberia me dizer da diferença de output de video do protools 11 para o protools HD. Quando coloco um video na timeline, o preto fica mais para um cinza escuro (no 11) enquanto no HD ele fica preto mesmo. Isso me atrapalha pois esse video estou mandando para um painel de LED e o cinza deixe o painel um pouco aceso, quando era para ele estar totalmente apagado. Sabe se consigo alguma configuração para acabar com isso? obrigado. (tenho um PT11 e o HD tem um demo para testes)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayton, o Pro Tools 11 tem a nova Video Engine oriunda do Media Composer que é melhor que a versão anterior. Qual hardware você está usando para sair o vídeo do Pro Tools? Se você estiver usando o Nitris DX você pode calibrar os ganhos na janela Video Output Tool, na aba Calibration. Caso contrário, verifique se a qualidade do vídeo está definida corretamente na caixa de qualidade na pista de vídeo. Fora isso não consigo pensar em mais nada. Abs.

      Excluir
    2. Oi Daniel, não estou usando hardware, apenas a janela de video do próprio protools...jogo para a segunda tela através do thunderbolt e pronto. O que reparei de ontem pra hoje é que, independente de estar com video ou não, a janela de video já fica com esse tom cinza (no PT11). Vou mandar um email com um print disso. Valeu!

      Excluir
    3. Oi Calyton, vi seu email e as imagens. Ou o meu monitor é muito ruim ou você está sendo muito exigente, hahahaha! Eu não percebi diferença nenhuma, mas entendo o seu questionamento. Como você está usando duas fontes diferentes para monitoração de vídeo (tela do mac e monitor externo) é natura;l que eles sejam diferentes, portanto eu sugiro que você ajuste a saída do monitor externo via thunderbolt no painel de preferências do mac, use o expert mode. Dificilmente isso é algum problema do software. Na verdade a Video Engine do 11 é melhor, então pode ser que você achava que o preto era preto no HD, mas na verdade não era, assim dá para você ajustar perfeitamente agora e ter certeza que está tudo ok. Abs.

      Excluir
  29. Olá Daniel, comprei o seu livro mas ainda não pude usufruir do mesmo, pq simplesmente não consigo instalar o Pró tools express que veio com minha interface. Quando chega ao fim download aparece a seguinte mens: Não foi possível gravar o arquivo, pro tools express 10 image not recognized. Consegue me ajudar, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incompatibilidade é provavelmente a questão. Verifique qual é o seu sistema operacional e baixe a versão adequada. Abs.

      Excluir
  30. Daniel, andei pesquisando por alto.... O problema pode ser com o sistema operacional Mavericks que não compatível com o PT express?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o PT Express não é compatível com o Mavericks, a versão 10.3.4 é compatível com até o OS X 10.8.3 por enquanto. Abs.

      Excluir
  31. Ola Daniel, estou comprando o Pro Tools 9 MP original com Ilok, gostaria de saber se ele funciona no Mac OSX Mountain Lion e Mavericks, eu uso uma MBox Pro 3 da Avid…
    Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, só até o Snow Leopard é garantido. Abs.

      Excluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Olá Daniel
    Comprei um M-Audio Track Plus, e estou tendo dificuldades para completar a instalação do Pro Tools Express. Segui os passos através do link
    http://www.youtube.com/watch?v=b5iV9h3ilxg
    Cheguei a abrir a conta no Avid, e quando fui acessar o Avid Software Activation and Download, para registrar a senha Authorization Code, que recebi num cartão junto com o programa, e habilitá-lo para uso, abre-se uma janela de Error, com o seguinte teor:
    The following information is meant for the website developer for debugging purposes.

    Error Occurred While Processing Request
    Cannot find '' key in structure.
    The specified key, '', does not exist in the structure.

    O QUE FAÇO PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA? TENTEI ATÉ ENCERRAR A CONTA, E REABRÍ-LA PRÁ VER SE FUNCIONAVA, MAS NÃO ENCONTREI NENHUM ATALHO... AGUARDO UMA DICA. OBRIGADO
    ALEXANDRE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre, desconheço esse erro, mas me parece problema de sistema operacional, uma formatada e reinstalada deve resolver...Abs.

      Excluir
  34. Consegui resolver o problema anterior, da licença do iLOK. Só que agora o pro tools não abre e dá mensagem de erro de sistema (falta de MFC80U.DLL). Busquei a solução na microsoft, baixei e executei, mas não resolveu. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandro... esta dando o mesmo erro na hora da ativação... como você consertou?

      Beto

      Excluir
    2. Oi Beto
      Cara, realmente não sei como, mas insisti várias vezes, fazendo os mesmos passos, até que uma hora rolou. Uma coisa que chamou a atenção foi que cliquei no endereço https://www.avid.com/BR/account/activation e adiantava os passos e não rolava. Como o endereço ficou na memoria, sempre entrava no mesmo. Uma hora, resolvi limpar, e usar só o end como o acima descrito, e funcionou! Não deveria fazer diferença, mas fez.... sei lá porque. Infelizmente, ainda não consegui superar a etapa do outro problema (falta de MFC80U.DLL), tentei baixar e não tem funcionado.

      Excluir
    3. Olá, só uma sugestão: crie um novo usuário com privilégios de administrador, faça o login por ele e tente rodar, se não funcionar é pau do sistema mesmo e só uma formatada e reinstalada pode resolver. Abs.

      Excluir
  35. BOM DIA AMIGO DANIEL,,SOU ZÉLUIS COMPOSITOR,,QUERO MONTAR UM HOME ESTUDIO,MAIS OU MENOS,,ME DIGA QUE INTERFACE,E QUE MESA DE SOM DEVOU USAR?comprei uma m-track...MEU PC É;;TEM 8 G,DE MEMORIA.PROCESSADOR,AMD DE;6 NÚCLEO 2,8 CADA NÚCLEO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, interface de áudio substitui a mesa de som convencional, mas há mesas de som quem também são interfaces de áudio. Se você está mais acostumado com mesa de som e quer usá-la para gravar eu fortemente indico uma mesa de som que também seja interface de áudio como o PreSonus StudioLive. A menorzinha e muito bacana é a 16.0.2 que tem 12 pré-amplificadores e 16 canais, permitindo a você gravar 16 fontes sonoras independentes no computador. Além disso você pode levar ela ao show e usá-la para fazer o PA ou Monitor. Tem versões com 16 pré-amplificadores, 24 e 32 também, dependendo do tamanho da sua necessidade. Fora ela qualquer computador moderno está apto a rodar softwares de gravação ponrtanto não há muito o que dizer sobre isso a não ser a eterna máximo: quanto mais, melhor (Ram, processador, etc...). Você também vai precisar de um fone de ouvido ou par de caixas para monitorar o sinal vindo do computador, há inúmeras por aí e a própria PreSonus tem produtos interessantes, como a linha Eris de caixas de som para monitoração. Um abraço.

      Excluir
  36. Olá Daniel! Estou desesperado, pois meu Pro Tools M Powered 7.3 não está reconhecendo minha nova placa M Track Plus!!!! Estou começando a produção do meu novo cd e não sei o que faço! Antes rodava perfeitamente com o Win XP e minha antiga Audiophile usb... Mas ela queimou e com essa nova não funciona de jeito nenhum!!!! Fiz upgrade para Win 7 Ultimate e nada! Meu pc é um Semprom 3.2 com 1,8 Gb... inclusive tentei instalar o Pro Tools Express que vem com a placa e tb não aceitou, já que a máquina está com menos de 2 Gb de Ram... Pergunto, o que faço???? 16 pistas de áudio não me atendem, então pensei colocar 8 Gb de Ram e instalar o Pro Tools 10. Será que ele rodará adequadamente com esse upgrade de memória e com essa M Track Plus que acabei de conprar??? Estou enrascado e preciso de sua ajuda! RS!
    Desde já agradeço! Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudio, bem, temos alguns pontos a esclarecer:

      1. O mínimo é 2Gb de RAM.
      2. O M-Powered 7 não é compatível com sua interface.
      3. O Pro Tools 10 é compatível com sua interface.

      Eu sugiro você instalar o Pro Tools 10 e trabalhar com ele, Abs.

      Excluir
  37. Oi Daniel, tudo bem?Meu nome é Marcelo Karyki, uso o PT 10.3.9 em um Mac Pro. Vc poderia me dizer, por favor, onde o PT guarda os arquivos MIDI que utilizamos nas gravações?Obrigado meu velho. Abraços e Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marcelo, os arquivos MIDI ficam incorporados dentro da própria sessão. Se você precisar de arquivos MIDI "soltos" você pode selecionar o canal MIDI e exportá-los como arquivos MIDI do tipo 1 e 2 a partir do Menu File. Abs.

      Excluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Bom dia, eu queria saber sobre a instalação do "Pro Tools Express"...
    Se eu instalar o programa em um notebook eu poderei instalar em outro Pc também ou só posso ter apenas uma instalação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode instalar em quantos computadores quiser, contanto que você use o ilok e uma interface compatível. Abs.

      Excluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde, Daniel; Estou tentando instalar o Pro Tools Express e aparece uma mensagem de "erro 2753 The file mmerefresh.exe is not marked for installation". tenho um notebook com Windows 8.
    Você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o Express não funciona no Windows 8, ainda...Abs.

      Excluir
  43. Boa noite, mano!
    Quando abro o PT Express ele pede o hardware(no caso a interface, né?).
    Sabe dizer se ele só funciona se eu estiver com a minha m-track plus interligada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim, só funciona com o interface plugada e ativa no computador. Abs.

      Excluir
  44. Boa noite eu quero montar um homestudio e tenho pouco conhecimento na área estou querendo começar com uma M-track plus que já vem com PT express você poderia me informar se eu posso trabalhar com o ezdrummer no PT express obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilberto, O PT Express permite a instalação dep lug-ins, portanto dá para usar o EZDrummer, basta instalar a versão RTAS.A M-Track plus é uma boa opção. Compre um fone de ouvido legal também e um microfone a condensador de cápsula grande, como o NT1-A da Rode por exemplo, que tem excelente custo x benefício. Abs.

      Excluir
    2. Muito obrigado pelas informações,Aproveitando que você já deu uma dica sobre fone de ouvido e microfone seria possível você me informar um controlador midi?muito obrigado

      Excluir
    3. Oi Gilberto, controlador MIDI é uma questão de gosto. Eu usava um P-60 da Yamaha como controlador porque gostava da tecla de pisano dele, mas também uso um Novation SLMKII, que tem teclas italianas da Fatar e ainda tem bastante recursos de controle, como knobs e faders. Novation não tem erro, todos são excelentes. M-Audio também é uma marca com bons produtos e preços acessíveis, mas eu recomendo você testar eles antes de comprar, porque o feeling é tudo. Um abraço.

      Excluir
    4. muito obrigado pelas informações valeu muito mesmo

      Excluir
  45. ola daniel ... eu possuo ma MBOX 3 PRO, roda o PT 10 HD ? OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Não roda. Apenas a versão 10 normal. A vers!ao HD roda apenas com as placas HD Abs.

      Excluir
  46. ola daniel… tenho uma profire 2626, pro tools mpowered 8 rodando num mac mini i5, 8gb ram.. quando tem bastante canais na mix, da alguns cliks e estalos AS VEZES, no painel de System Usage nao esta alto o processamento… o que poderia ser?? sera configuracao??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vá no menu Setup > Playback engine do Pro Tools e aumente o buffersize. Se não funcionar ponha no máximo. Se ainda não funcionar verifique se há algum problema de sincronismo de clock com outros equipamentos digitais. Um deles tem que ser o Master e o outro o slave. Abs.

      Excluir
  47. ola Daniel...estou tentandoo ativar o ilok para usar pro tools express..fiz todos os passos do vídeo de instrução, porem, após fazer minha conta no site da avid, vou fazer o download e activate, o site da um erro ...(The web site you are accessing has experienced an unexpected error.
    Please contact the website administrator.) se puder me ajudar agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jonatas, pode ser que o site da avid esteja fora ou seu cache esteja com problema. Limpe o cache do seu browser e tente de novo, se não funcionar espere um pouco que o site volta. Tente outro navegador também. Abs.

      Excluir
  48. Resolvi Daniel, obrigado... Gostaria de saber sua opinião, vale a pena trocar o sonar x2 pelo pro tools express mesmo com suas limitações? E poderia me dizer como faço para exportar todas as tracks gravadas para um audio em formato wav no pro tools? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonatas, que bom! O Pro Tools Express é limitado e em algum momento vai ficar pequeno para você. eu sugiro que você use ele até o máximo e quando perceber que não está dando mais é a hora do upgrade para a versão plena. O X2 é um grande software e foi no cakewalk que eu comecei. Sinceramente eu acho que software é questão de gosto pessoal, pois cada um oferece um diferencial que se encaixa nos moldes de cada pessoa. Emt ermos de qualidade de som, todos são muito parecidos e só um aparelho de meição conseguiria distinguir diferençãs sônicas, se é que elas existam. Abração.

      Excluir
  49. Entendi, vou seguir seus coselhos, muito obrigado Daniel e parabéns pelo trabalho, é muito importante para iniciantes no audio como eu a ajuda de pessoas om experiencia como a sua!

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. adquiri uma Mbox com o Protools express, fiz todos os processos de registro e instalação,mas quando vou executar o programa ele abre rapidamente e fecha. pode ajudar a sanar esse problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Colega, muito vaga a sua descrição, podem ser inúmeras coisas. Eu sugiro que você comece verificando o tipo de sistema operacional. Esse tem que ser Windows Home Premium, Professional ou Ultimate ou Mac os X 10.7 em diante. Depois verifique os privilégios de administrador. Depois crie uma conta nova de usuário e faça o login por ela. Se nada disso funcionar reinstale tudo. Qualquer coisa me escreve de novo. Abs.

      Excluir
  52. Daniel tudo bem? se não for incomdo tenho mais duas duvidas...para adquirir outro pro tools posso usar o mesmo ilok do express?....e eu não consigo encontrar o plugin BOOM no meu pro tools express, será que esta desbilitado ou algo do tipo? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonatas, se for o ilok 2 (o preto) funciona sim). O Boom fica na pasta plug-ins instruments. Se não estiver lá ele não foi instalado, verificar o processo de instalação novamente. Abs.

      Excluir
  53. OLÁ DANIEL, TENHO UMA DÚVIDA, EU USO O PRO TOOLS 10.9.10 E UMA INTERFACE MBOX 3, PORÉM QUERIA SABER SE AO CONFIGURAR A PLACA EM RELAÇÃO AO SAMPLE RATE EU DEIXO EM 44.1 KHZ OU 48 KHZ E EM CLOCK SOURCE EU DEIXO EM INTERNAL OU S/PDIF??? AGUARDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rony, pense assim: Se o resultado final for música então use 44.1kHz ou seus múltiplos. Se o resultado for música para vídeo use 48kHz e seus múltiplos. Clock source sempre em internal quando há apenas a interface, se houver algum equipamento digital externo você tem que sincronizar ambos sendo que um deles deve ser o internal e o outro o external configurado para ouvir o clock pela porta digital (S/Pdif ou ADAT) ou Wordclock BNC. Abs.

      Excluir
  54. MEU PRO TOOLS ESTÁ FOI COMPRADO COM ILOK E TUDO, LICENCIADO. PORÉM ESTAVA DANDO UM SEGUINTE ERRO, TIPO AO INSERIR O REVERB POR EXEMPLO APOS DEIXA EM MEDIUM OU PLATE MEDIUM, SALVO E APÓS REENICIAR O PROJETO ELE VOLTAVA PRA HARD E AS CORES SALVAS NA PISTA SOMI DA PARTE DA MIX. O QUE PODE SER ISSO? USO UM DELL 16 GB, CORE I7, MAQUINA DE JOGOS APROPIADA, NAO TRAVA, POREM USO O WINDOWS 8.1. AGUARO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rony, nunca ouvi falar desse erro, mas deve ser um Bug. O Pro tools é extra-oficial? Abs!

      Excluir
    2. REALMENTE ERA UM BUG. USO O PT 10.9.10 COM ILOK 2 "PRETO". PORÉM TENHO O 11 E NÃO USO DEVIDO AS PLUGINS DA WAVE.. SABE INFORMAR SE JÁ TEM TODOS OS PLUGINS DA WAVE EM AAX? E QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE AMBAS, 10 E 11?

      Excluir
    3. Oi Rony, legal. Os plug-ins da Waves estão saindo todos em AAX de 64Bits, mas apenas na versão Native, que usa o processamento do computador. Não haverá plug-ins AAX DSP, pois a Waves tem um hardware específico com seus próprios DSPs, incluindo os DIGIGRID. Plug-ins da versão 10 são 32Bits, enquanto que os para a versão 11 são 64Bits, portanto a velocidade de processamento e o uso de memória RAM é muito mais eficiente nos plug-ins AAX de 64Bits. Abs.

      Excluir
  55. Comprei uma AKAI EIE PRO e veio com o protools express e o ilok mas não consigo fazer funcionar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Benjamin, me forneça mais detalhes...

      Excluir
  56. Boa tarde o pro tools express funciona nasInterface de Áudio Focusrite Scarlett 2i4 ou só nas interface MBOX e M-track? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilberto, Não funciona, apenas nas interfaces homologadas oficialmente pela Avid. Abs.

      Excluir
  57. Muito obrigado pela informação

    ResponderExcluir
  58. Ola Daniel, eu instalei o pro tolls 10, mas quando o inicio aparece essa mensagem: "Unable to locate hardware. Make sure your hardware is connected and turned on. Click OK when the hardware is ready" o que devo fazer para ele funcionar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, está faltando a interface de áudio. Você precisa de ao menos uma interface rodando ASIO (Windows) ou CoreAudio (OSX). Abs.

      Excluir
  59. ola amigo instaleu o protoosl 10.3.8; quando vou abrir aparece essa mensagem cliko em ok ele fecha
    pro tools has an unrecognized component and must now exit

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, geralemente isso é problema de instalação. Reinstale o Pro Tools. Abs.

      Excluir
  60. ola amigo instaleu o protoosl 10.3.8; quando vou abrir aparece essa mensagem cliko em ok ele fecha
    pro tools has an unrecognized component and must now exit

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, geralemente isso é problema de instalação. Reinstale o Pro Tools. Abs.

      Excluir
  61. Como resolver erro 2753 mmerefresh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desinstale o MMErefresh.exe e instale-o de novo. Abs.

      Excluir
  62. Boa terda Então o meu pro tools e o Express nao consigo instalar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o que acontece? Qual seu sistema operacional e sua interface? Abs.

      Excluir
  63. Boa terda Então o meu pro tools e o Express nao consigo instalar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o que acontece? Qual seu sistema operacional e sua interface? Abs.

      Excluir
  64. Como resolver erro 2753 mmerefresh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desinstale o MMErefresh.exe e instale-o de novo. Abs.

      Excluir
  65. olá Daniel.Estou com problemas para usar o pro tools express que vem junto com o fast track interface.Até uma semana atrás estava usando normalmente, só que de uns dias pra cá começou a aparecer uma msg que pedi para inserir o ilok e reiniciar o programa, só que já fiz isso várias vezes e continua o problema.tens alguma dica?Seria por causa do Manager da licença??obrigado, Antonio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se o ilok acende. Se não acende é porque ele quebrou... Se acende Instale o license manager atualizado do site ilok.com. Abs.

      Excluir
  66. bom dia
    instalei o manager license, pois o pendrive acende normalmente.
    Só que agora aparece uma mensagem dizendo para ligar o hardware e me certificar que está ligado antes de continuar, o que seria ligar o hardware??.Mas uma coisa, tenho que ativar alguma licença no license manager??pois terei q procurar as senhas de ativação.abss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Toni, significa que vc tem que ter uma interface de áudio funcionando. Sim você tem que registrar seu produto no site da AVID e pedir a transferência da licença caso ela não apareça no License Manager. Abs.

      Excluir
  67. comprei o seu livro agora e vou começar a ler

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. Olá Daniel, estou com problemas na hora de gravar com click, pois ele está sendo gravado junto na track. o que fazer????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é típico de vazamento. Desligue as caixas de som e use fones de ouvido bem fechados e com o som não muito alto. Abs.

      Excluir
    2. Olá Daniel boa noite! Comprei uma M-TRACK PLUS e ela veio com o PRO TOOLS EXPRESS logo depois a avid me disponibilizou uma versão mais recente o PRO TOOLS first , só tem um porém quando faço uma gravação fica dando estalos e minúsculas falhas! O que fazer me ajude

      Excluir
    3. Oi Nilson, Esses estalinhos podem ser HD lento, clock entre interfaces digitais errado ou buffersize pequeno. Se o HD for lento, ou estiver particionado, troque-o por outro ou desparticione-o. Se tiver mais de uma interface de áudio sincronize o clock delas deixando uma master e a outra slave. Se fou buffersize vá em setup > playback Engine e na caixa Optimize Engine for escolha Playback, para ter um buffer maior. Abs.

      Excluir
  71. danile mt bom seu blog / site....então me ajuda com uma coisa...como reseto a mesa do pro tools 10 hd?
    faço isso no cubase mas não sei no protools...digo apagar todos plug-ins e volumes

    ResponderExcluir
  72. olá daniel
    instalei o pro tools first, e junto com a interface fasttrack consegui gravar...só que agora não estou mais conseguindo..
    nao está aparecendo o link "interface" ativo , para selecionar o canal.
    toni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A interface deve ter saído da configuração em Playback engine. Vá lá no menu setup e verifique. Abs.

      Excluir
  73. Olá amigo, gostaria de uma ajuda sua se possível.
    Comprei o Protools express sem placa de áudio de um rapaz da internete.
    Gostaria de saber se tem como eu usar com minha placa de áudio FA-66 da roland ?

    vou usar no sistema do mac EL capitan, será que é compatível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, não funciona. O Pro Tools express somente funciona com interfaces de áudio selecionadas pela Avid e também não é compatível com o El Capitán. Abs.

      Excluir
  74. Olá Daniel!
    Queria tirar uma dúvida se possível!
    Tenho pro tools 10 com uma conta ilok instalada no computador.
    Ganhei uma versão do pro tools - licença perpetua com plano de upgrade anual e suporte que vem com ilok. Gostaria de saber então como proceder para passar para a v12 sem perder a minha conta com Pt10. E também se tenho como ter 2 iloks no mesmo computador. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode ter 2 iloks no mesmo computador sim. Você pode por a licença do 12 no seu ilok novo e manter a do 10 no velho que provavelmente é o ilok antigo, já incompatível com a nova versão do Pro Tools. Se for a versão nova, pode deixar todas as autorizações no mesmo ilok, basta plugá-los na máquina e arrastar as licenças no ilok manager. Abs.

      Excluir
  75. Gosto de você porque é objetivo. Mas eu gostaria de saber como gravar com teclado arranjador no Pro Toos 10. eu não consigo e o microfone também. Estou pegando pela primeira vez no programa. Obrigado. Meu nome é: Benedito Resque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Benedito, obrigado. Para você o ideal era fazer um curso comigo online ou comprar o meu livro. Abs!

      Aqui está o link para as duas opções:

      Curso:
      http://danielraizer.mercadoshops.com.br/4h-de-curso-de-pro-tools-inclui-livro-29377178xJM

      Livro:
      http://danielraizer.mercadoshops.com.br/livro-como-fazer-musica-com-pro-tools-2a-ed-autografado-26761978xJM

      Excluir
  76. olá daniel
    Porque que quando vou gravar com o pro tools first junto com o fast track, não consigo reconhecer o mic que está no fastrack, e sim, somente o do computador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Toni, você precisa ajustar primeiro a sua interface de áudio. Vá no menu Hardware e defina sua interface como entrada e saída. Depois em cada pista selecione a entrada e saída adequadamente. Abs.

      Excluir
  77. Olá Daniel boa noite. Comprei um Pro Tools 8.5 expresso e ao instalar aparece a mensagem " Unable to locate Digidesign Hardware make.... O que significa e se só roda se eu tiver uma interfafe M-Audio? meu email gilbarata@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, isso mesmo, essa versão é fechada para algumas interfaces da M-Audio ou Avid. Abs.

      Excluir
  78. Anônimo28/1/16

    Olá Daniel, bom dia! Recentemente voltei a usar minha Fast track 2 (M-Audio), que vem acompanhada do Pro Tools Essentials, limitado, como você mesmo disse. Gostaria de saber se é possível fazer um update ou comprar um Ilok para usar todas as funções? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guto, tem update de Pro Tools com desconto, procure pela Quanta, que distribui esse produto no Brasil ou compre direto da loja da AVID se possuir um cartão internacional com endereço internacional. O Ilok não serve de nada sem a licença. Se você comprar somente a licença vai precisar de um ilok novo para por dentro. Abs.

      Excluir
  79. boa tarde Daniel, comprei uma m track da m audio vem com ilok mais nao consegui baixar alicença ,nao estou conseguindo usa-lo sabe algum video explicativo em portuges para me indicar>>>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você precisa registrar e a ativação vem na sua conta de email. Abs.

      Excluir
  80. Bom dia Daniel
    Tenho o pro tools express que veio junto com minha M TRACK. Mas tenho que reiniciar o pro tools varias vezes, pois fica dando uns estalos e depois não sia som...se ele iniciar em "creat session from template" ele não toca...só se iniciar em "open session"...mas só após várias tentativas....o que pode ser?
    Abraço

    Wildson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, está com cara de incompatibilidade de sistema e versão de Pro Tools, dá uma olhada na tabela em meu blog.

      http://danielraizer.blogspot.com.br/2015/11/tabela-de-compatibilidade-de-pro-tools.html

      Excluir
    2. Olá Daniel. Obrigado pela resposta. Na verdade o que estava acontecendo é que estava usando o drive ASIO4ALL. Dai abaixei o drive da M-AUDIO da M-TRACK e deu certo. Coloquei este drive como audio do sistema operacional e acabou o problema. Talvez isso possa ajudar outras pessoas que têm o mesmo problema. Abaixei o software no site da m-audio.
      Grande abraço

      Excluir
  81. bom dia daniel raizer? vc pode me ajudar a mudar a linguagem do pro tools para portugues?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Toninho, vá em Setup / Preferences / Display / Languages e escolha uma língua. Abs.

      Excluir
  82. ola daniel comprei um pro tools express mais tenho um software de um pro tools 11.
    sera que é compatível eu tenho que ter mesmo um software de pro tools express?
    Brigado.

    ResponderExcluir
  83. ola daniel, tenho uma mbox mini e o os x sierra é impossível instalar nele? obrigado

    ResponderExcluir
  84. Ola Daniel sou iniciante no universo de produção musical e onde moro as informações que consigo são através de pesquisas na internet eu tenho o pro tools first gostaria se possível você me informar se da pra abrir o kontakt5 no pro tools first no mais obrigado pra complementar o ezdrummer e melodyne também

    ResponderExcluir
  85. Ola daniel, comprei o express e veio tudo certinho, porem nao estou conseguindo rodar o programa pq da um erro solicitando q eu coloque o ilok (porem ele ja esta plugado). Consgeue me ajudar? Wpp 4792589658 email fernandesmalinski@gmail.com

    ResponderExcluir
  86. e aí cara, blz... seguinte, tenho o ilok 2 e o pro tools express que veio numa m track plus que adquirir, tem como usar o mesmo 'ilok 2' em outro PT, EX o PT10?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com a mesma dúvida. Conseguiu descobrir ?

      Excluir
  87. olá Daniel! comprei uma mbox mini 3g, mas na hora de instalar o driver dela no meu Windows 10, aparece "error 1935..." vc sabe oque pode ser ?? obrigado e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  88. boas Daniel...eu tenho uma Akai pro, com o pro tools express, tenho conta no avid com a ilok ativada, mas não consigo sacar os instrumentos virtuais

    ResponderExcluir
  89. BOA TARDE. ESTOU COM UM PROBLEMA NO PRO TOOLS 10. AO INICIAR ANTES DE TER MINAR DE CARREGAR APARECE UM ERRO QUE NÃO ME LEMBRO O NÚMERO AGORA MAIS RESUMINDO PEDE PARA RESSETAR O BUFFER SIZE NAS PREFERÊNCIAS. VOCÊ PODERIA ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
  90. Sabe me responder porque toda vez que exporto em 5.1 ele vem com o volume mais baixo e quando exporto somente a caixa frontal que seria a voz ele vem mais alto, sendo que ambas estão no mesmo volume dentro da mixagem.

    ResponderExcluir
  91. Anônimo20/4/22

    Blog Do Daniel Raizer: Pro Tools Express? >>>>> Download Now

    >>>>> Download Full

    Blog Do Daniel Raizer: Pro Tools Express? >>>>> Download LINK

    >>>>> Download Now

    Blog Do Daniel Raizer: Pro Tools Express? >>>>> Download Full

    >>>>> Download LINK K6

    ResponderExcluir