BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Como fazer música com o Pro Tools


Atenção: Edição Esgotada! Aguarde a 2a. Edição em breve!

Taí pessoal! Agora não tem mais como ficar olhando para o teto no homestudio!

Ainda está disponível nas prateleiras o meu livro sobre o Pro Tools, o melhor software de gravação de áudio do mundo, não que eu queira influenciar, mas é no mínimo o mais usado. Pense bem: Se o Pro Tools é o mais usado ele não deve ser o melhor?

Engraçado, não havia nenhum livro em português sobre o Pro Tools que tivesse uma abordagem mais didática, com capítulos ensinando como é que se faz realmente algumas das atividades mais importantes quando criamos música no estilo clique aqui e depois aqui...

Neste livro você vai saber como ajustar o computador para áudio, como que funcionam as telas do Pro Tools, quais são as ferramentas mais importantes e, acima de tudo, como fazer para gravar áudio, gravar MIDI, mixar com plug-ins de efeitos, transformar a música em um arquivo mp3 e muito mais coisas.

O talentoso e respeitado engenheiro de áudio Fábio Henriques foi quem escreveu o prefácio - somos amigos para sempre agora! recomendo qualquer um dos seus livros: Guia de Mixagem 1 e 2, à venda também no site da minha mesma editora (continue lendo!).

O livro é leve, fácil de entender e totalmente ilustrado. Para adquirí-lo basta visitar o site da Quantastore ou da própria editora: Áudio, Música e Tecnologia.

23 comentários:

  1. oi Daniel, ja vou log dizendo que mesmo sem te conhecer, ou memso, ainda ter lido uma palavra do seu livro, te admiro, por que?Vc domina um programa que SEMPRE quiz aprender, mas por, antes, ter que usar placa externa, nunca pude usar, mas agora, que roda até com Asio, ja instalei o PT9, 0800 claro, e quero comprar teu livro pra estudar, e como ja comprei o manual traduzido de uma empresa ai, será só alegria, mas tenho uma duvida do tamanho do livro, medidas, abraços !

    ResponderExcluir
  2. Oi Ronaldo, Obrigado pelos elogios. Espero que você consiga dominar também este software e um dia ter os melhorese conversores para poder registrar de foram profissional as suas músicas. Espero também que meu livro lhe sirva bem, você pode encomendá-lo direto do site da Quanta store ou da Musitec, segue os links:

    https://quantastore.com.br/video-aula/138-livro-como-fazer-musica-com-o-pro-tools.html

    http://www.musitec.com.br/loja/produto.asp?catID=1&subCatID=1&cod=1171

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Olá João, obrigado pelas palavras e por escolher minha videoaula. Não há um lugar sequer que pode tirar todas as suas dúvidas. Nem site, nem livro e nem o próprio manual do Pro Tools que tem mais de 1300 páginas. Esse aprendizado é um pouco lento e composto de várias fontes. O meu livro é com certeza uma boa ajuda, contendo dicas diversas, mas também não é a ferramenta definitiva de todas as respostas e baseia-se em grande parte na videoaula, só que sobre a versão 8 e suas modificações. O Pro Tools não tem um afinador de voz nativo, apesar de podermos fazer correções usando o elastic pitch, no entanto, no pacote encontra-se o melodyne uno, que ajuda na correção, mas tem uso externo ao software. Na revista Audio, Música e Tecnologia eu falei um pouco do Beat Detective nas edições passadas e tem também um post aqui no bolg sobre ele, mas posso colocar aqui um pouco mais de informações nos próximos dias. Abração!

    ResponderExcluir
  4. O Link para o post do Beat Detective:

    http://danielraizer.blogspot.com/2010/08/pro-tools-beat-detective.html

    ResponderExcluir
  5. Sou tecladista amador ( korg m3, pc3x) estou montando um home. . . Comprei a mbox pro digidesign com PT LE , ONDE ACHO sua video aula? O livro ja encontrei. . . vc tem algum contato telefonico?

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Obrigado or comprar meu livro, espero que esteja sendo útil. Você pode achar as minhas videoaulas aqui:

    https://www.quantastore.com.br/100-video-aulas

    Abs.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo23/7/11

    Daniel seu livro Como fazer música com o Pro Tools ´eaplicável no Pro tools 9?

    ResponderExcluir
  8. Olá! É sim. Existem várias informações pertinentes que podem ser utilizadas em qualquer edição do software. O Pro Tools 9 tem algumas modificações que obviamente não existiam quando lancei o livro sobre o 8.
    Bom proveito e aproveita que é fim de edição e está mais barato.
    Abs.

    ResponderExcluir
  9. Rei/SP3/8/11

    Infelizmente não tem mais o livro na Quanta Store - "indisponível".

    ResponderExcluir
  10. Opa, então pode pedir no link abaixo, direto na editora:

    http://www.musitec.com.br/loja/produto.asp?catID=1&subCatID=1&cod=1171

    abração.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6/5/12

    Bom dia Daniel, nos conhecemos na SERENATA em 2006 durante uma passagem sua por la lembra? Bom, depois de um tempo fora do audio estou retornando e precisando de uma reciclagem, vou comprar o livro e queria ver umas outras dicas com vc mais pra frente ok?? Valeu brother!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evandro, lembro sim de você. Lembro até que chegamos a fezer um hip-hop lá muito legal. Fique à vontade para entrar em contato quando quiser. Abração e força ae.

      Excluir
  12. Anônimo24/6/12

    Olá Daniel tudo bem ?
    Adquiri recentemente a tascam dm 3200...
    vc poderia dar umas dicas sobre a mesa....
    obrigado
    abração
    José Cardoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José,

      eu fiz um manual rápido dela em português para a Quanta que vai junto com a mesa. Caso vc não tenha recebido ele me mande seu email que eu mando um pdf pra vc. Abs.

      Excluir
  13. daniel não estou conseguindo comprar o seu livro, por favor me passe um contato pelo amor de deus kkkkk, ja estou perdendo tempo kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega, meu livro está esgotado no momento. Sorry!

      Excluir
  14. Boa noite Daniel Raizer, gostei de ler seus artigos.Estou tentando aprender um pouco sobre o Pro Tools teria possibilidades de enviar algum material ou até mesmo comprar seu livro?
    Pois desinstalei o software achei que fosse algum problema instalo e ele não abre.
    Conto com o seu conhecimento para poder aprender um pouco mais.
    Fico no aguardo, e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marciel, por enquanto meu livro está esgotado, mas aqui no blog tem várias dicas legais. Uma outra fonte interessante de assunto é a revista audio, música e tecnologia, onde eu escrevo só sobre Pro Tools. Procure no YouTube pela minha vídeo aula do Pro Tools que você vai encontrar todos os capítulos, fonte boa para dar uma base no assunto. Abraços.

      Excluir
  15. Como faço para comprar um livro? os sites não tem mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, logo teremos uma segunda edição, pois esta está esgotada. Abs.

      Excluir
  16. Meu caro, como faço pra adquirir o livro? Onde encontro, preço, etc...

    ResponderExcluir