BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

C ZOO

2000
Grafite em papel A4

14 comentários:

  1. Anônimo25/9/11

    Oi Daniel meu nome é Ailton eu que a duvida do bounce. No meu caso utilizo protools 8.0.5 com uma mesa mackie analógica, durante a mix o som sai com qualidade e ao efetuar o bounce que acho que é o correto o áudio sai abafado para baixo. para este caso utilizo a saida do bounce 1 e 2 analógica, poderia me instruir se é correto ? e me dar outras opções ? eu não entendi o informado por voce (((((( Olá colega, normalmente não se uso o bounce, fazendo-se a mixagem direto para um canal estéreo ativado para gravação. O Bounce é um processo interno, você deve selecionar o canal master por onde está saindo a mix, agora se você for fazer uma master externa o ideal é fazer o Bounce via S/PDIF ))))) obrigado

    ResponderExcluir
  2. Oi Ailton, obrigado por escolher esse lugar para perguntar... espero que tenha gostado da minha HQ.
    Então: O Bounce normalmente é feito referenciando-se um canal master, tipo o 1 e 2, que normalmente são as saídas 1 e 2 da placa de som, mas não precisa ter canal master e você pode escolher por onde vai sair o Bounce. Você deve ter um canal master na sessão que é o 1 e 2. Esse canal virtual do Pro Tools é o canal do Bounce (caso tenha sido escolhido). É por ele onde vai sair a mix final gerando um arquivo. Esse é um processo interno e não tem nada a ver com a saída propriamente dita. Tem muita gente que cria um canal de áudio normal no formato estéreo, daí roteia todos os canais para este (Via Bus), habilita o Rec desse canal e põe a sessão para gravar. No fim o canal vai ficar com dois arquivos mono, um para o canal esquerdo e outro para o direito, daí é só ir no menu da Region List e exportá-lo para um canal estéreo (stereo interleaved). Naquele link eu explico como é que se faz, mas aqui segue o como fazer:
    1. Selecione o arquivo na timeline e na Region List clique com o botão direito sobre ele (vai estar selecionado) e escolha a opção Export Region as File. No campo Format escolha Interleaved. Clique em Export. Esse método é o melhor para gerar arquivos de mixdown no Pro Tools. Esqueça o Bounce. Abração.

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniel .... estou querendo ligar ou sincronizar a 01v96 yamaha com a dig 002 rack, você pode me ajudar, já tentei de varias formas e não foi possivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ailton, sincronizar o clock ou usar a o1v como controladora do Pro Tools? O Clock deve ser feito via cabo óptico e uma delas deve ser a master e a outra a slave, escutando o clock que está vindo pela porta óptica. Se for usar a o1v como controladora você tem que ir em Peripherals e sincronizá-la via HUI. Abs.

      Excluir
  4. Ola Daniel. Comprei um teclado controlador M Audio keystudio e veio o Pro Tools SE. Instalo conforme orientação, como meu sistema é W8 a instalação é feita buscando a compatibilidade XP 3 Ao abrir o programa aparece a seguinte mensagem: "Coud not complete your request because acces violation occurres to read location: 0x11,845.A4F at adddres: 0x6E.DA5.74D: MSVCR.80.DLL
    Gostaria da sua preciosa ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, access violation é problema de código, a instalação foi corrompida ou o seu sistema está com problemas. Sugiro você criar um novo usuário com privilégios de administrador, fazer login neste e tentar rodar o Pro Tools por este usuário. Se não resolver somente uma formatação e reinstalação do OS e do Pro Tools. Abs.

      Excluir
  5. Daniel...estou com problema aqui e queria ver se voce poderia me ajudar...acabei de instalar o pro tools 10 hd 10.3.7 tenho uma profire 2626 nao sei oque acontece quando abro o pro tools 10 automaticamente meu bufer size da placa baixa pra 512 sendo que ela che ate os 4096...porem meu pro tools so consegue ir ate os 1024 de bufer size....sendo que no pro tools 7.4 eu conseguia trabalhar ate com 2048 de bufer size.. alguma luz ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse problema acontece quando o Windows segura o Buffersize. Vá nas configurações do sistema e tire a 2626 do painel de controle dos sons do Windows, deixando a interface interna, por exemplo. Dessa forma o Pro Tools fica "livre" para controlar o Buffer sizer. Cada versão permite um ajuste diferente, portanto a profundidade da versão 10, pode ser diferente da versão 7. Abs.

      Excluir
  6. Daniel, preciso saber como configurar minha BCF2000 na versão de Pro Tools compatível com o Panther.
    É que tenho uma DIGI001, Pro Tools LE 6.4, Mac OS 10.3, PowerMac G4, e uma BCF2000 que quero começar a usar.
    O que você me sugere?

    ResponderExcluir
  7. olá, essa configuração é meio complicada de fazer, melhor seria você adquirir um suporte técnico meu em minha loja para fazer,os juntos. Abs. danielraizer.mercadoshops.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Daniel! Primeiramente parabéns pelo trabalho, tenho acompanhado pela rede. Preciso de uma ajuda com urgência. Tenho uma dig 002 não consigo instalar ela no Windows 7 64bits...no pro tools 10, como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, instale o Pro Tools primeiro. Depois instale o driver da 002 daqui:

      http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/Download/Digi-002-003-Drivers

      Só isso.

      Abs.

      Excluir
  9. olá Daniel, recentemente adquiri um tascam dp008 e gostaria da sua ajuda, gravo voz e violão nele através dos próprios mics do aparelho,faço a voz em um take e os dois violões em mais dois takes, jogo pro estéreo um em cada lado e deixo a voz no centro, ajusto a mix toda pelos knobs mas quando gravo a master, a mesma fica baixa (volume) quando passo pro pc, como poderia melhorar essa questão? pois gostaria de postar os aúdios no soundcloud só que fica ruim pro pessoal ouvir sem fones de ouvidos por lá... grande abraço, curto muito o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de gravar exporte a música e abra-a em um outro track. Daí use o compressor para aumentar o volume dela reduzindo sua faixa dinâmica diminuindo o threshold. Abs.

      Excluir