BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Perguntas e Respostas

Use o campo de comentários deste post para poder perguntar.

392 comentários:

  1. Olá Daniel !

    Parabéns pela simpatia e profissionalismo.
    Acompanho seu trabalho desde da aquisição do vídeo "Reason básico", já há um bom tempo.

    Lendo sua última matéria sobre o Reason 5 na revista "Áudio Música & Tecnologia" me veio a seguinte dúvida:
    Com a possibilidade de captura e processamento de áudio nesta versão, entendo que a criação de samples pessoais tornou-se viável diretamente no Reason.
    Dessa forma, pergunto : Ainda se justifica a aquisição do Recycle ?

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Oswaldo! Obrigado pelas palavras gentis. Sua questão é muito pertinente. Tive a mesma impressão quando comecei a fazer os testes iniciais, mas vi que apenas os módulos Redrum, NN-XT, NN-19 e Kong é que têm o botão de gravação de samples, desse modo, no novo Dr. Octo Rex não tem como gravar samples e o resultado é: O Recycle é necessário ainda, mas se você quer um esquema "vapt-vupt" vá usando o editor de samples do Reason mesmo, porém fica mais difícil sincronizar os loops se tiver que mudar o andamento. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  3. BLZ DANIEL!

    SOU USUÁRIO NOVO DO PRO TOOLS 7.4 COM MINHA PLACA FAST TRACK DA M-AUDIO.
    COMPREI O SEU LIVRO DO PRO TOOLS E SOU ASSINANTE DA M&T E SEMPRE LEIO SUAS MATÉRIAS.

    ESTOU COM UMA DIFICULDADE COM EM ULTILIZAR O PRO TOOLS, POIS NÃO CONSIGO ALTERAR O VALOR DO PLAYBACK ENGINE (DA LATENCIA DA MINHA PLACA).

    ELE FICA SEMPRE COM O VALOR DE 128 E ISSO DIFICULTA MINHAS MIXAGENS, POIS O AUDIO COMEÇA A CLIPAR.

    ESTOU ULTILIZANDO A ULTIMA VERSÃO DO DRIVER DA PLACA DE SOM E MESMO ALTERANDO NO DRIVER DELA PARA UM VALOR MAIOR NO PRO TOOLS ELE PERMANEÇE EM 128.

    GOSTARIA DE SUA AJUDA!

    OBRIGADO!

    ABRAÇOS

    ANDRÉ

    ResponderExcluir
  4. Oi André, obrigado por comprar meu livro, espero que esteja lhe sendo ótil (mistura de ótimo com útil). Então, provavelmente sua interface de áudio deve estar configurada para ser o padrão no Windows. Vá lá nas propriedades do sistema e tira a Fast Track de lá, escolhendo outra opção, pois o sistema operacional bloqueia o buffersize. Use a placa de som interna no lugar. Resumindo: Não deixe a Fast Track como dispositivo de gravação nem de reprodução no sistema. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12/12/10

    "Liberdade, Igualdade e Fraternidade"
    ...creio que fica melhor assim.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, já arrumei!

    ResponderExcluir
  7. olá daniel, aprecio suas video aulas, e acho que esse canal ajudara muita gente que de alguma forma trabalha com esste assunto.

    Gostaria de saber se ha possibilidade de usar o reason 5 em rewire sendo que o meu windows é o 7 e é 64bit?

    ResponderExcluir
  8. Olá Osvaldo,

    Obrigado pelas palavras. Ainda não há suporte de Rewire em ambientes 64Bits. Quem sabe logo,logo...Abs.

    ResponderExcluir
  9. Olá Daniel
    Li sua matéria sobre Audiosuite e apesar de não usar o pro tools (acho muito dificil) ,sua visão sobre os plugins está correta.
    Parabens !!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Luis, obrigado por acompanhar as minhas matérias e pelo comentário. O Pro Tools na verdade é um dos softwares mais fáceis de usar, basta entender como ele funciona e você poderá trabalhar rapidamente e sem demora. A minha videoaula e livro podem te ajudar bastante.
    Visite o link abaixo para adquirir um dos dois, ou os dois.

    https://www.quantastore.com.br/56-cursos-video-aulas-livros

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Oi Daniel tudo blz?Parabéns pelo Blog.Estou querendo tirar uma duvida sobre o erro de cpu do Pro Tools hd 9.0.Tenho o Original com o upgrade para o 9.0.3 e continua com o erro de cpu overload.Na Pro Class informaram que ele veio com esse defeito.Uso um Imac.Vc sabe alguma coisa do pq ele saiu com esse defeito e se eles ja estão tentando arrumar isso?Um amigo meu tbm comprou o original e com o mesmo problema.Na internet e no youtube tem ate videos sobre o defeito.Se puder responder alguma coisa te agradeço.Parabéns pelo seu trabalho.Tenho suas video aulas do Reason e Pro Tools e são exelentes.Abç!!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos, obrigado.
    Então, não sei se isso é um bug do software, o erro -6011 (CPU Overload) é um dos clássicos e normalmente está relacionado à muitas coisas, algumas das causas e soluções são:
    1. Buffersize baixo: aumentar o buffersize(512 ou mais).
    2. Disco particionado : desparticionar o disco ou gravar na mesma partição onde o Pro Tools está instalado.
    3. Muitos plug-ins: Diminuir a quantidade.
    4. Preferências corrompidas: Primeiro delete a pasta Database presente em Mac HD > Library > Application Support > Digidesign. Em seguida clique em seu usuário (o ícone de casinha com seu nome no campo Places) e vá em Library > Preferences e delete o arquivo com.digidesign.ProTools.playlist (clique e arraste-o para a lixeira ou selecione-o e aperte delete com a tecla Command pressionada). Localize nesta mesma localização a pasta DAE Prefs e delete-a também. Delete também os arquivos DigiSetup.OSX e Pro Tools Prefs.
    Limpe a lixeira e abra o Pro Tools. Vai demorar mais do que o normal, pois as novas preferências serão criadas. Crie uma sessão, salve-a e feche o Pro Tools. Abra o software novamente para continuar trabalhando.
    Veja se alguma dessas ajuda.
    Abs.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo20/9/11

    Oi Daniel.
    Esta é a minha primeira participação e gostaria de
    saber o que mais usual, tenho protools 8.03 dig 002 rack, na mixagem e na hora do bounce qual saida utilizar a 1.2 analogica ou a spdif ?

    ResponderExcluir
  14. Olá colega, normalmente não se uso o bounce, fazendo-se a mixagem direto para um canal estéreo ativado para gravação. O Bounce é um processo interno, você deve selecionar o canal master por onde está saindo a mix, agora se você for fazer uma master externa o ideal é fazer o Bounce via S/PDIF, dê uma olhada nessa matéria aqui do meu blog:

    http://danielraizer.blogspot.com/2011/08/masterizando-no-pro-tools-bounce.html

    Abração!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo4/10/11

    Ola,gostaria de sincronizar dois lap top sendo um mac book pro com o ableton live 8 com uma profire 2626 e outro com windows xp com o reason e uma fast track pro.esse sincronismo é possivel via midi? Eu sei que posso usar via reware somente em um computador,mais até onde sei eu nao consigo controlar parametros do reason tipo knobs fader etc...quando uso reware.

    ResponderExcluir
  16. olá Daniel td bom? tenho uma dúvida de qual mac usar com a projectmix I/O tem como me orientar o mac pro é compatível? obrigado e parabens pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá colega, é possível sincronizar sim o clock das duas máquinas. Não me lembro direito, mas acho que no Reason você define o MIDI clock Sync In na guia Advanced das preferências, que vai ser a porta In MIDI da Fast track Pro. No Live, no outro computador, você vai nas preferências e liga a caixa Sync no MIDI Out da Profire 2626. Liga uma cabo MIDI do MIDI Out da Profire no MIDI In da Fast Track Pro. No Live o Sync Type deve ser MIDI Clock, se não me engano. Abs.

    ResponderExcluir
  18. Oi Denise, você pode usar qualquer mac recente com porta firewire. Acredito que até no G4 e G5 funciona, mas melhor testar antes. Pode ser sim o Mac Pro ou outro notebook. Se este tiver só porta 800 basta comprar um adaptador para 400 e espetar no cabo. Se você tiver um HD firewire 800 conecta ele antes na porta e depois a Profire, porque se ele ficar depois vai acabar operando em 400. Não se esqueça que é boa ideia o HD da máquina ser de 7200RPMs. Abs!

    ResponderExcluir
  19. Oi Daniel sera que vc poderia me diser onde posso comprar o o pro tool 10 aqui no brasil ! e me responder se para mim estalar ele eu preciso ter o nove enstalado antes? pois eu so tenho a versao 8.0 original.

    ResponderExcluir
  20. Olá,Daniel,
    Como faço para abrir uma sessão feito como PT 8 no mac em um PC com PT 7.4
    Obrigado

    ResponderExcluir
  21. Oi Rick, você pode comprar o PT 10 na Quanta Store (upgrade) ou a versão full em alguma revenda Quanta. Dá uma olhada no site para mais detalhes. www.quanta.com.br. Abração.

    ResponderExcluir
  22. Oi Sandro, parece simples a pergunta, mas a resposta é complicada. A partir da versão 7 todas as sessões são compatíveis entre si, mas nem tanto, tem alguns detalhes. 1. Os arquivos usados na sessão tem que ser BWF (Wav). Alguns caracteres não podem ser usados no nome da sessão, como: /, \, :, <, >, | e essa coisas. 3 no final do arquivo tem que ter uma extensão. Geralmente o problema é essa última opção:As vezes o arquivo não abre no windows, pois o mac não pois a extensão. No Windows basta clicar no arquivo para alterar o nome e colocar o nome + .ptf, tipo: "song001.ptf". Agora para salvar e um mac uma sessão abaixo da 7 para rodar no Windows, tem que clicar o botão enforce Mac/PC compatibility ao salvar, mas a última vez na terra que isso foi feito foi em 2006. Abs.

    ResponderExcluir
  23. olá Daniel!
    Tenho aprendido muito com vc (tenho video aula e seu livro)leio sempre materias suas ,e gostaria de te agradecer por isso...mas pintou uma duvida:
    Tenho um sistema TDM com 1 mix core 1 mix farm 1 888 24 1 888 e ainda 1 adat bridge... instalado num mac G4 142 dual...

    a minha duvida é quanto a conversão de audio.
    a conversao do TDM é melhor do que a das digi 002 ou 003?

    Estou comprando o pro tools 10 (original e com Ilok)para instalar num mac book pro

    ainda nao tenho grana para comprar um sistema hd mas a digi 003 daria ...acho o tdm ulrapassado par produçao ediçao...ou vc me indicaria outra placa que me desse 16 imputs com conversao profissional.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  24. Olá Audioguitar,

    Obrigado pelas palavras, espero continuar ajudando você e muita gente ainda.
    Esse seu sistema não vai mais longe que o 6.4, portanto todas as coisas novas vão ficar indisponíveis para você. Em termos de conversão você ainda tem um ótimo equipamento, melhor que muita interface por aí, mas eu deixaria ele para ir para o próximo passo, mantendo-o na sala B. O Pro Tools HD não existe mais, está sendo substituído pelo Pro Tools HDX que vai custar mais caro ainda. A partir da nova versão de PT no final do ano que vem as 003 não serão mais compatíveis e nem os sistemas HD (placas Core e Process e interfaces azuis), portanto ou você muda para o sistema HDX ou vai ficar parado de novo. Se você está cogitando um sistema sem DSP eu sugiro que você vá de Apogee Symphony, não tão barata, mas com melhor custo que o HDX 1. Depois voc6e pode comprar uma placa com DSP da UA, que tem excelentes plug-ins. Abaixo da Symphony temos a própria 003 ou a 2626 da M-Audio. Obviamente eu sugiro o Pro Tools 10. O bom da Apogee é que com o novo release 4 do driver da Symphony é possível gravar 16 canais via USB, sem a necessidade da placa PCIe, mas será necessário comprar uma placa adicional para por no slot 2 ou comprar um módulo de 16 canais (são várias opções de entradas e saídas), depois basta um iMac novo ou note e pronto, mais som que seu MIX. Um abraço e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigado!Feliz ano novo tb!
    Vc é o cara!

    ResponderExcluir
  26. Olá Daniel, parabéns pelo blog. Estou buscando pela web algum artigo, discussão em fórum, ou algo parecido sobre mesas de controle para Pro tools. Uso o Pro Tools 8 Le e achei uma BEHRINGER BCF2000 com um preço muito bom, porém não sei se é compatível. Fica a dica de uma postagem bem legal. Já controlei uma Control 24 e achei incrível ter os controles nas mãos.

    ResponderExcluir
  27. Olá Daniel beleza, cara qual o segredo para tocar samples no formato wave dentro do Reason usando por exemplo o Dr.rex.
    Meu problema é o seguinte, presciso colocar em uma determinada musica uma vinheta, que eu editei, cortei no sound forge, como faço para converte isso para que o reason aceite ?
    Valeu

    ResponderExcluir
  28. Olá Audioguitar. VLW!

    ResponderExcluir
  29. Oi Marlon, Qualquer superfície de controle que use o protocolo HUI é compatível com o Pro Tools, até a 01V, mas o HUI é bem limitado. Um esqueminha legal é o Automap, que vem nos teclados da Novation. Eu tenho um SLMKII é adoro ele. O Automap é mesmo incrível e mapeia tudo sem precisar configurar nada, mas não é motorizado. Agora o bicho são as novas superfícies da Euphonix (avid agora) que usam o protocolo EUCON, mas são meio salgadinhas, porém excelentes. Eu gosto muito da Control 24, mas vai deixar de ser compatível com o próximo PT. Já usei a C24 e acho ela bem legal, mas fader mesmo era o da Pro Control que não existe mais, meio longe um do outro, mas incríveis (marca Penny + Giles). Quando der posto sobre este assunto no blog, boa dica. Abração.

    ResponderExcluir
  30. Oi R.O.D, samples no Rex só usando mesmo o Recycle, um programinha da propellerheads que converte qualquer áudio para Rex, mas você pode colocar um wave no reasond e vários jeitos. Carrega ele em um slot do Kong e dispara ele por lá, respondi como fazer isso na sua outra postagem. Você pode também pode carregar um sample na Redrum e dispará-la de lá ou no NN-19 ou NN-XT, daí tem que pintar no piano roll uma nota do tamanho do sample e na nota que está como base, senão altera o pitch. Melhor mesmo é no Reason 6, que já abre áudio direto em uma pista ou fazendo Rewire com o Pro Tools, por exemplo. Abs.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Olá Daniel! Bom estou tendo um problema com a Mbox 2 comprei um pc pra usar apenas com o pro tools 8 e não estava conseguindo fazer com que funcionasse então pesquisei no site da Avid e vi uma coisa sobre firmware imaginei que fosse isso foi então que o que já estava ruim ficou ainda pior passei para essa Mbox 2 Firmware Updater v1.43 e ai então a Mbox não é mais reconhecida pelo pc e não acende mais as luzes totalmente. É possivel reparar isso e como se for possivel? Desde já muito obrigado!

    ResponderExcluir
  33. Oi Rodrigo. atualização de firmware tem que ir até o fim, pode demorar mais que o normal e se você parar antes do tempo pode corromper a memória da interface, daí só regravando a memória na assistência técnica. Procure pelo Jefferson na Quanta, telefone 19 37414644. Abração.

    ResponderExcluir
  34. Daniel, tudo bem? Acabo de entrar neste lance de fazer m´sica digital. Tinha um piano e não conseguia gravar o que componho. Pois bem, adquiri um reason e logo cheta minha placa de áudio com o Pro tools. A pergunta que quero fazer é sobre o Reason 5. Eu tenho dificuldade para gravar cordas e outros instrmentos porque o reason não recohece o tempo real das notas tocadas no midi. Ou seja, gravo uma coisa e ouço só o quicar dos sons no sequencer. Há algum jeito de gravar em tempo real os sons dos instrumentos via midi, no Reason 5?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, parabéns! Bem-vindo ao clube. Esse seu problema vai ser resolvido com a chegada da sua placa nova, pois você deve estar trabalhando com um driver que está dando muita latência. O único tipo que dá para usar em tempo real é o Driver ASIO. Faça assim para configurá-lo no Reason: Menu Edit > Preferences. Guia Audio. Na caixa Audio Device escolha ASIO. Na réguinha Buffer Size coloque em 256 ou 128. Só isso! Abs.

      Excluir
  35. Olá Daniel!

    Olha só, tenho uma FAST TRACK PRO, um NOTEBOOK, e um KURZWEIL SP76. Criei um banco com 4 instrumentos no REASON 4. Gostaria de saber como faço pra trocá-los pelo KURZWEIL? Tipo, aperto o número 1 ( instrumento 1 ) o número 2 ( instrumento 2 ) e assim por diante . . . tem jeito, ou tem alguma maneira melhor de usar software ( utilizo o SONAR 7 pra gravação ) pra tocar ao vivo, trocando os VST's pelo controlador.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Richardson, então, o Reason não é muito amigo para estas coisas quando se tem um controlador que não seja dedicado. O SP76 é bem limitado para isso. Todavia há vários jeitos de trocar sons no Reason. Você pode programar uma biblioteca com os 4 sons e andar por elas (usando 2 botões); usar dois botões para mudar a seleção da pista, ativando o instrumento, mantendo todos eles ativos ou, melhor ainda: deixar todos habilitados (recebendo MIDI) e programar a mesinha para solar determinada pista apertando um botão, só que consome mais CPU, mas é mais rápido. Essa última opção é a que funcionaria do jeito que você quer, apertando um botão para cada instrumento. Outra ideia é você colocar cada instrumento no Painel MIDI lá em cima do Rack, cada qual com um canal MIDI definido e daí você programa cada botão do SP76 para enviar MIDI por um canal diferente, por exemplo: o botão 1 manda MIDI no canal 1, daí sai o som de piano. O botão 2 manda MIDI no canal 2, daí sai o som de Rhodes. É mais chato de programar, mas funciona. Se precisar de ajuda com isso me avise. Abs.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. e ae daniel blz, sou o luciano, estou perdendo os cabelos de tanto que eu puxo.
      Comprei uma digi 001 para gravar, e veio com o protools 5.1 mas quando eu tento instalar aparece uma mensagem dizendo que só roda no windows 98, até ai tudo bem.
      vizitei alguns blogs e uma pessoa disse que eu podia instalar o protools 6.4, instalei tudo bonitinho, ele pediu para instalar o quicktime mas não instalei, quando abrir o protools apareceu uma mensagem dizendo que não encontrou nenhuma digi001 instalada no pc, e o protools não abriu...
      quando eu ponho uma musica no media player 11 eu consigo escutar o som, mas quando eu tento assistir um filme, o som desaparece, parece que não tem nenhum driver de som instalado, por favor daniel me ajudaaaaaa.......
      configuração do pc:
      Windows xp service pack 2
      2 gigas de memória
      hd de 80
      digi001
      pentium dual core
      placa de video radeon 9600
      placa mae "phitronics"
      processador "intel"só corrigindo o meu windows é "service pack 3"

      Excluir
  36. e ae daniel blz, sou o luciano, estou perdendo os cabelos de tanto que eu puxo.
    Comprei uma digi 001 para gravar, e veio com o protools 5.1 mas quando eu tento instalar aparece uma mensagem dizendo que só roda no windows 98, até ai tudo bem.
    vizitei alguns blogs e uma pessoa disse que eu podia instalar o protools 6.4, instalei tudo bonitinho, ele pediu para instalar o quicktime mas não instalei, quando abrir o protools apareceu uma mensagem dizendo que não encontrou nenhuma digi001 instalada no pc, e o protools não abriu...
    quando eu ponho uma musica no media player 11 eu consigo escutar o som, mas quando eu tento assistir um filme, o som desaparece, parece que não tem nenhum driver de som instalado, por favor daniel me ajudaaaaaa.......
    configuração do pc:
    Windows xp service pack 2
    2 gigas de memória
    hd de 80
    digi001
    pentium dual core
    placa de video radeon 9600
    placa mae "phitronics"
    processador "intel"

    ResponderExcluir
  37. só corrigindo o meu windows é "service pack 3"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, sistema vintage o seu heim! Meu primeiro disco foi na Digi001...Bons tempos...
      Então: Service Pack 3 não funciona com o 6.4, tem que ser o Service Pack 1. Parou aí. Provavelmente o driver do iLok também vai precisar de atualização, quero dizer, achar a versão correta para o XP SP1, tem que ver no iLok.com. Boa sorte!

      Excluir
  38. Boa Noite Daniel,
    Por favor me ajude.
    Meu nome é Marcos tenho 39 anos e sou pianista, tudo estava tranquilo enquanto usava meu MacBook White e uma M-audio firewire 410 e o Pro Tools MP 8.0.5 mesmo no Snow leopard 10.6.8 o que não é recomendável mas tudo estava funcionando tão bem com o Battery 3 e vários plug-ins gravando em 96 Hz tudo redondinho, até que um copo de cerveja caiu em cima do meu Mac e começou o meu pesadelo.
    Comprei um Macbook Pro 13 polegadas e a partir disso não durmo mais com era antes, certo também que tenho um filho de 4 meses para cuidar.Tentei várias coisas como instalar o MP 8 no Lion 7.2 que não deu certo, então vendi o carro e comprei o MP9 mas os problemas continuaram, mesmo fazendo o update para o 9.0.5 e nada , formatei o HD reinstalei o Lion e nada tentei com o 7, depois 7.1, 7.2, 7.3 , 7.4 e nada , cheguei até particionar o HD em dois e instalando o Snow leopard (o que o pessoal da Mac disse que era impossível ) num com o MP8 e o Lion com o MP 9 no outro e nada. Para playback perfeito mas para gravação nada , minha voz parecia a de um Smurf robotizado, fui buscando a solução em fóruns até conseguir fazer funcionar mexendo no sample rate da 410, mas não consigo de jeito nenhum gravar em 96 Hz , em 44 em 48 parece estar Ok. Estou pensando em vender a minha casa e comprar e o Pro Tools 10, mas e se os mesmos problemas continuarem ? Gostaria muito de poder gravar em 96 Hz no MP 9 pois todas as minhas 50 antigas e boas gravações foram feitas em 96 Hz . Por favor me ajude ó sábio Guru.
    Obrigado !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcus,

      lamento, Pro Tools é meio chato mesmo quando quer.
      Bom, o Mac Book Pro de 13 polegadas não é oficialmente qualificado pela Avid, pois seu HD é lento e sua placa de vídeo idem, mas eu tenho um e funciona perfeito em 96kHz com a Apogee Duet.
      Vamos às perguntas:
      Você tá gravando só os 2 canais analógicos ou está usando os S/PDIF também? Se estiver usando os digitais pode ser problema de Clock sem sincronismo. Um deve ser o master e o outro o Slave.
      Você está usando um HD externo USB? Se estiver não rola, tem que ser Firewire.
      Pro Tool 9.0.5 com o 10.7? Ainda é considerado beta, portanto o certo seria ficar no Snow Leopard. Absurdo isso, mas se quiser encarar o Leão formate a máquina, instale o Lion, depois o PT 9.0.5 e em seguida o driver da 410.
      Não particione o HD a não ser que você grave na mesma partição onde esteja o Pro Tools.
      Veja essas coisas e depois me fala.
      Obrigado pelo elogio, mas não é o caso.
      Abração.

      ps: sei bem o que é ter um de 4 meses. Tive 2.

      Excluir
  39. Boa noite Daniel,
    Grato por responder.
    Pelo que eu vi no site da Avid meu Macbook Pro é qualificado.
    Me desculpe mas não sei o que é o Apogee Duet.
    Sempre gravei em 2 canais análogos, nunca usei o S/PDIF.
    Se eu tivesse um HD de 7400 resolveria meus problemas ?
    Estou usando o HD interno via Firewire.
    Consegui fazer o MP 8.0.5 funcionar com o Lion 10.7.4 mas só em 44 e em 48, em 96 Hz sem chance.
    Já não tenho o MP 9, se eu comprar o 10 resolverei meus issues ?

    Ps: Parabéns pelos bambinos e me desculpe pelo elogio mal colocado.

    Abs e muito grato !!!

    ResponderExcluir
  40. Boa noite Daniel,
    Estou chegando a conclusão que deve ser minha interface pois meu MacBook Pro é do final de 2011 e o processador é Sainty Bridge mais novo que o Penry e tb comprei o Pro Tools 10 mas os problemas continuaram.
    Vou escrever para a M-Audio e ver o que eles dizem a respeito.
    Obrigado !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcus,

      Os únicos MacBooks Pro de 13 polegadas que são homologados pela avid são os que tem processador Core 2 Duo (Penryn), outros modelos como os SandyBridge, i5 ou i7 não são. Pode ser isso, mas não acredito. Apogee Duet é uma interface de áudio da marca Apogee; muito boa. Um HD externo de 7500RPMs é sempre boa pedida, mas tem que ser conectado via Firewire se for Mac, mas não é boa ideia fazer daisy chaining com a interface de áudio, usando a outra porta firewire dela. Se fosse um PC um HD USB seria o caso. Tente ajustar diferentes buffersizes e veja se resolve. Abs.

      Excluir
  41. Boa tarde Daniel,
    Tenho um macbook ,e gostaria de saber se consigo melhorar o desempenho do pro tools colocando um HD externo de 7200rpm.
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandro, consegue melhorar a performance sim, mas tem que ser conectado via Firewire, pois o PT não é compatível com drives externos com conectividade USB em computadores Apple, só em PCs. Abs.

      Excluir
  42. ola , estou no desespero amigo , comprei uma c400 m audio , e ela não aceita o pro tools 7.4 cs3 , o que fazer, não queria migrar pra o 8 se q veio nela .Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá jon, caso de incompatibilidade. Veja as interfaces compatíveis aqui:

      http://www.m-audio.com/index.php?do=support.faq&ID=a7018ceecbc7e471112edbc3bcc7915b

      As únicas saídas são: usar o PT que veio junto ou mudar para o PT 10 ou o MP9.

      Abs.

      Excluir
  43. Anônimo11/9/12

    olá Daniel! parabéns pelo dvd pro tools básico,e pelo livro como fazer música com o pro tools. gostaria que você me ajudasse a resolver um problema. eu tenho o pro tools m powered 7.1 placa delta 1010 e mesa de som makie cfx16.estou gravando normalmente;só que os botões de agudo, médio e grave da mesa não funcionam integrado com o pro tolls. somente o botão de ganho que funciona.caso puder me ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato, de quais saídas está saindo o som para a Delta? Se vc está mandando via auxiliar provavelmente esté é pré-fader e o equalizador não sairá mesmo. O certo seria fazer uma mandada para um subgrupo e dalí (Sub Out) para a delta (se este incluir o eq), já que não tem direct out na mesa. Pode-se gravar também da saída Master Out, com certeza o eq passa por estas portas. Abs.

      Excluir
  44. Ola Daniel parabéns pelo excelente trabalho didatico e de divulgaçao!!Tenho uma dúvida:Tenho uma digi oo2 com mixer que rodava num G4 com Pro Tools 6.4. Meu G4 morreu e comprei um IMac. A partir dai comecei a ter varios problemas de compatibilidade, ate que baixer o Logic pro9.Mas tenho que aprender tudo de novo e nesse momento nao tenho tempo nem paciencia...Bom gostaria de saber se eu posso migrar pagando os 400 dolares que estao anunciados no site da avid,se isso vai dar certo e se a digi vai rodar no PT10 e no Imac com Lion.Grato pela atençao e parabens de novo.

    ResponderExcluir
  45. Olá Chico, Obrigado pelos elogios! A sua digi roda sim no iMac com o Lion e também o PT 10, mas você não vai conseguir comprá-lo no site da avid porque a Quanta vendo com exclusividade. Para isso procure a Quanta store em www.quantastore.com.br. Abração.

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde Daniel. Meu chefe instalou o Pro Tools 10 num note aqui no trabalho e queria saber se interfaces da behringer (no caso especifico a UCA200) funcionaria como I/O. Entrei no playback engine do Pro Tools mas continua aparecendo só o ASIO4ALL v2, o mesmo quando clico na aba Hardware. Tem como fazer funcionar? Ou só Avids, digidesigns e maudios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nelson, no Pro Tools 10 só funcionam interfaces de áudio que são compatíveis com o protocolo ASIO, portanto se a interface não tem um driver que atue neste formato, usando WDM ou outros menos favoráveis o Pro Tools não vai vê-las mesmo. No Mac, tem que ser o driver do tipo Core Audio, o que facilita bastante.
      Então qualquer placa que seja compatível com ASIO ou Core Audio funciona. Ah, estas também devem ser compatíveis com buffer sizes múltiplos de 32. Sendo assim a Tascam US800, mesmo sendo compatível com ASIO não funciona com o Pro Tools por causa desta questão do buffer size ser incompatível.

      Abração.

      Excluir
  47. Bom dia amigo tenho uma placa digi 001 e uso protools 6.4 le so que não consigo encontrar instrumentos track será se você pode me ajudar? gostaria tambem de saber se essa placa açeita protools 9 muito obrigado...esse e o meu mail (josecarlos_pds@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, o Pro Tools 6.4 ainda não tinha instruments tracks, para usar instrumentos nesta versão você tem que criar uma pista auxiliar, nesta insertar um instrumento virtual, depois criar uma pista MIDI e endereçar a saída MIDI desta pista para o instrumento virtual que está na pista Auxiliar. Meio chato, mas é assim que funciona nesta versão.

      Sobre o Pro Tools 9, não tem como eu te dizer se a máquina é compatível, mas com certeza a versão 9 (ou 10) não é compatível com a Digi 001. Abração.

      Excluir
  48. Olá, acabei de adquirir a placa DELTA 1010LT e to enfrentando um grande problema: a placa apresenta um som muito estranho, como se o som estivesse com a velocidade abaixo do normal, e tambem é como se tivesse com um efeito tipo flanger ou um pouco de pitch. obs: uso protools 7.4 e já testei a placa no windows xp sp3 e windows 7 ultimate 64 bits, e a placa tambem nao esa configurada como dispositivo padrao de reproducao ou gravacao. Se puder me ajudar ficarei grato, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá R 22,
      Acredito que sejam dois problemas distintos. A velocidade baixa deve ser um problema de Sample Rate. Provavelmente a sessão está reproduzindo um arquivo que tem um sample rate maior do que o da sessão, daí justifica-se o som sair mais lento e mais grave. Verifique se a sessão está em 44.1kHz e o arquivo em 48kHz, Para resolver isso importe os arquivos novamente convertendo o sample rate ao importar. O "defeito" tipo flanger pode estar relacionado à monitoração aberta (direta) em conjunto com a monitoração do Pro Tools. Se você está monitorando o sinal antes deste entrar no Pro Tools ao gravar é necessário apertar o mute no pista para não ouvir o som duplicado. Outra opção é cortar a monitoração direta da placa (direct Monitoring) e monitorar apenas pelo Pro Tools. Abs.

      Excluir
  49. Boa noite Daniel...
    Tenho um Notebook DELL WIN7-64bit, uso o PT9-MP, placa M-AUDIO 8R. Comprei um controlador BCF2000(Behringer) e ele funcionava mto bem no XP-SP2/PT7.4, Porém agora ele não funciona os motores dos faders e nada mais, até mexe nos valores do PT, mas nos leds dele e faders motorizados nada funciona. Poderia me dar alguma luz qto a isso? abs.

    ResponderExcluir
  50. Olá colega, você já verificou se os ajustes de entrada e de saída de informações de controle na janela Peripherals na aba MIDI Controlers está configurado corretamente? O campo Type deve estar HUI, no campo receive from deve estar a BCF out, no campo Send To deve estar a BCF in e no campo Channels (#Ch's) deve estar 8. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Sim, a entrada, saída e Ch's estão configurados corretamente. Tentei atualizar o drive, mas tbm não adiantou, e a BCF não entra no modo "Pn" como fazia no outro PC, segue aparecendo "Bhul" no visor. Se tiver mais alguma informação de algo que eu possa fazer agradeço. Obrigado. Abs!

      Excluir
  51. Ola Daniel ! Primeiro quero dizer que tenho acompanhado seu trabalho,tenho sua video aula do Pro tools,Parabéns por tudo.

    Bom estou com um "Problema "
    Primeiro vou te passar minha plataforma:

    Imac 3,1 Ghz Intel core i5 4GB de memoria,Sistema Mac X Lion OS X 10.8.3
    Placa e controladora: Project-Mix da M-audio.
    Programa:Pro tools 10 v 10.3.2

    Bom agora o problema:Em playback funciona perfeitamente em todos sample rate de 44100 até 9600hz. mas quando começo a gravar começa dar um som robótica e depois vai piorando até ficar direto com o ruído.
    Quando uso uma JamLab da M-audio ou a placa onboard de audio do Imac daí funciona perfeitamente.

    Obs:Já usava a ProjectMix em um PC no Windows xp no Pro tools 8 e nunca deu problema.

    Desde já agradeço!
    Abraço em claves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, obrigado!
      você disse que está com o Lion, mas o 10.8.3 é Mountain Lion e tem dado alguns problemas. Não faça todos os updates de sistema disponíveis, pois pode acontecer essas coisas, melhor verificar no site da avid quais são as versão que combinam. Se você estiver mesmo no Lion faça o update para a versão 10.7.4 e fique nela com o Pro Tools 10.3.4. Se você estiver no Mountain Lion, fique na versão 10.8.3 e faça o update do Pro Tools para 10.3.4. Se não rolar veja se tem um driver mais novo no site da M-Audio. Se você tiver algum outro equipamento ligado à porta ADAT da Project tem que sincronizar o clock de ambos, caso contrário não precisa. Abs.

      Excluir
    2. Boa noite Daniel!
      Desculpe a confusão,bom eu tinha a versão Lion 10.7.4 com o Pro tools 10.3.2 e foi onde fiz os primeiros testes e que deu o problema,aí sim fiz o update para Mountain lion 10.8.3 com Pro tools 10.3.2 e continuou dando problema,o drive que instalei da ProjectMix é a última versão disponivel no site da M-Audio:FireWire_OSX_1.10.5.dmg.
      Bom então vou fazer o seguinte vou ficar com o Mountain lion 10.8.3 e faço o update do Pro tools 10.3.2 para 10.3.4 e aí testarei novamente.
      Obs:estou recebendo a mesa da Yamaha 01v96i e gostaria de saber compatibilidades.
      Agradeço muito sua atenção,Abraços em claves.

      Excluir
  52. Bom dia Daniel!

    Estou começando a montar o meu home e estou com uma dúvida cruel...
    Atualmente tenho um macbook (core 2 duo, 4gb ram e 120 hd), firewire 1814, pro tools m powered 8 e krk rokit 6. Está tudo funcionando bem, porém, com alguns plugins de bateria (kontakt) o pro tools demora um pouco para processar, mas depois funciona normalmente. Pensei em comprar um novo mac, mas vi que alguns dos meu produtos não são compatíveis com ele e aí que vem a dúvida. O pro tools que tenho roda bem num pc? E qual seria uma boa configuração para pc. Desde já agradeço pela atenção e pelas vídeos aulas, grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danillo, sinceramente eu não sairia do Mac para ir para um PC. O melhor, mas não o mais barato, é mudar para um sistema mais atual. O Kontakt tem uma opção de carregar os samples na memória RAM a partir de 4Gb (Memory Server) assim diminui o problema de acesso aos samples, verifique se o seu computador aceita mais memória consultando o site everymac.com. Outra dica é mudar o HD interno para um HD SSD (Sólido) a performance muda da água para o vinho em relação à reprodução de instrumentos virtuais baseados em samples. Um abração.

      Excluir
  53. Boa noite Daniel... Uso o Pro Tools M Powered 8 (8.0.3) num macbook (core 2 duo, 4 de ram e 120 hd), axiom 61 (geração 2), gostaria de saber se é necessário atualizar o pro tools para (8.0.5) e como faço a mesma? O meu software é original... grato, Danillo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danillo, pode fazer o update sim, ele é grátis. Basta acessar esse link aqui:

      http://secure.digidesign.com/services/avid/kb/downloads.cfm?digiArticleId=42676&localeCode=en

      Você deve usar o sistema operacional Mac OS X 10.5.8 ou 10.6.8.

      Abs.

      Excluir
  54. Bom dia Daniel, mais uma vez agradeço pela atenção e desculpe pelo abuso, rsrs! Queria tirar mais uma dúvida: Seguindo o seu conselho de ficar com Mac, vi alguns anúncios no ML e gostei de algumas máquinas. Vi 2 macbooks, um com (I5, 320 HD e 4 de ram - com mountain lion, porém ele originalmente veio com snow leopard - ano 2011) e um outro muito bem conservado com (core 2 duo 2.4, upgrade 8 de ram e 500 HD - snow leopard - ano 2010). Para o meu PT qual máquina teria o melhor desempenho? Vi algo sobre o macbook pro com I5 não ser compatível com o meu PT, verdade?
    Mais uma vez, obrigado pela atenção, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danillo, apesar do Core 2 Duo ter mais memória e HD ele é mais lento em relação ao processamento, se der para por mais memória no i5, melhor. No setup como está os dois devem ter processamento muito parecido. Os i5 não compatíveis são os que não tem porta firewire, mas quer saber? Praticamente todos os macs intel funcionam com o Pro Tools. Abs.

      Excluir
  55. Boa noite Daniel parabéns tenho certeza que você ajuda muito gente com essas dica gostaria de pedir a sua ajuda eu tenho uma placa de audio digi 001 e uso pro-tools 6.4 le e todos os dias tento encontra a opção instrumentos track pois preciso grava a bateria Adictive drums se você poder me ajudar muito obrigado esse e o meu email (josecarlos_pds@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, Não existia ainda o instrument track na versão 6.4, só a partir da 7. No 6.4 você tem que abrir um canal auxiliar, insertar o instrumento virtual nesse, abrir um canal MIDI e mandar o sinal MIDI desse canal para o canal auxiliar. Fazer o que! Abs.

      Excluir
  56. Bom dia Daniel muito obrigado por ter tirado a minha duvida valeu mesmo, gostaria de saber se tem como instalar pro tools 9 na digi 001 lhe agradeço pela atenção um abraço irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, foi um prazer. A Digi 001 não é compatível com o Pro Tools 9, portanto não vão funcionar juntos. A última versão de Pro Tools compatível com ela é a LE 6.4. Abração.

      Excluir
  57. Olá Daniel, boa noite.
    Tenho a 003, a 002 e a mbox 01
    gostaria de saber se com o Pt 10 eu consigo ligar as duas digi no mesmo Pt,
    Para ter mais canais de entrada!!
    Desde já obrigado,
    Ah onde eu encontro o teu livro e o DVD?!
    Joel Bertolini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joel, depende: Se você está querendo juntar todas elas e fazer mais de 16 canais no Pro Tools esquece, não vai funcionar. Agora se você quiser ligar a 003 no computador e ligar a 002 em modo standalone (sem conexão ao computador) e ligar um cabo óptico da saída ADAT da 002 na entrada ADAT da 003, você vai ganhar mais 4 canais pré-amplificados e mais 4 de linha, formando 16 analógicos totais e mais os 2 S/PDIF da 003, que são digitais. A Mbox 1 não lhe dará nenhuma expansão. A 003 não funciona em modo standalone, portanto deixe ela como sua interface de áudio principal. Lembre-se que só será possível ir até 48kHz quando o ADAT estiver em uso. O meu livro está esgotado no momento. A vídeo-aula você pode encomendar na Quanta Store, aqui: www.quantastore.com.br. Abs.

      Excluir
  58. boa tarde daniel e parabéns pelo blog e por dividir sua experiencia com os simples mortais, vamos lá
    tenho um imac i3, 3.6 ghz, 6 gigas de ram, 500 de hd , com
    osx snowleopard 10.6.4 etc etc etc, minha placa de audio é uma digi 003, instalei recentemente o protools 9.0 com update 9.3 pirata tá kkkk, consegui fzer toda a instalação do protools, ele abre blz etc, o som dele passa pela digi 003 , mais do que quando rolo uma musica em um programa como o itunes o som sai pelo mac e não pela digi 003. ai fiz umas pesquisas e notei que o core audio que vem no protools era mais antigo e tinha uma versão nova do core audio , fiz o doawload e funcionou kk, queria te perguntar o seguinte: eu teria que atualizar minnha digi 003 no site da avid, ja que ela foi comprada em 2011 e estou usando o protools mais novo?
    - o meu procedimento sobre o core audio esta correto?
    - como faço para adquirir o seu livro e video aula?
    muito obrigado pela atenção e sucesso pra vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanni, obrigado pelas palavras. Procure comprar o Pro Tools original, pois ele vai te dar menos dor de cabeça que o piratex. Em relação ao Core Audio o correto é escolher a 003 como interface de gravação e de reprodução do sistema nas configurações de áudio e MIDI do próprio sistema, mas deixar os sons do sistema saindo pela interface interna do computador. Meu livro e video-aula estão esgotados no momento. Abs.

      Excluir
  59. Boa Tarde Daniel... Recebi um convite para fazer a captura de audio de uma banda que estará gravando um DVD e gostaria de saber se tem problema gravar (16 pistas) com o Elastic Audio desativado? Estou com: Macbook white (core 2 duo, 4gb ram e 120 HD), firewire 1814 e adquirir esses dias um ada 8000 Behringer. Muito obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danillo. Nenhum problema. Não se esqueça de gravar em 24Bits em 48kHz. Abs.

      Excluir
  60. Boa noite Daniel, e a placa 1814 devo também usar o sample rate em 48 ou 44? Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danilo, se o resultado final do áudio for para DVD grave em 48kHz, se for finalizar em CD comum, 44.1kHz. Abs.

      Excluir
  61. Olá Daniel.... Como sincronizo a 1814 com o ada8000? Qual opção escolher na aba hardware:Sample rate, digital port selection e sync source?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danillo, sincronismo deve ser feito com um equipamento em modo master, ou seja, gerando o wordclock e o outro em modo slave, ouvindo o wordclock. Como os dois equipamentos tem conector bnc de wordclock esse é o melhor jeito. Conecte o cabo Wordclock do ADA no wordclock in da 1814. Coloque o gerador de sincronismo no ADA para "internal" e na aba Sync source da 1814 escolha a opção wordclock. Abs.

      Excluir
  62. Olá Daniel. Eu tenho um Pro Tools 9 e estou tendo um problema com os plugins no instrument tracks. de uma hora pra outra eles param de responder aos comandos midi do teclado, como: note on, note off. Eu tenho que gravar num track midi e depois copiar para o instrument track para que o plugin possa tocar. Estou usando uma fast track C400 e um Roland Juno com o MIDI em USB. Poderia me ajudar? Obrigado.
    Mario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, provavelmente na configuração MIDI da pista esteja definida uma entrada MIDI que não é nenhuma das que você tem e que seja válida. Lá na parte de cima da janela tem esta configuração ou no próprio seletor de entrada da pista. Em ambos os casos a opção deve ser All, para que toda e qualquer mensagem MIDI chegando no Pro Tools seja encaminhada à pista selecionada. Abs.

      Excluir
  63. bom dia Daniel,
    sou operador de áudio e estou com um probleminha tenho uma placa mid delta instalada no meu pc,dai instalei o cubase,o reason e o pro tools só que quando eu tento abrir o pro tools meu pc reinicia minha interface é uma Mbox1,poderia me ajudar.

    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério, seu Pro Tools tem que ser o 6.4 e o sistema operacional o XP 32 Bits. Abs.

      Excluir
  64. Boa tarde Daniel ,estou usando o pro tools 8.0.5 em uma digi 002 com Mac Pro,mas ando sentindo quando estou gravando e ouvindo que o programa fica lento ajusto o playback para os ajuste corretos mas mesmo assim sinto o programa lento o pode estar acontecendo? aguardo resposta obrigado!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleber, lento em que sentido? Por acaso você está com o OS X 10.6.8? Esse é o correto para sua versão de Pro Tools. Você não particionou o HD certo? Se sim, crie a sessão na mesma partição da instalação do Pro Tools. Abs.

      Excluir
  65. Ola! estou tendo um problema desde que comprei uma fast track c400, o problema é:se eu desligar meu notebook e ligar ele e depois ligar a c400 não consigo abrir pro tools 10,ai eu abro o pro tools segurando a tecla N no teclado vai abrir o playback enginer,ai tem as opções:asio directx full e a fast track c400, só que quando eu seleciono a fast track não da de jeito nenhum, ai tenho que desinstalar o driver e instalar de novo dai ela funciona,mais o detalhe é o seguinte:depois que funciona, tenho sempre que ligar o note com a fast track ja liga no USB,como posso resolver esse problema? porque não podia acontecer isso pois eu sempre deixo a fast track como dispositivo padrão no windows!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabinho, muito estranho esse comportamento do sistema. Você está com o driver mais atual? Você liga ela sempre na mesma porta USB? O ideal é manter ela fora do sistema operacional e só disponível para os aplicativos de áudio. Todavia, faça o seguinte: Crie uma conta nova (um usuário novo) no Windows só para música e define os privilégios de Administrador. Em seguida tente ligar e desligar o note com a Fast Track. Se funcionar é o seu usuário antigo que está ruim, se não é o sistema, daí só uma formatação nova vai resolver. Abs.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Vlw! vou testar aqui!! muito obrigado!!!

      Excluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. Olá!
    Tenho um axiom 61 g2 e já tenho instalado no pc o pro tools 10, porém não sei mecher em nada de softwares down!

    Primeiramente gostaria apenas de tocar como se fosse um teclado, para posteriormente quando eu tiver mais tempo, começar a gravar algumas coisas!

    Como eu faço isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor opção é você procurar as minhas videoaulas do Pro Tools no YouTube, assim já dá para aprender bastante coisa. Você pode comprar meu livro também, que pode te ajudar bastante. Abs.

      Excluir
  68. Respostas
    1. isso. DAW quer dizer Digital Audio Workstation = Estação de áudio digital. Abs.

      Excluir
  69. Olá Daniel,gostaria de saber o pro tools 9 mpowered roda no mountain lion?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, roda sim, a versão de Pro Tools compatível é a 9.0.5 em diante. Abs.

      Excluir
  70. Por favor enviar e-mail para contato. O nosso é somprovox@hotmail.com. Atenciosamente, Cesar Portella.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pode me mandar e-mail no raizer@quanta.com.br. Abs.

      Excluir
  71. DANIEL ESTOU COM UM PROBLEMA AQUI QUE ESTA ME TIRANDO DO SERIO, É O SEGUINTE, A UM TEMPO ATRAS COMPUS TODA UMA MUSICA, USANDO METRONOMO ETC ETC NO PROTOOLS 8, AI COMPREI O MAC, INSTALEI O PROTOOLS 9HD E ABRI ESSA MESMA MUSICA NO PROTOOLS 9 HD, AI QUANDO COLOQUEI O METRONOMO PRA GRAVAR , PRA FAZER UMA LINHA DE VIOLÃO , A BATERIA E O RESTO DOS INSTRUMENTOS ESTAO MAIS RAPIDO QUE O METRONOMO , ME AJUDE POR FAVOR O QUE POSSO FAZER PRA CONSEGUIR ACHAR O TEMPO DA MUSICA DE NOVO , VALEU E MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO POR TUDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanni, provavelmente e um problema de Sample Rate. Quando você importou a sessão e manteve os arquivos de áudio em seu sample rate original tudo fica com a velocidade alterada, provavelmente o sample rate era 48kHz e você criou a sessão em 44.1kHz. Crie uma nova sessão e reimporte os arquivos de áudio, deve resolver. Abs.

      Excluir
    2. VALEU GRANDE MESTRE, O QUE SERIA DE NOS POBRES MORTAIS SEM SUAS DICAS

      Excluir
  72. Agora Daniel uma duvida que me atormenta, que para vc é simples, um amigo meu disse que quando eu for abrir uma nova sessão de musica eu tenho que abrir (criar) em 48khz/24bits porque fica melhor, a qualidade é superior e bla bla bla, fiz uns testes e vi que o plugins demoram muito para carregar , tudo fica mais pesado etc. ja no 44khz/24 bits tudo fica mais rapido e eu para ser sincero com vc não senti diferença nenhuma em termos de qualidade final e sem falar que ja assisti todas as video aulas do protools gringas e não vi eles citando criar sessão em 48/24 , , pelo contrario eles criam sessoes em 44/16 , so em uma parte que eles citaram essa configuração 48/24 que seria para gravar audio de dvd etc, te pergunto qual é a melhor opção 48/24 ou 44khz/24bits, mais uma vez valeu por tudo, vc não sabe o quanto vc esta me ajudando , um grande abraço e sucesso Giovani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovanni, por enquanto os CDs de áudio ainda são o padrão do mercado, mas estão perdendo espaço para o MP3. Sendo assim, os CDs ainda são em 44.1kHz, portanto, se você fizer a sessão em 48kHz, quando for fazer o downsampling para 44.1kHz, você vai perder informação (truncagem de bits) e, consequentemente, o som terá qualidade inferior. Por outro lado, se você já fizer a sessão em 44.1kHz não será necessário fazer nenhum downsampling e a informação será mantida. O mesmo acontece quando se usa o sample rate de 88.2kHz, que dividido por dois dá uma conta certa. Use apenas 48kHz e 96kHz para quando for fazer áudio para DVD, pois o padrão é 48kHz, para CD use 44.1kHz ou 88.2kHz. Em relação aos Bits, é melhor manter 24 sempre, pois isso tem a ver com a margem dinâmica, que em 24Bits é de 144dB, ao passo que em 16Bits é de 96dB. Eu que agradeço as visitas! Abração.

      Excluir
  73. Olá Daniel. Estou querendo comprar uma interface de audio usb, Avid duo que vem com uma amostra do Protools e isto está me chamando a atenção.Acredito que mesmo sendo limitado, vai me atender dentro do que ando fazendo. Gostaria que você me falasse sobre essa interface ou uma outra que seria uma aquisição depois dessa. Já tenho uma interface e estou colocando a venda é de uma boa marca e me atende dentro do que preciso, mas essa da Avid me chama pelo fato de ter o protools acompanhando. Estou adquirindo o seu livro sobre o protools. Obrigado e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega, sim, a Duo é uma boa interface e o Pro Tools Express é uma boa porta de entrada para o mundo do Pro Tools. Acima dessa há a Mbox terceira geração e esta virá com o Pro Tools completo na edição 11 como um bundle oferecido pela Quanta, fique antenado para ver quando começa a promoção. Obrigado por adquirir o livro, tenho certeza que ele lhe será útil. Abração.

      Excluir
  74. alô Daniel, meu nome é Eduardo Knaip.

    ResponderExcluir
  75. Alguém viu o Daniel por ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Desculpe-me, ando bastante ocupado, mas já respondi seu questionamento. Se eu puder lhe ajudar com mais alguma coisa é só perguntar. Abração.

      Excluir
    2. Eu é que peço desculpas por minha impaciência, é que a gente fica meio como criança, querendo tudo muto na hora. Mas valeu.

      Excluir
    3. Imagina, conheço alguém assim...

      Excluir
  76. Respostas
    1. Obrigado pela paciência!

      Excluir
    2. Existe uma diferença entre MBox e fast track?

      Excluir
    3. Oi Eduardo, existem diferenças sim. A linha MBox é melhor do ponto de vista de conversores e pré-amplificadores, mas a linha Fast Track é compatível com iPad. Lembre que em um futuro próximo a MBox vira com o Pro Tools completo e a Fast Track com o Express, isso também é uma grande diferença. Abs.

      Excluir
    4. Vamos aguardar...

      Excluir
    5. Bele. Se precisar de algo mais, me avisa. Abs

      Excluir
  77. Daniel, me desculpe é que estou meio eufórico pra conseguir boas dicas e fazer uma compra mais consciente. O que você me recomendaria a Mbox ou a Duo. Pensei que a Duo fosse uma versão mais nova, mais atualizada.
    Tenho ouvido suas composições e me identificado com elas. Outro detalhe é sobre os desenhos. Incrível como o desenho e a música estão coladinhos na vida dos músicos.Também gosto de desenhar, fazer charges, cartuns. Tenho alguns amigos que também são músicos e sempre estão desenhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo, não esquenta, eu também sou da turma dos impacientes. Se você conseguir pegar a MBox 3 (sem ser a mini, nem a pró, a do meio) eu acho ela bem legal, pois tive ela durante bons meses, depois fiz o upgrade para uma Apogeee Duet e, depois ainda, para uma MOTU Track 16, que é minha interface atual. Eu gosto muito de desenhar e estou sempre tocando, acho que essas coisas vivem juntas mesmo. Vamos trocar figurinhas, me manda um link para eu conhecer seu trabalho. Abração!

      Excluir
    2. Olha, meus desenhos não estão digitalizados, tenho feito apenas no papel. Já dei uma olhadinha nessa mbox 3, vou aguardar a promoção.

      Excluir
  78. Daniel, andei pesquisando a Mbox 3 e percebi que ela tem um preço salgadinho pra mim. Descobri também a Mutu II microbook, achei muito interessante até li uma matéria sobre ela na SOS e ficou bem claro suas características. No fritar dos ovos, acho que terei que ficar com Avid duo, por conta do preço e mesmo o Protools sendo Express acho que vai me atender muito bem, dentro do que ando fazendo.
    De qualquer forma irei aguardar a Mbox 3 com o Protools 11, vamos lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo, a MOTU é uma boa marca de interfaces e eu tenho uma, mas eu acho que o kit interface + software ainda é mais vantajoso para você. O bom da Duo é que ela funciona com o iPad, caso você já tenha um ou esteja planejando comprar um no futuro próximo, mas é sábio esperar pela mBox 3 com o Pro Tools 11 full, pois vai ser uma economia próxima de R$ 1800,00, que é o preço só do Pro Tools, mas ainda não sabemos para quando vai ser, tem que ficar antenado no mercado. Abração.

      Excluir
  79. Boa noite Daniel! Mais uma vez passando, conhecendo e perguntando, rsrs... Tire essa dúvida. O Mac Mini com i7 dar para trabalhar com o pro tools tranquilamente? Pois, alguns colegas dizem que não, que o Mini não serve para áudio. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danillo, eu uso um muito parecido. A diferença é que o meu é i5. O mac mini funciona perfeitamente, mas é uma boa ideia ter uma HD SSD dentro (solid state) ou então um HD externo Firewire para gravação (este que tenha ao menos 7200RPM). HD USB não pode. Se der, coloque ao menos 8GB de RAM e fique atento com a relação sistema operacional e versão do Pro Tools. Abs.

      Excluir
  80. Anônimo21/10/13

    Olá, Daniel! sou novo aqui e de home estúdio, desde já agradecer por esse trabalho que vem desenvolvendo, pois ainda tenho um DVD de video aula do Pro Tools que comprei algum tempo atras que ainda utilizo muito e recentemente adquiri um dos seus livros. Bom, estou usando uma Mbox3 em um macbook pro (ci5, Mountain Lion) e ainda não fiz nenhuma instalação de driver para Mbox, porem consigo rodar o pro tools express numa boa, fiz algumas gravações e tals e ficou tudo dentro dos conformes. Sei que o drive seria para utilizar como um controle da interface. Posso continuar a usar sem esse drive ou é preciso instalar?
    Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adolpho, Obrigado. Pode usar sem o driver sem problema. O driver é mais importante para os modelos Mbox 3 e Mbox 3 Pro, que tem DSP dentro para efeitos e roteamento. A sua deve ser a Mbox Mini, que não tem DSP e portanto é mais amistosa ao sistema operacional pelo sistema plug-and-play. Um abraço.

      Excluir
    2. Anônimo27/10/13

      Olá Daniel!! Muito obrigado pela informação. Acabei de receber seu livro 2º edição (como fazer musica com pro tools) excelente trabalho, parabéns!!!
      Bom, minha interface é a Mbox 3 mesmo, agradeço a resposta da funcionalidade do driver. Queria saber se esse driver influencia alguma coisa no pro tools ou somente roteamento interno da interface? e outra, essa interface tem 4 canais sendo que somente posso usar o controle de gain apenas para 2 canais simultaneamente (fora o MID) habilitando os canais frontais (Instr.), ou os da parte de trás (Line/Mic). Existe alguma forma de se trabalhar usando os 4 canais dessa interface simultaneamente? Agradeço.

      Excluir
    3. Olá Adolpho, Obrigado! O driver faz diferença sim, especialmente no roteamento, uso de efeitos, controle da interface e uso de sample rates elevados. Sugiro que você instale-o. Para usar os 4 canais você tem que ter algum equipamento externo que mande ou receba sinal digital no formato S/PDIF, como um teclado MOTIF, por exemplo. Outra possibilidade é comprar um conversor analógico x S/PDIF, mas vou ser franco, nunca vi nenhum outro depois do M-Audio Flying Cow. Abração.

      Excluir
    4. Anônimo29/10/13

      Daniel, instalei os driver ta tudo ok, obrigado. Quanto equipamento externo que mande ou receba sinal digital no formato S/PDIF, posso usar uma mesa que tenha esse sinal, tipo uma básica de 2 ou 4 canais e mais o S/PDIF? Qual você recomendaria? ainda to apanhando um pouco pra entender o funcionamento..srs abraço.

      Excluir
    5. Oi Adolpho, o sinal S/PDIF normalmente está presente em mesas digitais, uma boa opção é a 01V96i da Yamaha. Alguns outros equipamentos também trazem saídas S/PDIF, como alguns mixers de DJ, teclados e reprodutores de CD. A conectividade é feita através de cabo coaxial (igual a estes de televisão com plugue RCA) ou óptico (através de cabo de fibra óptica - esse conector chama-se toslink). Abração.

      Excluir
  81. Anônimo23/10/13

    Ola Daniel estou tendo problemas na instalaçao da Mbox 01, estou com win 7 32x o PT LE8.0 nao esta gravando.
    Obrigado e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá adriano, Obrigado. A Mbox 1 (original azul claro com pré focusrite) não é compatível com o Windows 7. O último sistema operacional compatível com ela é o Vista, mas não recomendo. O melhor é o Windows XP 32 Bits Home ou Professional com o Pro Tools LE 8.0.1. Abração.

      Excluir
  82. Daniel, como tens passado? Espero que muito bem. Baixei o pro tools /demo da pagina da Avid, (vai acabar em menos de 30 dias) mas até agora não consegui abrir, ou melhor
    ativar o pro tools e finalmente conhecê-lo, você poderia me orientar nessa situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Muito bem obrigado! O Pro Tools demo precisa de um iLok 2 para funcionar e uma conta no site da Pace (ilok.com), se você não tiver, tem que comprar um e abrir sua conta gratuita lá. Se nao for este o caso, explique melhor. Abs.

      Excluir
    2. É isso, baixei o Pro Tools demo com a intenção de conhecer o programa mas percebi que ele não é tão demo assim é preciso gastar alguma coisa. Comprar o ilok e o programa durar apenas 30 dias não parece muito viável. De qualquer modo obrigado pela atençao. Estarei sempre atento ao seu trabalho. Até mais.

      Excluir
    3. Olá, de fato não é muito amistoso para quem nunca teve experiência com o produto. Normalmente essa versão demo está direcionada às pessoas que estão em uma versão anterior e ainda não estão convencidas de fazer o upgrade. Obrigado pelo acompanhamento. Abs

      Excluir
    4. Entendi, faz sentido. Mais uma vez, obrigado.

      Excluir
  83. Daniel, (coisa de preguiçoso o que vou falar). Não tem jeito de colocar os comentários aqui do seu blog em ordem do mais recente para o mais antigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bem que eu gostaria, mas não dá. Abs.

      Excluir
  84. Mais uma. Olhando as fotos do seu estúdio pude perceber que seus instrumentos estão pendurados na parede através de um suporte. A pergunta é: isso não danifica os instrumentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, de forma alguma. Os suportes foram projetados para isso. Faz pelo menos uns 20 anos que uso eles e nunca tive problemas. Abs.

      Excluir
  85. Outra, me dê uma dica para gravar uma flauta transversa. Aquele excesso de sopro (vento) que acaba ficando na gravação é falta de técnica do flautista ou tem como amenizar a situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o microfone ideal para gravar flauta é o cardioide a condensador. Posicione p microfone na frente do músico, como se ele estivesse cantando ao microfone, deixe um espaço de ao menos 2 palmos entre o microfone e a flauta, sendo que o mic fica apontado para o meio do instrumento, não na extremidade. Ajuste essa distância para acertar a quantidade de som direto e ambiência. Esse é o jeito clássico, vale a pena investigar outras formas. Outra alternativa é microfonar a flauta em estéreo, usando o padrão XY. Abs.

      Excluir
    2. Obrigado.
      Vou fazer os testes ainda hoje com a flauta. Fico mais tranquilo para usar o suporte, meu HS ganhou mais espaço.
      Saiu uma reportagem na revista SOS sobre a Avid duo. Estou quase vendendo a mina Edirol 25ex, isso me ajudará. Descobri uma outra interface interessante, mas é de outra distribuidora. Focusrite 6usb.
      Obrigado pela atenção. Até mais.

      Excluir
    3. Beleza! A Focusrite também tem interfaces de áudio de ótima qualidade, principalmente a linha scarlet, mas uma vantagem da duo é que ela se conecta ao iPad diretamente sem precisar daquela adaptador USB para câmeras, o CCK. Abração.

      Excluir
  86. bom dia daniel , gostaria mais uma vez que vc me auxilie em uma duvida, as vezes muito raramente aparece essa mensagem quando vou abrir uma musica no protools : " the following plugins were made inactive because they could not be found in the plug-ins folder " ou seja ( os seguintes plugins foram feitos inativo porque não podem ser encontrado na pasta de plug-ins). como devo proceder quando acontece isso ? pois ele pede para salvar , mais ai eu não salvo e quando entro na musica todos os plugins qeu usei estão inativos. e o mais interessante é o seguinte , para sanar isso eu saio do protools e entro novamente , ai abro a mesma musica que deu o problema , ai volta tudo ao normal, os plugins estão todos lá, obs o meu protools é o 9.3 hd, mais uma vez obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovanni, normalmente se o plug-in não está na pasta o Pro Tools avisa, como é nesse caso. Pode ser que a sessão esteja gravando também os presets dos plug-ins em uma outra pasta e o Pro Tools vai buscar lá, mas não acha. Todavia, o seu workaround me parece muito estranho. Eu desinstalaria o Pro Tools usando a opção de remover tudo (clean uninstall) e instalaria de novo. Abs.

      Excluir
  87. ola daniel tenho uma project mix cara tive um problema quando queimei a fonte .antes funcionava direitinho quando mandei arrumar . ela funciona direito mais nao instala no pc olha que ja testei varios drive voce pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode ser que a porta firewire tenha sido queimada também, melhor verificar em uma assistência técnica. Abs.

      Excluir
  88. ou talvez se alguém ai souber ! agradeço

    ResponderExcluir
  89. Olá Daniel, bom formatei meu pc e reinstalei novamente o PT 8 com atualização pra o 8.5 desde então começou os erros como este: DAE can't get audio from the driver fast enough. your drive may be too slow or fragmented, or a firewire drive could be having trouble due to the extra firewire bandwidth or CPU load (-9073), já mudei o Buffer, reinstalei os drivers da digi 003 rack mas continua dando erro, poderia se possível ajudar-me? grato obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você particionou o HD da sua máquina? Tá com cara de ser isso. O Pro Tools não funciona direito em HD particionado nem fora do HD do sistema (normalmente o C:). Verifique isso e me avise. Abs.

      Excluir
  90. ola Daniel, cara me da uma luz, comprei uma MBOX 1, ja tem 2 meses e até hoje não consegui fazer funcionar, comprei de um rapaz do RJ, e todos anucios que vi dela ela funciona com o Pro Tools LE 8.0 somente.. baixei o
    PT 8, instalei mas tai meu problema: ele reconhece a placa, sai o som normal nos monitores de audio e fones instrumentos, mic, etc.. mas não entra o som dos instrumento, mic, no PT 8 para gravar ..eu fiz um teste esportei uma musica para o PT e ele reproduziu com um pouco de xiado mas deu pra ouvir..eu vou la nas configurações I/O esta la o simbolo da mbox e o numero de canal tudo certo...ja troquei os drives ja instalei o PT 7.4 usando o windows XP mas é o mesmo problema não reconhece o audio para gravação..se vc pude me ajudar vou ficar muito feliz pois ja quebrei a cabeça d+....Meu PC: Windows 7, 32 bits

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago, a mbox 1 vai até o Pro Tools LE 8.0.1, portanto não faça upgrade para o PT LE 8.0.3. O Windows tem que ser o XP Home ou Professional rodando em 32Bits, portanto deve ser esse seu problema, pois o Windows 7 não é homologado. Todavia verifique novamente o IO Setup. Selecione todas as entradas das guias Input e Output e clique Default para criá-las novamente.

      Que tipo de chiado você ouve? tipos uns estalinhos ou um ruído constante tipo uma TV fora do ar? Estalinhos normalmente é problema de buffersize muito pequeno, que pode ser ajustado no Playback engine para um valor em torno de 256 ou maior, dependendo do computador. Ruído constante pode ser a característica do pré-amplificador quando com muito ganho, tente usar ele mais baixo. Um abraço!

      Excluir
    2. boa tarde Daniel..muito obrigado pela atenção, ja resolvi aqui ela veio sem o cabo usb ai eu peguei um que tinha aqui e coloquei nela um cabo mais antigo, e por curiosidade depois de quebrar tanta cabeça deu na ideia de trocar o cabo usb comprei u cabo usb 2.0 resolveu não tem nenhum xiado ta gravando perfeitamente com o PRO TOOLS 8.0 WINDOWS 7 ...MUITO OBRIGADO DANIEL PELA ATENÇÃO...ABRAÇOS..

      Excluir
    3. Ótimo. um abraço.

      Excluir
  91. Daniel boa tarde, me esclareça uma coisa eu quando seleciono um determinado trecho de uma musica e quero que esse trecho seja processado por algum plugin do AUDIO SUITE eu não consigo ou seja o trecho selecionado de guitarra por exemplo não é processado e aparece a seguinte mensagem : NO AUDIO WAS SELECTED ,mais se eu selecionar o trecho todo ai ele processa, mais o interessante que não consigo ouvir essa conversão ou seja ele faz todo o processo de inserir o plugin , mais quando vc vai ouvir nada aconteceu , socorro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovanni, estranho. O procedimento é bem simples: Primeiro abra o plug-in do menu audio-suite, em seguida selecione o trecho de áudio. Se quiser, aperte preview para ver como vai ficar e para poder ajustar os parâmetros. Para processar clique em process (PT10) ou Render (PT11). É para funcionar assim, sem mistério. Uma dica: Quando os plug-ins AudioSuite são aplicados um novo arquivo deve aparecer na clip list (Region List) no canto direito da tela de edição, se não aparecer pode ser que a opção de sobreescrever o arquivo esteja habilitada no cabeçalho do plug-in (opção overwrite files), o normal é a opção Create continuous file. Abração.

      Excluir
  92. daniel fiz o que vc me disse , o plugin so é processado se eu selecionar o trecho todo tipo assim tem o canal da guitarra gravado, se eu quiser usar o plugin do audio suite ele so processa se eu marcar a linha de guitarra toda , eu não consigo processar apenas um trecho aleatório. sobre o region list sempre que consigo processar o trecho todo cria um novo arquivo, mais eu fui ver se a opção CREAT CONTINUOS FILE , esta habilitada no cabeçalho do plugin, notei que existe 3 opções lá, são elas: OVERWHITE FILES / CREATE INDIVIDUAL FILES esta opção esta marcada para todos os plugins que abri no audio suite / e a 3ª opção CREATE CONTINUOUS FILE esta com o escrito apagado ouseja esta lá mais não consigo habilita-la. me ajude !!! emais uma vez muito obrigado por tudo , pela paciência e epal educação qeu vc trata não so a mim como todos aqui no seu Blog, um grande abraço Giovanni CArvalho

    ResponderExcluir
  93. daniel consegui resolver o caso , fui seguindo alguns passos qeu vc me aconselhou e comecei a prestar atenção em alguns detalhes , no cabeçalho do plugin estava marcado a opção region list com isso não aparecia a opção created continuous file, ai eu mudei para opção play list e tudo funcionou perfeitamente, muito obrigado pelas dicas valeu mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo que deu certo. Existem tantas opções para a gente discutir que uma hora a gente chegaria na certa, mas temos que partir de alguma, não é mesmo? Benchmarking não é fácil não...Abração.

      Excluir
    2. Mais uma vez gostaria de agradecer todo o apoio qeu vc esta dando não só para mim , como para tantas pessoas aqui no seu blog, porque é raro encontrar uma pessoa como vc que passa todo o seu conhecimento para aqueles que estão começando, isto é raro! mais uma vez muito obrigado por tudo. precisando estamos aqui para poder ajudar de alguma forma, um grande abraço do amigo e Fã Giovanni CArvalho

      Excluir
    3. Obrigado Giovanni! Um abração!

      Excluir
  94. porque que quando tento instalar o mide driver usb da yamaha aparece uma mensagem disendo que meu processador nao è adequada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega, está meio vaga a sua indagação e não tenho como lhe auxiliar sem maiores detalhes, mas ao que indica, seu computador está incompatível com a versão do driver que você está tentando instalar. Verifique qual é a versão do seu sistema operacional e instale o driver específico para ele. Abração.

      Excluir
  95. Olá Daniel.
    Tenho o Pro Tools 10 HD, consigo gravar tudo certo. Mas na hora não consigo ouvir as pistas gravadas de jeito nenhum.
    Windows 7 Utimate, Core i5
    Interface Behringer UCA222
    Agradeço desde já, Nicolas Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nicolas, provavelmente seu Setup IO não está configurado certo. Vá em Setup / IO e nas guias input e outup aperte o botão default, deve resolver. Abs.

      Excluir
  96. Daniel não poderia deixar de passar aqui e desejar meus votos de feliz ano novo. Tudo de bom, que tudo se realize. Mais uma volta em torno do sol completada, tanta coisa aconteceu e agora vamos pra mais uma volta e boa viagem pra todos nós.

    ResponderExcluir
  97. Daniel tenho um sistema TDM e não queria abrir mao dele pois tem uma qualidade incrível mas tenho problemas com samplers tipo bateria a maioria não roda com pro tools 6.4 teria uma dica de qual que roda. Outra coisa como Faco pro sistema ler as informações do meu modulo via midi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renan, pois é, o 6.4 já está meio antiquado e fica cada vez mais difícil achar aplicativos compatíveis. Se você quiser manter seu sistema eu aconselho você a trabalhar com loops prontos no formato de áudio ou adicionar uma bateria eletrônica externa, como as da Elektron ou Dave Smith e sincronizá-las via MIDI e gravá-las via áudio. Toda informação MIDI tem que estar presente e ativa na guia de input devices para o Pro Tools reconhecer. Abração.

      Excluir
  98. Daniel desculpe meus modo9s primeiro gostaria de parabenizar pelo seu trabalha gracas a vc muita gente tem conseguido resolver grande parte dos seus problemas. por favor onde consigo seu material preciso comprar ele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renan, Obrigado. Você pode comprar meu livro diretamente comigo, veja como na home do blog. Abração.

      Excluir
  99. Olá amigo?.. tudo na paz tenho certeza que sim.Olha tenho um dificuldade com minha placa de áudio, se puder me dar um força agradeço desde já.. então, a minha placa é a digisegn -001 o meu soft é o protools 6.4... o media player esta tudo bem aceitou sound forget tbm.. o meu problema é a internet quando vou por exemplo no you tube ela não aceita... tem com abilitar ela para aceitar , eu erstou usando duas placa off bourd e a on a plca que vem no pc para poder ouvir as musicas na internet mas o som é péssimo... abs aguardo respota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos, tudo certo. Vá no site da Avid e baixe o ASIO driver para a 001. deve resolver seu problema. Abs.

      Excluir
  100. boa noite Daniel ! hoje no estudio me aconteceu uma coisa muito louca, kkk estava eu aprendendo a mexer no meu controlador umx 610 behringer , este ligado via usb no meu IMAC, tudo isso é logico como protools ligado, estava testando ele dentro do protools, aprendendo a mexer nos pitch , oitava e etc do controlador, quando de repente fechei a seção e abri uma outra, não é qeu para a minha surpresa a musica estava rapida, ai pensei : o protolls faz isso? ou seja acelera a musica num todo? , endoidei na hora, ai o que eu fiz, desliguei o imac, desliguei o controlador via usb e liguei tudo de novo ai voltou ao normal, . A minha pergunta é o que eu fiz? com certeza foi por causa do controlador , creio eu que fuçei demais nele kkkkkkkkkkkk e outra eu não sabia dessa função do protools , se é que ela existe né kkkkkkkkkkkk. o meu protools é o 9.03 hd, mais uma vez obrigado por tudo, um grande abraço Giovanni carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovanni, então, se a sessão mudou de andamento significa provavelmente que o sample rate foi alterado e todos os clipes de áudio passaram a ser reproduzidos em sua resolução original, portanto ficam alterados em velocidade. Fora isso o Pro Tools tem o elastic audio que faz esse esticar de andamentos e também de pitch (elastic pitch). Para fazer essa funcionalidade ativa é necessário transformar a pista em elastic audio. Eu abordo isso em detalhes em meu livro. Abração.

      Excluir
  101. Boa noite, Daniel.
    Tenho uma placa M-Audio 1010 e o Pro Tools 7.1 rodando no windows XP. Tem como passar para o Windows 7?
    Obrigado,
    Rubens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rubens, O último Pro Tools 7 é o 7.4cs10, mas só funciona em XP ou Vista, não dá para ir ao Windows 7. Melhor passar para o Pro Tools 11 e instalar o Windows 7, já que não há driver para a Delta para o Windows 8. Abs.

      Excluir
  102. Ola Daniel, Estou a procura de um Software para rodar em Midi Time Code junto com um outro programa que tenho de iluminação. Pensei no ProTools, por tudo que ele significa, mas pegar um 11 to achando que será uma Ferrari pra rodar no transito. Um PT Express resolve pra mim? Ele roda legal umas 8 tracks e MTC? Ou recomenda outro software? Tenho um MacBook Pro 2013, profire 2626. Obrigado e paragens pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayton, O Pro Tools Express não tem MIDI Timecode, portanto não serve para você, só a versão plena, mas você já disse tudo. A sua Profire deve ter vindo com o Live Lite e, se não me engano, dá para enviar MTC dele, dá uma olhada...Abs.

      Excluir
  103. Ah, e outra coisa. O PT express precisa da placa que vem com ele pra rodar? Precisa de Ilok? Ou posso instalar e usar na minha profire? valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayton, precisa da interface compatível com ele, mas não precisa de ilok. Acho que a Profire é compatíve com elel, mas ele não manda MTC. Abs.

      Excluir
    2. Obrigado Daniel, grande abraço

      Excluir
  104. opa iai Daniel blz? cara to com uma duvida que ta me matando to tentando instalar um plugins waves no meu mac e aparece uma msg assim '' o pacote do instalador waves all plugins bundle v9r14 nao pode ser aberto, a lista de materiais deste pacote nao foi encontrada'' oque pode ser isso? aguardo abraços...

    ResponderExcluir