BEM-VINDO AO MEU BLOG!

Aqui no meu blog você vai achar dicas de Computer Music, especialmente de Pro Tools, Reason, Live, áudio profissional e Homestudio. Alguns trabalhos artísticos que eu fiz também têm seu espaço. Há muita informação legal nos comentários. Use a caixa de pesquisa logo abaixo para achar um assunto que você está procurando.

Boa navegação!

Reason: O seu teclado de palco

O outro olhar
originalmente publicado na Revista AM&T #221
 
Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos.
Captou?

Parece pegadinha, mas não é. Não se trata tampouco de algum evento perigoso na África incluindo a minha pessoa e o meio de transporte local; leia a frase de novo, só que de trás para frente, enquanto eu espero aqui...

É um palíndromo. A primeira vista parece ser uma frase esquisita, mas com sentido caso eu estivesse mesmo em Marrocos e estivesse telefonando do celular, porém ela guarda um segredo: é a mesma quando lida de trás para frente. Somente com desprendimento poderíamos ler intuitivamente a frase ao contrário e percebê-lo.

Na arquitetura (minha formação) acontece um fenômeno similar interessante chamado de "olhar estrangeiro". A arquiteta Lina Bo Bardi, que é a projetista do MASP (aquele museu pendurado com pilares vermelhos na Avenida Paulista em São Paulo) e do SESC Pompéia, também em São Paulo, faz uma arquitetura incrivelmente brasileira, mas ela é Italiana. Esse olhar de fora fez com que ela capturasse a assência do nosso povo para traduzir em projetos belíssimos e verdadeiramente brasileiros.

Muitas coisas guardam segredos dentro de si e somente com o olhar atento é que podemos percebê-los. Às vezes temos que sair fora do circuito para desacostumar com o que está acontecendo e depois voltar para ter uma opinião mais certa ou descobrir novas frentes criativas - já vi muitos técnicos mixando assim.

O mercado induz a gente a fazer isso também. A cada novo produto lançado derrepente nosso olhar muda. A gente passa a ver a vida de um modo diferente e aquilo que tínhamos parece ficar obsoleto, contudo poucos produtos fazem isso de verdade; poucos realmente revolucionam o mercado.

O ponto onde quero chegar é que acredito que o mais importante é que podemos pegar um produto e transcender. Aquilo que acreditávamos que estava exaurido pode servir para uma nova frente criativa, ou se ajustar a outras tarefas as quais não são as primordiais. Esse é o outro olhar.

Vamos pegar o Reason da Propellerheads como exemplo:

Todo mundo sabe que ele é um software para produção musical envolvida com MIDI e tem lá a sua identidade, mas quem efetivamente leva o Reason ao palco junto com um teclado controlador e usa-o como teclado convencional? Será que as pessoas que compram teclados com cinco casas decimais sabem que podem ter mais recursos usando o Reason, um notebook, uma interface de áudio e um teclado controlador? Em qual quesito esse conjunto perde para o teclado convencional? Dificilmente perde em algum. Acredito que estamos diante de uma questão cultural que envolve a falta de desprendimento e uso do outro olhar. Estou falando do Reason, mas poderia ser o Total Workstation 2 da IK Multimedia, por exemplo, que traz mais de 15.000 sons de qualidade excelente. Nenhum teclado convencional tem tantos bancos de timbres, fora todo o processamento do computador que é muitas vezes superior ao de qualquer teclado moderno. 

Levar o Reason ao palco provavelmente não era a intenção do produto, e novamente quem o leva com certeza é muito grato. O bom desse setup é que você pode ainda aproveitar a interface de áudio para outras coisas, como um mixer virtual ou um processador em tempo real. Normalmente as interfaces de áudio surgiram com o propósito de serem a ponte entre o analógico e o digital para pessoas interessadas em gravações, mas com a baixa latência podemos tê-las como verdadeiros racks de efeitos em shows quando combinadas ao computador, portanto é outra visão surgindo.
Se você têm uma interface de áudio com vários canais e stá usando o Record da Propellerheads e o Reason ao mesmo tempo, você pode ainda fazer toda a parte de processamento de instrumentos acústicos e vias de fones para a banda com o seu próprio setup, sem levar mesas e outras coisas que não cabem no porta-malas do carro. 

É uma maneira de adequar os produtos a sua realidade.

É muito mais barato inclusive investir em um teclado controlador e usar uma porta midi adicional para tocar outro timbre do Reason simultaneamente do que comprar outro teclado convencional.

Com o Live é a mesma coisa.
Com o Pro Tools é a mesma coisa.
Com o Cubase é a mesma coisa.

E não se esqueça que ainda têm as versões limitadas dos softwares, como o Cubase LE 4 que vem com algumas interfaces de áudio, e que serve para tudo isso também e muito bem. 

Vamos ver agora como montar um setup para tocar ao vivo com o Reason. Você vai precisar de um computador, o Reason, uma interface de áudio e um teclado controlador de preferência com knobs e botões.

Normalmente neste cenário as duas atividades mais importantes são: mudar de timbre e mudar de instrumento - Mudar de timbre é mudar o patch de um mesmo instrumento e mudar de instrumento e tocar outro módulo do Reason. Para fazer isso você deverá programar dois botões da superfície de controle do teclado para mudar de preset e dois outros para mudar a seleção de periféricos. Se o seu teclado não tiver nenhum botão você pode usar quatro teclas do teclado mesmo, tipo as 4 primeiras. Vamos ver como fazer isso.

Estando tudo instalado e configurado comece com um rack vazio.

No menu Options clique na opção Additional Remote Overrides e procure a opção Select Prev Patch for Target Device. [FIGURA 1]
Figura 1

Selecione-a e clique em Edit... Ligue a opção Learn From Control Surface Input Activity e aperte um botão em sua superfície de controle. [FIGURA 2]

Figura 2
Pronto, este botão agora vai selecionar o preset anterior que estiver na lista de presets do instrumento do canal selecionado. Faça o mesmo procedimento para as opções Select Next Patch for Target Device (Selecione o próximo preset do periférico selecionado), Target Previous Track (Selecione o canal anterior) e Target Next Track (Selecione o próximo canal). Se a sua superfície de controle tiver knobs com curso infinito (desses que viram sem parar), você pode usar a opção Select Patch for Target Device(Delta) para selecionar canais, girando-o para frente ou para trás.

Agora será necessário criar uma lista com os presets que você ira usar para cada instrumento. Crie o primeiro utilizando o comando Create Instrument do menu Create. Na janela Patch Browser clique no botão New Favorite List e crie uma nova lista de presets preferenciais que habitará a caixa Favorites, neste exemplo criei uma que se chama Show. [FIGURA 3] 

Figura 3
Agora procure os presets que você gosta e arraste-os para o nome da lista favorita que você criou. Conforme você seleciona os presets você pode testá-los tocando. [FIGURA 4]

Figura 4
Quando tiver terminado clique em Cancel.
O Rack continuará vazio. Agora para que cada módulo enchergue apenas os presets respectivos de seu módulo, crie os periféricos que irão tocar os presets que você escolheu simplesmente clicando com o botão direito sobre o rack e escolhendo a opção "periférico", exemplo NN-XT Advanced Sampler. Muito provavelmente ele virá com o som default, agora clique no botão browser do periférico para abrir um preset, selecione a sua lista e selecione um dos presets.
Agora quando você apertar o botão para mudar de preset somente os específicos desse módulo serão selecionados.
[FIGURA 5]

Figura 5
Se você não fizer dessa forma e preferir clicar Ok em vez de Cancel toda vez que você mudar de preset o Reason irá mudar de módulo também. Derrepente é uma outra maneira de trabalhar, veja qual é a que melhor te atende.

Termine de popular o seu rack e use os botões para alternar entre a seleção de canais e mudar presets.
Dica: Se você precisa que um preset fique soando enquanto seleciona outro é melhor usar um novo periférico e alternar canais, pois ao mudar de preset o som pára.
Esta é uma maneira de ter um teclado muito versátil sem desembolsar muito dinheiro e o melhor ainda é que dá para fazer um monte de coisas que o teclado convencional não poderá fazer.

134 comentários:

  1. Ei Daniel,

    Muito bom sua forma de trabalhar. Eu preciso urgente trocar meus 2 teclados que são ótimos, porém, pesados, grandes e dificeis de levar no carro, avião, onibus, etc.

    Confesso que ainda não sei como fazer, mas sua idéia é um ótimo começo para mim.

    Trabalho como tecladista free lance tanto com banda com 2 teclados, como sozinho usando ritmo eletronico. Gostaria de poder continuar atendendo aos dois estilos de trabalho usando apenas 2 controladores pequenos e leves e o lap top com o reason, porém, não sei se poderia usar ritmo eletrônico no reason com a mesma facilidade de um PA500 KORG e os sons que ele oferece; tanto ritmo como sons ao vivo.

    Se você tiver uma dica legal pra me enviar, será muito bem vinda.

    Peço enviar a resposta pro meu email: mauriciofazz@hotmail.com

    grato e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olá Maurício, vou responder aqui e mando um email para você também.
    Seguinte: No seu caso a tecnologia da computer music pode te ajudar muito.
    As dicas que te dou são as seguintes:

    1. Primeiro arranje um computador legal, um macbook ou macbook pro. Eu insisto em apple não porque eu acho legal, apesar de achar, mas é fato que é muito mais legal trabalhar com ele e a segurança é muito maior do que os PCs. Demora pouco para se acostumar e os softwares que eu vou indicar são idênticos de usar nas duas plataformas. Você só tem a ganhar com apple e seu setup vai parecer mais profissional e te dar uma segunaça quando estiver tocando. Obviamente você vai ter que instalar tudo direitinho também e manter a máquina em order e de preferência livre de pirataria, que atrapalha muito, pois altera o sistema e pode dar pânicos de kernel e erros de assertion.

    2. Interface de áudio que rode em coreaudio. Tem mil. Escolha uma que tenha ao menos dois prés, tipo a fast track pro, Mobile pre 2, mbox 3, qualquer uma, pois a maioria dos PA que vc vai encontrar vão ter pior qualidade que sua interface de áudio. Se quiser uma mais legalzinha escolha uma que tenha saídas balanceadas.

    3. Um ou dois controladores idênticos que tenha muitos recursos midi de 61 teclas, Exemplo: M-Audio Axiom Pro ou Novation MKII. Eu tenho esse último e foi uma das minhas melhores aquisições, realmente o Automap que é o software de gerenciamento é praticamente perfeito. Não existe programação e toda a maioria dos softwares funcionam "seamless" com ele.

    4. Uma launchpad da Novation. Tenho uma também e é absolutamente show! Perfeita para ao vivo e sincroniza perfeitamente com o Ableton Live. Mais sobre esse software em instantes.

    5. O Reason. Excelente para timbres e super versátil para criação de bases. A versão 6 agora aceita gravação de áudio e input físico em tempo real, portanto você pode plugar um microfone nele, chamar um reverb para a voz, processar um violão e o que mais vc quiser. Dá até para fazer um vocoder tipo Giorgio moroder.

    6. O Ableton Live. Esse você vai usar para a base e loops. Só pragramar e ele toca qualquer loop para você na ordem que quiser. Loop, música inteira, trechos gravados, qualquer áudio. Além de ser um excelente processador de efeitos, inclusive para voz.

    7. Rewire. Esse é o protocolo de comunicação do Reason com o Live. eu uso assim. Abre o live e o Reason dentro dele. Não precisa comprar nada, já vem com os softwares, assim fica com a qualidade dos dois mundos, loops e bases e timbres.

    Qualquer outra dúvia é só escrever.

    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Maurício, gostei muito de suas dicas. Queria muito sua ajuda. Tenho um notebook, uma interface de áudio, e um teclado Roland(Juno D) que uso como controlador. Seria possível fazer uma seleção de timbres no Reason e durante shows fazer a troca dos mesmos utilizando o sound bank do teclado? Exemplo: Programo metais e piano no Reason, e acho complicado ficar fazendo as trocas de timbres pelo mouse. E ai, há alguma solução dentro desse aspecto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a Pergunta é direciona para Daniel não ao Mauríco.

      Abraço.

      Excluir
    2. Olá Leonardo, É possível sim, contanto que o Juno D possa enviar comandos MIDI de algum botão ou, se preferir você pode trocar presets através das teclas mais graves do teclado, mas pode esbarrar e trocar o timbre sem querer. O melhor seria mesmo uma pequena controladora USB, tipo a serie Nano da Korg, que dá para você colcoar em cima do teclado. Há vários jeitos de trocar timbres no Reason, mas o método que eu acho mais rápido é o de seleção de tracks com diferentes instrumentos. Faça assim: Primeiro vá nas preferências e veja se seu teclado aparece lá e está ativo. Se tudo Ok continue. Depois clique no menu Options e escolha a opção Aditional remote Overrides. Clique o item Target Previous Track e pressione o botão Edit. Na janelinha seguinte clique a caixinha Learn From Control Surface Input e pressione um botão no teclado (ou controladora). Pressione OK. Isso vai programar esse botão para selecionar o track anterior (indo para cima). Faça a mesma coisa para o item Target Next Track (próximo track) assim você fica com dois botões um para subir um timbre e outro para descer. Faça agora um monte de tracks cada qual com o instrumento que quiser e use os botões para circular entre eles. Outra forma de fazer isso é automatizando Mutes, mais complicado mas dá certo. Dá também para entrar no Menu Option e entrar no modo Remote Override Edit Mode. Clique no periférico que quiser autoamtizar, clique na setinha azul da mudança de preset duaz vezes até aparecer o raio girando. Pressione o botão que quiser controlar esse parâmetro no seu teclado.
      Abração.

      Excluir
  4. Daniel, parabens pelo post. Gostaria de saber se voce teria materiais de comandos de iteração com o Reason/Controladores midi. Tipo, como direcionar certo knoob para uma configuração do NN-XT, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mike, é fácil:

      1. Clique com o botão direito do mouse sobre o botão que deseja configurar no NN-XT.
      2. Escolha Edir Remote Override Mapping.
      3. Clique a caixinha Learn from Control Surface Input
      4. Movimente um Knob no seu teclado.
      5. Clique Ok.

      Essa configuração fica salva com sua música. Você pode fazer isso para qualquer botão da tela.

      Se quiser fazer um esquema mais rápido, vá ao menu Options e escolha a opção Remote Override Edit Mode. Clique no Rack para selecioná-lo e clique duas vezes sobre a setinha azul, ela vira um raio girando. Mova um botão no teclado. Faça isso quantas vezes quiser. Abs.

      Excluir
    2. Parabéns pelo seu trabalho Daniel. Eu gostaria de saber como faço para controlar um modulo de som no caso é o Sonic Cell da Roland e o reason a mesmo tempo. Possuo um controlador umx610 da behringer e uma Fast Track Pró. Quero usar os doi para no casa do Notebook der pau.

      Excluir
  5. Daniel parabéns por sua iniciativa, tem ajudado muito, tenho uma duvida, como consigo dividir os canais do Reason no Live, eu consegui fazer com que o som do reason sai no Live já é um grande sucesso mais nao consegui dividir nas tracks.
    Ex: quero habilitar a saida do piano em um canal, a saida do synth em outro, preciso que eles fiquem individuais no Live... Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Moisés, obrigado. Para fazer cada módulo do Reason sair em diferentes canais do Live basta ligá-los diretamente na Hardware interface (aquele módulo que não sai do Rack e no Live escolher a entrada de Rewire para aquele canal. São 64 possibilidades. Abs.

      Excluir
  6. Eu fiz essa ligação mais quando mudo a track no live o outro som não vem, ex: Track Piano reason, ligada no hardware 1&2, habilito a track o som vem ok... quando Track Pad Reason ligada no hardware 3&4 e habilitada o som não vem.
    Outra duvida é em relação a CPU usage, uso sempre 3 tracks por vez para tocar ao vivo uma corda do Ominsphere e esse piano e pad do Reason a minha usage CPU vai la nas alturas não entendi muito isso ja que tenho um MacBook Pro 2.8 com 8GB de RAM, uso uma Fast Track como placa de audio, infelizmente não estou muito contente com esse meu setup por favor me da um help ai... desculpa por abusar da sua boa vontade mais eu ja procurei muito sobre isso e a galera nao tem um bom coração... obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Moisés, O som do piano chega ao Live porque no Live o canal de áudio de Rewire está escutando apenas o 1 e 2. Você tem que criar um outro canal de Rewire para escutar o 3 e 4 e assim por diante. Quanto ao uso da CPU eu não consigo ter parâmetros suficientes para te dar uma posição concreta. O Omnisphere é pesado mesmo, mas não a ponto de usar toda a CPU. Verifique no gerenciador de aplicativos se há algum processo rodando no background e feche-o. Se você trocar o HD interno por um sólido (SSD) a resposta do sistema muda bastante para melhor. Abração.

      Excluir
  7. Olá Daniel, preciso utilizar o Reason ao vivo com 2 controladores e quero atribuir diferentes presets pra cada um deles.
    Como faço essa configuração?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que ter cada um entrando no Reason configurado individualmente na aba de configurações de setup e depois você pode definir cada controlador para um canal MIDI e colocá-los individualmente no rack Advanced MIDI Device. Abs.

      Excluir
  8. Parabéns Daniel toco na noite e gostaria de usar notebbok para acompanhamento, venho fazendo uns testes com o reaper aqui em casa mas no pc, vou comprar uma interface de audio esse mes (estou usando uma behringer que é bem fraquinha), e o note tambem, só que meu esquema é com violão e voz, você teria um controlador midi que eu pudesse usar pra controlar o software com os pés ? (bem baratim ? kkkkk) Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá cambuy, qualquer controlador MIDI de guitarra pode ser usado, pois no Reason é possível endereçar qualquer parâmetro MIDI via MIDI Learn a quase todos os parâmetros de tela, portanto escolha aquele que quiser. Se você escolher um controlador MIDI com saída USB melhor, caso ele tenha apenas a saída MIDI comum com conector DIN 5 pinos você pode conectá-lo na porta MIDI In da interface de áudio que você irá comprar. Abs.

      Excluir
  9. Olá Daniel, gostaria de saber se é possível trocar de timbres no controlador da behringer UMX? Não consigo, tentei de todas as maneiras e não tive resultado. Já vi uns tecladistas usando um teclado virtual para trocar os timbres, agora não sei se é pelo Reason. Você tem algum conhecimento com esse modo de mudar pelo teclado virtual? Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, dá sim. Aqui em cima eu explico como se faz. Abs.

      Excluir
  10. Ola Daniel blz? cara queria que o Reason mudasse os timbres ja carregados , como fiz no sistema que explicou mais acima ele muda os timbres pelo controler mas nessa mudança dependendo do timbre demora uns 5 segundos para carregar .. tem jeito de fazer isso?

    obrigadoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pois é! Dependendo do timbre demora mesmo. Uma coisa que você pode fazer é deixar todas os periféricos de instrumentos já ativos e simplesmente rotear o sinal MIDI do seu controlador para o canal do instrumento que você quer trocar usando a opção Select Next Track e Select Previous Track do menu de configuração de automação MIDI, assim eles já estarão todos carregados, mas a sessão pode ficar um pouco sobrecarregada dependendo dos timbres. Outra ideia é deixar os instrumentos todos ativos e cada um em uma canal MIDI diferente na Hardware interface e chavear os canais no controller. uma delas irá funcionar melhor para você. Abs.

      Excluir
  11. Como faço pra mudar as Tracks com meu controlador! Se possível, como fazer com um NANo PAd, ou algo parecido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. há vários modos. O mais simples é definir cada instrumento em um canal MIDI diferente na Hardware Interface e mandar o canal MIDI correspondente do controlador. Outra opção é ir ao menu Options em "Aditional remote override" e definir dois botões para selecionar a pista de cima "Target previous track" e outro para a pista de baixo "target next track"no editor, assim você seleciona essa opções, aperta Edit e aperta um botão no controlador (pode até ser uma tecla do teclado) daí você usa esses botões para andar pelo endereçamento MIDI do controlador na pista que você quiser. Abs.

      Excluir
  12. Desculpas, mas a pergunta mais sensata seria: Como trocar canais no reason pelo controlador!

    ResponderExcluir
  13. Olá Daniel! Minha dúvida é a seguinte:Uso o reason com um control UMX61 e gostaria de controlar o volume dos sons em tempo real.Ex:estou usando um piano com pad (cada um em um canal) e quero aumentar ou diminuir o volume do pad enquanto também estou usando o som do piano,mas sem modificar o volume do piano, só o pad.É possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, sim é possível. Clique no botão de volume do instrumento que está no rack coim o botão direito do mouse e escolha a opção Edit Remote Override Mapping. Selecione a opção Learn from control surface input, caso ela não esteja ativa e mova um botão MIDI no seu controlador. Automaticamente ele vai mapear este para o botão de volume. Clique OK. faça o mesmo para outros parâmetros que deseja controlar do teclado. Abração.

      Excluir
    2. Valeu Daniel!! Só que aconteceu uma coisa diferente agora: Quando seleciono um som o outro para,por que isso acontece?

      Excluir
  14. Oi Rodrigo, depende de como você está montando o som do piano com pad. O ideal é colocar os dois instrumentos dentro de um combinator, assim fica um canal só na área de edição para selecioná-lo. Delete o canal de um instrumento (caso ele tenha o seu próprio), selecione os dois instrumentos no rack, clique com o botão direito e escolha Combine, vai virar um combinator com um canal MIDI apenas. Outra opção é usar os roteamentos MIDI da Hardware interface (Advanced MIDI). É mais complicado, mas legal de tentar. Abs.

    ResponderExcluir
  15. Ola Daniel, mto massa o seu blog, gostaria de saber se da pra abrir ritimos ''Sty com o Reason, e se é possivel tocar ao vivo usando um controlador, tipo fazer um arranjador juntando o not+Reason e um teclado controlador?
    desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nelldrums, não é possível abrir os ritmos Sty no Reason, eles são proprietários da Yamaha e só abrem em dispositivos compatíveis. O Reason é muito amigável com teclados controladores, praticamente qualquer um pode ser utilizado. Abração.

      Excluir
    2. Agradeço a atenção, muito legal seu blog, sucesso pra vc

      Excluir
    3. Eu que agradeço. Abração!

      Excluir
  16. Grande Daniel!
    Cara muito bom o seu trabalho, sua disposição em nos ajudar, compartilhar seu conhecimento... Esse blog é show de bola! Muito útil!

    Por gentileza, tenho como trocar de tracks utilizando o teclado numérico do computador?
    Até o momento sei como mudar de timbres utilizando navegação sequencial para cima e para baixo(configurando previous track e next track), mas se eu tiver vários tracks possa ser que não dê tempo de mudar numa performance ao vivo (por ter que apertar next ou previous várias vezes).
    Já tentei com o recurso Advanced MIDI Device selecionando por exemplo o banco 'A' e atribuindo a cada canal um instrumento - fiz a atribuição também diretamente no track clicando no menu suspenso que vem no 'Lane 1' - , mas não consigo fazer a troca de timbres através do teclado numérico do computador.
    Já procurei pela net e ainda não achei essa informação.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Oi Ivan, obrigado. Entendo sua pergunta e acho que não é possível. Se você usar as setinhas é possível navegar pelos Tracks, mas a funcionalidade de controle via teclado está disponível apenas para os periféricos presentes no rack. Se você quiser testar vá no menu Option e habilite a opção Enable Keyboard Control. Em seguida clique a opção Keyboard Control Edit Mode e clique em um rack: vai aparecer um monte de raios no rack, um para cada botão. Clique em um botão e um quadradinho começa a virar, aperte então uma tecla no teclado para definir. Pronto, esta tecla controlará este parâmetro agora. Uma ideia agora: se você habilitar o volume nesse modo acima para uma tecla o volume vai do mínimo ao máximo, assim dá para deixar tudo selecionado e ir ligando os volumes apenas; é meio esquisito isso, mas funciona. Se descobrir me avisa. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu...! Vou tentar por aqui, qualquer novidade eu te digo.
      Abraço!

      Excluir
  18. Olá Daniel,

    já uso o reason a muito tempo. mas apenas como rewire.
    Comecei a usa-lo sozinho agora com um controlador pra tocar ao vivo.

    Gostaria que vc me explicasse se é possivel abilitar todos os 14 canais do mixer para tocarem ao mesmo tempo? pode parecer uma pergunta idiota pra que conhece o reason, mas estou quebrando a cabeça pra conseguir tal proeza. rsrs. O intuito é tocar ao vivo e utilizar os faders do meu controlador para misturar os timbres. Acho que vc vai entender o que quero.

    Ficaria muito grato se pudesse me ajudar.

    Abraço amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guto, Acho que entendi. Você quer habilitar todos os canais de instrumentos para tocarem juntos e usar a mesinha para aumentar determinados canais para misturar o som de cada um deles, tipo um layer gigante, certo? Antes de tudo devo alertá-lo que tocando todos os instrumentos ao mesmo tempo vai exigir bastante de sua CPU, portanto faça um teste antes de usar isso definitivamente, pois há outros meios mais econômicos para a CPU. Bom, de qualquer forma o jeito melhor de fazer isso é criar um Combinator e dentro dele colocar todos os insturmentos, assim você seleciona apenas o Combinator no canal MIDI e todo o sinal para para todos os demais instrumentos que estão dentro do Rack. No Combinator você consegue selecionar quais instrumentos irão tocar e até a tessitura de cada um. Coloque também o mixer dentro do combinator, recebendo o sinal de cada um dos instrumentos. Para controlar os faders do mixer com o teclado controlador clique sobre o primeiro fader com o botão direito do mouse e escolha a opção Edit Remote Override Mapping, mova o botõa na superfície de controle e clique ok. Faço o mesmo para cada um dos faders da mesinha. Abs.

      Excluir
    2. Cara, muito obrigado! Resolveu meu problema. Abrç

      Excluir
  19. Olá Daniel! Qual driver da Asio vc recomenda para utilizar com uma placa behringer uca 202?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, use o driver compatível com o seu sistema operacional, se ele for o de 32Bits instale o de 32Bits, de for 64Bits, instale o de 64Bits. Pegue eles aqui:

      http://www.behringer.com/EN/Products/UCA202.aspx

      Abs.

      Excluir
  20. OLÁ , PARABENS PELO SEU TRABALHO , SERÁ QUE VC PODERIA ME AUXILIAR A TROCAR OS CANAIS MIDI DO CUBASE UTILIZANDO OS BOTOES DO CONTROLADOR BEHRINGER UMX 610?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não tenho muita experiência com o Cubase, desculpe.

      Excluir
  21. Boa noite meu querido.....

    Desde já agradeço por esse blog incrível que acredito que tem ajudado muita gente assim como eu.

    Meu querido uso o Reason e outros Softwares.

    Atualmente tenho dois controladores e uma Behringer FCB1010 FOOT CONTROLLER.

    A minha dúvida é a seguinte, como faço para endereçar cada timbre em cada pedal que tenho na FCB1010.

    Se eu conseguir fazer isso vai me ajudar muito.... pois tenho um MIDair pra ter uma movimentação maior no palco mas toda hora tenho que voltar ao teclado para mudar timbres e etc.
    Tenho outros softwares também seria possível deixa-los aberto e cada um em um respectivo pedal junto com o Reason ou não.
    Porém se eu conseguir apenas endereçar cada timbre a cada pedal já me ajuda bastante mesmo ok.

    Fico no aguardo abração...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago, obrigado pelas palavras. Então, tem vários jeitos de fazer isso. Primeiro, obviamente sua pedaleira tem que estar visível par ao Reason, portanto vá nas configurações dele e adicione-a como uma superfície de controle. Depois você precisa analisar o que você quer trocar de timbre, se é um periférico só que vai ter vários presets ou se são periféricos diferentes que irão ter sons diferentes. Vamos imaginar a segunda opção , que é a mais complicada. Primeiro você tem que fazer esse esquema aí da postagem para poder selecionar presets diferentes em um mesmo periférico selecionado através de dois botões da pedaleira, tipo o 1 e o 2 (esses vão subir ou descer presets de um periférico selecionado). Para isso acontecer você tem que criar uma lista personalizada de presets para esse determinado periférico. Clique sobre o nome do presert do periférico e no canto esquerdo escolha o botão create new Favourites list e arraste seus presets para ele. Assim que você abrir um preset dessa lista todos irão aparecer para você e vão ficar fácil de selecioná-los.
      Depois, para selecionar diferentes canais MIDI você tem que endereçar outros dois pedais, tipo o 6 e 7 que fica em cima da 1 e 2 para ativarem a seleção de diferentes canais MIDI, isso é feito da janela Aditional Remote override do menu Options e os itens são Target Previous Track e Target Next Track para selecionar a pista anterior e posterior respectivamente. Daí é so pressionar o botão para selecionar uma pista e usar o pedal 6 para ir para a pista anterior, o pedal 7 para ir a pista posterior, o 1 para mudar para o preset anterior e o 2 para mudar para o preset depois. Outro jeito é fazer uma sessão gigante com todos os seus instrumentos e usar a pedaleira para ligar e desliga os mutes de cada canal, mas eu já fiz isso e fica confuso demais. Se for uma sessãozinha pequena rola bem. Abs.

      Excluir
  22. Olá Daniel.

    Parabéns pelo blog muito bom, já me ajudou muito e vai ajudar mais ainda tenho certeza, quero saber se e possivel colocar um certo som usando apenas uma oitava do controlador, ou "Certos Sons".

    Toco em um banda de sertanejo mas de uns dias pra cá estou fazendo uns free lance com uma banda de swingeira. Então.

    Por Exemplo: quero colocar usar um lead e usar uma oitava, "PRIMEIRA OITAVA DO CONTROLAR" para colocar uns sons "efeitos" de swingeira tipoo aquele TUUUUM bem grave outro o sorriso de um bebe e etc, acho que vc vai me entender.

    Abraço desde ja.

    Tem como se manda seu contato ai pra gente trocar uma ideia se nao for muito encomodo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gusttavo, obrigado pelas palavras. Meu contato está na home do blog, pode me mandar email direto que respondo.
      Eu entendo o que você quer fazer e o jeito de fazer isso é juntando dois sintetizadores diferentes em um Combinator.
      Primeiro crie um Combinator clicando com o botão direito e escolhendo essa opção do menu Utilities. Dentro dele crie o sintetizador que você vai usar para o Lead, depois o som de efeito. Clique no botão Show Programmer, clique no nome do primeiro sintetizador e defina a área de atuação (Oitavas) usando os campos Key range, onde deve estar aparecendo C-2 e G8. Assim dá para fazer o split. Abs.

      Excluir
  23. Anônimo24/5/14

    Daniel já tentei com vários tutorias e esse foi o único que deu certo grato por tudo, que Deus te abençoe muito...

    ResponderExcluir
  24. Anônimo24/5/14

    Só estou com um pequeno atraso na hora de trocar os efeitos e não acertei colocar o curso infinito para funcionar rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso deve-se ao processamento do seu computador, só colocando mais memória e instalando o Reason na versão 64Bits para acessar toda ela. Abs.

      Excluir
  25. Anônimo24/5/14

    Agora vem a duvida como abrir o que foi criado por mim? Rsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lell, a melhor maneira de salvar seus presets é colocando-os em uma psta personalizada. Abra o PAtch Browser clicando em qualquer botão de chamada de preset em qualquer módulo. Clique na estrelinha vermelha, que é a função Create New Favorites List. Busque seus presets na coluna da direita e arraste-os para a lista nova que você acabou de criar. Só isso. Abs

      Excluir
    2. Anônimo30/5/14

      Grato!

      Excluir
  26. bom dia,eu não consigo usar o Reason somente no ipad?Sem notebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, não é possível só com o iPad, mas você pode fazer o seguinte esquema:

      Você abre o Reason no Notebook e controla ele através do iPad usando o Teamviewer, daí todo o fluxo de áudio fica no notebook, mas o controle no iPad, que pode ficar em cima do teclado, por exemplo. Abs.

      Excluir
    2. Olá, Daniel! Com relação a este tópico, eu posso controlar o Reason pelo iPad usando esse Teamviewer mesmo se estiver usando um laptop com Windows? E eu poderia usar algum app de teclado como o Novation Launchkey como controlador virtual (ou mesmo o app Launchpad)?! Isso seria maravilhoso!!! Aliás, muito parabéns pelo blog!!!

      Excluir
    3. Oi Marcel, sim, o Teamviwer funciona, mas é meio lento. Não arriscaria no palco. O App nao funciona via Teamviewer, mas acho que você pode dar uma pesquisada no MIDIMUX e AUDIOMUX, dois apps legais para fazer a comunicação Audioe MIDI via iPad. Para controle MIDI tem um monte de App, um que eu gosot é o TouchOSC. Abs.

      Excluir
  27. Olá.Daniel tenho um controlador m-audio axion pro 61 e não consigo configurar os botões dele para trocar os intrumentos do reason ao vivo, como faço isso?Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro, existem várias maneiras. a que acho mais rápida é usar a função learn para mutar ou desmutar os canais dos instrumentos. Fora isso você pode usar um botão rotacional para percorrer os canais ativos usando a função Target Track Delta d janela additional Remote Overrides do Menu Options/Additional remote Overrides. Abs.

      Excluir
  28. Olá Daniel, ótima matéria, tem ajudado muita gente. Coloquei pra mudar os instrumentos nos botões do controlador, mais para mudar dou dois clicks, isso é normal? Tem como deixar só um click? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tem sim, mas é uma configuração que deve ser feita no seu teclado controlador você vai precisar do MIDI Implementation Chart dele. Provavelmente ele está funcionando assim porque seus botões estão definidos na tipologia Toggle com seus parâmetros mínimos e máximos em 0 e 127. Mude a tipologia para Normal ou Momentary com os ajustes de mínimo em 127 e máximo também em 127. Tente também os valores 0 e 64 para ambos, pois cada controlador funciona diferentemente.

      Excluir
  29. Olá Daniel
    Quando o uso o Reason no fones de ouvido os sons ficam bons. Mas quando ligo numa aparelhagem externo, o final da onda do som fica tipo distorcendo. parecendo efeitos de guitarra. Principalmente nos pianos acústicos. Porque será que isso acontece? É fato que a qualidade muda mas distorcer? não é estranho? Gostaria muito que você me ajudasse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, parece problema de impedânica errada. De onde você está tirando o sinal de áudio para o seu sistema de som? Se for do conector de fone de ouvido está errado, precisa ser de uma saída de linha, tipo um conector RCA ou P10. Se só tiver a saída de fone de ouvido para ligar use um atenuador desses para avião que pode ser comprado baratinho no mercado livre. Abs.

      Excluir
    2. Desde já agraço imensamente pela atenção. Seu blog com certeza está ajudando muitos que nem sempre tem condições de bancar toda tecnologia de ponta oferecida pelas grandes empresas. Espero que de uma forma ou de outra você possa ser recompensado por isso.
      A questão é a seguinte:
      Eu possuo três placas de som, a que mais uso e a do modulo roland sonic cell, uso as saida L R . Uso o modulo pq se o not der pau eu volto para o modulo. Na Fast trach pró eu uso as saída de fone, pois não consigo usar a saída da placa, não sai som nenhum (se puder me ajudar nessa questão também). E uso a placa que veio no controlador behringer umx 610. em todas eu uso os drives asio para abaixar a latência. Mas em todos os casos acontece o mesmo problema. A versão do Reason q uso e a 4.0 e a config. do not é Windows 7 32 bits 2g de ram e process. 1.7.

      Excluir
    3. Olá Andrew, Obrigado. Você está com as 3 placas no mesmo sistemas? Se sim esse é o problema. Minha sugestão é: Pegue o som do Sonic Cell e mande ele para as entradas 1 e 2 da Fast Track Pro saindo das saídas L/Mono e R. Aperte os dois botões do pré na placa para o sinal chegar em Line. Ligue a Fast Track Pro no computador e use ela como interface de áudio, verifique se o driver é o mais atual visitando o site da M-Audio. Daí coloque o botão MIX no meio entre a posição In e PC. Assim tudo que entra sai direto pelas saídas, junto com o sinal do computador, tudo mixado bonitinho na mesma intensidade.Mantenha o botão do fone de ouvido na Fast Track Pro em A para você ouvir as saídas 1 e 2. Ligue um fone nela se precisar. Ligue o seu sistema de som nas saídas TRS Output 1 e 2 ou nas saóidas RCA 1 e 2 da Fast Track Pro. Guarde a plaquinha que veio com o UMX. Abração!

      Excluir
    4. Olá Daniel!! Mais uma vez muito obrigado.
      Eu uso uma interface de cada vez. uso mais o módulo para tocar ao vivo, pq se o computador der problema volto para o som do módulo. Meu controlador possui mid e usb, gosto de usar midi pelas mesmas questão do modulo(segurança).
      Deixa ver se eu entendi.
      Eu ligo meu controlador via midi no módulo e, o módulo ligado usb no computador, ao invés de usar as saídas de áudio do módulo vou usar as entradas e saídas da faz track. O módulo e teclado vão funcionar apenas com controladores. É isso?

      Excluir
    5. correção
      Eu quis dizer como controladores e a fast track como interface

      Excluir
    6. Oi Andrew, eu acho melhor você usar o módulo sem USB, só áudio. Saí áudio dele e entra na Fast Track. O controlador ligado via MIDI nele, sem USB. Daí a Fast Track conectada ao computador via USB. Se parar tudo o módulo o controlador continuam funcionando, pois a Fast Track tem o botão MIX (que tem que ficar no meio) que deixa o som passar mesmo se o computador der pau. Só uma sugestão. Abs.

      Excluir
    7. Desculpe minha Ignorância Daniel. Risosss

      Mas eu não entendi como o Reason vai ser controlado se só a Fast Track vai está conectada no mesmo.
      Ou eu ligo o Módulo via midi nas Fast Track.

      Excluir
    8. Oi Andrew, Obvio que errei. Sorry. Sim, faltou a conectividade USB para o Reason. Bom, vamos analisar melhor. Se o computador parar e o sinal USB/MIDI estiver entrando no computador e seguindo para o módulo, o módulo para também, portanto o mais seguro é ligar o controlador no módulo via MIDI 5 pinos e o módulo no Computador via USB. Assim pelo menos o controlador continua funcionando e o módulo também, mas você vai ter que colocar uma fonte no teclado para ele não ser alimentado via USB (Bus powered). Acho que agora sim. Se falou algo me diga. Abs.

      Excluir
    9. Olá Daniel. mais um vez agradeço imensamente pela atenção

      É isso mesmo que eu faço, eu só mencionei as interfaces para dizer que o problema acontece nas três.

      Mas o som continua saindo meio estranho sai até bonito, mas não tem aquela pegada de quando eu estou usando o módulo, que o som mais encorpado limpo e livre ruído.

      Uso samples de pianos steiway os pianos são muito reais. É possível transformar meus equipamentos num nord stage? Risoss

      Vi recentemente num blog que instalar drives de várias placas pode dar conflito. Mas se uso os drives separadamente não tem problema tem?

      Excluir
    10. Olá Daniel! Mais uma vez te incomodando.
      Sobre o controlador NOVATION citado aí em cima queria saber se a mecânica dele é boa?
      Sou pianista mas atuo mais como tecladista, mas estou a procura de um teclado com um mecânica melhor. Possuo um umx 610 mas a mecânica dele deixa um pouco a desejar.
      seria vantagem também comprar o controlador sem as teclas? para usar com um piano digital yamaha p60 que possuo

      Excluir
    11. Olá Andrew, o Novation tem teclas Italianas da marca Fatar, excelentes ao meu ver.Durante muitos anos eu usei um P-60 igual ao seu (que das teclas gosto muito, diga-se de passagem) e uma controladorinha chamada Eolution X-Session. Muito legal. Daí migrei para o SLMKII de 25 teclas que é mais amistoso, pois todos os parâmetros são mapeados automaticamente. Uma dica: Eu comprei uma estante de notebook da marca Griffin que se chama Elevator. Se você virar ela de ponta cabeça ela fica exatamente da largura do P-60, daí você encaixa ela no teclado com o lado maior para cima e apoia o SLMKII em cima dela, fica perfeito! Dá uma olhada aqui no meu setup antigo:


      http://danielraizer.blogspot.com.br/2010_12_01_archive.html

      Aqui dá para ver o P-60 e a estante que está segundo o Notebook, mas um segundo teclado fica igualmente bem posicionado. Se você comprar duas dessas dá até para por um sintetizador de 5 oitavas em cima do P-60! Abs.

      Excluir
    12. Olá Daniel, muito obrigado pela resposta e o comentário extra.
      Esses dias fiz uma experiencia que ainda não experimentado "gostei muito". Usei um piano rd 300 de um amigo meu, ligado na fast track pro e meu umx 610 via usb notebook usando o Reason. Usei o umx pq posso abrir e fechar vários timbres ao mesmo tempo. É possível controlar todos os timbres no umx e usar sons diferentes para cada teclado?
      Consegui resolver quase totalmente o problema da distorção no timbre, passei cinco em busca de uma solução, descobri então que era a versão do drive que estava desatualizada. Risosss
      Mas percebo que de vez em quado principalmente quando o volume mais baixos ainda acontece.

      Excluir
    13. Gente que não tem grana faz uma "GAMBA" como diz vc. Risosssss
      Comprei o umx por causa da portabilidade e seu custo benefício, uso muito ele para tocar em casamentos, apesar de sentir falta de umas teclinhas a mais risosss.
      Gostei muito desse novation, só que ele é muito caro seria show de bola se tivesse a versão 76 teclas.
      To clicando lá nos anúncios e vou pedir outros colegas para fazer o mesmo.
      Abraço

      Excluir
    14. Olá Andrew, Eu sei bem como é essa história de dinheiro...Valeu pela força!

      Excluir
    15. Olá Daniel
      Quanto tempo em?
      Gostaria de saber se eu instalar o sistema mac no meu not ajuda para rodar reason?
      Estou olhando uma mac usado Modelo: A1278 - Alumínio Ano 2008 Processador: 2.53 GHz Core 2 Duo
      Memória: 4GB DDR3
      HD SATA 250GB Placa de Vídeo: NVIDIA 256MB
      Sistema: Mac OS X Yosemite 10.10.5 compesa investir pois os novos estão muito caros?

      Excluir
    16. Você indica algum controlador de 76 teclas boas iguais as do novation que vc indicou?

      toco em casamentos já usei o reason para tocar no mesmo muitas veses mas nunca conseguir tirar um som legal igual ao do modulo que tenho. Ma no fone os samples do Reason são melhores principalmente os de piano e cordas são melhores. vc tem alguma dica para melhorar esses timbres no Reason?

      Excluir
    17. Até hoje sou um pouco inseguro para tocar com sampler, pois não consegui um som desejado principalmente de piano e fico sempre com medo do computador dá pau. Com ja´aconteceu.

      Excluir
  30. Anônimo2/12/14

    Oi Daniel, já aprendi muito do reason aqui em sua página, estou tendo dificuldade com o reason 7, sou músico amador e toco teclado em um grupo de louvor evangélico, tenho um behringer umx 610, e gostaria de usar o reason 7 para tocar juntos, o pad ancient of day, piano (nn xt),o nn 19 orgão) e o dr octo rex loop player. quando consigo tocar o piano, o nn 19e o dr rex o pad fica mudo, quanto consigo fazer o pad tocar, o nnxt, o nn19 e o dr rex ficam mudos. como fazer para todos tocarem juntos?
    obrigado por todas as informações que já tive pelas respostas dadas pelas consultas.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a melhor maneira é criar um combinator e colocar uma mesinha de som dentro, depois todos os instrumentos lá dentro ligados na mesinha. Só arrastar eles para dentro, assim todos eles formam layers diferentes que podem ser tocados ao mesmo tempo. Assim você seleciona esse combinator na janela de edição e todos os módulos tocam juntos. Abs.

      Excluir
    2. Anônimo1/1/15

      obrigado por dedicar seu tempo nesse blog maravilhoso, tenho encontrado muitas respostas para minhas dúvidas, tanto no reason como no behringer, se possivel gostaria de saber como separar instrumentos no reason.
      No yamaha eu divido o som do pad à esquerda e piano à direita, como fazer isso no reason? abraços, que o ano de 2015 seja coroado de muitas conquistas e felicidades em todas as áreas de sua vida.

      Excluir
    3. Olá João, obrigado!
      É muito simples. Faça assim:
      1. Primeiro crie um Combinator.
      2. Dentro do combinator (onde tem a linha vermelha) crie um mixer, tipo um line mixer 6:2
      3. Agora crie dois instrumentos, um para o Pad e outro para o piano.
      4. Aperte TAB para ver se os cabos estão indo para os canais 1 e 2 da mesinha dentro do Combinator.
      5. No painel do Combinator clique o botão Show Programmer.
      6. No LCD do Combinator vai aparecer 3 linhas, uma com o mixer e duas com os seus instrumentos.
      7. Clique na linha horizontal do primeiro instrumento e arraste os cantos da linha (uma caixa quadrada na verdade) para ajustar em qual região do teclado aquele som vai sair.
      8. Faça o mesmo para o instrumento de baixo.
      9. Selecione o Combinator na linha de edição e você terá feito regiões diferentes para cada instrumento no mesmo teclado.

      Abs.

      Excluir
  31. Olá Daniel! Excelentes dicas, valeu por sua boa vontade em responder, é um grande diferencial. Então, estou pesquisando sobre a possibilidade de se fazer a troca dos timbres do NN-XT diretamente no controlador, mas usando os botões numéricos (pelo CC de 0-127) e ainda uma lista com os timbres mais usados, pois ao vivo facilita muito. Sei que dá pra configurar os botões 'pra cima' e 'pra baixo' que permite se andar pra frente ou pra trás na lista de sons da biblioteca, mas são tantos timbres que se torna inviável. Assim, no mínimo, teria que se conseguir fazer uma lista com os timbres mais usados, mas o melhor mesmo é se ter acesso direto pelo controlador. Estranho, pois existe opção pra configurar quase tudo, mas a troca de timbres tá complicado.. enfim, caso saiba agradeço mesmo. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pr. César. Entendo. De fato a melhor opção é fazer uma lista personalizada com apenas alguns timbres de sua preferência, faça assim:
      1. Abra o NN-XT e clique no botão de pastinha dele (Browse Patch).
      2. Clique na estrela vermelha, que é Create new favorite list
      3. Uma nova lista de preferidos irá aparecer na coluna da esquerda.
      4. Arraste todos os sons que você quiser para ela.
      5. Selecione um som dessa lista e clique OK.
      6. Agora use uma técnica do botão para ir de preset em preset (subir ou descer) nessa lista menor, bem mais fácil. Abs.

      Excluir
    2. Grato Daniel! Fiz conforme indicado e deu certo. Como vou usar o controlador com tablet touchscreen agora quando clico na tela em cima do nome do timbre que aparece no visor abre a seleção feita, é só escolher, bem fácil. Valeu!

      Excluir
    3. Olá, ótimo! Abração.

      Excluir
  32. Acrescento ainda, que o mesmo se dá com o Dr. Rex, onde dá pra endereçar cada variação de um padrão ritmo aos pads (8 variações para 8 pads), porém como se faz a troca dos ritmos pelo controlador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, mesma coisa que acima, porém, se você montar um setup com 8 ritmos diferentes você vai ter que salvá-lo como um conjunto Octo Rex antes em sua pasta de favoritos. Abs.

      Excluir
  33. Olá Daniel! Vamos "explorá-lo" mais uma vez, rsrs.. então, não consigo fazer funcionar o pedal de sustain quando uso o Reason sozinho, só quando se usa como um plugin em outro programa em modo rewire, mas nele próprio parece que o pedal é de expressão ou volume. No Combinator também não encontrei a opção. No próprio NN-XT, por exemplo, não tem, qual seria a solução? Obrigado, abrç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, disponha! O pedal de sustain, por padrão, emite um controle de comando MIDI específico (ou Control change) número 64. Se ele está funcionando como pedal de expressão o pedal de sustain deve estar programado para emitir o CC 11 ou , que é o controle de volume. Verifique no seu controlador se isso está ocorrendo, pois a maioria dos controladores permite que você programe o pedal de sustain para emitir CC diferentes. Faça um teste: Abra um módulo qualquer no Reason, clique com o botão direito sobre algum botão e escolha a opção Edit Remote Override Mapping, aperte o pedal e verifique na janela flutuante qual CC ele está emitindo, se não for o CC 64 programe no seu controlador para que o sustain emita o CC 64. Abs.

      Excluir
    2. Olá! Agradeço pela resposta rápida, sempre um diferencial pela boa vontade! Apenas dando um retorno, acabei resolvendo aqui. De fato o pedal de sustain estava no CC64, mas não funcionava. Pesquisei na net e vi outros usuários tendo o mesmo problema, porém sem uma solução. Então abri a aba Preferences, na configuração Midi e observei que o controlador havia sido habilitado várias vezes, então deletei todos e deixei só um configurado e resolveu. Ainda bem, pois amo os timbres do Reason e seus recursos, pra mim é o melhor, mas estou aprendendo aos poucos. Qualquer dúvida entrarei em contato, se o amigo nos aguentar, rsrs, abrç.

      Excluir
    3. Olá, obrigado. Que bom. Ainda bem que foi simples, pelo menos deu pra ver que o pedal estava ok, um problema a menos para resolver. Volte sempre. Abração.

      Excluir
  34. Olá Daniel, sou Marcos, comprei um controlador axiom Pro 61 porém não consegui mexer nele ainda kkk, preciso fazer alguns shows com ele mas não consigo montar meu preset no cubase, a minha pergunta é, como faço pra montar esses presets de uma forma prática?? se puder me ajudar te agradeceria muito!! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, depende do que você quer fazer. Normalmente a programação é feita de dois jeitos: Ou você programa o Axiom ou você programa o Cubase. Normalmente o pessoal usa no Axiom o preset 15 para o Cubase no MAC OS X ou o preset 16 para o Cubase no Windows. Depois você vai em control surfaces e clica no botão + par adicionar uma superfície de controle e escolhe M-Audio Axiom Pro, depois na coluna ao lado Hypercontrol In e Out. Só isso. Abs

      Excluir
    2. Daniel, muito obrigado pelas explicações, e parabéns pelo blog, sucesso!!

      Excluir
  35. Fala Daniel... Olha eu aqui tentando aprender mais aqui com seu blog. Parabéns... Teu conhecimento me espanta kkkk E seu gesto de compartilhar ainda lhe faz ainda maior!
    Eu consegui fazer um rewire entre o Live e o Reason, mas quando eu abro dois módulos no rack, sempre apenas um funciona. Nunca consigo gravar dois ao mesmo tempo, ou mesmo usa-los no modo play. Mesmo dentro do combinator. Parece que a informação midi não chega. Saberia me ajudar nisso?
    Abçs
    Zeca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zeca, obrigado! Muita gentileza sua. Então, algumas dicas: você deve fazer o Rewire como o Live como Master e o Reason em Slave, abrindo o Live primeiro e depois o Reason. Você deve desabilitar o MIDI no Reason para não dar conflito.
      Crie os canais de MIDI no Live e direcione-os para o módulos no Reason. habilite os canais MIDI no Live e coloque o input deles para o mesmo teclado. Deve funcionar assim. Abs.

      Excluir
  36. Daniel, gostaria de saber se existe algum aplicativo para iPad que possibilita a troca rápida de timbres, por exemplo: tenho o GarageBand, o sampletank e o igrand piano e gostaria de utilizar o timbre dos três ...mas na troca dos aplicativos demora muito. Gostaria de saber se existe um aplicativo ou uma forma de se criar o banco de rápido acesso para performance ao vivo! Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pode tentar algumas experiências usando o Audio Bus para juntar todos os sinais em um e também o MIDIMUX para mandar sinal do seu controlador. Acho que programando cada canal MIDI em cada aplicativo funciona melhor, bastando trocar os canais no controlador. Abs.

      Excluir
    2. Obrigado, Daniel 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

      Excluir
  37. Olá, Daniel! Você teria algumas dicas para fazer Live Looping usando o Reason? No Live eu sei que é uma tranquilidade, mas no Reason não é bem assim. Eu tenho a versão Lite do Live 9 mas não vem com o Looper...será que dá pra usar o Reason em Rewire no Live e usar os slots deste? Mas como eu controlaria as entradas de loops? E, mais uma vez, grande trabalho o seu aqui, viu? Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcel, entendo, a melhor forma é usando o Reason em rewire. Mas, como você não tem o looper, você vai ter que programar um slot com uma tecla MIDI ou tecla do teclado do computador para iniciar e parar a gravação. Lembre-se que em rewire só vai dar para entrar sinal de fora via Live, portanto via Reason não rola, apenas MIDI. Abs.

      Excluir
  38. Anônimo16/11/15

    Em primeiro lugar, agradeço por tudo que aprendi no reason com suas explicações, estou precisando de um looping 3x4 e um acordeon, onde encontrar no reason 8?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João, obrigado. Loop 3/4 é difícil de achar, melhor fazer na unha. Abra a bateria Redrum e na caixa steps mude de 16 para 12. Pronto! Um grid 3/4 pra vc colocar bumbo, caixa, contra, etc...
      Sanfona tem nome de Accordion no Reason e tem extensão sxt, do NNXT. Abs.

      Excluir
    2. Anônimo20/11/15

      Obrigado mais uma vez, pra mim é um privilégio tê-lo como professor, obrigado pela rapidez da resposta.
      abraços

      Excluir
    3. Eu que agradeço! Abs!

      Excluir
  39. Olá, Daniel! Estou ingressando no universo dos controladores agora é gostaria de sua consultoria referente à configuração do notebook para execução do Ableton live. Estou adquirindo um controlador M audio axiom pro 61 (gostaria de saber sua opinião). No momento não tenho grana pra investir em um mac😭 Porém, com uma configuração adequada, sei que consigo, inicialmente, trabalhar com gravação e, principalmente, performance em palco (ao vivo disparando samples) ...se puder, me passa o modelo de uma placa de som com o custo beneficio ótimo.

    Em suma: me passa as diretrizes de um setup legal para trabalhar com um controlador+placa+notebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dennis, um computador Macbook (branco) usado tem preço bastante convidativo especialmente se você considerar que não irá precisar de nenhuma interface de áudio, pois a interna dele tem latência bastante reduzida. Será muito útil para disparar samples. Eu consideraria um e colocaria um HD do tipo SSD para dar mais velocidade. Mac é super compatível com aplicativos, muito mais que PC, portanto menos dor de cabeça. Agora se você pretende gravar eu sugiro mesmo é comprar uma interface de áudio dedicada. Uma linha de excelente custo é a da PreSonus, como as da linha AudioBox. O Axiom Pro é um excelente controlador, fique com ele. Abs.

      Excluir
  40. Oi, eu comecei trabalhando à pouco com o Ableton Live 9 Lite e não consigo colocar mais de 8 tracks! Consegue me ajudar? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manuel, isso é uma limitação da versão, apenas a versão full promove quantidade ilimitadas de canais e cenas. Abs.

      Excluir
  41. Anônimo22/1/16

    Oi Daniel, só vc resolve meu problema, atualizei meu reason para o reason 8 depois de formatar meu notebook e toda vez que eu abro aparece a caixa de diálogo pedindo nome e senha, como faço para abrir o reason sem estar conectado?
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João, instale o authorizer da Propellerheads e marque a opção para rodar o Reason offline baixando o código de ativação para seu computador, você vai precisar ter o Reason registrado na sua conta lá. Abs.

      Excluir
    2. Anônimo25/1/16

      não sei como agradecer, pois sua ajuda é muito importante, pois o apoio tecnico da Quanta, que me vendeu o produto deixa a desejar.Fiz o que vc falou, só que tive que desinstalar e ao instalar, segui sua sugestão, valeu uito obrigado. feliciades

      Excluir
    3. Que bom! Quando precisar estarei por perto! Abs.

      Excluir
  42. Anônimo5/2/16

    Mais uma vez precisando de vc, que tem sido uma benção pra todos nós. obrigado por tudo, pois tudo que pedi sobre o reason, resolveu meu problema.
    Tenho três teclados, Behringer ums 610, que uso no reason, um yamaha psr 423, e um medeli M15. Gostaria de saber se é possível usar o yamaha e o medeli no reason, já tentei e não consegui. no caso de medeli, quando ligo no reason, ao bater mais forte nas teclas ele trava, e tem que desligar e começar de novo, o yamaha nem consegui fazer funcionar.
    Agora o reason começou a dar umas travadas momentânias, quando estou fazendo uma introdução de uma música e toco uma nota com mais força.
    Uso para tocar 4 pianos simultâneos no nn-xt, com o combinator ancient of days.
    uso o asio com latency in e out 512 samples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João, obrigado! Dá para usar todos sim, basta ligá-los via USB/MIDI e ir nas preferência do Reason e identificar todos eles na aba MIDI Control Surfaces. Depois você deve endereçar cada instrumentos a cada controller via diferentes canais MIDI. Coloque o Behringer em CH1, o Yamaha em CH2 e o Medelli em CH3 (cada teclado tem sua configuração específica. Abra o rack do Reason e na Hardware Interface clique em Advanced MIDI. Alí coloque os instrumentos de acordo com cada canal MIDI. Já era! Abs.

      Excluir
  43. Anônimo5/2/16

    corrigindo behringer umx 610

    ResponderExcluir
  44. Daniel me ajuda cara fui tocar ao vivo com o Reason usando o grand piano do combinator mais o volume quando eu tocava ficava oscilando dando tipo um "supapo"como tiraR esse efeito desagradável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, provavelmente você está com uma curva de velocidade muito acentuada em seu controlador. Use uma curva mais suave. Abs.

      Excluir
  45. Fala meu amigo, tudo bem?

    Os knobs do meu controlador (Novation ReMote LE) podem ser até configurados para um instrumento específico pelo Override Mapping, mas entram em conflito para uma outra track. Gostaria de ter uma função global de todos os primeiros knobs dos efeitos serem meu primeiro knob do controlador, e por aí vai. Tenho como fazer isso? Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pode usar a função lock ou usar a Harware interface do Rack para definir precisamente quais canais MIDI seguem para determinados periféricos. Abs.

      Excluir
  46. Olá Daniel, muito bom seu blog, só de ler os comentários aqui me esclareceram várias dúvidas. Obrigado pela paciência em responder a todos. Então, seguinte procurei aí mas não encontrei, eu tenho o controlador Axiom e um pedal de expressão da Korg, mas não estou sabendo habilitar ele com o reason, o que preciso fazer? Quero simplesmente poder controlar o volume de cada timbre que eu for selecionar pelo pedal. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrada de pedal de expressão usa um CC diferente do pedal de volume. Expressão geralmente está configurada para CC 11, mude para CC 7 . Abs.

      Excluir
    2. Obrigado mais uma vez Daniel, desculpe a ignorância, mas como faço isso? rs

      Excluir
  47. Oi Daniel, aprendi muito com suas resposta! Obrigado desde já!! Então, uso o Reason 5 ao vivo faz um bom tempo, acontece que ao mexer provavelmente mudei alguma configuração no disparo do timbre. Gostaria de ajustar para que enquanto eu segure a tecla e mude para o próximo timbre o anterior siga tocando até eu largar a tecla. Pode me ajudar?

    Att,
    Bruno Coronel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, acho que não dá para fazer isso em um mesmo track. vc precisa fazer em tracks separadas (dois racks diferentes). abs.

      Excluir
  48. Olá Daniel
    Gostaria de saber se eu instalar o sistema da apple no meu Dell ajuda trabalhar com o reason. Os macs estão muito caros ultimamente. risosss

    ResponderExcluir